<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 2, art. 6, *. 110-124, mar./abr. 2018
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2018.15.2.6
</line>
<line>
Culturas Juvenis e Pertenci*ento Ur*ano: Mapeando os Fluxos Juvenis n* C*dade
</line>
<line>
Juve*il* Cultu**s and Urban Per**rmance: Mapp*ng Juvenile *lows *n *he City
</line>
</par><par>
<line>
Vi*tor Hugo Nede* *live*ra
</line>
<line>
Doutor*do e* Educa*ã* pela Po*tifícia Universida*e C*tólica do Rio Gr***e do Sul
</line>
<line>
Me*tre em Geografi* pela Univ*rsidade Fed*ral do Rio Grande *o S*l
</line>
<line>
E-mail: victorn*del@hotma*l.c*m
</line>
<line>
Miriam **res Cor*êa *e Lacerda
</line>
<line>
Do*t**a em Educ*ção pela Univers*d*de Federa* do Rio Grand* do Sul
</line>
<line>
Professora *a Un*versidade FE*VAL*
</line>
<line>
E-m*il: mi*iam.p.c.lac*rd*@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o: Victor Hugo N*del Oliveira
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. To*ny Kerley de Ale*c*r
</line>
</par><par>
<line>
*U*RS - *v. Ipi*ang*, *681 - Partenon, Por*o *legr* -
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
*S, 90619-9**.
</line>
<line>
A*tigo recebido em 09/12/20*7. Últi*a
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
End**e*o: Mi*iam Pire* Corrêa de L**erda
</line>
<line>
rec*bida em *4/01/2018. A*rova*o em 25/01/2*18.
</line>
</par><par>
<line>
ERS 23*, 2755 - V*la Nova, No** Hamburgo - *S,
</line>
</par><par>
</page><line>
93525-075.
</line>
<line>
Ava*iad* p*lo sistema Triple Re*i*w: Desk R*view a)
</line>
<line>
p**o Edit*r-Chefe; e b) Double Blin* Revie*
</line>
<line>
(*valiação cega por dois av*liadore* da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatic*l, Norm*t*va e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cu*tur*s *uve*is e Pertenci*ento Urbano: Mapeando *s Fluxos J*ven*s *a Cida*e
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Como os j*vens conte*po**neos se *propr*am do
</line>
<line>
e*p*ço ur*ano? A resposta par* est*
</line>
</par><par>
<line>
pergunta preco*iza denso aporte *e **sc*ssão teór*ca e de
</line>
<line>
perce*çõe* das
</line>
<line>
vivênci*s juvenis
</line>
</par><par>
<line>
e* relação à cidade. O principal *bj*ti*o do estudo foi reconhecer a a*ropri*ção *o espaço
</line>
</par><par>
<line>
urbano pelos
</line>
<line>
jove*s contempo*âne*s, a fim de e*tender por quais espaços tran*itam e sua
</line>
</par><par>
<line>
**lação com
</line>
<line>
estes espaços, sejam *s**s p*blicos o* *riv*do*. T**tou-se de u* estud*
</line>
</par><par>
<line>
qualita*ivo que, para *t*ngir os *bjetivos propostos, fez u*o *a *etodologia *e cartas. Para a
</line>
</par><par>
<line>
a*á**s* d** dados, foi uti*izada
</line>
<line>
análise de q*es*ões d*scursiv*s, aplicad* a esta p*squisa na
</line>
</par><par>
<line>
análise das cartas escritas **los sujeitos. Os *chados do estudo apontar*m
</line>
<line>
*a direçã* de
</line>
</par><par>
<line>
difere*t*s *ormas de apropriação do espaç* urbano c*m *ecorrências signif*cativa*, c*mo por
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, que os três *uga*es mais cit*do* na cidade d*
</line>
<line>
investiga*ão fora* l*ca**
</line>
<line>
púb*i*o*
</line>
</par><par>
<line>
*onheci*os; p*r**es/á*eas *e *azer * ócio. *s shopping* c**ters ap*recer*m com si**i*icativa
</line>
</par><par>
<line>
re*evância nos dados de pesq*isa: dos lugares citados,
</line>
<line>
sete foram *hoppings, o que nos leva
</line>
</par><par>
<line>
àref*exão
</line>
<line>
sobre os espaços e os modos de *onsum* da
</line>
<line>
juventude contemp*rânea. Des*a
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma, con*l*i-se, a*nda, que no prelo, que os j**ens *ontemporâ*eos de escola *ública
</line>
<line>
possuem significativas vivên**as urbanas; entret*nto, falta-lhes uma ma*or apr*priação deste
</line>
<line>
esp*ço, com o intuito de melhor conh*cê-lo, se*s po*tos principais e suas q*estões *e ordem
</line>
<line>
púb*ico e socia*.
</line>
<line>
Pala*ras-c*ave: Jo*ens. Juventudes. Cidade. *ertencimento. Educ*çã*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
As c*ntemporary young pe*ple appropr*ate the urban s*ace? The answer *o this question cal**
</line>
<line>
for heavy inv*stment of the*retical discussion a*d *erpep*õ*s of youth experience* in relati*n
</line>
<line>
to the city. The ma*n ob*e**ive of the study *as to d*termine t*e appro*riation of urban space
</line>
</par><par>
<line>
*y c*n*emp*rary youn*
</line>
<line>
people in order t* un*erst*nd by which t*an*it sp*ces and t*ei*
</line>
</par><par>
<line>
relationship w**h these s**ces, whether pu*l*c or privat*. Thi* wa* * qualitative stu*y, *hat to
</line>
<line>
achieve the goals, t*ok the lette*s methodolog*. For data *nalysis, we *se* ana*ysis o* essay
</line>
<line>
questi*ns, app*ied to this researc* in th* an*lys*s of letters *ritten *y the *u*jects. The st*d*'s
</line>
<line>
f*n*ings *ointed to*ard diffe*ent for*s of urban *pace appropriation wi*h signific*nt
</line>
<line>
recur*ences, such as the three **st cited pla*es in the *ity of research were public places t*at
</line>
<line>
are know* parks / **is*re and enterta*nment a***s. The c*nters ma*ls appeared with s*gnif*c*nt
</line>
<line>
impa*t *n t*e re*earc* d*ta: the aforementioned places, se*en were shoppi**, which leads us
</line>
<line>
to *eflect on th* spa*es and **e *onsumptio* patterns *f contemporary *ou*h. Thus, it appears
</line>
</par><par>
<line>
even in th* pre*s, the pu*lic school o*
</line>
<line>
contempor**y young *eople ha*e sign*ficant urban
</line>
</par><par>
<line>
experiences, howe*er, the* *ack greater
</line>
<line>
*wners*i* ** t*i* spac*, i* order *o better kno* it,
</line>
</par><par>
<line>
y*ur **in points a*d your points of order public an* so*ia*.
</line>
<line>
Key words: Young. Youth. City. Be*onging. Educ*tion. Felício Dos Sant*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T*resina PI, v. *5, n. *, art. *, p. **0-124, mar./abr. 20*8
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, M. P. C. *ac*r*a
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
1.1 DE **VE*S * DE PERTENC*M*NTO URBANO
</line>
</par><par>
<line>
De que m*nei** * **vem con*emporâneo vem se aprop*iando do espaço urbano?
</line>
<line>
Sabemos, de fato, **s percurso* *o *ovem na *idade? Qu*l a *ela*ã* *este t*m* com o en**no,
</line>
<line>
em um mun*o globalizado e conte*porâneo? Pa** re*p*nde* estas perguntas, f*z necessá*ia
</line>
<line>
um* profunda im**são na etnog*afia do jove*, contempor*neo. *ár*a* pe*quisas já apont**
</line>
</par><par>
<line>
p*ra
</line>
<line>
determinad*s **os do es*aço
</line>
<line>
u*ban* pelo jo*em e c**o *les
</line>
<line>
de
</line>
<line>
apro**iam de**es
</line>
</par><par>
<line>
espaços, utilizan*o-os das *ai* diferent*s formas. Este ar*igo trata-s* de um recort* d* pr*jet*
</line>
<line>
de Tese d* Dout*rado que inve**i** as rela*ões que as juventu*es est*bel*cem com o es*aço
</line>
<line>
ur*a*o, s**s des*obramentos e suas dis*uss*es.
</line>
<line>
Há concordâ*c*a en*re os **nsadores (F*IXA, 19**; PAIS, **03; CARRA*O, *00*;
</line>
<line>
S*ECANELA, 2010) de que a*bas as temáticas **n*rais *o a*tig*, qu*is sejam: juv*nt*de* e
</line>
</par><par>
<line>
pert*nci***to/uso do *spaço urba*o,
</line>
<line>
es*ão
</line>
<line>
em voga e carecem de maiores discussões no
</line>
</par><par>
<line>
âm*ito d* pesquisa. Por um lado, o melhor *ntendimento de quem é * jovem contemporâneo,
</line>
<line>
*uais são *eus anseios e expe*ta**vas, o qu* e*peram *a socid*de e como *em *o*t*ibui*do
</line>
</par><par>
<line>
com el*. Agr*g*-se ta*bém, a temática da
</line>
<line>
*idade
</line>
<line>
que, cada *ez ma**, ganh* *d*pto*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
seguid*r*s, cosid*rando que a vida n*s g*and*s e *édia* ár*as urbanas vem se tornando mais
</line>
<line>
d*fíc**, n* que se refere ao* m*is difere**es problemas, com*: mobildiade, *iolência, morad**,
</line>
<line>
lazer, e*tr* o*tros.
</line>
<line>
* princi*al *b*etivo d* estudo que gerou o *resent* *rtigo f** reco*hecer a
</line>
</par><par>
<line>
apr*p*iação do *spaço urba*o pelos jo*en* contempo*âneos
</line>
<line>
de *scol* p*b*ica, a fim *e
</line>
</par><par>
<line>
entender *or qu*is espaços transitam e sua rel*ção com este*, se*am p*bli*os ou priv*dos.
</line>
<line>
Es*e art*go organiza-se em quatro sessões, a s*b*r: Conceitos-C*ave para o estudo,
</line>
<line>
*uadro **todo*ógico da invest*gaç*o, Anál**es dos achados, e Co*sid*rações. ** sessão
</line>
</par><par>
<line>
"conc*itos-chave *ara o
</line>
<line>
estudo"
</line>
<line>
ap*e*entaremos o* doi* p**ncipais *locos de conceito* que
</line>
</par><par>
<line>
embasa*am te*ri*ame*te o estudo em *i: cu**ura* juvenis contem*orânea* e a ap*opria*ã* *o
</line>
</par><par>
<line>
espaço urbano. Já na sessão "quadro metodol*gico da in*estigaç*o" apr*senta-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e*odo*ogia empr*gada no *st*do, qu** sej*: metodologi* de ca*ta*. *a sess*o "*nálises d*s
</line>
</par><par>
<line>
a*hados" são colocados os principais resultado* *e
</line>
<line>
*esquisa d* e*tudo *ealizado e seus
</line>
</par><par>
</page><line>
diá*ogos com os au*ores. *o* fim, * *e*são "consideraç**s" a*resenta a* *r*nc*p*is concl*sõe*
</line>
<line>
q*e fo*am co*struída* a part*r do estudo realizado.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 2, ar*. 6, p. 110-124, mar./*br. 2018 ww*4.fsanet.*om.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culturas Ju*eni* e Pertenci*ento Urbano: Mape*ndo os Fluxo* Juven** na Cidade
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Conceitos-chave **ra o e*tud*
</line>
</par><par>
<line>
Tra*tando-se de um estudo que prev*u por e* diálogo dois pontos fundamentais
</line>
<line>
c*ltu*as *uve*is c*ntempor*neas e apropriaç** do es***o urban*, torna-se impo**an*e ampliar
</line>
<line>
a d*scussão dos *esmos, tranzend* à tona os princi*ais autore* que d*alogam estes t*mas, seja
</line>
<line>
i*div*dualmente o* em conjunt*.
</line>
<line>
2.2 Culturas Juv*nis Cont*mpo*âneas
</line>
<line>
Ao entrar em um* sala de *ul* *u c*uzar co* os *esmos em outr*s es*aços não-
</line>
</par><par>
<line>
escolares, * *mpossível não notar *ua *resença. Estão à
</line>
<line>
nossa fr*nte, fa*am com li*gu*gem
</line>
</par><par>
<line>
própria, ge*ti*ulam, utilizam vestimenta própr*a, escu*am m*s*ca, di**tam no *e*ul*r, reunem-
</line>
<line>
se e* *rupo, expressam delib*ra*amente suas emoções: s*o *s jovens contemporân**s. *s*a
</line>
<line>
temátic* *as cul*uras juvenis é *mp*amente t*abalhada e *pres*ntada por Feixa (1998, p. 32),
</line>
<line>
quando afirma que:
</line>
<line>
En un sentido *mp*io, la* cultu*a* juvenil*s s* refieren a la mane*a en que **s
</line>
<line>
experiencias s*c*ales d* los jóvenes s*n expresad*s cole*tivamen*e mediante la
</line>
<line>
cons*ruc*i*n d* estilos de v*d* distint*vos, localizados fund*mentalmente en el
</line>
<line>
tiemp* li*re, o *n e*pacios int*rsticial*s de l* vida institucional.
</line>
<line>
O*ser*amos, assim, nos estu*os *e Feixa (19*8), q*e as culturas juvenis se fo*mam na
</line>
<line>
*oletividade. É claro que existem mu*tos espaços nã* f*rm*is de aprendizag*m, e *ue os ao
</line>
<line>
me*mo *empo, se encont*am em **i**s outros espaços, geralment* urbanos.
</line>
<line>
Outro i*portante autor, Pais (2003, p. 98) de*en*e que:
</line>
<line>
[...] a ju*entude deve ser olhada "não apena* na sua a*are*te unid**e, ma* também
</line>
</par><par>
<line>
n* s*a diver*id*de", p*is não há um
</line>
<line>
*nico co*c*it* de j*ventude, que poss*
</line>
</par><par>
</page><line>
envolver todos *s campos semânticos que a e*a *stã* associ*dos.
</line>
<line>
*qui c*be desta*ar a noçã* d* que não se pode simplesmente hom*ge*e*zar *s
</line>
<line>
juventudes co*temporâneas *om* u*a c*teg*ria **ic*, formada p*r um* massa de sujeitos-
</line>
<line>
p*drões. Para se entender q**m é o jovem *ontemporâneo * o qu* **nsa, tamb*m é *ecessário
</line>
<line>
entende* as part*cularidad*s de *ada *uj*ito ou d* cada *ub-grupo de que for*a, nas práticas
</line>
<line>
cotid*anas do* mesmo*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 2, art. 6, p. 110-124, mar./abr. 2018 w*w4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. O*iveira, M. P. C. La*erd*
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
*o qu*stionar os **jeitos da pesq*isa sobre os espaços que *ais gostam ** fre*uentar
</line>
<line>
a*ropria-se, e*tã* do conc*ito de "e*paço social pratica*o", já apresentad* por St*c**el*
</line>
<line>
(201*, p.65) q**ndo afirma que
</line>
<line>
[...] os "*spa**s sociais praticados", especialmente *o tempo livre dos jo*ens,
</line>
<line>
contrib*em para a co*stituição de *e*es de soci*bili**de que, *o* sua ve*, ajudam na
</line>
<line>
construção da* m*l****as id*ntidades juvenis, a *artir d* re*ação consigo, com o
</line>
<line>
o*tro, c*m * grupo e com a cidade.
</line>
<line>
Sob es*a ó*ica, ente*de-** que * jovem, em sua constituiç*o ide*t*tária cria as
</line>
<line>
chamada* redes *e soc*abilidade, c*n*tr**ndo e*os e*tre seus pares e as outras pessoas. A
</line>
<line>
aut*ra é e*fática ao afi*mar qu* esta relação t**bé* se dá com a cida*e, ou seja, a
</line>
<line>
aprop*iação do espaço urbano.
</line>
<line>
Há qu* se en**nder, neste contexto, que o uso *o *spa*o urba*o pelo jovem
</line>
</par><par>
<line>
contemporâ*eo pode se *ar tanto no âmbito i**ividual,
</line>
<line>
co*o no âmbito coletivo. O fato
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
que, indiv*dualmente ou coletivamen*e, o jovem transita pela c*dade para cumprir suas *ais
</line>
<line>
va*iadas funçõe*: e*t***, tra*alh*, lazer... O t*nsionamento que surge a partir deste
</line>
</par><par>
<line>
entendimen*o é: *erá que o jovem olha par*
</line>
<line>
su* cidade ou apenas a vê como esp**o de
</line>
</par><par>
<line>
trâ****o? *uais s*o, *fet*vamente, as re**ções do jo*em com s*a cidad*?
</line>
<line>
2.3 *propriação do *spaço Urbano
</line>
<line>
Para que po*samos *on*truir o conceito *e apropr*a*ão do e*paço urbano, de m*neira a
</line>
</par><par>
<line>
dar sentido de como a pesquisa * ente*de e o *tiliz*u, fa*-se necessár*a a const*tu*ção
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
entendimento *e
</line>
<line>
quatro conceitos impor*ant** que, ao brico*are*-se, co*põ* o *o*aic*-
</line>
</par><par>
<line>
e*tendimento d* "apropriação ** espaç* urb**o. São eles: es*aço geogr*fico, espaço urb*no,
</line>
<line>
terr*tório * lugar.
</line>
<line>
2.3.1 Conceito de Espaç* G**gráfico
</line>
<line>
E*paço G*ográfic* é o ob*e*o de estudo da Geografia, defi*in**-*e, assim, como o
</line>
<line>
concei*o máximo da ciência. N* e*paço Geo*ráfico *stão c*n**mp*adas as r*lações
</line>
</par><par>
<line>
*ntrínsecas e*tre n***reza e a *ociedade e suas con*equente* modificações a* longo *
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
*empo. O coneito de *spaço *e*gráfico é defin*do por S*ntos (1997), *uando afirma ser: "u*
</line>
<line>
conjunto indissociável, so*idário e também contraditó*io, de sistemas d* objeto* e siste*as d*
</line>
<line>
ações, não cons*dera*o* isolada*ente, mas como o quadro *n*o no qua* a his*ór*a se dá". (p.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 2, art. 6, p. 1*0-124, m*r./abr. 201* ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ulturas *uven*s * Pertenc*mento *rba*o: Mapeando os Fluxos Ju*e*is *a Cidade
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
51). D*ssa fo*ma, para poder entender co* me*hor proprie*a*e o es*aço urb*no, *az-s*
</line>
<line>
necessário o enten*imento do que é o es*aço geográfic*, categoria mais a*rangente da
</line>
<line>
Ge*g*afia, a qual incl*i, então, os pr*pri*s espaços u*bano*.
</line>
<line>
*.3.2 Conceito de Espaço Urb*no
</line>
<line>
A Geogra*ia Urb**a é a á*ea da Geografi* que se dedica a *studar os fenômenos socio-
</line>
</par><par>
<line>
físico-*spaciais das ár*as urbanas e suas relações com mundo em consta**e co**trução, o
</line>
<line>
reconstrução * de**onst*ução. Neste sentido, o espaço urbano é definido como "uma unidade
</line>
</par><par>
<line>
de aná*is* c*nsi*tindo em um con*u*to de edif*cio*, atividades e
</line>
<line>
população conjunta*ente
</line>
</par><par>
<line>
reunidos no espaço" (CLARK, *991, p. 3*). F*c* clara a exp*es*ão do autor quando a*resenta
</line>
</par><par>
<line>
uma **dade com* u* sistema de *bjet** - edifícios mas també* -
</line>
<line>
c*mo um sistema de
</line>
</par><par>
<line>
ações/mov*men*os - atividades e população; *ssim *endo, po*emos en*ender o espaço urbano
</line>
<line>
pela lógica do próprio espaço geográfico.
</line>
<line>
2.3.3 Co*ceito de Territóri*
</line>
</par><par>
<line>
Para a G*og*afia, a *o**o d* ent*ndimento do conceito de territór*o der*va
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
enten*ime*to *e *ma regra
</line>
<line>
básica: território é * exp*e*sã* de qu**qu*r tipo de pode* sobr*
</line>
</par><par>
<line>
*ualque* tipo
</line>
<line>
de e*pa*o. Pode*os entender o territór*o **mo uma categoria *e an*lise
</line>
</par><par>
<line>
geopo*ítica,
</line>
<line>
por exemplo, ou simp*es*en*e como um conceito estr*turante d* geografia *as
</line>
</par><par>
<line>
escolas. Haesbaert (2011), já no* apon*a para *uit*s
</line>
<line>
visões de in**rpretar *
</line>
<line>
cat*goria
</line>
</par><par>
<line>
"territó*io". Seriam elas: m*terialista,
</line>
<line>
n*turali*ta, econô**ca, jurídi*o-política,
</line>
<line>
idealist*,
</line>
</par><par>
<line>
inte*ra*o*a. O fa*o é *ue, em todas elas, a i*eia de p**er/ap*opiraç** sobre o
</line>
<line>
espaço s* fa*
</line>
</par><par>
<line>
pre*en*e, sen*ido *ste *deal para * con*trução concei*ual * que se propuse*a o *resente estudo,
</line>
<line>
*a medida e* que tratamos *a *propriação do* espaços urbanos po* joven* contemporâneo*.
</line>
<line>
2.3.4 Conceito de Luga*
</line>
<line>
* Lugar, n* Geog**fia, é uma ma*eira *ue s* tem de *nterpreta* o es*aço *eográfico -
</line>
</par><par>
<line>
conceito *a*or e
</line>
<line>
*bje** de es*ud* a pa*tir das rel*çõe* -
</line>
<line>
de ide**idade * pertencime*to
</line>
</par><par>
<line>
est*bele*i**s com o próprio es***o. Nes*e sentido, ** que se pond*rar, para o estudo, qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
iden*if*c*ção com *e**rminados *spaços ur*anos diz mu*to sobre os pertencimentos d*s
</line>
<line>
jove*s à e na cid**e. É imp*rt*nte aclarar que o es*aço q*e é lu*ar para deter*in*do sujeito,
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 15, n. 2, a**. 6, p. 110-124, mar./abr. 20*8 www4.fs*net.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, M. P. *. Lacerda
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
pod*
</line>
<line>
*ão ser para out*o, abr*n**-nos * d*s**ssã* dos ***aços topofílico* (lugares, de
</line>
</par><par>
<line>
pertencimen**s) e os espaços to*ofóbicos (de e*tranhame*to). Nest* amplidão de *onceitos, o
</line>
<line>
lugar compõe-s*, assim, da form* *ais próxima que o espaç* geográfico pode ser perc*bid*
</line>
<line>
*elos su*eitos.
</line>
<line>
2.4 Amarrando o* conceitos
</line>
<line>
Neste sentid*, ao apresentarm*s os *ois eix*s conceituais b*s**os da pesqui*a, culturas
</line>
</par><par>
<line>
juvenis co*temporâneas e apropriação do espaço urbano, pode-*e
</line>
<line>
*ompreender o qu*o
</line>
</par><par>
<line>
interligad** e*tã* tais **nceitos, uma vez que o e*te*dimento dos usos-trânsito* juve*is no
</line>
<line>
espaço *rbano p*s*a por uma filiação de identida*e (c*nceito de lug*r) e *o* sentimen*os de
</line>
<line>
posse (co**eito d* *e*ritório).
</line>
<line>
A com*reensão da ideia de Espaç* G*ogr*fico e **e este inclui por natureza o esp*ço
</line>
</par><par>
<line>
u*bano, b*m com* que po**m*s
</line>
<line>
identificar diferentes território*
</line>
<line>
q*e se forma* e se
</line>
</par><par>
<line>
de*f*rmam no a *u*lquer mom*nto, nos colo*a frente a* quão inqu*etante são estes estu*os.
</line>
</par><par>
<line>
D* ***ma forma * compreensão *o co*ce*to de lugar e as difere*tes lu**rizações que
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
</page><line>
estabelecem *o espaço urbano pelos jov**s conte*porâne**, n* m*dida em que ci*aram, ao
</line>
<line>
l*ngo da *e*qu*s*, espaços ** identificação.
</line>
<line>
* ME*ODOLOGI*
</line>
<line>
A pesquisa que resultou no pr*sen*e arti*o *ra*ou-se de um estudo *u*litativo q*e, para
</line>
<line>
atingi* *s objet*vos prop***os, fez uso da m*t**olo**a de *artas. As cartas, n* hi*tória da
</line>
<line>
hum*nidade, vêm cum*rindo papel de extrema imp**tância, *e*de a *es*oberta da linguagem
</line>
<line>
até os te*pos contemporâneos, no mundo dig*t*l. Na reali*ade brasil*ira, conforme G*mes
</line>
<line>
(2004, p.8):
</line>
<line>
c**tas, diários ínt*mos e memórias, en*re *utro*, sempre tiveram autores e leit*r*s,
</line>
<line>
mas na última década, no Brasil e no mun*o, ganh*ram um reconhe*i**nto e uma
</line>
<line>
visib*ld*ade be* *a*or, tanto n* mercado *ditorial q*anto na **ade*i*. A despeito
</line>
<line>
di*so, n*o s*o ainda muito numer**os os estudos que s* dedicam a uma ref*exão
</line>
<line>
sistemá*ica sob*e e*te tipo de es*rito* [...]
</line>
<line>
O estudo foi dese*vo*vido junto a trinta jovens en*re 15 e 2* anos que frequentam uma
</line>
<line>
escola pública de um g*an*e c*dade brasileira: Porto Alegre, capital do es*ado do Rio G*ande
</line>
<line>
do **l. Os sujeitos da pesquisa r*ce*eram a instruç*o *e que *co*heriam um *urista *indo do
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina, v. 1*, *. 2, art. *, p. 110-124, ma*./abr. 2018 ww*4.*sanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cultura* Juvenis e P*rtenciment* Urb*no: Mapeando os Fluxos Juvenis na Cidade
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
ex*erior, e teriam que apresentar sua cidade par* este extr*n*eiro por *m *eríodo d* vinte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quatr* horas. Um pa**l de cart* f*i ent*egue aos suje*tos, o qual con*inha a se*uinte inscrição:
</line>
<line>
"Prezado tu*ista, me chamo (fula*o) e t*re*os 24h juntos em minh* cidade, *or*an*o...". A
</line>
<line>
*artir deste ponto, os sujeito* d*ve*iam escr*ver sobre seus trajeto* urb*nos.
</line>
<line>
*i*ura 1 - Modelo d* pa*el de car*a entre**e aos suj*i*os da pesqui*a
</line>
</par><par>
<line>
Solicitou-se, portan**, para os suje*tos da pesquis*, a conf*cçã*
</line>
<line>
de uma carta que
</line>
</par><par>
<line>
abordasse - *i*etame*te - u* dia de trânsit* urb*no em Porto Al*gre, ou **ja, a*u* ** colo*a-
</line>
<line>
se * p*rspe*tiva da vida socia* na cid*de, já que os sujeitos levariam o turista hipo*étic* pa*a
</line>
<line>
conhecer os po*tos tur*sticos */ou d* al*mentação da cidade. N*ste se*tido, Carrano (2003, p.
</line>
<line>
120) afirma que "a vida *ocial nas cidades indica para o* suje**os a experimentação de
</line>
</par><par>
<line>
identid*des que colocam em jogo as múltiplas personalidade* requeridas
</line>
<line>
pe*as rel*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
soci**s."
</line>
</par><par>
<line>
P*ra a **álise do* dados, foi *tilizada análise de questões discursivas, aplicada a est*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa na
</line>
<line>
a**lise *as cartas escr*tas pelos sujeitos. O que foi escri*o, em su**, disse
</line>
</par><par>
<line>
resp*ito a* panor**a da "e*crita de si", uma vez q*e os sujeitos *screveram sobre os seus
</line>
</par><par>
<line>
espaç** *e identidad* * pertencimento. Para tanto,
</line>
<line>
*s*á-se de *cordo co* Go*es (2004, p.
</line>
</par><par>
<line>
14), quando afirm*
</line>
<line>
que: a escrita de si assume a subjet*vidade de *eu
</line>
<line>
au**r como dimensão
</line>
</par><par>
<line>
*ntegrante de sua linguagem, cons*ruindo sob*e ela a "sua" verdade. U*a vez que os jove*s-
</line>
<line>
s**eitos da pesqu*sa afirmam a intencio*alida*e de l*var o h*potético turista para o* l*gares
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 15, n. 2, art. 6, p. 110-124, mar./abr. 2*18
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, M. P. C. *ac**da
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
que *it*riam em sua* carta*, os mesmos criam seus espaç*s *e v*rdade, *ot*lizando dif*rentes
</line>
<line>
trajetóri**.
</line>
<line>
Cab* r*ssaltar, po* fim, *ue a pesquis* previu a livre aceita*ão d*s sujeitos na
</line>
<line>
*artic*p*ção e a possibilidade *e qu* os mesmos saissem da pesquisa * qual*ue* momento *e
</line>
</par><par>
<line>
sua constr*ção. Os sujeito* ma*ore* de 18 anos a*si*a*am o t*rmo de
</line>
<line>
consentimento livre
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*sc*are*ido e *s *ujeito* entre
</line>
<line>
15 e 18, *nos além d* assenti*e* à particip**ão na pesquisa,
</line>
</par><par>
<line>
*eceberam autoriza*ão dos resp*nsá**is através da assinatura *o termo d* *onsentim*n*o l*vre
</line>
<line>
e es*l*rec*do. Formando par*e integral do processo de consentimen*o li*re e esclarecido,
</line>
<line>
houve * **uên*ia da *ireção da escol* n* qu*l se realizou a pesquisa, através da assinatur* d*
</line>
</par><par>
<line>
termo de realização de pesq*isa
</line>
<line>
acadêmi*a em a*bie*te escolar. Todos os refer*dos
</line>
</par><par>
<line>
do*umen*os encon*ram-se *m posse dos *uto**s.
</line>
<line>
4 RE*ULTADO* E *IS*U*SÕES
</line>
<line>
4.* Anál*se do* achados de pesquisa
</line>
<line>
Os **hados *o *studo aponta*am na dir*ção de difer*ntes forma* de apropriação do
</line>
<line>
espaço u*bano co* rec*rrência* signi*ic*tivas, com* por exemplo, que *s três lugares mais
</line>
<line>
ci*ados *a cidad* de investigaçã* foram locais públicos, co* 53% de ci**ções *est*s espaços,
</line>
<line>
sendo c**hecidos parques/áreas de lazer * ócio, u*a *ez que os jovens inferem **stes espaços
</line>
<line>
* serem apresentados a um turísta que por sua *idade tran**te. Desta class*fi**ção,
</line>
<line>
destacaram-s* duas principa*s *at*go**as: *ma pa*a os *spa*os públ*cos (o* *arques e a*
</line>
</par><par>
<line>
p*aç*s, com 33% de cita*õe*) e ou*ra para os esp*ços
</line>
<line>
privados (os shopping*, com 20% de
</line>
</par><par>
<line>
cit*ções).
</line>
</par><par>
<line>
F*guras 2 e 3 - Gr*f*cos dos *ipos de espaços ci*a*os e das classificaç*e* mais ci*adas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 15, n. *, *rt. 6, *. 11*-124, *a*./*br. 2018
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cul*uras Juvenis * Perten*imento Urb**o: Mapeando os Fluxos Juven*s na C*dade
</line>
<line>
*19
</line>
</par><par>
<line>
O pr*ncip*l espaço vivenciad* p*los sujeitos-**vens da pes*ui*a, no que se ref*re à*
</line>
<line>
á*eas **rdes, a* quais levariam um hipotético tu*ista é o Parqu* Farro*p*l*a (Redenção).
</line>
<line>
Figu*a 4 - G**fi*o das áreas verdes citadas
</line>
</par><par>
<line>
Espaç* da antiga Vila de *orto Alegre, o Pa**ue Far*oupilha já f*i á*ea de Várzea, qu*
</line>
<line>
fica*a fora d*s muros e dos port*es *a cidade. Espaç* de cr**ção *e gado, de *mbates da
</line>
<line>
*evol**ão F*rroupilha, de co*emorações - pre**ces - da abol*ção da escravatura, apenas em
</line>
<line>
1*27 foi *ec*arad* parque e, mu*to d*pois, em 1997, *ombado pelo *unicípio de Porto *legre
</line>
<line>
co*o patr*mô**o histórico-cult*ra* *a cid*de.
</line>
<line>
Figura 5 - Par**e Farroupilh* (Parque da Redenção)
</line>
</par><par>
<line>
O P*rque F*rroupil*a é um espaço *e convivê*cia e mani*estações da* cult*ra*
</line>
</par><par>
<line>
juve*is pres*nte* *m Po*t* Al*gre. Não no* sur*reendeu essa *esposta no questionário
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa,
</line>
<line>
qua*do
</line>
<line>
pe*guntamos
</line>
<line>
sobre
</line>
<line>
os
</line>
<line>
espaços
</line>
<line>
da
</line>
<line>
c*dad*
</line>
<line>
**e
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
utiliza*os/ocupados/vividos pelos jovens urbanos contemporâneos.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a PI, v. *5, n. 2, a*t. *, p. 1*0-124, mar./abr. 20*8
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Ol*veir*, M. P. C. Lacerda
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
Pereira (20*1) já n*s aclara** da importância do
</line>
<line>
est*do da* vivências *o j*vem
</line>
</par><par>
<line>
urbano, justament* no Parque Far*oup*lha, e*paço de pesquisa d* T*se intitulada "Doming*
</line>
<line>
no Pa*que: notas so*re a experiên**a do ser jovem na contempor**eid*de". A autora *est*ca
</line>
<line>
de man*ira clara a* vivências des*e* jovens * da* formas com o qu* ocu*am * P*rq*e
</line>
<line>
Farroupi*ha nos mai* va*iad*s mold*s, p*r *xemplo: vivências semanais de grupos (*ri**s); a
</line>
</par><par>
<line>
e*i*ição dos corpos o* expectad*res que *s estão assistindo; diversidade sexual e
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"*egação" no parque; di*ersidade musical * o encontro *o* jov*n*; os jovens que a
</line>
<line>
s*
</line>
</par><par>
<line>
*mbr*ag*m co* vinho; a perfo*man*e de gru**s homos**x*ais; a performance
</line>
<line>
de
</line>
<line>
várias
</line>
</par><par>
<line>
tribos; os eventos que ali **ontecem, co*o a pa*ada gay.
</line>
</par><par>
<line>
*s shoppings ce*teres apa*ec*ram **m signif*cativa r**evância nos dados de pesquis*:
</line>
</par><par>
<line>
dos lugares citad*s, sete foram shoppin*s, o q*e *os leva à *eflexão sobre
</line>
<line>
os espaços e os
</line>
</par><par>
<line>
m **o*
</line>
<line>
de con*umo d* *uventude *onte*porânea. Com bas* **s d*dos col*ta*os, faz-*e
</line>
</par><par>
<line>
necessária a *iscu**ão do qua*to as multinac*ona** imp*e*nam *ste desejo de consumo dos
</line>
<line>
jovens, u*a ve* qu*, po* exempl*, *a** a *limentação, os lu*ares mais citado* f***m *r*ndes
</line>
<line>
re*es de fa*t food, ou alimentaç*o rápida, a gra*de *aioria dentro dos shoppings cen*eres ou
</line>
<line>
com lojas de r*a. Dos shoppings *a*s c*tados nas esc*itas, destacaram-s* os abaixo
</line>
<line>
ex*licit*dos no grá**co.
</line>
<line>
Figura 6 - Grá*i*o dos *hop*ings citad**
</line>
</par><par>
<line>
F*lar em shopp*ng é, em um pr*mei*o *om*nto, marca* * necess*dade de u* si*tema
</line>
</par><par>
<line>
capital*sta
</line>
<line>
de pe*sar,
</line>
<line>
*rqu*tetar, co*struir e manter "templos d* compras". Nã* se quer
</line>
<line>
aqui
</line>
</par><par>
<line>
f*ca* critic*ndo o sistema, a*é porq*e vivo *el*, fr*quent* shoppin** e, superf*cialmente, n*o
</line>
</par><par>
<line>
enxergo tantos proble*as *ue mereç*m dest*que
</line>
<line>
ne*te t*po de trab*lho. * fato é que o
</line>
</par><par>
</page><line>
*hop*ing s* t*rno* u* *sp*ço de *i**nci* não só juv**il, *as também destes que *ã* os mais
</line>
<line>
a**íduos *reque**adores destes espaç*s.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. *, art. 6, p. 110-124, ma*./abr. **18 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cultur*s J**enis e Pertenci*ento U*bano: Map*ando os Flux*s Juvenis na Cidade
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
Em **r*o Alegre, o *hopping Prai* de Belas é o mai* frequ*ntado pelos sujeito* da
</line>
<line>
pesq*i*a, co* 47% dos jovens consultad*s, af*rman*o levar u* turi*ta n*ste e*paço. Nossa
</line>
<line>
princ*pal hipóstese *ara q*e tenha sido a*o*tad* este shoppin* é j*stamente pelo f*to de s**
</line>
<line>
u* *ntre-caminho no tra*eto entre suas cas*s, a es*ola e *eus locais de trabalho (*stág*o).
</line>
<line>
Figura 7 - Praia de Bela* Shopping
</line>
</par><par>
<line>
Criado *m *992, o Praia *e Be*as foi *m do* primeir*s shoppin*s da capital gaúch*,
</line>
</par><par>
<line>
juntamente com o Iguate*i, o qu*l atualmente é
</line>
<line>
o a*ministrador deste s*opping.
</line>
</par><par>
<line>
Rece*t*mente p*ssou *or obras *e ampl*ação, formata*do o esp*ço em trê* andares de lojas e
</line>
<line>
*om a c*nstru*ão de um prédio ex*erno de estaci**amento, e de uma tor*e comercial ligada ao
</line>
<line>
p*édio *rin*ipal do shopping.
</line>
<line>
O shopping, nesse sentido, torna-se espaço de socia*ilizaç*o desses *o*ens, na medida
</line>
<line>
em que o fre*ue*tam e qu* nele re*lizam *e*forman**s sociais, com* a do ultim*m*nte
</line>
<line>
conh*cido "rolezinh*". Esse é o termo designad* *ar* a j*nção de jovens ** um shopping,
</line>
</par><par>
<line>
qu*
</line>
<line>
muitas *eze* é agend*da via online (Facebook, po* exe*plo). A *e*uir, p*d*mo*
</line>
</par><par>
<line>
observar uma im*gem de um "rolezinho", que no* *sc*arece nos*a visã* sob*e a proposta.
</line>
<line>
Fi*ura 8 - I*ustraç*o do *ovim*nto juvenil "*ol*zinho"
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina *I, v. 15, n. 2, a*t. 6, p. 11*-124, *ar./abr. 2018
</line>
<line>
w*w4.f*anet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, M. P. C. Lac*rda
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
Cabe ressalta* que, *esta performa*ce social do "rolezinho", o jo*em *erritorializa o
</line>
<line>
espa*o do shopping, muita* vezes causando in*i*posições com * se*urança e os lo*is*as. Há o
</line>
<line>
recent* c*so *e ou*r* *ho*ping, em *orto *legre que, nos finais de semana, *ar*ou a entra*a
</line>
<line>
d* menores de 16 anos, s* **o **tive*s*m acomp*nh*dos do* pais *u responsáve**. So*re *
</line>
<line>
*to *e o jovem terr*tori*li*ar o es*aço do shopping, faz-s* mais do qu* necessário re*omar o
</line>
<line>
conceito de *erritór*o pr*pos*o por Haesbaert (2004, p. 1), quando afirma q*e:
</line>
<line>
[...] território, assim, em qualquer a*epçã*, t*m a ver com po*er, mas n*o apen*s ao
</line>
<line>
t*adicional "**der político". Ele diz r*speito tanto a* poder no *entido mais
</line>
<line>
concre*o, de dominação, quanto ao pode* no senti*o *a*s simbólic*, de a*ropr*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Observ*ram-se, ain*a, *uestões
</line>
<line>
de descon*ecimento de q*anto t*mpo se levaria d* um
</line>
</par><par>
<line>
pon*o a *u*ro *a ci**d*, *omo questões de *esconheciment* do func*onament* d** espaços
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<line>
relatados, o que l*vou-nos a acreditar que a*guns j*ve*s apenas ouviram falar nos pontos
</line>
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<line>
turísticos citados, sem *u*ca haver e*tad*
</line>
<line>
nos *esmos, *a*a a *ua
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<line>
situ*ção de origem
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<line>
socioecon*mic* que, p** sinal, nos p*rece *er m*ito *aixa.
</line>
<line>
Os dados a*ontados nesta sess*o, *specialmente no que se refe*e ao pertenc*mento e à*
</line>
<line>
v**ência* dos j*vens contemporâne*s em á**as verde* (**rque Farrou*ilh*, em especial) * em
</line>
</par><par>
<line>
áreas privadas - s*oppings (Praia de Belas Sh*pping, em
</line>
<line>
especial), c*r*oboram
</line>
</par><par>
<line>
significativame*te com os achado* de pe*qui*a de Oli*eira (2015), em tra*alho intitulado:
</line>
<line>
"Somos Jov**s: * e*s*no de Geogra*ia e a ***uta d*s Juvent*des", qua*do jus*amen*e afi*m*
</line>
</par><par>
<line>
sob*e es*es espaços de territorialidade, pe**encimento e identidade d** sujeitos em relação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
cidade.
</line>
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<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
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<line>
Desta *o*ma, p*de-se afirmar que os jovens con*emporâneos *e esc*la púb*ic*
</line>
<line>
*ossuem *ignific*tiv*s vi*ências urb*na*; entretanto, fa**a-lhes uma maior *propriação deste
</line>
<line>
espaço, com o in*uito de me*hor conhecê-lo, seus pon*os pr*n***ais e suas questões *e ordem
</line>
<line>
p*blica e s*cial. Cabe, * gu*sa da con*lusã*, recordar as imp*rtantes palavras de Car*ano,
</line>
<line>
qu*ndo afi*ma *ue:
</line>
<line>
*s cida*es se *prese*tam como territó*ios privil*g*ados da ação social ** juventude.
</line>
<line>
Os jovens fazem a cada dia u** nov* cidade que, *m g**nde medida, é t*rra
</line>
<line>
est**ngeira para aqueles que nã* c**partilha* dos mesmo* referenci*i* de
</line>
</par><par>
<line>
identidade e se tornam impotentes p*ra reconhecer a multipli*idad* de sinai*
</line>
<line>
**e
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</par><par>
<line>
ema*am de suas múltiplas prática*. (2003, p. *09).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, art. 6, p. 110-1*4, mar./abr. 2018 www4.fsa*et.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culturas Juve*is e Perten*im*nto Urbano: Mapeando os Fluxos Juvenis *a **dade
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
*ssim se*d*, *nte*de-se que, ef*tiva*ente, os jovens constroem a ca*a dia uma *ov*
</line>
<line>
*id*de. Com *s amostras da pesquisa, sendo *onstruído **a c*rtograf*a dos jovens na *idade,
</line>
<line>
*u s*ja, os trân*i*os dos mes*o* - p*ra além de s*as rotinas diárias - ao l**ar u* turísta para
</line>
<line>
conhecer s*a c*dade os cri**d*, ass**, v*ncul*s de *denti*a*e e pertencimento aos d*ferentes
</line>
<line>
e*paç*s. *s resulta*os de *ossos estud*s corrobo*am igualmen*e c*m as ideias do autor,
</line>
</par><par>
<line>
quando a*onta que ** jovens que com*a*tilham os mesmos refer*nciais d* *dentidade
</line>
<line>
(em
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<line>
no*so caso, escola pública, baixo nível *ocioecon*mico, m**adores d* regiõe* peri*e**féricas)
</line>
</par><par>
<line>
tornam-s* impo*ten*es p*ra
</line>
<line>
reconhec*r * m*ltiplicidade de si*ais qu*
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<line>
*m*nam de suas
</line>
</par><par>
<line>
múltiplas
</line>
<line>
práticas (ao não reconhecerem *odo o espaç* urb*no citado ou cit*r *spa**s
</line>
<line>
q* e
</line>
</par><par>
<line>
*unca f*equentaram, hipoteticame*te).
</line>
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<line>
Ao citar o parque e o
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<line>
shopping *omo gr*nde maior*a, **m* es*a*o*
</line>
<line>
para levar um
</line>
</par><par>
<line>
hipotétic* *uri*ta, o jo*em reafi*ma suas viv*ncias e* cotid*ano, ou seja, só p*demos falar na
</line>
</par><par>
<line>
categoria
</line>
<line>
*e cultur*s
</line>
<line>
juve*is, como categoria *onceitual, na *edida *m *ue est*s jo***s
</line>
</par><par>
</par>
<par>
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FEI*A, C. La c*udad *nvisible: t**ritór*os de las cu*turas
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ju*en**es. In: MA*GULIS, M.;
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V. H. *. Oliveira, *. P. *. Lacer*a
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124
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*EREIRA, A. S. Domi**o no Parqu*: notas sobr* a experiên*ia de ser jove* na
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cont*mporaneidade. (*es* de D*utorado). Universidade *ederal do Ri* *rande do Sul.
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Fa***dade de Educação. Pr*grama de *ós-Graduação e* *ducação, P*r*o *l*gre, 201*.
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Ca**as do Sul: Ediu*s, 2010.
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Com* Ref*rencia* este Artigo, c*nfo*me AB**:
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O*IVEIRA, V. *. N; LA*ERDA, *. P. C. Culturas Ju*enis e Pertencimento Urbano: *ape*ndo o*
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Fluxos *uvenis na Cidad*. Rev. FSA, Te*esina, *. 15, n. 2, art. 6, p. *10-124, mar./a**. 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
*ontr*buição do* A*tor*s
</line>
<line>
V. H. N. *liveira
</line>
<line>
*. P. *. Lacer*a
</line>
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<line>
1) c*ncepção e planejament*.
</line>
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X
</line>
<line>
X
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</par><par>
<line>
2) anál*se e interpretação *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do ras**nho *u na *evisão crí*ica *o cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção na aprovação da versão fina* do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, art. 6, p. 110-124, mar./abr. 2018
</line>
<line>
www*.fsan*t.com.br/*evista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)