Vale Quanto Compra: Consumo, Contemporaneidade E Subjetividade / It Is Worth As It Buys: Consumption, Contemporaneity And Subjectivity

Lana Veras, Carlos Mendes Rosa

Resumo


RESUMO

 

Este artigo objetiva colocar em cena que vivemos em uma sociedade em que ser consumidor se torna prerrogativa para a busca da cidadania e para a construção da identidade das pessoas.Utilizando a metodologia de revisão bibliográfica, este trabalho tem como resultados que, dentro da lógica de uma sociedade de consumidores, o processo de mercantilização não acontece somente em relação a objetos e a serviços, mas se estende a subjetividades e a pessoas. O consumo, como atividade central na vida do homem contemporâneo, se coloca como caminho para o alcance da felicidade, que está sempre projetada em algo ainda não alcançado, ainda não comprado, mas em vias de sê-lo. A não-satisfação movimenta a sociedade de consumo que utiliza técnicas de depreciação de produtos tão logo eles tenham sido adquiridos.Conclui-se que emerge uma lógica de valorização do novo e de vulgarização do anterior, que atinge não somente bens materiais, mas também costumes, hábitos, relacionamentos, valores e a subjetividade das pessoas.

 

Palavras chave: Consumo. Contemporaneidade. Subjetividade. Identidade. Falta.

 

ABSTRACT

 

This article aims to understand that we live in a society where being a consumer becomes prerogative to seek citizenship and the construction of identity of persons. Using methodology of literature review, this work has the results, in according to the logic of a consumer society, the commodification process does not happen only in relation to objects and services, but it extends to the people and subjectivities. Consumption as a central activity in contemporary man's lives is placed as a path to achieve happiness, always projected into something not yet achieved, not purchased, but on the way to be. Thus, the non-satisfaction drives the consumer society using depreciation of technical products as soon as they have been acquired. Emerges a logic of valuation of new and debasement of the old things. Such logic affects material, but also the mores, habits, relationships, values and subjectivity in general.

 

Keywords: Consumption. Contemporary. Subjectivity. Identity. Lack.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ADORNO, T. ; HORKHEIMER,M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

BAUMAN, Z. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUDRILLARD, J. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 1970.

BIRMAN, J. Muitas felicidades?! O imperativo de ser feliz na contemporaneidade. In: J. Freire Filho, (org). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

BIRMAN, J. Alexander, o grande. Coluna do Jornal O Estado de S. Paulo. Publicado em 09 de Novembro de 2013. Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos, alexander-o-grande,1094957,0.htm

BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Lei 8.078 de 11/09/90. Brasília: Diário Oficial da União, 1990.

CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

DEBORD, G. Sociedade do espetáculo. São Paulo: Contraponto, 2000.

DENZIN,N.K. ; LINCOLN,Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa, teorias e abordagens. Porto Alegre: Artemed, 2007.

EDITORA 3. Revista IstoÉ. São Paulo: Autor, 2010.

EWALD, A.P.; SOARES, J.C., Escola de Frankfurt: Elogio da Sombra. Estud. Pesqui. Psicol., Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 9-22, 2011.

FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FREIRE FILHO, J (org). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

GÉRIN-LAJOIE, D. A Aplicação da Etnografia Crítica nas Relações de Poder. Revista Lusófona de Educação. Lisboa, n.14, p.13-27, 2009.

GOUGO, R.H.F.A. A constituição do sujeito na pós-modernidade e o consumismo. Mal estar e subjetividade - Fortaleza – n.3, p.1143-1168, 2011.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

KEHL, M. R. Muito além do espetáculo, In: A. Novaes (org) Muito além do espetáculo. São Paulo: Senac, 2005.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

LIPOVETSKY, G. O império do efêmero; a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.

LIPOVETSKY, G. & CHARLES, S. Tempos Hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

ROSA, C. M. ZAMORA, M. H. Usos da internet: algumas reflexões ético-políticas. Polêm!ca, v.11, n.4, p.581-596, 2012.

SEVERIANO, M.F.V. Narcisismo e publicidade: uma análise psicossocial dos ideais de consumo na contemporaneidade. São Paulo: Annablume, 2007.

SEVERIANO, M.F.V. (2010) “Lógica do mercado”e “lógica do desejo”: reflexões críticas sobre a sociedade de consumo contemporânea a partir da escola de Frankfurt. IN: Soares, J.C.(Org). Escola de Frankfurt: inquietudes da razão e da emoção. Rio de Janeiro, EdUERJ.

SEVERIANO, M.F.V. & ESTRAMIANA, J. L. A. Consumo, narcisismo e identidades contemporâneas: uma análise psicossocial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.

SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.3.13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)