Pesquisa Narrativa: Interfaces Teóricometodológicas E (Auto)Formativas / Search Narrative: Interfaces Theoretical And Methodological (Auto) Formative

Francisca dos Santos Teixeira

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os aspectosteórico-metodológicos da pesquisa narrativa, bemcomo as implicações desse modelo epistemológicona definição das práticas de formação / autoformaçãodocente. Nesse propósito, ratificamos que este estudodecorre de um levantamento bibliográfico, comvista à consecução e a análise de conteúdos significativosao entendimento da temática em foco. Paratanto, o presente trabalho apóia-se em autores comoNóvoa (1988), Nóvoa e Finger (1988), Brandão (2008),Souza (2003,2006,2008), Josso (2002), Pineau (1999)e Pazos (2002) e Frago (2005), entre outros pesquisadoresque, de forma coerente e profunda, tratamdas diferentes tipificações teórico-metodológicas danarrativa, destacando as possibilidades de aproveitamentodesse processo epistemológico para a compreensãodos conhecimentos e aprendizagens(auto)biográficas, numa dimensão valorativa da autonomiae criatividade humana. Portanto, no decorrerdeste estudo, a narrativa é vista como um dos caminhosmais significativos à descoberta das(inter)subjetividades que interferem na concretizaçãodos atos educativos, acentuando o papel da crítica,da reflexão e da memória na delineação de perfisdocentes, autênticos comprometidos com os princípiosde (auto)gestão das práticas de desenvolvimentocotidiano. Através da técnica de análise de conteúdo,observamos que a pesquisa narrativa se distingue como instrumento que permite ao sujeito narrarsee formar-se, narrando suas próprias vivênciase experiências profissionais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)