CONTRIBUIÇÕES DOS CULTURAL STUDIES PARA O ESTUDO DA MÍDIA E DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NAS PESQUISAS EM RECEPÇÃO / CONTRIBUTIONS OF CULTURAL STUDIES TO STUDY OF MEDIA AND PRODUCTION OF SUBJECTIVITIES IN RESEARCH ON RECEIVING

Fábio Soares da Costa, Janete de Páscoa Rodrigues

Resumo


Esse artigo procura apresentar algumas contribuições teórico-metodológicas da tradição dos Cultural Studies para a nova visada epistemológica dos estudos comunicacionais ocorrida nas décadas de 1980 e 1990, na América Latina e no Brasil, respectivamente. O resgate dos postulados de Hoggart a Hall, passando por Williams e Thompson e a relação conceitual destes aos de Martín-Barbero, Canclini e Orozco Gomes a partir de um olhar proposto por Jacks e Escosteguy como contribuição latino-americana nesta temática. Este exercício teórico reflexivo é uma tentativa de perceber quais aspectos dos estudos de recepção contribuem para entender o processo comunicacional presentes no consumo midiático contemporâneo.

 

Palavras-chave: Comunicação. Cultural studies. Recepção. Consumo.

 

 

ABSTRACT

 

This article presents some theoretical and methodological contributions of the tradition of Cultural Studies for new epistemological studies targeted communication occurred in the 1980s and 1990s in Latin America and Brazil, respectively. The rescue of the postulates of the Hall Hoggart, Williams and Thompson through and conceptual relationship of these to Martín-Barbero, Canclini and Orozco Gomes from one look proposed by Jacks Escosteguy and Latin American contribution to this subject. This reflective theoretical exercise is an attempt to understand which aspects of reception studies contribute to understanding the communication process present in media consumption contemporary.

 

Keywords: Communication. Cultural studies. Reception. Consumption.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, José Luiz. Dispositivos interacionais: lugar para dialogar e tensionar. Dispositiva. v. 1, n. 1, mai-out 2012a.

______. Circuitos versus campos sociais. In: COMPÓS, 2012. Mediação & Midiatização. Jeder Janotti Junior, Maria Ângela Mattos, Nilda Jacks (Orgs.) Salvador: EDUFBA 2012b. 327 p.

______. Constituição do campo da comunicação. Verso e Reverso. XXV(58):62-77, janeiro-abril 2011.

______. Interatividade e recepção. In: FAUSTO NETO, A. et al (Orgs.). Interação e sentidos no ciberespaço e na sociedade. Porto Alegre: Edipucrs, 2000. p.109-136.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio Mendes. (Org.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Ed. UFRJ. 2001.

CANCLINI, Néstor García. “Gramsci com Bourdieu”. In: Revista Nueva Sociedad. Caracas-Venezuela, mar/abr. 1984, pp. 69-78.

COMPÓS, 2012. Mediação & Midiatização. Jeder Janotti Junior, Maria Ângela Mattos, Nilda Jacks, (Orgs.) Salvador: EDUFBA 2012. 327 p.

COSTA, João Henrique. Os estudos culturais em debate: um convite às obras de Richard Hoggart, Raymond Williams & E. P. Thompson. Acta Scientiarum. Humanand Social Sciences. Maringá, v. 34, n. 2, p. 159-168, July-Dec., 2012.

DALMONTE, E. F. Estudos culturais em comunicação: da tradição britânica à contribuição latino-americana. Idade Mídia, v. 1, n. 2, p. 67-90, 2002.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Cartografias dos estudos culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte – MG: Autêntica, 2010. [online]

______, Ana Carolina; JACKS, Nilda. Comunicação e recepção. São Paulo: Hackers, 2005.

FAUSTO NETO, Antonio. A circulação além das bordas. In: FAUSTO NETO, Antonio; VALDETTARO, Sandra (Org.) Mediatización, Sociedad y Sentido: diálogos entre Brasil y Argentina. Rosario, Argentina: Departamento de Ciências de laComunicación, Universidad Nacional de Rosario, 2010. p. 2-15. Disponível em: Acesso em 05 ago 2013.

FRANÇA, Vera Veiga. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? Ciberlegenda. n. 5, 2001.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 1ª ed. atual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

______, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 1997, p. 15-46.

HENNIGEN, Inês; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. A paternidade na contemporaneidade: um estudo de mídia sob a perspectiva dos estudos culturais. Psicologia & Sociedade; 14 (1): 44-68; jan./jun. 2002.

HOGGART, Richard. As utilizações da Cultura: aspectos da vida cultural da classe trabalhadora, Lisboa: Editorial Presença, v. I e II, 1973.

______. The Uses of Literacy. Aspects of working-class life, London: Chatto and Windus, 1957.

JACKS, Nilda. Tendências latino-americanas nos estudos de recepção. Revista Famecos. Porto Alegre. nº 5. Nov/1996. Texto apresentado no GT Comunicação e Recepção. XVII INTERCOM, Piracicaba, 1994.

MAIGRET, Éric. Sociologia da comunicação e das mídias. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 163-251.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

______. Dos meios às mediações: cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

______, Luiz C.; BOAVENTURA, Katrine T.Estudos Culturais Latino-Americanos: convergências, divergências e críticas. Trabalho apresentado no NP Teorias da Comunicação do IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisa em Comunicação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009.

McQUAIL, Denis. Teorias da comunicação de massa. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Tradução de Paolo Nosella. Fundação Joaquim Nabuco. Recife: Editora Massagana, 2010.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. La investigación em comunicación desde La perspectiva cualitativa. Faculdad de Periodismo y Comunicación Social. UniversidadNacion al de La Plata. Instituto mexicano para El Desarrollo Comunitário, A.C. Guadalajara.Jalisco, México, 2000.

POLISTCHUCK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da comunicação: o pensamento e a prática do jornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

PROULX, Serge; BÉLANGER, Danielle. La réceptiondesmessages. In: GINGRAS, A. M. (dir). La communication politique: étatdessavoirs, enjeux et perspectives. Québec: Presses de l’Universitédu Québec. 2003. p. 215-255

RONSINI, Veneza V. Mayora. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho “Recepção, Usos e Consumo Midiáticos”, do XIX Encontro da Compós, na PUC-RJ, Rio de Janeiro, RJ, em junho de 2010.

SIGNATES. Luiz. Da exogenia aos dispositivos: roteiro para uma teorização autônoma da comunicação. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Epistemologias da Comunicação. In: XXI Encontro da Compós, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora, 2012.

SOUSA. Mauro Wilton de (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. Editora Brasiliense, São Paulo, 1995.

THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: Acesso em 05 ago 2013.

WHITE, Robert. Recepção:a abordagem dos estudos culturais. Comunicação & Educação. São Paulo, [12]: 57 a 76, maio/ago. 1998.

WILLIAMS, R. Cultura e sociedade (1780-1950). Tradução de Leônidas H. B. Hegenberg, Octanny Silveira da Mota e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)