A Redivisão Dos Estados No Território Brasileiro / The Division Of States In the Brazilian Territory
Resumo
A fragmentação do território brasileiro perpassapor um longo período histórico, desde a época colonial,com a institucionalização do sistema de capitaniashereditárias, até os dias atuais, com governo baseado noregime republicano federativo. Nas últimas décadas, tem-se discutido a criação de novos Estados em todo o territórionacional, cuja viabilidade é defendida em função depossibilitar o desenvolvimento econômico e social do País.Com base nesse pressuposto, o objetivo deste artigo éanalisar a criação dessas novas unidades federativas,tendo em vista a necessidade de uma reflexão teóricasobre o conceito de território. Também se faz urgente arediscussão sobre a história do território no Brasil,destacando o processo de redivisão recente dos Estados,para que novas questões possam ser inseridas nessedebate atual. A metodologia utilizada na pesquisa partiude um levantamento bibliográfico, a partir de projeto deIniciação Científica, desenvolvido na Universidade Federaldo Piauí, que se encontra em fase de conclusão.Percebeu-se que a questão abordada na pesquisa estápermeada de interesses políticos, econômicos e sociais,movidos por lideranças políticas, caracterizando, assim,a restrição do debate à representação política (Deputadose Senadores). Ressalte-se que a criação de novos Estadosirá interferir na organização política e territorial do Brasil econsequentemente, desencadeará conflitos políticos esociais no âmbito da geopolítica atual.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)