Leitura, Currículo E Universidade / Reading, Curriculum and University

Fauston Negreiros, Layane Bastos dos Santos

Resumo


Ao considerar o comportamento de leitura como mediadorpara que haja novas aprendizagens e, consequentemente, ser este comportamento imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com 25% (68) alunos do curso de Psicologia da UESPI, com amostra composta por alunos que estãocursando do segundo ao último semestre. A meta maior deste estudo foide relacionar aspectos e indicativos curriculares no curso de Psicologiacom o comportamento de leitura dos discentes. Foram aplicados dois instrumentos, o primeiro investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades na leitura de textos escolares, percepção quanto a eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. É imperioso ressaltar que os referidos instrumentos foram cruzados com os currículos efetuados no momento. Os resultados apontam para reflexões críticas e pertinentes acerca do trabalho, com a leitura nos cursos de graduação de Psicologia, além de indicarem a necessidade de mais estudos e exploração sobre a temática.

Palavras-chave


Leitura. Universidade. Currículo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)