Metodologia Ágil Como Vetor da Transformação Digital em um Banco Federal Brasileiro / Agile Methodology as a Vector for the Digital Transformation of a Brazilian Federal Bank
Resumo
Nos últimos anos houve o surgimento de instituições financeiras, denominadas de fintechs, com menor estrutura de capital, sem agências físicas e oferecendo funcionalidades com maior agilidade, sem grande parte das taxas e da burocracia envolvida nos bancos tradicionais. Para estender suas possibilidades de ofertas de crédito, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) buscou as fintechs como parceiras, o que fez com o que o Banco precisasse se adaptar a um modelo mais ágil de negócios. Esse processo caracterizou-se como uma mudança de cultura organizacional implementada através da sua transformação digital. Ao mesmo tempo, o mundo foi impactado com a pandemia de COVID-19, que serviu como gatilho para acelerar esse processo. Este trabalho apresenta um estudo de caso que descreve o processo de adaptação do BNDES à metodologia ágil das fintechs, durante o período de 2019 a 2021, como vetor da transformação digital do Banco. Os resultados deste artigo alinharam os principais relatos do estudo de caso ao referencial teórico, propiciando a identificação de pontos de congruência entre teoria e prática. Dentre os principais resultados, destacam-se o esforço empreendido na disseminação da metodologia ágil, ao formar squads multidisciplinares com a entrega incremental de produtos mínimos viáveis, a integração das bases de dados e sistemas do Banco para colaboração em tempo real e a importância da Alta Administração, ao patrocinar o bem-sucedido processo de transformação digital do BNDES.
Palavras-chave: Metodologia Ágil. Transformação Digital. Fintechs. BNDES.
ABSTRACT
In the last years a type of financial institution has emerged, named fintechs, with reduced capital structure, no physical bank agencies and offering more agile functionalities, without the majority of fees and the typical bureaucracy of the traditional banks. In order to extend the credit offers possibilities, the Brazilian Economic and Social Development Bank (BNDES) sought the fintechs as partners, causing the Bank to adapt to a more agile business model. Such a process was characterized as an organizational culture change put into practice through its digital transformation. At the same time, the world has been impacted by the COVID-19 pandemic, which was a trigger to accelerate the process. This article presents a case study that describes the adaptation process of BNDES to the agile methodology of the fintechs, during the period of 2019 to 2021, as a vector of the bank’s digital transformation. The results of this article aligned the main topics of the case study to the theoretical references, thus allowing the identification of the convergence points between theory and practice. Amongst the main results, one highlights the effort made to disseminate the agile methodology by forming multidisciplinary squads with the delivery of incremental minimum viable products, the integration of data bases and systems for real time collaboration, and the importance of the senior management to sponsor BNDES successful digital transformation process.
Keywords: Agile Methodology. Digital Transformation. Fintechs. BNDES.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.8.7
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