Juventudes Escolarizadas de Igrejinha (RS): Entre Percepções de Si e da Juventude / Scholarly Youths in Igrejinha (RS): Between Perceptions of Self and Youth
Resumo
As juventudes são formadas por grupos diversos e complexos, com múltiplas vivências, experiências e desafios, marcados por uma constante busca por identidade e pertencimento, ao mesmo tempo em que enfrentam as adversidades econômicas, sociais e políticas que permeiam suas realidades. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender as percepções de jovens escolarizados do município de Igrejinha (RS) sobre a juventude e sobre si mesmos, analisando seus contextos de vida e as influências que moldam suas identidades. A pesquisa utilizou um estudo de caso com jovens do Ensino Médio da rede estadual, com aplicação de questionários para a produção de dados sobre suas percepções e vivências. A análise dos dados foi feita por meio de categorias que emergiram das respostas, levando em consideração questões éticas, como a confidencialidade e o respeito às experiências dos sujeitos. Os resultados mostraram que os jovens associam a juventude a um período de aprendizagem, preparação para o futuro e responsabilidades, além de um tempo de lazer ligado à socialização, tecnologias e atividades físicas. A escola, a família e o trabalho emergem como os principais espaços de convivência social para os participantes. A diversidade presente na amostra, em termos de gênero, etnia e origem geográfica, reflete a multiplicidade de vivências e perspectivas entre os jovens da cidade. Aponta-se para a importância de novas pesquisas que aprofundem o entendimento sobre as juventudes de Igrejinha, considerando suas especificidades, desafios e potencialidades em um contexto mais amplo.
Palavras-chave: Juventudes. Percepções. Escolarização. Lazer. Espaços.
ABSTRACT
Youth is composed of diverse and complex groups, with multiple experiences, challenges, and a constant search for identity and belonging, while also facing economic, social, and political adversities that shape their realities. The main goal of this research was to understand the perceptions of young people enrolled in schools in the municipality of Igrejinha (RS) about youth and themselves, analyzing their life contexts and the influences that shape their identities. The study used a case study approach with high school students from the state public school system, applying questionnaires to gather data about their perceptions and experiences. Data analysis was conducted through categories that emerged from the responses, taking ethical considerations into account, such as confidentiality and respect for the participants' experiences. The results showed that the young people associate youth with a period of learning, preparation for the future, and responsibilities, in addition to being a time for leisure related to socialization, technology, and physical activities. School, family, and work emerged as the main social spaces for the participants. The diversity within the sample, in terms of gender, ethnicity, and geographic origin, reflects the multiplicity of experiences and perspectives among the youth of the city. The study points to the need for further research to deepen the understanding of the youth in Igrejinha, considering their specificities, challenges, and potential in a broader context.
Keywords: Youths. Perceptions. Schooling. Leisure. Spaces.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. 229 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7684991/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, 5 ago. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 30 dez. 2024.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em:
https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
CAMPOS, Emerson Araújo de; COUTO, Ana Cláudia Porfírio; RODRIGUES, Mauro Costa. A Produção do Conhecimento sobre a Temática Lazer e Juventude na Revista Licere (1998-2020). LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 119–141, 2021. DOI: 10.35699/2447-6218.2021.36294. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/36294. Acesso em: 30 dez. 2024.
CHAGAS, Anivaldo Tadeu Roston. O questionário na pesquisa científica. Administração on line, São Paulo, v. 1, n. 1 , 2000. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1255609/mod_resource/content/0/O_questionariona_pesquisacientifica.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
CORROCHANO, Maria Carla. Condição juvenil, trabalho e ações coletivas: notas a partir do contexto pandêmico. In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.). Debates sobre Juventudes. Porto Alegre: GEPJUVE, 2023. p. 48-70. Disponível em: https://publicacoes.even3.com.br/book/debates-sobre-juventudes-1489275. Acesso em: 30 dez. 2024.
CRUZ JUNIOR, Gilson; BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. Entre o Tempo Livre e a Educação: Considerações sobre Juventude, Mídias e Lazer. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 21, n. 4, p. 502–528, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1951. Acesso em: 30 dez. 2024.
DURAND, Olga Celestina; SOUSA, Janice Tirelli Ponte de. Experiências educativas da juventude: entre a escola e os grupos culturais. Revista Perspectiva, Florianópolis, v.20, n. especial, p. 163-181, jul./dez. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10283/9554. Acesso em: 30 dez. 2024.
FEIXA, Carles et al. Culturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo: uma entrevista com Carles Feixa Pampols. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, p.311-325, jul./ago. 2018. DOI: 10.1590/0104-4060.58145. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/er/v34n70/0104-4060-er-34-70-311.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IBGE. Censo Demográfico de 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em: 30 dez. 2024.
IPEA. Atlas da violência: Juventudes perdidas. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/filtros-series/2/juventude-perdida%3E. Acesso em: 30 dez. 2024.
JESUS, Rodrigo Ednilson de. Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.34, e167901, Belo Horizonte, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698167901. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/rzs7bGtj4LKQSCKqz8rMdvD/#. Acesso em: 30 dez. 2024.
LIMA, Maria do Socorro Berra; MOREIRA, Érika Vanessa. A pesquisa qualitativa em Geografia. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v.2, n.37, p. 27-55, ago./dez. 2015. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/4708. Acesso em: 30 dez. 2024.
NOGUEIRA, Paulo Henrique de Queiroz; SANTOS, Thales do Amaral. Juventudes, sexualidade e diversidades. In: LEAL, Álida et al(org.). Juventude brasileira e educação. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2021. Disponível em: https://observatoriodajuventude.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/10/Juventudes-sexualidade-e-diversidades.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
NOVAES, Regina Célia Reyes et al. Juventudes, educação, política e violência: uma entrevista com Regina Novaes. Educar em Revista, v. 37, e71209, ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.71209. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602021000100502&script=sci_arttext. Acesso em: 30 dez. 2024.
OKTOBERFEST DE IGREJINHA. Uma festa de voluntários. Igrejinha, RS: 2023. Disponível em: https://www.oktoberfest.org.br/a-oktober#voluntarios. Acesso em: 30 dez. 2024.
OLIVEIRA, Ivanesa Angelina; Röwer, Joana Elisa. A socialização juvenil no espaço escolar. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 21, n.2, p. 62-76, maio/ago. 2020. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3297. Acesso em: 30 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Somos jovens: o ensino de Geografia e a escuta das juventudes. Mestrado em Geografia – UFRGS. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/128887. Acesso em: 30 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes e Educação: estado da arte de publicações em revistas A1 de universidades federais brasileiras (2010 – 2019). Revista Educar Mais, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 358–372, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2279. Acesso em: 30 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Geografias das Juventudes: a construção do estado da arte na pós-graduação brasileira. Para Onde?, Porto Alegre, v. 17, n.2, p. 68-78, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.130242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/130242. Acesso em: 30 dez. 2024.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel Oliveira; PIMENTA, Melissa de Mattos. “Falem bem, falem mal, falem de nós”: o que vem se falando sobre as juventudes do estado do Rio Grande do Sul (Brasil) na pós-graduação (2000-2020)? OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel et al. Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneos. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2022, p.24-41. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12142. Acesso em: 30 dez. 2024.
PAIS, José Machado et al. Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em educação – uma entrevista com José Machado Pais. Educ. Rev., Curitiba, v. 33, n. 64, p. 301-313, abril/jun. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50119/. Acesso em: 30 dez. 2024.
PEDROSO, Júlia de Souza et al. Pesquisa descritiva e pesquisa prescritiva. Revista JICEX, v. 9, n. 9, 2017. Disponível em: https://unisantacruz.edu.br/revistas-old/index.php/JICEX/article/view/2604. Acesso em: Acesso em: 30 dez. 2024.
PETRÓ, Sandro Monticelli. Escutar as juventudes para preservar a natureza: estado da arte das publicações nacionais de pós-graduação sobre jovens e meio ambiente. Trabalho de Conclusão de Curso - UFRGS. Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/257359/001167184.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 dez. 2024.
ROLLSING, Carolina Bernardes. Cultura juvenil, território e trabalho: olhares sobre a noite no bairro Cidade Baixa em Porto Alegre. In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.); PIMENTA, Melissa de Mattos (org.). Juventudes e Territórios. Porto Alegre: GEPJUVE, 2023. p. 27-38. Disponível em: https://publicacoes.even3.com.br/book/juventudes-e-territorios-1986815. Acesso em: Acesso em: 30 dez. 2024.
SALES, Shirlei Rezende; SILVA; Luiza Cristina Silva. Juventudes e relações de gênero. In: LEAL, Álida et al(org.). Juventude brasileira e educação. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2021. Disponível em: https://observatoriodajuventude.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/10/Juventudes-e-relacoes-de-genero-1.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
SCHWERTNER, Suzana Feldens; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Juventudes, conectividades múltiplas e novas temporalidades. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 395-420, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/QrcDs3KMFwyL4Csb6n8TQLJ/?lang=pt. Acesso em: 30 dez. 2024.
SENAPPEN. Relatório de informações penais - RELIPEN. 1º Semestre - 2023. Disponível em: https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen/relatorios/relipen/relipen-1-semestre-de-2023.pdf. Acesso em: 30 dez. 2024.
TOMMASI, Livia de; CORROCHANO; Maria Carla. Do qualificar ao empreender: políticas de trabalho para jovens no Brasil. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 353 71, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/7gJR8dVYp3WdpCy8hPnNMdF/. Acesso em: 30 dez. 2024.
VERNEQUE, Dayane Oliveira. Juventudes e territórios como campos de disputa: uma leitura geográfica. In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.); PIMENTA, Melissa de Mattos (org.). Juventudes e Territórios. Porto Alegre: GEPJUVE, , 2023. p. 87-102. Disponível em: https://publicacoes.even3.com.br/book/juventudes-e-territorios-1986815. Acesso em: 30 dez. 2024.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.21.2.11
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)