PROGRAMA BOLSA ESCOLA: ENTRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL / BOLSA ESCOLA PROGRAM: BETWEEN SOCIAL ASSISTANCE AND EDUCATIONAL POLICY

Rozilda Pereria Barbosa, José Ossian Gadelha de Lima, Adriana Calaça de Paiva

Resumo


RESUMO

Este trabalho tem por objetivo discutir o caráter de política pública do Programa Bolsa Escola (PBE) e os seus impactos na vida das famílias assistidas, além de estudar suas contribuições ao processo de aprendizagem dos discentes bolsistas. Trata-se de uma abordagem qualitativa sobre os aspectos sociais e educativos do Programa. Desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, sob o aporte teórico de Bergamini (2012), Cotta e Machado (2013), Gentili (2001), Libâneo (2011), Nez (2005), Reis (2009), Rocha (2011), Sant’Ana (2007), Vieira (2008), dentre outros, este trabalho apresenta também resultados de uma pesquisa empírica realizada com mães e educadores de crianças assistidas pelo o respectivo programa. Inicialmente traçamos um panorama do contexto político e histórico de implementação do PBE. Em seguida enfatizamos os seus aspectos pedagógicos e sociais e, por último, porém não menos importante, explicitamos a visão das famílias e dos educadores acerca do Bolsa Família e do Bolsa Escola. As leituras realizadas e as análises dos questionários utilizados na pesquisa empírica evidenciaram que os programas em estudo revelam um cunho assistencialista e têm auxiliado as famílias na compra de insumos e material didático para os filhos. No âmbito educacional, o Programa tem contribuído para aumentar a frequência escolar dos alunos assistidos, porém não tem se configurado em instrumento de melhoria da aprendizagem desses estudantes.

Palavras-chave: Educação. Programa Bolsa Escola. Qualidade do ensino. Aprendizagem.

ABSTRACT

This work has the objective to discuss the public policy character of the Bolsa Escola Program (PBE) and its impact on the lives of families assisted, in addition to studying their contributions to the learning process of scholarship students. This is a qualitative approach about the social and educational aspects of the program. Developed by means of bibliographical research, under the theoretical contributions of Bergamini (2012), Cotta e Machado (2013), Gentili (2001), Libâneo (2011), Nez (2005), Reis (2009), Rocha (2011), Sant’Ana (2007), Vieira (2008), among others, this paper also presents results of an empirical survey made with mothers and educators of kids assisted by this program. Initially we draw an overview of political and historical context of implementation of PBE. Next, we emphasized their pedagogical and social aspects and, last but not least important, we have made explicit the vision of families and educators about the Bolsa Família and Bolsa Escola. The readings taken and analyzes of the questionnaires used in the empirical study show that these programs reveal a paternalistic nature and have helped families in the purchase of supplies and educational materials for children. In educational ambit, the program has helped to increase school attendance of students assisted, but it not became an able instrument to improve the learning of these students.

Keywords: Education. Bolsa Escola Program. Quality of education. Learning.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, H.; ESCOREL, S. Processos de exclusão social e iniquidades em saúde: um estudo de caso a partir do Programa Bolsa Família, Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 34, n. 6, p. 429-436, 2013.

BARROS, A. R.; ATHJAS, D. Salário mínimo, Bolsa Família e desempenho relativo recente da economia do Nordeste. Brazilian Journal of Political Economy, v. 33, n. 1, p. 179-199, 2013.

BERGAMINI, R. Síntese de Indicadores Sociais. 2012. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Monitoramento da frequência escolar no país chega a 88,1%. Disponível em:

______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Portaria no 251, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2012.

______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Agenda da família. Disponível em: . Acesso em 10 nov. 2013.

______. Presidência da República. Lei nº 10.836, de 09 de janeiro de 2004. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2011.

CARVALHO, A. M. P. Políticas públicas e o dilema de enfrentamento das desigualdades: um olhar crítico sobre a América Latina no século XXI. In: SOUSA, J. P. (Org.). Poder e Políticas Públicas na América Latina. Fortaleza: Edições UFC, 2010. pp. 171-200.

CONNELL, R. W. Pobreza e educação. In: GENTILI, P. (Org.). Pedagogia da Exclusão. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. pp.11-42.

CORREA, B. C. Educação infantil e ensino fundamental: desafios e desencontros na implantação de uma nova política. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 1, p. 105-120, 2011.

COTTA, R. M. M.; MACHADO, J. C. Programa Bolsa Família e segurança alimentar e nutricional no Brasil: revisão crítica da literatura. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 33, n. 1, p. 54-60, 2013.

DEMO, P. Política social, educação e cidadania. 13 ed. Campinas: Papirus, 2014.

FERRO, A. R.; KASSOUF, A. L.; LEVISON, D. The impact of conditional cash transfer programs on household work decisions in Brazil. Research in Labor Economics, v. 31, p. 193-218, 2010.

GENTILI, P. Adeus à escola pública: a desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In: GENTILI, P. (Org.). Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. pp. 228-252.

GLEWWE, P.; KASSOUF, A. L. The impact of the Bolsa Escola/Familia conditional cash transfer program on enrollment, dropout rates and grade promotion in Brazil. Journal of Development Economics, v. 97, n. 2, p. 505-517, 2012.

GOMIDE, Â. G. V. Bolsa Escola: reforçando a exclusão social. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2009.

IBGE. Síntese de indicadores 2007. Disponível em . Acesso em 01 jun. 2014.

LAMBIN, E. F.; MEYFROIDT, P. Global land use change, economic globalization, and the looming land scarcity. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 108, n. 9, p. 3465-3472, 2011.

LANGOU, G. D. Validating one of the world’s largest conditional cash transfer programmes. A case study on how an impact evaluation of Brazil’s Bolsa Família Programme helped silence its critics and improve policy. Journal of Development Effectiveness, v. 5, n. 4, p. 430-446, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 26 ed. São Paulo: Loyola. 2011.

LOMBARDI, J. C. (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa educacional. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MOURÃO, L.; JESUS, A. M. Programa Bolsa Família: uma análise do programa de transferência de renda brasileiro. Field Actions Science Reports. The journal of field actions, n. special issue 3, 2012.

MUNIZ, J. O. The Brazilian Economy: growth and development (review). Luso-Brazilian Review, v. 47, n. 1, p. 215-219, 2010.

NEZ, E. Um balanço do programa bolsa escola (2001-2003): programa assistencial ou política educacional? 2005. 230f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, 2005.

OLIVEIRA, D. A. Das políticas de governo à política de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação & Sociedade, v. 32, n. 115, p. 323-337, 2011.

PAES-SOUSA, R.; SANTOS, L. M. P.; MIAZAKI, E. S. Effects of a conditional cash transfer programme on child nutrition in Brazil. Bulletin of the World Health Organization, v. 89, n. 7, p. 496-503, 2011.

REIS, A. C. E. Bolsa Família: uma análise dos resultados sob a óptica Educacional. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista. Marília, 2009.

REIS, M. Cash transfer programs and child health in Brazil. Economics Letters, v. 108, n. 1, p. 22-25, 2010.

ROCHA, S. O programa Bolsa Família: evolução e efeitos sobre a pobreza. Economia e Sociedade, v. 20, n. 1, p. 113-39, 2011.

SANT’ANA, S. M. A perspectiva brasileira sobre a pobreza: um estudo de caso do Programa Bolsa Família. Revista do Serviço Público, v. 58, n. 1, p. 05-35, 2007.

SANTOS, L. M. P.; PASQUIM, E. M.; SANTOS, S. M. C. Programas de transferência de renda no Brasil: um estudo multidimensional da implementação do Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p. 1821-1834, 2011.

SOARES, F. V. Brazil’s Bolsa Família: a review. Economic & Political Weekly, v. 46, n. 21, p. 55, 2011.

SOARES, F. V.; RIBAS, R. P.; OSÓRIO, R. G. Evaluating the impact of Brazil's Bolsa Familia: cash transfer programs in comparative perspective. Latin American Research Review, v. 45, n. 2, p. 173-190, 2010.

SOARES, L. T. R. Ajuste neoliberal e desajuste social na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2001.

STRECK, D. R. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, p. 300-310, 2010.

SUGIYAMA, N. B. The diffusion of Conditional Cash Transfer programs in the Americas. Global Social Policy, v. 11, n. 2-3, p. 250-278, 2011.

VERGARA, S. C. A Gestão da Política de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Revista de Administração Pública, v. 26, n. 3, p. 130 a 139, 2013.

VIEIRA, S. L. Política e gestão da educação básica. Fortaleza: Realce, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)