Cemitério Do Campo Santo:Memória, História E Museu A Céu Aberto / Field Of Holy Cemetery: Memory, History, And Museum Open Skies
Resumo
O cemitério do Campo Santo, pela sua arquitetura e obras de arte, é um museu a céu aberto. A maior parte dos monumentos está ornada por imagens ou inscrições em língua latina ou portuguesa. Para entender a existência da epigrafia no contexto do cemitério Campo Santo, situado em Salvador-Bahia, faz-se necessário conhecer a história do cemitério, os motivos se explicações das inscrições. A Cidade de Salvador foi construída nos moldes coloniais lusitanos. O cemitério do Campo Santo abriga um considerável número de obras de arte e registros epigráficos, que contam a história sociopolítica e religiosa. A fundação do cemitério foi em 1823, contudo não foi uma coisa pacífica a população invadiu e destruiu, jogando abaixo seus muros e a própria capela. Foi uma manifestação de protesto convocada pelas irmandades contra a secularização dos cemitérios e proibição de enterros nas igrejas. O Campo Santo foi restaurado e continuou a sepultar os seus mortos de acordo com a doutrina católica. O cemitério do Campo Santo possui jazigo, mausoléus belos e luxuosos com registros epigráficos, que guardam a memória da sociedade baiana do século XIX até os nossos dias.
Palavras-chave: Memória. História. Museu. Campo Santo. Epigrafia.
ABSTRACT
The cemetery of Holy ground, for its architecture and artwork, is an open air museum. Most of the monuments are adorned by pictures or inscriptions in Latin and Portuguese. To understand the existence of epigraphy in the context of the Holy Ground cemetery, situated in Salvador, Bahia, it is necessary to know the history of the cemetery and the subject is explanation of the entries. the city of Salvador was built in the Lusitanian colonial mold. The cemetery of Campo Santo is home to a considerable number of works of art and epigraphic records, which tell the socio-political and religious history. The foundation of the cemetery was in 1823; however it was not a peaceful thing. the population invaded and destroyed, playing down its walls and its own chapel. It was a protest demonstration organized by brotherhoods against the secularization of cemeteries and prohibition of burials in churches. The Holy Ground was restored and continued to bury their dead in accordance with Catholic doctrine. The Holy Ground cemetery has tomb, beautiful and luxurious mausoleums with epigraphic records, guarding the memory of Bahian society of the nineteenth century to the present day.
Key-words: Memory. History. Museum. field of holy cemetery. Epigraf.
Referências
AMARO. G. C. Conciliando eltangibile: uma relfexión integral sobre el patrimônio. In: Revista Eletrónica de PatrimonioHistoriconúm 15 (diciembre), 2014.
BRUSA, A. et Al. Um ‘officina dela Memória: Milano: AnalidiStoria Pavese. n.s. 2. 2008. p. 255 – 256.
CANDAU, J. Memória e identidade. Contexto. São Paulo, 2014.p. 16-39
DA COSTA. , p. 28, 29, 96-97
DE DECCA, E. S. Memória e Cidadania. In:O Direito à Memória: Departamento do Patrimônio Histórico: São Paulo, 1992. p. 130.
GODOY, S. e CHAGAS, M. Patrimônio Cultural e Cidadania: as representações de memória nos museu in rompimento. In: Anais do museu Histórico Nacional, vol. 28. 1996. p. 107.
HUSYSSEN, A. Seduzidos pela Memória. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2000. p. 89
HALBAWACHS. M. A memória coletiva. São Paulo, Centauro Editora, 2011. p. 70-71.
LE GOFF, J. História e Memória. São Paulo: Editora Unicamp, 1996. p. 425, 432.
SOBRAL, J. M. Memória Social, identidade, poder Y Conflicto. In: Revista de Antropologia Social 2004, 13:
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.6.2
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)