O Trabalho Infantil e o Direito à Educação: Reflexões Sobre o Processo Escolar das Crianças em Situação de Risco / Child Labor and the Right to Education: Reflections on the School Process of Children at Risk

Luiz Ribeiro de Souza Neto, Emerson Benedito Ferreira

Abstract


O trabalho precoce de crianças e adolescentes representa uma adversidade que remonta aos primeiros tempos e, apesar da concretização de políticas públicas para erradicar essa transgressão, ela persiste nas sociedades. Eliminar este tipo de trabalho exige uma colaboração efetiva entre a sociedade, o governo e suas instituições, visando conceber e programar medidas que deem prioridade à erradicação do emprego para indivíduos em idade precoce. Dessa forma, este estudo tem como propósito analisar as repercussões adversas que o trabalho pode acarretar na vida dessas crianças e adolescentes, destacando, especialmente, os impactos no domínio educacional e na aprendizagem, nos quais os danos podem ser mais significativos.

 

Palavras-Chave: Trabalho infantil. Educação. Criança e Adolescente.

 

 

ABSTRACT: The early labor of children and adolescents represents an adversity that dates back to ancient times, and despite the implementation of public policies to eradicate this transgression, it persists in societies. Eliminating this type of work requires effective collaboration between society, the government, and its institutions, aiming to conceive and implement measures that prioritize the eradication of employment for individuals at an early age. Thus, the purpose of this study is to analyze the adverse repercussions that work can have on the lives of these children and adolescents, particularly highlighting the impacts on the educational domain and learning, where the damages can be more significant.

 

Key-Words: Child Labor. Education. Child and Teenagers.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.4.6

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