A Homofobia Na Escola E As Consequências Psicossociais / The Homophobia In School And The Consequences Psychosocial

Herbert César de Moura

Resumo


As discussões acerca do papel da escola noque diz respeito à sexualidade de seus alunos tem sidoobjeto  de  debate  crescente  nas  últimas  décadas  noBrasil e no mundo. As  instituições escolares brasileirassão  constantemente  apontadas  por  estudiosos  docampo  da  sexualidade,  como  um  ambiente  reprodutorde visões heteronormativas, em que predomina a  ideiade que a heterossexualidade é a única  forma  normalde vivenciar a sexualidade humana; com isso as escolasnegam  e  excluem  outras  formas  de  expressão  dasexualidade,  como  a  homoafetividade,  e  reforçampreconceitos homofóbicos contra alunos de orientaçõessexuais  diferentes  da  heterossexualidade. O  presenteestudo trata mais precisamente de investigar, através deuma  revisão  bibliográfica,  os  referenciais  teóricospredominantes nas pesquisas  voltadas para homofobianas  escolas  brasileiras,  enfocando  as  consequênciaspsicossociais  que  acometem  as  vítimas  de  homofobiano âmbito escolar. A revisão bibliográfica indicou que asociedade brasileira vive uma  realidade de preconceitoe violência contra os homoafetivos e que essa realidadetambém é flagrante no ambiente escolar, sendo que asescolas  de modo  geral  criam  e  reproduzem  discursosheteronormativos e homofóbicos, furtando-se ao debatesobre  a  diversidade  sexual  e  a  implementação  depolíticas  voltadas à educação  sexual para diversidade.Conclui-se  ainda  que  a  homofobia  sofrida  por  alunos homoafetivos na escola reflete na saúde psíquica e socialdos  estudantes,  levando-os  a  terem  dificuldades  noprocesso  de  aprendizagem,  baixos  rendimentosescolares,  evasão  escolar,  sofrimento  psicológico,dificuldades  de  interação  social  e  nas  relaçõesinterpessoais,  sendo  que  em  casos mais  graves  ahomofobia na escola pode levar ao suicídio.

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