Flona De Tefé-Am : Mapeamento Participativo E Uso Do Sig / Flona In Tefé-Am: Participatory Mapping And Use Of Sig

Dirce Maria Antunes Suertegaray, Mateus Gleiser Oliveira, Cláudia Luiza Zeferino Pires

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o trabalho de mapeamento feito ao longo da Floresta Nacional de Tefé / AM. Este mapeamento, em particular, é sobre o uso da terra e tem sido feito no sentido de, junto com outros mapas necessários, subsidiar o plano de manejo da unidade de conservação. A FLONA de Tefé está localizada nas regiões geográficas de Tefé e Juruá, que possuem os mesmos aspectos sócio-econômicos, como a fonte de renda da população residente, principalmente com base na agricultura familiar, tendo ênfase na produção de mandioca, pesca artesanal e a extração de açaí, andiroba e copaíba. Atualmente, há cerca de 500 famílias que vivem na FLONA, distribuídas em pequenas comunidades ao longo dos rios Bauana, Tefé e Curumitá baixo. Os procedimentos metodológicos utilizados para este trabalho são: a) obtenção de imagens de satélite do programa Google Earth e realização de carta-imagem para a área de estudo, b) realização da primeira expedição ao campo para mapeamento participativo pela sobreposição de papel vegetal em imagens de satélite, apoiada no diálogo com comunitários, c) elaboração de mapas temáticos no ArcGIS 10, em gabinete d) realização da segunda expedição para confirmação dos mapas gerados. Como o projeto está em andamento, só podemos apresentar resultados preliminares sobre as características, usos, conflitos, problemas ambientais e as necessidades dessas populações, além da sistematização de suas demandas. As informações espacializadas revelam um conhecimento gerado pela comunidade, auxilia na transformação social como representações que permitem compreender o espaço e suas formas de utilização por essas comunidades.

Palavras-chave


Floresta Nacional de Tefé/AM; mapeamento participativo; SIG.

Texto completo:

PDF

Referências


ACSELRAD, H; Coli, L.R. Disputas cartográficas e disputas territoriais. In: Acselrad,H (Org.). Cartografias Sociais e Território. Rio de Janeiro: editora UFRJ/IPPUR, 2008. Cap 1, p.13-44.

BRIANEZ. I, T. S. A reforma agrária ecológica na Floresta Nacional de Tefé. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus. 2007.

GIRARDI, E.P. A construção de uma cartografia geográfica crítica. Revista Geográfica de América Central, v. 2, n. 47E, p. 1-17, 2011.

JOLIVEAU, T. O lugar dos mapas nas abordagens participativas. In: Acselrad,H (Org.). Cartografias Sociais e Território. Rio de Janeiro: editora UFRJ/IPPUR, 2008. Cap 2, p.45-70.

LIMA, D.M. A construção histórica do termo caboclo sobre estruturas e representações sociais no meio rural amazônico. Novos Cadernos NAEA, v. 2, n. 2; 1999. Disponível em: < http://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/107/161>. Acesso em out. de 2012.

MILAGRES, C.S.F.. O uso da cartografia social e das técnicas participativas no ordenamento territorial em projetos de reforma agrária. 2011. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2011

RAMBALDI, G; Mccall, M; Kyem, P.A; Weiner, D. Manejo y comunicación de la información territorial en forma participativa en los países en vía de desarrollo. The Eletronic Journal on Information Systems in Developing Countries, v. 11, n.25,p.1-11. 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)