O Estresse No Cotidiano De Professores Da Educação Superior / Stress In Daily Life In The Higher Education Teachers

Mayara Pereira da Paz

Resumo


O estudo das relações entre o trabalho docente e a possívelocorrência do estresse ocupacional constitui um desafio e umanecessidade  para  se  entender  o  processo  saúde-doença  dotrabalhador docente e buscar possíveis formas de enfrentamentopara um problema que tem se mostrado cada vez mais comum. Portantoeste artigo tem como objetivo analisar a ocorrência do estresse esuas possíveis causas diante da ação profissional do professor.Questiona-se: será que o trabalho do professor, no ensino superior,favorece o desenvolvimento do estresse ocupacional? Utilizou-secomo  referência Carlotto(2002), Enguita(1999), Esteve(1999),Gil(20020, Lipp(2002), Lipp(2004), Perrenound(1993) e Seyle(1965).Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que relata estudos realizadossobre a temática do estresse e a ocorrência do mesmo em profissionaisdocentes. A partir da análise de livros e artigos, descreve-se o históricoda atuação docente, a relação do estresse com o professor e oestresse  ocupacional. Faz-se  uma  análise  do  tema  proposto  econsidera-se que a função do professor ocasiona um alto nível dedesgaste físico e mental, interferindo no seu desempenho profissional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)