Relações Dialógicas E A Construção Do Sentido No Gênero Comentário Online / Dialogic relations And Construction Of Direction In Gender Review Online

Eliane Pereira dos Santos, Francisco Alves Filho

Resumo


Este artigo obtiva tem como objetivo discutir a importância das relações dialógicas para a constituição do gênero comentário online, trazendo para a discussão a ideia de macro e micro cadeia discursiva. Para o círculo bakhtiniano, a interação é colocada como centro organizador da linguagem, visto que, as relações sociais orientam os interlocutores sobre o que pode ou não ser dito e ainda como pode ser dito. A partir disso, questionamos: Quais relações de sentidos as réplicas manifestam no gênero comentário online? Como são organizadas as relações dialógicas neste gênero? A fim de darmos respostas a esses questionamentos, dentre outros, sSelecionamos como corpus alguns comentários acerca de notícias sobre as manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina-PI, veiculadas pelo portal Meio Norte. Para alcançarmos nosso objetivo, utilizamos como referencial teórico, Bakhtin (1976, 2003, 2010), que trata do conceito de dialogismo; Rodrigues (2001), que ao discutir a teoria bakhtiniana, elabora os conceitos de movimentos de assimilação e movimentos de distanciamento para se reportar às relações dialógicas; Sampaio e Barros (2010) que refletem sobre a importância do jornalismo online para democratização do espaço jornalístico e Fiorin (2008). A pesquisa possibilitou-nos entender o gênero comentário online como sendo uma micro cadeia discursiva na qual é possível verificarmos internamente a alternância explícita dos sujeitos. Verificamos que as relações dialógicas presentes nesse gênero manifestam diferentes relações de sentido, tais como: critica, refutação, apoio, questionamento ironia e complemento de informação.


Palavras-chave


Bakhtin. comentário online; cadeia discursiva; dialogismo; interação

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. M. Gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad.: Paulo Bezerra. São Paulo: Hucitc, 2010.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. A constituição e o funcionamento do gênero jornalístico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001. 347f. Tese (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; BARROS, Samuel Anderson Rocha. Deliberação no jornalismo online: um estudo dos comentários da Folha. Com. In: VIII Encontro nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2010, São Luís. Anais...São Luís: UFMA, 2010.

VOLOSHINOV, V. N; BAKHTIN, M. M. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica) Inalda Silva 88618139. (tradução para o português feita por Carlos Alberto Faraco e CristovãoTezza, para uso didático, tomou como base a tradução inglesa de I. R. Titunik (“Discourse in life and discourse in art – concerning sociological poetics”), publicada em V. N. Voloshinov, Freudism, New York. Academic Press, 1976. [1926]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)