A Utilização De Recursos E Atividades Didáticas Como Instrumento Para Melhorar A Formação Inicial Dos Pedagogos Para Lecionar Ciências / The Use Of Resources and Activities for Teaching How To Improve Home Instrument Training the Educators to Teach Scienc

Micaías Andrade Rodrigues

Resumo


O professor que leciona Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é polivalente, sendo responsável pelo ensino de todas as disciplinas nesse nível de ensino. Tendo em vista isso e o fato do pedagogo poder exercer funções de magistério em diversos níveis de ensino, os cursos de formação de pedagogos devem prepará-los minimamente para a atuação em todas essas funções, havendo, segundo diversos autores, uma preparação superficial nos diversos conteúdos escolares específicos, inclusive Ciências Naturais. Visando modificar este quadro e tendo-se em vista a pequena carga horária disponível para que sejam trabalhados os conteúdos teóricos e metodológicos inerentes ao ensino de Ciências, foram elaboradas atividades diferenciadas na disciplina Metodologia das Ciências da Natureza, única disciplina que trabalha os conteúdos de Ciências Naturais no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI, de forma que os alunos puderam vivenciar a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia e a Geologia em atividades que ressaltam que estas se encontram presentes no nosso cotidiano. Com a aplicação das atividades, pudemos constatar que houve uma mudança positiva na visão que os futuros professores tinham acerca da disciplina Ciências, bem como o interesse e a compreensão destes em relação aos seus diversos conteúdos também aumentou. As atividades, 22 (vinte e duas) no total, permitiram que os futuros pedagogos tivessem acesso a propostas e sugestões variadas para a aplicação desses conteúdos em sala de aula, ampliando os horizontes de possibilidades, melhorando a qualidade da formação desses profissionais, tornando-os mais aptos para o ensino de Ciências.


Palavras-chave


formação de professores; ensino de ciências; séries iniciais do ensino fundamental.

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