Gestão da Cadeia de Suprimentos e Satisfação do Cliente: Um Estudo de Caso / Supply Chain Management and Customer Satisfaction: A Case Study

Isabelly Cristina da Silva Lino, João Pedro Alonso de Souza Gambarra, Ray Mendes Oliveira, Raiane Ribeiro Machado Gomes

Resumo


Este estudo investiga a relação entre a gestão da cadeia de suprimentos e a satisfação dos clientes na lanchonete localizada na cidade universitária de Rio Paranaíba. O objetivo principal é identificar como técnicas de gestão e logística influenciam a experiência dos clientes. A pesquisa começou com uma revisão bibliográfica sobre gestão da cadeia de suprimentos e satisfação do cliente. Utilizou-se um questionário aplicado a 121 clientes da lanchonete durante 16 dias. O questionário abordou atributos como sabor dos alimentos, frescor, variedade do menu, cortesia dos atendentes, tempo de espera, precisão dos pedidos, limpeza e comunicação sobre promoções. Os resultados revelam áreas de melhoria na lanchonete. A pesquisa destacou a necessidade de melhorias operacionais e na comunicação com os clientes para fortalecer a competitividade da lanchonete.

 

Palavras-chave: Gestão da cadeia de suprimentos. Satisfação dos clientes. Logística. Cliente.

 

ABSTRACT

 

This study investigates the relation between supply chain management and customer satisfaction in a restaurant located in the university city of Rio Paranaíba. The main objective is to identify how management and logistics techniques influence customer experience. The research began with a literature review on supply chain management and customer satisfaction. A questionnaire was applied to 121 restaurant customers over 16 days. The questionnaire addressed attributes like food flavor, freshness, menu variety, attendant courtesy, waiting time, order accuracy, cleanliness and communication about promotions. The results reveal areas for improvement in the restaurant. The research highlighted the need for operational improvements and communication with customers to strengthen the restaurant's competitiveness.

 

Keywords:Supply chain management. Customer satisfaction. Logistics. Customer.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.12.7

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