A Hipótese Do Agenda-Setting E As Notícias Científicas / The Agenda-Setting From Hypothesis And The Scientific News

Cristiane Portela

Resumo


Na sociedade contemporânea é através da mídiaque a ciência atinge visibilidade e chega ao grande público.Diante dessa constatação e considerando a hipótese doagenda-setting, segundo a qual os indivíduos pautam suasconversas em função do que a mídia veicula, os meios decomunicação em geral, e as revistas semanais de informaçãode modo particular, enquanto veículos com alto poder depenetração junto a um público escolarizado e formador deopinião, agendam as notícias sobre ciência e tecnologia(C&T) que devem entrar na pauta de discussão daquelesque as consomem. Dessa forma, analisa-se, no período deuma semana, como acontece o agendamento das notíciascientíficas nas cinco principais revistas semanais brasileirasde informação geral, quais sejam: Carta Capital, Da Semana,Época, IstoÉ e Veja. Conclui-se que, no período da análise,os  assuntos  sobre C&T  não  são  coincidentes  e  que  aabordagem  dos  conteúdos  analisados  tende  a  geraridentificação com o cotidiano dos leitores, para que se sintamatraídos para a leitura das matérias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)