A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc
Resumo
O professor que leciona Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é polivalente, sendo responsável pelo ensino de todas as disciplinas nesse nível de ensino. Tendo em vista isso e o fato do pedagogo poder exercer funções de magistério em diversos níveis de ensino, os cursos de formação de pedagogos devem prepará-los minimamente para a atuação em todas essas funções, havendo, segundo diversos autores, uma preparação superficial nos diversos conteúdos escolares específicos, inclusive Ciências Naturais. Visando modificar este quadro e tendo-se em vista a pequena carga horária disponível para que sejam trabalhados os conteúdos teóricos e metodológicos inerentes ao ensino de Ciências, foram elaboradas atividades diferenciadas na disciplina Metodologia das Ciências da Natureza, única disciplina que trabalha os conteúdos de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI, de forma que os alunos puderam vivenciar a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Geologia em atividades que ressaltam que estas se encontram presentes no nosso cotidiano. Com a aplicação das atividades, pudemos constatar que houve uma mudança positiva na visão que os futuros professores tinham acerca da disciplina Ciências, bem como o interesse e a compreensão destes em relação aos seus diversos conteúdos também aumentou. As atividades, 22 (vinte e duas) no total, permitiram que os futuros pedagogos tivessem acesso a propostas e sugestões variadas para a aplicação desses conteúdos em sala de aula, ampliando os horizontes de possibilidades, melhorando a qualidade da formação desses profissionais, tornando-os mais aptos para o ensino de Ciências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, C.L.C; XAVIER, E.S.; MACIEL, M.L. Abordagem das relações ciência/tecnologia/sociedade nos conteúdos de funções orgânicas em livros didáticos de química do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, V14(1), pp. 101-114, 2009. Disponível em: . Acesso em 01 fev. 2012.
BRASIL. Decreto n. 3.276, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e de outras providências. Brasília: 1999. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2009.
BRASIL. Decreto n. 3.554, de 07 de agosto de 2000. Dá nova redação ao § 2o do art. 3o do Decreto no 3.276, de 6 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Brasília: 2000. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2009.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2008.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Fundamental. – 3ª Ed. - Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2009.
CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES, M.E.R.; de REY, R.C. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
DUCATTI-SILVA, K. C. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências das séries iniciais. 2005. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências – Faculdade Estadual Paulista, Marília, 2005.
FERRARI, M.; FUSCO, K. O curso de magistério vai acabar? Nova Escola, n. 172, maio 2004. p. 32 – 34.
FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD. IBGE: Rio de Janeiro, 1982.
GATTI, B.; BARRETTO, E.S.S. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009. Disponível em: . Acesso em 11 out. 2009.
GATTI, B.A.; NUNES, M.M.R. (orgs). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. (Coleção Textos FCC). Disponível em . Acessado em 23 abr. 2011.
LIBÂNEO, J.C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010. Disponível em . Acesso em 01 fev. 2012.
LIMA, M.E.C.C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de Ciências das crianças. Ensaio, vol. 8, nº 2, dez. 2006. p. 161 – 175.
MEGID NETO, J.; ROCHA, M.B. Práticas de formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão da literatura. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v.17, n.2, p. 539-560, jul./dez.2010. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8189/5205>. Acesso em 01 fev. 2012.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.87, n. 217, p. 382-400, 2006. Disponível em: . Acesso em 01 fev. 2012.
OECD. PISA 2001 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Relatório Nacional – Brasília, dez, 2001 . Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2006.
OSTERMANN, F.; RICCI, T.F. Relatividade restrita no ensino médio: os conceitos de massa relativística e de equivalência massa-energia em livros didáticos de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 1, p. 83-102, abr. 2004. Disponível em: . Acesso em 13 dez. 2011.
RODRIGUES, M.A. A física do segundo ciclo do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. 188f. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2010.
RODRIGUES, M.A.; TEIXEIRA, F.M. O ensino de física nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino do Recife segundo os seus docentes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, 4401-1 – 4401-11, 2011.
ZIMMERMANN, E.; EVANGELISTA, P.C.Q. Motivando pedagogos a ensinar física nas séries iniciais do ensino fundamental. In: ATAS do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2005. p. 1-13.
ZIMMERMANN, E.; EVANGELISTA, P. C. Q. Pedagogos e o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 261-280, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)