O EXCESSO DE SI: O CASO DE DANY LAFERRIÈRE

Daniel Conte, Paula Terra Nassr, Marinês Andrea Kunz

Resumo


O objetivo deste trabalho é evidenciar a constituição híbrida do sujeito narrativo de Dany Laferrière em sua obra País sem chapéu. Partindo de uma investigação bibliográfica e da coadunação teórica dos conceitos abordados por Hall (2003), Bhabha (2012) e Said (2000), evidencia-se um sujeito que apresenta características de um ser cindido, hibridizado e exilado. Este sujeito quando retornado ao seu país, já não se encontra representado nos fragmentos de uma cidade nervosa e feita de excessos.

 


Palavras-chave


literatura; sujeito; cisão; hibridismo; exílio.

Texto completo:

PDF

Referências


BHABHA, H. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

HALL, S. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. (org.). SOVIK, L. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

HISTÓRIA DAS AMÉRICAS, XI: América Contemporânea. Editado por Ricardo Levene. Editora Brasileira: São Paulo, 1954.

HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA,VI: África do século XIX à década de 1880/editado por J. F. Ade Ajayi. Brasília: UNESCO, 2010.

LAFERRIÈRE, D. País sem chapéu. São Paulo: Editora 34, 2011.

PAULA, I. Pays sans chapeau: uma autoficção americana, entre o real e o sonhado. Cadernos de Letras UFF. Rio de Janeiro, n. 45. p. 233-254, 2o. sem/2012.

____. A descolonização simbólica do negro da diáspora: ironia e fantasma em Dany Laferrière. Revista Brasileira do Caribe. Goiânia, n. 12. p. 397-418, jan-jun 2009.

SAID, E. W. Representações do Intelectual. Edições Colibri: Lisboa, 2000.

SOBRINHO, A. V. da L. M. Narrativa autobiográfica de infância: arrebatados pelos sentidos em L’odeur du Café, de Dany Laferrière. Revista Criação & Crítica. São Paulo, n. 4. p. 103-118, abril de 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)