Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines

Carla Solange de Melo Escórcio Dourado

Resumo


No Brasil, a educação farmacêuticavem experimentando uma mudançaabrangente, trazida pelas Diretrizes Curriculareseditadas pelo Ministério da Educação, emfevereiro de 2002. O crescimento do númerode cursos de Farmácia e a diversidade que háentre eles impõem sérios desafios ao ConselhoFederal de Farmácia e sua Comissão de Ensino.O objetivo deste trabalho foi verificar aadequação dos cursos de Farmácia àsDiretrizes Curriculares Nacionais. A Comissãode Ensino do Conselho Federal de Farmáciarealizou um estudo sobre as Instituições deEnsino Farmacêuticas Brasileiras a fim deverificar a adequação destas IESF à propostaestabelecida pela Resolução do ConselhoNacional de Educação/Câmara de EducaçãoSuperior – CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de2002, que institui as Diretrizes CurricularesNacionais de Graduação em Farmácia. Esteestudo serviu de referência para a realizaçãodeste artigo. Pôde-se concluir que as IESF comcursos de Farmácia no Brasil são bastanteheterogêneas em relação a vários aspectos eessa heterogeneidade pode estar relacionadaaos diferentes projetos institucionais, pedagógicos, inserção regional, funções locaisou nacionais. Há necessidade de revisão deconteúdos e estabelecimento de padrõesmínimos para organização curricular, quegarantam capacitação profissional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)