Gênero Na Percepção Das Gestoras Dos Serviços De Apoio À Mulher Vítima De Violência No Piauí / Gender In Perception Of Managers Of Services to Support Women Victim In Piauí

Inez Sampaio Nery, Maria Tamires Alves Ferreira, Mary Ângela de Oliveira Canuto, Tatianne Bandeira de Vasconcelos

Resumo


Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que teve por objetivo descrever e analisar a percepção de gênero das gestoras dos serviços de apoio às mulheres vítimas de violência no Piauí. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista semiestruturada com nove gestoras. Os dados foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo.Os resultados evidenciaram que gênero é uma construção sociocultural, na qual são atribuídos papéis diferenciados para homens e mulheres, configurando o duo dominação masculina/submissão feminina. Concluiu-se que a questãode gênero encontra-se enraizada na tradição cultural, naorganização social e nas relações de poder, sendonecessária, além da criação de serviços voltados para aigualdade de gênero, especialmente, para o atendimento àmulher vítima de violência, a mudança cultural da sociedade, com o compromisso de todos na proteção e promoção dosdireitos da mulher.

Palavras-chave


Percepção. Gênero. Violência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)