A ARTE ESTADUNIDENSE NO SUPLEMENTO PENSAMENTO DA AMERICA, DO JORNAL A MANHÃ / THE AMERICAN ART IN PENSAMENTO DA AMERICA SUPPLEMENT, THE NEWSPAPER A MANHÃ

Maria de Fátima Fontes Piazza

Resumo


O presente artigo tem como objetivo mostrar que o suplemento pan-americano Pensamento da America (1941-1948) do jornal A Manhã (porta-voz do Estado Novo), no bojo do panamericanismo e da política da Boa Vizinhança do governo Roosevelt, apresentou poucos artigos sobre o campo artístico estadunidense e publicou algumas reproduções de obras de arte daquele país do continente americano. As imagens reproduzidas no suplemento estão relacionadas ao regionalist movement (movimento regionalista), o que denota uma opção estética pelo realismo/naturalismo. Tal opção vai ao encontro da política da imagem do suplemento que primava por obras de arte costumbristas, portanto, distante dos movimentos artísticos e correntes de intelectuais em voga nos Estados Unidos e na América Latina, como o expressionismo abstrato, de Jackson Pollock ou, o muralismo mexicano.  A nota dissonante estética foi a exposição da escultora brasileira Maria Martins, na Valentine Galery, em Nova York, ligada aos surrealistas e com esculturas que fugiam aos padrões de talhe clássico de Rodin, Maillol e Despiau.

 

Palavras-Chaves: Suplemento pan-americano pensamento da américa. Imagem. Movimento regionalista.

 

ABSTRACT

 

This article aims to demonstrate that, the pan-american supplement “Pensamento da America” (1941-1948) enclosed in the newspaper “A Manhã (official voice of the “Estado Novo”), kepttheirfocuseither on the Pan Americanism or inthe Roosevelt administrationgood-neighbor policy. Consequently, they presented rare articleson the American artisticcontext, only publishing some artworks reproductions from United States of America. These reproduced images are related to the regionalist movement, which indicates an artistic option for realism/naturalism. This option convey to the image of this supplement, whichwas focused in thecostumbrist art,far fromthe artistic and intellectual movements in vogue in the United States and in Latin America, as the nonconcrete expressionism of Jackson Pollock or the Mexican muralist. The aesthetic surprise was the exhibition of the Brazilian sculptor Maria Martins, on Valentine Gallery in New York, which was connected to the surrealistsand created sculptures completely different from the classicalstandards of Rodin, Maillol and Despiau.

 

Keywords: Pan american supplement “pensamento da américa”. Image. Regionalist movement.

Texto completo:

PDF

Referências


ADES, Dawn. Criaturas híbridas. In: COSAC, Charles (Org.). Maria. São Paulo: Cosac Naify, 2010. p. 107-123.

BASTOS, Eliana. Entre o escândalo e o sucesso: a Semana de 22 e o Armory Show. Campinas: Ed. da Unicamp, 1991.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço. São Paulo: Edusp; Editora 34, 2006.

______. Os artistas brasileiros na Escola de Paris: anos 1920. São Paulo: Editora 34, 2012.

BENTON, Charles Hart. Mensagem aos pintores brasileiros. A Manhã, Rio de Janeiro, jul. 1944. Pensamento da América. p. 97-103.

CALLADO, Ana Arruda. Maria Martins: uma biografia. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.

Catálogo da Exposição Modernismo – Paris anos 20: vivências e convivências. São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1995. 51 p. Il.

CINCO PINTORES AMERICANOS. A Manhã, Rio de Janeiro, dez. 1942. Pensamento da América. p. 221.

DIAS FILHO, Geraldo de Souza. O expressionismo abstrato: a pintura norte-americana nos anos 40 e 50. In: FABRIS, Annateresa (Org.). Arte & Política: algumas possibilidades de leitura. São Paulo: Fapesp; Belo Horizonte: C/Arte, 1998. p. 107-161.

DOSS, Erika. Twentieth-Century American Art. New York: Oxford University Press, 2002.

ESCULTURA BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS. A Manhã, Rio de Janeiro, jun. 1946. Pensamento da América. P. 69; 71.

FABRIS, Annateresa. Fragmentos urbanos: representações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 2000.

______. Portinari, pintor social. São Paulo: Perspectiva; Ed. da USP, 1990.

HARRIS, Jonathan. Modernismo e cultura nos Estados Unidos, 1930-1960. In: WOOD, Paul et al. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac Naify, 1998. p. 3-76.

HUGHES, Robert. The Epic history of art in America. New York: Alfred A. Knopf, 2009.

KNAUSS, Paulo. Os sentidos da arte estrangeira no Brasil: exposições de pintura no contexto da Segunda Guerra Mundial. In: FLORES, Maria Bernadete Ramos; VILELA, Ana Lúcia (Orgs.). Encantos da Imagem: estâncias para a prática historiográfica entre história e arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2010. p. 127-139.

MORAES, Eliane Robert. “Sulrealismo” à vista: As inspirações de Maria Martins. In: Folha de S. Paulo, 20 fev. 2011. Disponível em: . Acesso em 20/02/2011.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Americanos: representações da identidade nacional no Brasil e nos Estados Unidos. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)