A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja

Érica Paula Frade, Carmen Lúcia Eiterer

Resumo


Este artigo apresenta reflexões produzidas em pesquisa de mestrado com professores de História em início de carreira que atuam na EJA, tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e como percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevista com quatro professores de História, com 01 a, no máximo, 05 anos de experiência docente que atuavam na modalidade presencial da Rede Estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino logo o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Assim, não possuíam formação específica para atuar na EJA e os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e seus educandos se deram de maneiras distintas. Alguns, através da própria experiência, marcada por erros e acertos, buscaram construir práticas que se adequassem ao público distinto daquele do ensino regular; outros, porém, não conseguiram perceber as especificidades dessa modalidade de ensino transpondo práticas e materiais do ensino regular. Acreditamos que o trabalho traz contribuições para o campo na medida em que partindo de como tais profissionais atuam e compreendem sua ação, como busca mostrar essa pesquisa, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente.


Palavras-chave


EJA; professores iniciantes; prática pedagógica.

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