“A Gente Não Quer Só Comida, A Gente Quer Comida, Diversão E Arte! [...] A Gente Quer Inteiro E Não Pela Metade...” / "We Do Not Want Only Food, We Want Food, Fun And Art! [...] We Want Full And Not In Half ... "

Luis Carlos Soares Santos, Telma Cristina Franco, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa

Resumo


RESUMO

 

Este estudo apresenta as fragilidades que geram o fracasso educacional e, especialmente, a evasão de escolas públicas estaduais, no Estado do Piauí, partindo da concepção de adolescentes, frequentes ou evadidos, das referidas instituições. A pesquisa adotou como campo, uma escola pública estadual, da zona sul de Teresina e um Centro de Internação Provisória, para adolescentes que cometeram atos infracionais e aguardam audiência com o juiz. Os objetivos desta investigação configuraram-se da seguinte forma: Analisar os principais fatores que provocam a evasão de adolescentes das escolas públicas estaduais; e, especificamente, identificar os fatores que causam evasão dessas esferas de educação; conhecer as concepções dos adolescentes sobre a qualidade do ensino em suas escolas; e selecionar os principais dispositivos de evasão dessas instituições. Tomando por base os pressupostos da pesquisa qualitativa, optou-se por aplicar questionários com os adolescentes, além de promover um espaço de discussão, no sentido de aprofundar algumas das informações apresentadas pelos adolescentes do Centro de Internação, haja vista suas dificuldades em relação à escrita. Para garantir uma sustentação teórica, reuniram-se concepções de pesquisadores de referência, como Paro (2001, 1998, 1988), Bourdieu (1982), Giroux (1986, 1997), Freire (1997), Morin (2000), entre outros. Constatou-se que as fragilidades apresentadas pelas escolas públicas estaduais tem se transformado em dispositivos de recorrentes abandonos da escola pelos adolescentes. Verificou-se, ainda, que esta evasão tem resultado em envolvimento com situações de risco e cometimento de atos infracionais por esses adolescentes.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fragilidades. Fracasso. Evasão. Atos infracionais. Falência.

 

ABSTRACT

 

This study presents the weaknesses that generate educational failure and especially the avoidance of public schools in the state of Piauí, starting from the design of teenagers, frequent or evaded, of those institutions. The research adopted as a field, a state public school, south of Teresina and a Center of Provisional Admission to adolescents who have committed illegal acts and are awaiting hearing with the judge. The objectives of this research it is configured as follows: To analyze the main factors that cause dropout of students from public schools; and specifically identify the factors that cause avoidance of these educational spheres; know the conceptions of adolescents about the quality of education in their schools; and select the main circumvention devices such institutions. Based on the assumptions of qualitative research, we chose to apply questionnaires with adolescents, and promote a forum for discussion, to deepen some of the information presented by the adolescents of the detention center, given their difficulties in relation to writing . To ensure a theoretical underpinning, met conceptions of reference researchers, as Paro (2001, 1998, 1988), Bourdieu (1982), Giroux (1986, 1997), Freire (1997), Morin (2000), among others. It was found that the weaknesses presented by the state's public schools has turned into recurrent drop-outs by adolescents devices. There was also that this evasion has resulted in involvement with risk situations and commission of illegal acts by these adolescents.

 

KEYWORDS: Fragilidades. Fracasso. Evasion. Acts infractions. Bankruptcy.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.2.7

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