PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE RECURSOS HUMANOS EM RELAÇÃO AO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS / HUMAN RESOURCES MANAGERS' PERCEPTION TOWARDS SKILLS MANAGEMENT

Daysa Andrade Oliveira, Ricardo da Silva Gonçalves, Allan Claudius Queiroz Barbosa

Resumo


Este estudo teve como objetivo analisar como se caracteriza a gestão por competências, em empresas que adotam este modelo. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa classifica-se como abordagem qualitativa, descritiva e pesquisa de campo. O objeto de investigação foram empresas que adotam o modelo gestão por competências. A amostra foi não probabilística por acessibilidade, representada por três empresas localizadas no município de Itabira (Minas Gerais). Os dados foram coletados por meio de levantamento documental e entrevistas com os gestores das empresas estudadas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise do conteúdo. Os resultados revelaram que este modelo foi adotado pelas organizações por interferência da diretoria, com intuito de tornar as empresas mais competitivas. A gestão por competências possibilitou uma reestruturação na atuação dos recursos humanos, promovendo vantagens, assim como desvantagens. Conclui-se que a implantação do modelo de gestão baseado em competências promoveu melhorias nos processos de gerir pessoas e maior valorização dos profissionais.

Palavras-chave: Competência individual. Competência organizacional. Gestão de pessoas. Gestão por competências.

 

ABSTRACT

This study aimed to analyze how skills management is featured in companies that adopt such practice. The methodology used to develop the research is classified as qualitative, descriptive, with fieldwork, in order to achieve the purpose of investigating companies which adopt skills management practices. A non-probability sample was selected on the basis of its acessibility, composed of three companies located in the city of Itabira, Minas Gerais, Brazil. Data were collected through archival work and interviews with the managers of the selected companies and analyzed using content analysis. The results showed that skills management has been adopted by organizations due to the board of directors' decision to implement such model in order to make companies more competitive. Skills management provided the restructuring of current human resources activities, promoting advantages as well as disadvantages. It was concluded that the implementation of a management model based on skills promoted improvements on the processes of managing people as well as greater appreciation from employees.

 

Keywords: Individual skills. Organizational skills. People management. Skills management.

 


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