A Elevação Do Nível De Escolaridade Da População Brasileira E A Diminuição Da Oferta De Mão-De-Obra De Serviços Que Exigem Um Menor Grau De Escolaridade / Raising the level of education of the Brazilian Population And The Decline Hand-In-Work Services
Resumo
Muitos estudos do Governo Federal, conforme IBGE (2011) e RAIS (2011), têm mostrado que a elevação do nível de escolaridade da população brasileira nos últimos anos tem afetado a oferta demão-de-obra de serviços que exigem uma menor qualificação. Esta pesquisa busca comprovar e validar, através de modelos estatísticos com análises de regressão e correlação, a real ocorrência deste fato. Para essa aplicação foram utilizadas informações retiradas da base de dados estatísticos RAIS/CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego que mostra a evolução de 2000 a 2010 do nível de escolaridade da força de trabalho brasileira. Como contribuição teórica, este trabalho discute a visão paradigmática atual de mercado de trabalho e as abordagens clássica ekeynesiana sobre a temática. A pesquisa é exploratória, descritiva, explicativa e aplicada, sendo sua investigação documental e bibliográfica.
Palavras-chave
Economia. Mercado de Trabalho. Escolaridade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)