Sobre A Era Digital: Do Analógico Ao “Algorithmicturn” / About The Digital Age: From Analog To "Algorithmic Turn"

Francisco Rui Cádima

Resumo


RESUMO

 

Tal como EvgenyMorozov (2012) afirma: "em vez de celebrar o nirvana mítico de desintermediação, devemos antes olhar para as blackboxes de algoritmos de spam e propaganda". Nesta nova era digital, os media e o campo da comunicação estão a atravessar um ponto de viragem e novas convergências críticas, a diferentes níveis. Neste artigovamos explorar, nomeadamente, um dos grandes problemas para os meios de comunicação e o jornalismo de hoje, por exemplo, o surgimento de novos intermediários digitais que estão a ter efeitos preocupantes no acesso a notícias online. As plataformas digitais introduzem um sistema automático de conteúdo nadistribuição de notícias e criam novos agentes críticos como “gatekeepers”, novos robôs e algoritmos. Este “algorithmicturn” é uma lógica automatizada estranha à ética tradicional do sistema de media. Para responder de forma inovadora a este tipo de problemas, julgamos ser fundamental o repensar do modelo "analógico" que ainda prevalece no sistema, o qual de certa forma ainda constrange as novas experiências e desafios do novo jornalismo negligenciando, por exemplo, os sistemas colaborativos inovadores e interativos.

 

Palavras-chave: media. Jornalismo. Digital. algoritmo.

 

ABSTRACT

 

As EvgenyMorozov (2012) states, “instead of celebrating the mythical nirvana of disintermediation, we should peer inside the blackboxes of spam algorithms and propaganda bots”. In this new digital era, media and communication fields actually cross a turning point and new critical convergences at different levels. In this paper we are interested on exploring, for instance, one of the big problems for media and journalism today e.g., the emergence of new digital intermediaries which are having troubling effects in the access to online news. Digital platforms introduce an automatic system of content and distribution of the news and create new critical agents as gatekeepers, new robots and the algorithms. This “algorithmic turn” is a new automated logic strange to the traditional ethics of the media system. We think that it’s necessary to respond in an innovative way to these kind of problems, namely rethinking the model of the “analogical” era that still prevail in the system, that in a way maintain tight the new experiences and challenges of new journalism for instance, and neglect the collaborative, innovative and interactive systems.

 

Keywords: media. journalism. digital. algorithm.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.2.5

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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)