A Percepção da Satisfação do Consumidor do Segmento pet Frente aos Serviços Oferecidos Pelas Empresas de Teresina / The Perception of Consumer Satisfaction in the Pet Segment Regarding the Services Offered by Companies in Teresina

Mauricio Mendes Boavista de Castro, Gabriela Maria Dantas Peres, Alexandre Rodrigues Santos, Lauro Oliveira Viana, Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes

Resumo


O presente trabalho aborda a relevância do mercado pet, tanto em âmbito nacional como internacional, e argumenta para o uso correto de ferramentas de marketing, que podem ajudar a impulsionar pequenos negócios em âmbito do campo de estudo, sobretudo, na Zona leste da cidade de Teresina-PI. Diante disso, propõe-se como objetivo principal, analisar a percepção da satisfação do consumidor de produtos e serviços do segmento de Pets na cidade de Teresina em relação aos serviços prestados pelas empresas do ramo. No que concerne os procedimentos de coleta de dados estabelecidos, se utilizou de um questionário, com 22 (vinte e dois) tópicos. Para o processo de medição da percepção, se utilizou o modelo SERVQUAL. O resultado mostra que os consumidores teresinenses se encontram insatisfeitos com todos os produtos e com os serviços prestados do segmento pet. Ademais, trata-se de uma proposta de trabalho que resulta em contribuições para o campo de estudo das organizações e para o meio acadêmico, haja vista, a ínfima quantidade de pesquisas que abordam esta problemática e a emergente presença e importância que este tema vem ganhando ao longo do tempo.

 

Palavras-chave: Mercado Pet. Teresina. Satisfação. Marketing. Serviços.

 

 

ABSTRACT

 

This work addresses the relevance of the pet market, both nationally and internationally, and argues for the correct use of marketing tools, which can help boost small businesses within the field of study, especially in the East Zone of the city of Teresina-PI. In view of this, the main objective is to analyze the perception of consumer satisfaction with products and services in the Pet segment in the city of Teresina in relation to the services provided by companies in the sector. Regarding the established data collection procedures, a questionnaire was used, with 22 (twenty-two) topics. For the perception measurement process, the SERVQUAL model was used. The result shows that consumers in Teresina are dissatisfied with all products and services provided in the pet segment. Furthermore, it is a work proposal that results in contributions to the field of study of organizations and to the academic world, given the small amount of research that addresses this issue and the emerging presence and importance that this topic has been gaining over time.

 

Keywords: Pet Market. Teresina. Satisfaction. Marketing. Services.

                                                                                                 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.4.2

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