Empreendedorismo no Sistema Educacional: Foco na Formação do Sujeito Autônomo / Entrepreneurship in the Educational System: Focus on the Training of the Self-Employed Subject

Kamyla Camelo Osório, Cecília Augusta Caetano da Silva, Jairo de Carvalho Guimarães

Resumo


 

Este estudo consiste na investigação envolvendo a importância do empreendedorismo no ambiente escolar. Visa a ampliar as discussões sobre o alcance da Educação Empreendedora nos níveis básico e superior, explorando estudos que apontam, empírica e teoricamente, que o empreendedorismo desenvolvido em sala de aula tem contribuído para a transformação não apenas de estudantes, na medida em que estes passam a repensar a sua formação acadêmica e o seu futuro a partir de um ponto de vista conectado com a dinâmica socioeconômica contemporânea. O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e promove uma análise a partir de um escopo teórico albergado em artigos, teses, dissertações e fontes bibliográficas. Foram explorados estudos que versam acerca da Educação Empreendedora, com destaque para os movimentos promovidos no sistema educacional, ressaltando a importância de iniciativas relacionadas à atualização dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de cursos de Graduação e do ensino médio, aspirando a avançar no comprometimento, no estímulo e na propensão dos estudantes em empreender por meio das estratégias educacionais.

 

Palavras-chave: Educação Empreendedora. Educação no Ensino Superior. Educação Básica.

 

ABSTRACT

 

This study consists of research involving the importance of entrepreneurship in the school environment. It aims to expand discussions on the scope of Entrepreneurial Education at basic and higher levels, exploring studies that point out, empirically and theoretically, that entrepreneurship developed in the classroom has contributed to the transformation not only of students, as they pass to rethink their academic training and their future from a point of view connected with contemporary socioeconomic dynamics. The study has a qualitative approach, descriptive in nature, and promotes an analysis based on a theoretical scope contained in articles, theses, dissertations and bibliographic sources. Studies were explored that deal with Entrepreneurial Education, with emphasis on the movements promoted in the educational system, highlighting the importance of initiatives related to updating the Political-Pedagogical Projects (PPP) of Undergraduate and high school courses, aspiring to advance commitment in the stimulation and propensity of students to undertake through educational strategies.

Keywords: Entrepreneurial Education. Education in Higher Education. Basic Education.

 

 


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