DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM DIÁLOGO: O APAGAMENTO DA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO DOCENTE

Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues, Maria Cristina Giorgi

Resumo


No presente artigo, com o objetivo de nos aproximar de certos discursos sobre o trabalho docente que circulam em documentos oficiais e, concomitantemente, argumentar em favor da utilização de córpus documental em pesquisas no campo da linguística aplicada - tendo em vista a  contribuição de abordagens discursivas no sentido de repensar uma cisão entre a suposta interioridade dos textos e a pretensa exterioridade das ações humanas no mundo, que, a nosso ver, desvitaliza as práticas de linguagem - promove o encontro entre duas pesquisas recentes (AUTOR 1, 2011, AUTOR 2, 2012), que se debruçaram sobre Planos de Educação, a saber, o Plano de Desenvolvimento da Educação, proposto por um decreto presidencial, e um Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado em uma instituição federal de educação tecnológica. O diálogo em questão tem como base a relação texto e contexto na perspectiva de Bakhtin (2000) e estudos da ergologia (SCHWARTZ, 2000, CLOT, 2007, BRITO; ATHAYDE, 2003). Nossos resultados apontam para um apagamento da dimensão coletivo do trabalho docente, bem como para um enfraquecimento da prescrição na promoção de condições adequadas de trabalho.


Palavras-chave


análise do discurso; trabalho docente; educação; gêneros dos discursos.

Texto completo:

PDF

Referências


As teses dos autores foram retiradas para garantir uma avaliação cega segura

ALMEIDA, Mônica Rafaela de; NEVES, Mary Yale e SANTOS, Francecirly Alexandre dos. “As condições e a organização do trabalho de professoras de escolas públicas”. Psicologia: teoria e prática. 2010, V.12, N.2, pp. 35-50.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

_____. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.

BRITO, J.; ATHAYDE, M. “Trabalho, Educação e Saúde: o ponto de vista enigmático as atividade”. Rev. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 2, 2003, p. 63-89.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Trad. de Adail Sobral. 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. Trad. de Ana Isabel Paraguay; Lúcia Leal Ferreira. 5 ed. ampliada. São Paulo: Cortez; Oboré, 1992.

MAINGUENEAU, D. “Texto, gênero de discurso e aforização”. Trad. de Ana Raquel Motta. In: BRAIT, B.; SOUZA-E-SILVA, M. C. (org). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012, p. 109-128.

_____. Doze conceitos em Análise do Discurso. Org. de Sírio Possenti e Cecília Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola, 2010.

_____. Análise de textos de comunicação. Trad. de Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. 6ª ed. ampliada. São Paulo: Cortez, 2013.

_____. Novas Tendências em Análise do Discurso. Trad. de Freda Indursky. Campinas: Pontes; Ed. Unicamp, 1997.

ROCHA, D.; DAHER, M. del C. F. G.; SANT’ANNA, V. L. de A. “Produtividade das investigações dos discursos sobre o trabalho”. In: SOUZA-e-SILVA, M. C. P.; FAITA, D. Linguagem e Trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. Trad. de Inês Polegatto; Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2002. p. 77-91.

SCHWARTZ, Y. “Trabalho e uso de si”. Pro-Posições, V. 1, N. 5 (32), 2000, Campinas, p. 34-50.

SILVA, E. F. da et al . “A promoção da saúde a partir das situações de trabalho: considerações referenciadas em uma experiência com trabalhadores de escolas públicas”. Interface, Botucatu, v. 13, n. 30, Set. 2009.

SOUZA, K. R. de; BRITO, J. “Sindicalismo, condições de trabalho e saúde: a perspectiva dos profissionais da educação do Rio de Janeiro”. Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, p. 379-388, 2012.

TELLES, A. L.; ALVAREZ, D. “Interfaces ergonomia-ergologia: uma discussão sobre trabalho prescrito e normas antecedentes”. In: FIGUEIREDO, M. et al. Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 63-90.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)