Práticas Pedagógicas De Docentes Da Área Da Saúde No Ensino Superior / Pedagogical Practices De Da Da Health Area Teachers in Higher Education

Amanda Lúcia Barreto Dantas

Resumo


O crescimento constante de cursos de nívelsuperior na área da saúde faz crescer o número dedocentes voltados para o ensino neste nível, porém estecrescimento deve ser acompanhado peloaperfeiçoamento em práticas pedagógicas que orientema sua profissão enquanto docentes e formadores defuturos profissionais. Trata-se de uma pesquisabibliográfica com o objetivo de conhecer a produçãocientífica acerca das práticas docentes utilizadas porprofessores da área da saúde no ensino superior,realizada no banco de dados SCIELO, utilizando osunitermos: docência, práticas docentes, ensino superior,saúde. Os dados foram analisados com base nabibliografia existente a respeito das práticas pedagógicasdocentes no ensino, enfatizando teóricos como PauloFreire, Henry Giroux, Selma Pimenta, Philippe Perrenoud,dentre outros que serão trabalhados nos capítulos queseguem. Foram encontrados 127 artigos; destes, 14 foramutilizados. Percebeu-se que houve um aumentosignificativo de produções a partir do ano 2000, commaior concentração no ano de 2007, sendo que todasas pesquisas tinham uma abordagem qualitativa.Destacam-se os periódicos Revista da Escola deEnfermagem da USP, Revista Interface e Revista Brasileira de Enfermagem com o maior número de publicaçõesrelacionadas à temática. Todos os autores abordam anecessidade da existência de requisitos pedagógicospara a prática docente, havendo uma atenção especialno que se refere ao saber do docente no alicerce de suaspráticas pedagógicas. Pode-se perceber a preocupaçãocada vez maior em desenvolver estudos vinculados àprática pedagógica pelos docentes do ensino superiorna área da saúde.

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