POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM

Leonardo Pinto dos Santos, Victória Sabbado Menezes, Roselane Zordan Costella

Resumo


Resumo

O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas do “um minuto” e “viajando no mapa-múndi” são baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007) e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental na Escola Estadual Coronel Vicente Freire localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”) à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor dono da palavra e o estudante o mero ouvinte, para um movimento onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos e alunas, onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos e meninas que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia do custo zero. Ensino Fundamental.Canoas.

ABSTRACT

The following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions.

Keywords: Teaching Geography. Geography of zero cost. Elementary Education. Canoas.

 


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