Diagnóstico Da Prática Reflexiva Do Professor De Inglês De Ensino Superior Público E Privado Em Teresina / Diagnosis Of Reflective Practice Of English Teacher Of Higher Education And Public Private In Teresina

Gerardo Soares da Silva Junior

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo geraldiagnosticar a prática  reflexiva de 21 professoresde inglês do ensino superior público e privado emTeresina.  Inicialmente  destacamos  o  uso  daprática  reflexiva  acerca  do  trabalho. Em  seguida,realizamos  uma  pesquisa  exploratória,  aplicandoum  questionário  cujas  informações  foramanalisadas  com base na abordagem qualitativa equantitativa,  e  uma  bibliográfica,  cujo  referencialteórico  baseia-se  em  Freire  (1999),  Perrenoud(2002),  Zeichner  (2003), Pimenta  (2005),  Leite(2005), Coutinho (2002), Miranda (2001), Sadalla,Wisnivesky, Paulucci e Vieira (2000). Os resultadosdo estudo mostram que a grande maioria promovea  prática  reflexiva  individualmente,  através  deregistros,  comparações  dos  resultados  obtidos  eleituras  específicas  ou  gerais  sobre  reflexão.Apenas  uma minoria  não  define  como  a  práticareflexiva  acontece.  Na  conclusão mostramosanálises e sugestões para que esta pesquisa sejaum ponto de partida para os estudiosos no assuntoe que ela possa  contribuir de alguma  forma paranovas pesquisas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)