O Convite Nas Conversas De Porta De Rua: Uma Concepção Do Gênero Enquanto Função Social / Invitation In the Street Gate Conversations: A Gender Conception While Social Function
Resumo
Este trabalho adota a postura de Bazerman (2005)em identificar o gênero como um fato social. O objetivo quese almeja neste artigo é descrever como os grupos depessoas que conversam nas portas de suas casas na cidadede Teresina (Piauí) concebem o gênero convite a partir desua função social e informativa. A metodologia empregadapara a coleta e obtenção de dados segue o modelomicroetnográfico sugerido por Erickson (1990). Dentre asmais variadas amostras, o corpus selecionado para estapesquisa é composto de eventos de oralidade e deletramento, especificamente, no que diz respeito a convitesdistribuídos e recebidos por dois grupos moradores daperiferia da capital piauiense, de diferentes faixas-etárias.Todos moram na capital piauiense há mais de dez anos etiveram pouco contato, ou contato em um curto período deduração com outra localidade há mais de dois anos. Osprocedimentos de abordagem foram: a conversa informal,a observação, a descrição e a análise dos dados registradose dos materiais coletados. Com isso, foi possível observarque, em alguns eventos, o ato de convidar só era legitimadoe aceito pelos membros da comunidade como um fato reala partir da entrega ou recebimento do convite na modalidadeescrita.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)