Comportamento de Compra dos Usuários do Instagram Frente aos Estímulos dos Algoritmos (IA) / Purchasing Behavior of Instagram Users Faced with the Stimulus of Algorithms (AI)

Lahna Cristine Möller Santos, Simone Carvalho da Rosa, Mauricio Barth

Resumo


A sociedade de consumo é caracterizada pelo desejo insaciável dos consumidores de adquirirem cada vez mais bens materiais. Com a migração do ambiente físico para o digital e os estímulos dos algoritmos (IA), o consumismo tem tomado um espaço ainda maior na vida das pessoas. Sendo assim, o objetivo deste artigo é investigar de que forma os algoritmos (IA) utilizados nas estratégias de anúncios no Instagram estimulam as pessoas a realizarem compras por impulso. Para alcançar os objetivos estabelecidos, adotou-se o método Exploratório E Descritivo, sendo escolhido como procedimento técnico a pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo, com aplicação de questionário (survey). A partir dessa pesquisa, foi possível identificar junto aos respondentes que o digital alterou seus comportamentos de compra, intensificando as compras por impulso. Isso porque os algoritmos personalizam o conteúdo apresentado no feed das redes sociais, especialmente no Instagram, e potencializam os anúncios, resultando em conversões. Outro aspecto observado foi a percepção dos respondentes sobre os algoritmos, considerando que a personalização excessiva de conteúdo pode criar uma espécie de “bolha”, limitando a capacidade das pessoas descobrirem novos produtos e ideias que possam expandir seus horizontes.

 

Palavras-chave: Consumo. Algoritmos. Redes Sociais. Instagram. Inteligência Artificial.

 

ABSTRACT

 

Consumer society is characterized by consumers' insatiable desire to acquire more and more material goods. With the migration from the physical environment to the digital realm and the influence of algorithms (AI), consumerism has taken an even larger role in people's lives. Therefore, the aim of this article is to investigate how the algorithms (AI) used in Instagram advertising strategies stimulate impulse purchases. To achieve the established objectives, an exploratory and descriptive method was adopted, with literature research and field research using a questionnaire (survey) as the chosen technical procedure. Through the research, it was possible to identify, among the respondents, that the digital environment has altered their buying behaviors, intensifying impulse purchases. This is because algorithms personalize the content displayed in social media feeds, especially on Instagram, and enhance advertisements, resulting in conversions. Another aspect observed was the respondents' perception of algorithms, as they believe that excessive content personalization can create a kind of "bubble", limiting people's ability to discover new products and ideas that can expand their horizons.

 

Keywords: Consumption. Algorithms. Social Networks. Instagram. Artificial Intelligence.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.2.6

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