Atuação do Conselho Consultivo do Rádio Digital: em busca de um formato de digitalização adequado à realidade brasileira/ Role of the Advisory Board of Digital Radio: In Search of a scan size Suitable for Brazilian Reality

Nelia Rodrigues Del Bianco

Resumo


RESUMO

Este artigo analisa a atuação do Conselho do Rádio Digital constituído pelo Ministério das Comunicações com o objetivo de firmar uma posição técnica sobre o modelo de rádio digital para o país. Em quase um ano de debates não se chegou ao consenso quanto ao formato a ser adotado. Os participantes entenderam ser necessário realizar mais testes em 2013-2014 com o propósito de dirimir dúvidas sobre o funcionamento dos modelos HD Radio e DRM. Testes realizados em 2012 mostraram que os dois sistemas não obtiveram bom desempenho no FM de alta potência, especialmente em relação à área de cobertura do sinal digital. A dificuldade para se tomar uma decisão mostra a carência de formatos de digitalização que atendam plenamente a necessidade do mercado brasileiro. Situação que alimenta dúvidas sobre a pertinência de sua adoção a considerar que o rádio já foi absorvido pelas plataformas digitais - Internet, tocadores de MP3, tablets e celulares.

 

Palavras-chave: Rádio Digital; Política da Comunicação; Radiodifusão.

ABSTRACT

This article analyzes the performance of the Radio Council Digital constituted by the Ministry of Communications in order to establish a technical position on the digital radio model for the country. In nearly a year of debates not reached the consensus to be adopted format. Participants believed it was necessary to conduct more tests in 2013-2014 in order to dispel doubts about the functioning of HD Radio and DRM models. Tests carried out in 2012 showed that the two systems did not obtain good performance in high power FM, especially in relation to the range of the digital signal. The difficulty in making a decision shows a lack of scanning formats that fully meet the needs of the Brazilian market. Situation that has doubts about the relevance of its adoption to consider that the radio has already been absorbed by digital platforms - Internet, MP3 players, tablets and mobile phones.

 

Keywords: Digital radio; Communication Policy; Broadcasting.

 


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