Saberes Docentes Sobre Drogas / Teachers knowledge on Drugs

Sônia Maria Pedroso de Oliveira, Luzileide Cristina da Silva Fernandes, Jeiel Maira Lucena da Silva da Silva

Resumo


Esta pesquisa, que tem como interesse investigar os saberes docentes diante da problemática dos usos de drogas, surgiu inicialmente pela necessidade da formação continuada dos docentes para intervir na problemática através de uma abordagem pedagógica, investigando-se cientificamente os saberes docentes sobre drogas e sua aplicabilidade no processo ensino e aprendizagem, contribuindo para que os docentes saibam agir de forma preventiva e educativa diante do uso de drogas pelos alunos. O objetivo da investigação foi analisar os saberes docentes para abordar pedagogicamente e de forma preventiva a drogadição, visando ao aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados apontou que os saberes docentes não devem ser isolados do ensino, do estudo, nem do trabalho realizado diariamente pelo professor; que o professor é modelo de referência para o jovem e deve ter uma postura de vida saudável; que a capacitação de professores permite uma intervenção de forma mais eficaz na problemática, em  uma perspectiva realista.

Palavras-chave


docentes; saberes; drogas

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Persona, 1991.

CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Saberes Docentes e Autonomia dos Professores. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

COSTA, Francisco. A Prevenção ao uso de drogas na faculdade. Disponível em: http://www.sae.unicamp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=472:saude-libertar-se-do-vicio-e-possivel&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=124. Acesso em 04/09/2011.

MÜNCHEN, Sinara; CORRÊA, Guilherme C. A noção de drogas na formação de professores. Disponível em >http://www.sbqsul.furg.br/cdrom/submissoes/EQ182. > Acesso em : 18/11/2010.

NETO, José Batista; SANTIAGO, Eliete. Formação de Professores e Prática Pedagógica. Recife: Ed. Massangana, 2006.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2000.

PRADO, C. M. A. S. O Imaginário sobre Drogas na Formação Docente: O que se sabe, o que se fala e o que se faz. 178f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: http://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/CetadObserva/Obra386. Acessado em 18/11/2010.

ROCHA, Rafael. A Percepção dos Alunos e Professores. Disponível em> http: // www. futuro professor. com.br/violencia-e-drogas-nas-faculdades> Acessado em 04/09/2011.

SEBEN, Lizete Andreis. Saberes Docentes e Discentes Sobre Drogas e Violência no Âmbito Faculdade Estadual de Ensino Fundamental do Município de Boa Vista/RR/Brasil. Disponível em >http://www.artigonal.com/educacao-artigos/saberes-docentes-e-discentes-sobre-drogas-e-violencia-no-ambito-faculdader-faculdade-estadual-de-ensino-fundamental-do-municipio-de-boa-vistarrbrasil-1872070.html> Acesso em 18/11/2010.

VIZZOLTO, S. M. A droga, a faculdade e a prevenção. 3. ed. Petrópolis, RF: Vozes, 1990.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)