Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
Abstract
O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão, a formação e atuação do Profissional de Educação Física para o ensino na saúde. Formação e atuação do profissional para o ensino na saúde é o objeto desse estudo. Para a efetivação da pesquisa formulou-se a seguinte pergunta: De que forma, na perspectiva dos professores de uma instituição privada de ensino superior, ocorre a formação e atuação do profissional para o ensino na saúde? A escolha da amostra, composta por quatro artigos da Revista Diálogos Acadêmicos, pertencente a uma instituição de ensino superior em Fortaleza, deu-se em função da proximidade dos pesquisadores com os autores dos respectivos artigos. Os trabalhos elencados e discutidos aqui abordam várias concepções. Concluiu-se que, para o ensino na saúde, a atuação só poderá ser competente e eficaz se a formação do profissional for contínua e permanente, com respeito à diversidade e às diferenças que caracterizam cada ser humano com sua individualidade e complexidade.
Palavras-chave: Prática Pedagógica. Ensino. Saúde.
ABSTRACT
This study aims to analyze from a review of the training and performance of physical education professional health education. Training and professional performance for the education in health is the object of this study. For completion of the research, formulated the following question: how, in the perspective of teachers of a private institution of higher education, training and professional performance for the health education? The choice of sample, composed of four Academic Dialogue magazine articles, belonging to an institution of higher education in Fortaleza, depending on the proximity of the researchers with the authors of the respective articles. The works listed and discussed here address various conceptions. It was concluded that for health education, the work can only be effective if the competent professional training is continuous and permanent, with respect for diversity and differences that characterize each human being with your individuality and complexity.
Key-words: pedagogical practice. Teaching. Health.
References
BARBOSA, R. L. C. O. A educação física na escola: Contextualizando o jogo no desenvolvimento cultural do aluno e de sua autonomia: Revista Diálogos Acadêmicos, v. 02, n. 1, p. 92–96, 2012.
BONFIM, G. C. S. O NASF no município de Fortaleza e a intervenção do professor de Educação Física: Revista Diálogos Acadêmicos, v. 02, n. 1, p. 150–157, 2012.
BRAVO, L. G. Quadrinhos como ferramenta pedagógica lúdica de educação em saúde : Revista Diálogos Acadêmicos, v. 02, n. 1, p. 158–164, 2012.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DA SAÚDE. http://www.conasems.org.br/files/formação_profissionais_2008.pdf.
FACCI, M.G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor: Um estudo crítico comparativo da teoria do professor reflexivo do construtivismo e da psicologia Vygotskiana. São Paulo: Autores associados, 2004.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
GUERRA, M. A. M. A. Didática e trabalho pedagógico: Uma análise crítica: Revista Diálogos Acadêmicos, v. 03, n. 1, p. 48–54, 2014.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. DE C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão Integrativa : Método De Pesquisa para a incorporação de evidencias na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, 2008.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, S. E.; MARTINS, E. DA C.; SILVA, F. M. A saúde na educação física : uma revisão sobre a prática escolar. Periódico Científico Projeção e Docência, v. 4, n. 1, p. 29–35, 2013.
SILVA, A. F. A. C; BARROS, C. L. M. O profissional de educação física e a promoção da saúde: Efdeportes.com: Revista digital, Buenos Aires, ano 15, n. 145, jun. 2010. Disponível em: htp//www.efdeportes.com/efd145/ o profissional de educação física e a promoção da saúde.htm. Acesso em 17 jul.2016.
SILVEIRA,C.S; ZAGO, M. M. F. Pesquisa brasileira em enfermagem oncológica: Uma revisão integrativa. Ver. Latino-am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.4,p. 614-619,2006.
SOUZA, M. T. DE; SILVA, M. D. DA; CARVALHO, R. DE. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, n. 1, p. 102–106, 2010.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.4.5
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)