Transposição Do Hq Para O Cinema / Hq From transposition To The Cinema

Cícero de Brito Nogueira

Resumo


Enfatizando o cinema como uma lanterna mágica capaz de corporificar o imaginário e o quadrinho como uma linguagem híbrida da literatura e a ilustração, destacamos o movimento de adaptação de uma linguagem para a outra e, nesse ínterim, a predominância da temática de super-herói de quadrinhos. Moderada por essa problemática empreender-se-á breve revisão bibliográfica de autores que analisam linguagem cinematográfica, indústria cultural e discurso.

Palavras-chave


comunicação; cinema; história em quadrinhos; super-heróis

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER , Louis, “Freud e Lacan” in COELHO, E. P. (org), s/d, Estruturalismo. Antologia de textos teóricos, São Paulo: Martins Fontes, 1964, p. 229-550.

BIERLEIN, J. F. Mitos paralelos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

CAGNIN, A. L. Os Quadrinhos. São Paulo: Ática, 1975.

CASSIRER, Ernst. Linguagem e Mito. São Paulo: Perspectiva, 1972

CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

_______. A escrita dos quadrinhos. Rio Grande do Norte: Sebo Vermelho, 2005, p. 35.

_______. A linguagem dos quadrinhos: o universo de Ziraldo e Maurício de Sousa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971.

_______. Bum! A explosão criativa dos quadrinhos. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1975.

_______. Uma introdução à política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiamé/Angra, 1981.

_______. Ideologia e desmistificação dos super-heróis, de Moacy Cirne. Revista Vozes, maio de 1971, p. 43. Petrópolis: Vozes, 1971.

DORFMAN, A.; MATTELART, A. Para ler o pato Donald. Buenos Aires: Siglo Vientiuno Editores, 1972.

DOLZ, J.; NOVERRAZ M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Trad. De Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2001/ 2004. p. 189-215.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Editora Nacional, 1985.

SILVA, Diamantino da e LOSSO, Umberto, Tarzan, O Mito da Liberdade, São Paulo/SP: M&B Especial, 1986.

EISNER, W. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir Livraria, 2005.

LÉVI-STRAUSS, C. A obra de Marcel Mauss. In: MAUSS Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo, EPU/EDUSP, 1974.

MATTOS, A. C. Gomes de, Johnny Weissmuller, O Melhor Tarzan do Cinema in CINEMIN 9 (5a. Série), Rio de Janeiro: EBAL, 1984, mensal.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.

MOYA, A. História da história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1993.

_______. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1977.

NOGUEIRA, C. B. The comics in the last 50 years. Albuquerque: Subia, 2007.

PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva; Brasília: CNPq, 2001.

SCHUWARTZ, Vanessa R. E CHARNEY, Leo. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)