Questões de Gênero e Educação A Distância: A Preferência de Estudantes Universitárias por essa Modalidade de Ensino / Gender Issues and Distance Learning: University Students' Preference for this Education Modality

Jéssica de Jesus Rocha, Josiane Peres Gonçalves

Abstract


O trabalho aborda questões de gênero e trata das vivências de estudantes do ensino superior e teve o objetivo de averiguar como mulheres universitárias de curso na modalidade a distância, que são donas de casa, mães, estudantes e profissionais em outros setores, conseguem conciliar suas vivências diante dessa extensa jornada de atividades. Quanto aos termos metodológicos, adotamos uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo que a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com três mulheres que estudavam Pedagogia, na modalidade presencial ou semipresencial, em um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com os resultados obtidos, constatamos que há ainda diversas diferenças e desigualdades entre os gêneros, quando se trata de divisão de atividades domésticas, cuidado dos filhos, entre outros, pois as participantes costumam priorizar essas atribuições e deixar os estudos para segundo plano. Outros dados demonstram que as mulheres do interior têm optado por fazer cursos de ensino superior por razões pessoais, como melhorar suas condições e qualidade de vida. No entanto, o fato de escolherem fazer a modalidade a distância, se dá pela preocupação em cuidar dos filhos, responsabilidades domésticas e questões relativas à maternidade.

 

Palavras-chave: Educação Superior. Ensino a Distância. Gênero. Mulheres.

 

 

 

ABSTRACT

 

The study addresses gender issues and the experiences of higher education students. It aimed to investigate how women distance learning university students—who are housewives, mothers, students, and professionals in other sectors—manage their lives while undertaking this extensive workload. Regarding the methodology, we adopted a qualitative research approach, with data collection occurring through semi-structured interviews with three women studying Pedagogy, either in-person or blended, in a municipality in the interior of the state of Mato Grosso do Sul. According to the results, we found that there are still several differences and inequalities between the genders when it comes to the division of household chores and childcare, among other tasks, as participants tend to prioritize these responsibilities and relegate their studies to the background. Other data demonstrate that women in the interior have chosen to pursue higher education courses for personal reasons, such as improving their living conditions and quality of life. However, the fact that they choose to do the distance learning modality is due to the concern about taking care of children, domestic responsibilities and issues related to motherhood.

 

Keywords: Higher Education. Distance Learning. Gender. Women.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.11.6

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