Brincar E Desenvolvimento Infantil: Uma Análise Reflexiva / Play and Child Development: A Reflective Analysis

Tiago  Pereira Gomes

Resumo


O presente trabalho é resultado de um estudo teóricoque visa compreender o brincar e desenvolvimento infantil, partindocomo ponto principal das concepções teóricas de Vygotsky(2003),Piaget(1971), Kishimoto(1994), Wallon(1981) e outros autores degrande relevância. Abordamos o brincar que está presente emtodas as culturas, em todas as épocas, fazendo parte da vidaindividual  e  coletiva. Crianças  de  todas  as  idades  e  culturasenvolvem-se em brincadeiras e jogos, sendo que essa atividadese  prolonga  e  permanece  na  vida  adulta  possibilitando  aparticipação de jogos e outras relações sociais, como também odesenvolvimento cognitivo da criança. Trata-se de uma pesquisabibliográfica, pois conduz uma leitura e análise em bancos de dados,onde  entender  o  brincar  é  fundamentalmente  uma  atividadeindividual e coletiva, sugerindo uma interação entre pares. Desdemuito cedo o brincar tornou-se importante na vida da criança,quando esse se apresenta como uma atividade livre, cria umambiente adequado para que ela possa investigar explorar, criar,extravasar  suas  emoções  e  resolver  problemas,  ou  seja,  ainfluência  do  brincar  é  considerada  como  um  instrumentoincentivador e motivador no processo de desenvolvimento, poisoferece à criança uma razão própria que faz exercer de formasignificativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.Aqui o brincar é apresentado como fundamental no desenvolvimentoda criança, seja no aspecto físico, motor, social, moral, emocional,afetivo ou cognitivo, e seu estudo é crucial para se conhecer maissobre o desenvolvimento da criança.

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