EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO / PHYSICAL EDUCATION IN THE KINDERGARTEN AND THE EARLY GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL IN PERCEPTION OF EDUCATORS: A CASE STUDY

Heraldo Simões Ferreira, Aline Lima Torres

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar, junto a professores de uma escola pública do município de Fortaleza, a qual possui a disciplina de Educação Física ministrada por professor licenciado na área, se as aulas têm contribuído no desenvolvimento dos alunos; se a disciplina deveria continuar sendo ministrada por professor licenciado em Educação Física, ou se bastaria a intervenção do pedagogo. Para tanto realizamos um estudo de caso com professores de uma escola pública de Fortaleza, os quais atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e onde a disciplina de Educação Física é ministrada por professor licenciado na área. Foi utilizado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre a temática. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, assim como as respostas discursivas agrupadas em ideias principais como forma de concluirmos a opinião que prevaleceu no grupo participante. Verificou-se que os participantes da pesquisa possuem uma percepção positiva da disciplina na escola, visto que todos afirmaram que a Educação Física tem contribuído no desenvolvimento dos alunos. Dentre os fatores mais citados estavam o poder de integração, melhora na concentração e superação de desafios. Concordam ainda que, quando ministrada por profissional especializado, mostra-se mais eficiente, pois acreditam que a qualificação e especificidade do trabalho conferem maior aproveitamento por parte do educando. Concluímos que, na opinião dos participantes, as aulas de Educação Física têm trazido benefícios aos alunos e deveriam ser ministradas por profissional de Educação Física, tendo em vista a especificidade do trabalho.

 

Palavras-chave: educação; educação física; educação infantil; ensino fundamental.

 

ABSTRACT


The aim of this study was to verify, with the teachers of a public school in the city of Fortaleza , which has the discipline of Physical Education taught by licensed teacher in the area, if the classes have contributed to the development of students if discipline should remain taught by a teacher licensed in Physical Education, or sufficient intervention teacher. Therefore we conducted a case study with teachers in a public school in Fortaleza , which act in kindergarten and the early grades of elementary school and where the discipline of Physical Education is taught by a teacher licensed in the area. A questionnaire was used with objective and subjective questions on the subject. Data were analyzed using descriptive statistics, as well as responses grouped into discursive main ideas as a way to conclude the opinion prevailed that the participant group. It was found that research participants have a positive perception of discipline in the school, as everyone has said that physical education has contributed to the development of students. Among the factors cited were the power of integration, improves concentration and overcoming challenges. Further agree that, when given by specialized professional shows to be more efficient, because they believe that the qualification and work specificity confer greater use by the student. We conclude that, in the opinion of the participants, the Physical Education classes have brought benefits to the students and should be taught by professional Physical Education, in view of the specificity of the work .

 

Keywords: education; physical education; early childhood education; elementary education.

 


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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)