Empreendedorismo por Necessidade e por Oportunidade: Diagnóstico em Naviraí - MS / Entrepreneurship by Necessity and by Opportunity: A Diagnosis in Naviraí – MS

Nayara de Oliveira Quintas Ferreira, Yasmin Gomes Casagranda

Resumo


O presente trabalho tem como interesse retratar o que leva uma pessoa a empreender, a influência na decisão da escolha do segmento do empreendimento, a motivação que rege a continuidade do negócio, as vantagens e desvantagens do processo. Foram realizadas entrevistas com 21 empreendedores por meio de 21 perguntas, sendo 20 questões objetivas e 1 questão subjetiva, as quais foram analisadas por ordem de relevância. Por conta da pandemia da COVID- 19, a maioria dos empreendedores se encontrava em um momento de impacto econômico negativo, ademais vieram a descrever com ênfase a atitude de nunca desistir de um negócio, mesmo em momentos difíceis de crise econômica mundial. Relataram também acerca de suas expectativas em relação ao pós-pandemia. Este trabalho proporcionou uma visão para futuros empreendedores das vantagens e desvantagens de ser dono do próprio negócio e o valor dos três capitais mais importantes no empreendimento: capital financeiro, capital de clientes e capital intelectual.

 

Palavras-chave: Atitudes. Empreendedorismo. Vantagens. Capital.

 

ABSTRACT

 

The present work is interested in portraying what leads a person to undertake, the influence on the decision to choose the segment of the enterprise, the motivation that governs the continuity of the business, the advantages and disadvantages of the process. Interviews were conducted with 21 entrepreneurs through 21 questions, 20 of which were objective and 1 was subjective, which were analyzed in order of relevance. Due to the COVID-19 pandemic, most entrepreneurs were at a time of negative economic impact, moreover, they came to describe with emphasis the attitude of never giving up on a business, even in difficult times of global economic crisis. They also reported on their expectations regarding the post-pandemic. This work provided a vision for future entrepreneurs of the advantages and disadvantages of owning their own business, and the value of the three most important capitals in the enterprise: financial capital, customer capital and intellectual capital.

 

Keywords: Attitudes. Entrepreneurship. Benefits. Capital.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.9.2

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