“Aspectos Sobre a Modalidade de Ensino à Distância no Brasil (2007-2022)” / “Aspects About the Modality of Distance Learning in Brazil (2007-2022)”
Resumo
O ensino superior no Brasil apresentou um grande crescimento nos últimos 15 anos, sendo em grande parte creditado à consolidação da modalidade do ensino à distância. Devido à desregulamentação e simplificação das regras da modalidade, aliado ao surgimento dos grandes grupos educacionais no ensino superior, o número de alunos matriculados nesta modalidade é superior aos matriculados no ensino presencial. O objetivo deste artigo é debater questões sobre a modalidade de ensino à distância praticada no Brasil, especificamente na grande concentração de alunos em poucos grupos educacionais privados e na dinâmica concorrencial entre as Instituições de Ensino Superior (IES). Os estudos apontam para uma forte concorrência no setor privado, pautada na política de preços baixos como forma de atração de novos alunos.
Palavras-chave: Ensino Superior no Brasil. Educação a Distância. Grupos Educacionais.
ABSTRACT
Higher education in Brazil has experienced significant growth over the past 15 years, largely due to the consolidation of distance learning. Due to the deregulation and simplification of the rules for this modality, combined with the emergence of large educational groups in higher education, the number of students enrolled in this modality is higher than those enrolled in face-to-face education. The objective of this article is to discuss issues related to the distance learning modality practiced in Brazil, specifically the large concentration of students in a few private educational groups, and the competitive dynamics among Higher Education Institutions (HEIs). Studies indicate strong competition in the private sector, based on the policy of low prices as a way of attracting new students.
Keywords: Higher Education in Brazil. Distance Learning. Educational Groups.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.21.2.7
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