<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 10, p. 192-209, *u*./ag*. 2018 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.10 </line>
</par>
<par>
<line> Aplicação de Métodos Ergonôm*c*s para Pro*os*ção de **lhorias ao Tra**lho </line>
<line> Applica*ion of Ergon*mic M*t*ods to Pro*ose Improvem**ts to *ork </line>
</par>
<par>
<line> Sérgi* Lui* Ribas *e*sa </line>
<line> Dout*r em Engenharia de pr*du*ão pela Univers***de Federa* do Rio Grande do *ul </line>
<line> Profes*or da Univer*idade Tecnológi*a F*deral do Paraná </line>
<line> *mail: slpe*sa@*tfpr.edu.** </line>
<line> Kezia S*yo*o Matsui Per*i** </line>
<line> Mestrad* em Engenharia de *r*dução e Si*temas pela U*iversidade Tecno*ógi*a Federal do P*ran* </line>
<line> Gr*duad* em Engenh*ri* d* Produção *ela *niversidade F*deral da Grande Dourados </line>
<line> Email: *eziasmp@gmail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> *n*e*eç*: Sérg*o Lu** Ribas Pessa </line>
<line> Edit*r-*hefe: *r. Tonny Ker*ey de Ale**a* </line>
</par>
<par>
<line> Via do Conhecimento km0* - Engen*a*ia Mecâni** </line>
<line> R*dri*ues </line>
</par>
<par>
<line> Frar*n 85503390 - **to Branc*, PR - Bras*l. </line>
<line> Artigo r*cebi*o em 23/03/2*18. Últim* </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: **zia Sayok* Matsui Pereir* </line>
<line> rec*b*da em 11/04/2018. Aprov*d* em 12/04/*018. </line>
</par>
<par>
<line> Via ** Conhe*imento, km01. PPGEPS </line>
</par>
<par>
<line> Fr*ron 85**3390. Pato Branco, Paraná - B*asil. </line>
<line> Ava*iado pelo sistema Triple *eview: *e*k Review a) </line>
<line> *elo Edito*-Che*e; * b) Do*ble Blind Rev*ew </line>
<line> (avaliação cega por *ois avali*dor*s *a área). </line>
<line> *evisão: Gramatical, N*rmativa e d* Fo**atação </line>
</par>
<par>
<line> *gênci*s de fo*e*to: CA*ES (Coordenação de *per*eiçoamento de P*ssoal de Nível Su*e**or). </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *plicação *e Métodos Er*onô*icos para Pr*posição de *elhorias ao Trabalho </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> pr*sente artigo teve </line>
<line> por finali*ade ut*liz*r metodologias ergonômic*s para </line>
<line> anal*sar *s </line>
</par>
<par>
<line> tarefas * </line>
<line> condições de trabalho em uma e*presa log**tica. Utilizou-se o método de An*l**e </line>
</par>
<par>
<line> E*gonômic* *o Tr*ba*h* (*ET) para a i*entif*cação da* tarefas e at*v*dades; e * ferramenta </line>
<line> System Analy*i* T*ol (SAT) para a *dentificação d*s **o*l**as e possívei* causas. Nos </line>
</par>
<par>
<line> result*do* do es*udo pode-*e identif*car que *sforço físico se apresentou nas taref** o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> manutenção *o estoque; </line>
<line> nas atividades *e *uidados *om planta* e *a*useio manual de </line>
</par>
<par>
<line> produtos; bem c*mo nas at*v*dades de carga e desc*rga. Já e* t*rmos de demandas mentais </line>
</par>
<par>
<line> *ora* presentes *o l*dar com a tr*ca de infor*ações e*t*e o* *eto*e* e * </line>
<line> *so do si*tem* d* </line>
</par>
<par>
<line> *rog*ama*ã*; como </line>
<line> *ambé*, as ativida*e* *e atend*mento *o clien**. D*ntre as mel*orias </line>
</par>
<par>
<line> ergonômicas, propô*-se disponibilizar suportes e ferr*mentas, utilizar procedime*tos padrão, </line>
</par>
<par>
<line> adequar à </line>
<line> norma regula*entad*ra NR 17 e capacitar os *uncionár*os. E* meio d*s *s </line>
</par>
<par>
<line> con*iderações finais pode*-*e id*ntificar q*e os métodos a*licados se mostram relevantes em </line>
<line> term** de levantamento d* problemas ergonômi*os em n*vel de posto de tra*alho (micro) e da </line>
</par>
<par>
<line> sistemática ge*al de tr*bal*o (macro), levando a melho*es alte*nativas pa*a a prevenç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*scos *cupac*onais. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras - chave: S*tor de plantas e flo*es. *istribuidor*s. Ergonomia. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> The purpose *f this article *as to use ergon*mic methodologies ** analyze task* and working </line>
<line> c*nditions in a logisti*s *ompan*. T*e Ergonomic Work Anal*sis (AET) me*hod was used to </line>
<line> ide*tif* t**ks and activiti*s; and t*e System A*alysis *ool (SAT) to identify pro*le*s *nd </line>
<line> p*ssible ca*ses. In the result* of *he st*dy it can be i*en*ifie* that the *hy*ical effort was </line>
</par>
<par>
<line> **esent in **e maintenance *a*ks </line>
<line> of the st*ck; w*th **ant care activit*e* and manual product </line>
</par>
<par>
<line> handl*ng; as well as *n loading and *nloadin* activitie*. Al*ead* in ter*s of mental de*ands </line>
<line> w*re present in deali*g wit* th* exc*ange of info*mation *etwe*n *ectors and t*e *se *f *he </line>
<line> pr*gramming *ystem; as w*ll as, cu*tomer ser*ice activities. Among t*e ergonomi* </line>
<line> improve*ents it was proposed to **ovide suppo*ts and to*ls, to use standard procedures, to </line>
<line> com*ly with the *egula**ry *orm NR 17 and to *ualify *** emplo*ees. Amon* the final </line>
<line> conside*atio*s, *ne can i*e*ti*y th*t the *p*lied methods are relevant in ter*s of ergonomic </line>
</par>
<par>
<line> **oblems at work (mi*ro) and gener*l wo*k </line>
<line> (macr*) *e*el, leading *o better </line>
<line> a*ternatives for </line>
</par>
<par>
<line> *re*ention occupational risk*. </line>
</par>
<par>
<line> Key*ords: Pl*nt and Flowe* sector. Log**tics. Er*onomics. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina PI, v. 15, n. 4, art. 10, p. 192-209, *ul./ago. **18 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/r***s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. R. Pe*s*, K. S. M. Pe*eira </line>
<line> 194 </line>
</par>
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<line> 1 IN*ROD*ÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> * mercado de *lores e plantas ornamentais te* co*tr*buído para o fortalecimento *a </line>
<line> economia d* país. Entre o período d* 2*08 * 201*, houve uma m*di* de c*e**imento de 10% </line>
<line> da* q*antidades ofertada* de produtos e 15% ao an* em *e*das; sen*o qu* esse ramo **ro* </line>
</par>
<par>
<line> u* montante d* R$ *,22 </line>
<line> bilhões no ano d* 201*, ****o uma ta*a de crescimento de 8,3% </line>
</par>
<par>
<line> c*mparado ao ano anterior (SEBRAE, 2015a). </line>
<line> E**a pesquisa **s*acou qu*, no ano de *01*, o mo*t**do de g*r* de capi**l nesse ram* </line>
</par>
<par>
<line> compreendeu maior </line>
<line> po*centagem </line>
<line> n** se*m*nto* associados a </line>
<line> pais*gismo </line>
<line> e ja*dina*em </line>
</par>
<par>
<line> (41,55%), </line>
<line> de </line>
<line> fl**es </line>
<line> 34,33% e fol*agens de cor*e e plantas *nva*ad*s (*4,1*%), sendo </line>
</par>
<par>
<line> destaque ** m*rcado as regiõ*s **deste e *ul do *aís. </line>
<line> *esses m*rcad**, o* atacados, v**ejos, </line>
</par>
<par>
<line> l**as, centros de jardin*gem e pa*sa*ismo têm a*resentado novo* padrões </line>
<line> de </line>
<line> *omércio, </line>
</par>
<par>
<line> bus*a*do *nst*lações f*sica* e sistemas de **a**lho que *stejam alinhados </line>
<line> *om as </line>
</par>
<par>
<line> n*ces*idades de m*rcado (*E*RA*, *015b). </line>
</par>
<par>
<line> * expansão do mercado d* flo*es e plantas ge*a *m de*dobr**ento do sis*ema de </line>
<line> **abal** em todas *s *as*s *a cadeia de produção, *m especial para o* *r*balh*do*es q*e e*tão </line>
<line> no meio d* ca*ei*, como n* cas* **s empres*s de logíst*ca, q*e necessitam se adaptar a um </line>
</par>
<par>
<line> sistema de trabalh* flex*vel, </line>
<line> que depende da programaç*o de recebimento e des*acho </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> clientes fin*is, mante*do a qualidade das *la**as e flo*e* que ne*essita* </line>
<line> de cuida*os </line>
</par>
<par>
<line> *s*e*iais, *or serem *rod*t*s org*nicos e frágeis. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse contexto, t*mbém ** most** r*lev**te o lev*n*amento *os constrangime*to* </line>
<line> erg*nô*icos *ur*nte a execução das tarefas; confo*me o **n*exto exigido, es*a* podem ser </line>
</par>
<par>
<line> **iundas dos </line>
<line> fator*s </line>
<line> organizac*onais, técnicos * *umanos *nv*l*idos *o exerc*ci* </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> ativi*ades. Nos aspectos *umanos **s ativi**des e*ecutadas, t*d* operado* pode estar </line>
</par>
<par>
<line> *uscetíve* a e*ros em dif*rentes e*tági*s </line>
<line> *a* operaçõ*s, como desa*ençã*, negligência de </line>
</par>
<par>
<line> percepção e aç*o, dificulda*e p*r fa*ta d* instruçõ*s, efei*os de *emédios, fadiga, monotonia e </line>
<line> estres*e (*IDA; GUIMARÃE*, 2016). </line>
<line> Porém, o desa*uste e**re as *ondições de tra*alh* em ser**ços e as caracterí*tic*s </line>
</par>
<par>
<line> pesso**s de colabor*dores são </line>
<line> a* principais fo*t*s de </line>
<line> estress* e, te*s** no ambie*te </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, e qu*ndo associ*dos à* li*ita*ões no proces*o de **cis*o na realização </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dade*, afeta* o **m-estar e o desempenho dos trabalhadores (AR*ÚJO JUNIO*, 2009; </line>
<line> KRO*MER; G*ANDJEAN, 2*0*). </line>
<line> No a*o de 2015, c*nforme *nu*rio d* *rev*dência soci*l, do t*ta* *e 278.4*1 *cidentes </line>
<line> *e t*abalho com CAT registrada no setor de serviço*. * s*tor de tra*s*orte, *rmazenagem e </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 15, *. 4, art. *0, *. 192-**9, *ul./ago. 2018 www4.**an*t.com.br/re**s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*l*cação de *éto*o* Erg*nômi*os para P*oposi*ão de Melhorias ao Tra*alho </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> corre*os corre*pondeu a 15,33% *estes com *2.704 reg*stros, p** motivos de acid*nte *ípicos </line>
<line> (16,7*%), trajeto (11,75%) e do*nças (17,33%). De*sa for**, os trabalhadores que executam </line>
</par>
<par>
<line> operações de armazenag** e dis*rib*içã* de plantas e </line>
<line> flores podem est*r suje*tos a esses </line>
</par>
<par>
<line> índices devido a diverso* fat*re* int*íns*cos ao tr*balho. </line>
</par>
<par>
<line> Indicador** de sa*** negati*os também são **re*entados em o*tros países. *o Reino </line>
</par>
<par>
<line> Unido, </line>
<line> em *ois anos (2010-20*1), aproxima*amen*e 1,2 milhões de *rabalhad*res *iveram </line>
</par>
<par>
<line> prob*emas de saú*e relacionados *om as ati*ida*es no trabalho, deste*, cerca d* 50* *il </line>
<line> *oram ac*me*idos por lesõ*s mu*culoesqueléticas * *00 mil por doenças me*ta*s, gerando um </line>
<line> absenteísm* consi*erável (C*RT*R et al., 2013). </line>
<line> Con*id*rando-se as diferentes atividad*s exec*tad*s, *s est**os erg*n*mi*os </line>
<line> mostram-s* *elevantes, visto que b*sc*m analisar os fatores *u* influenciam o desemp**h* </line>
</par>
<par>
<line> d* trabalha**r ao ex*rcer suas funç*es *, por meio *esta, execu*ar pr*jetos de postos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, analisar o ambiente físico, *at*res o*ganiz*c*onais e r*la*ionamentos human*s </line>
<line> (IIDA e **IMARÃES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Par*i*do da r*levância do s*tor de plan*as e fl*res, a bus*a </line>
<line> de sistemas de tr*bal*o </line>
</par>
<par>
<line> *fi*az que prior*z*m o melho* desempenho dos traba*hadores em atividades d* ar*aze*ag*m </line>
</par>
<par>
<line> e distrib*ição. </line>
<line> O pre*ente *studo tem como objeti*o av*liar, por meio da abo*da*em </line>
</par>
<par>
<line> ergonô*ic*, as tarefas e o sistema de tr*balho *e uma distribuidora de mudas e flor*s situada </line>
<line> na re*i*o s*l; visando a melho*ia *os níveis *e q*alidade do ser*iço, s**u**nça e satisfação </line>
<line> dos trabal*adores. </line>
<line> 2 REFERE*CIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Ergonomia </line>
</par>
<par>
<line> Os es*ud*s ergonô*icos no Brasil expandiram-se com </line>
<line> *s áreas *e </line>
<line> en*enhari* *e </line>
</par>
<par>
<line> pr*dução e d*s*nho ind*st*ial, *om coleta d* dados e* r*la*ão à* medidas corpora*s da </line>
<line> população, e *a sua aplicação para a cons*i*uiç*o de pad*ões * regu*amentos *e trabal*o </line>
<line> (*BRAHÃO et al., 2009). </line>
</par>
<par>
<line> A palavra Ergon*mi* é *rov*niente do grego *rgon (trabalh*) e n*m*s (l*is) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ign**ic* a ciência *o tr*balho (MORAES; MONT\A*VÃO, 2003). A ergonomia apr**enta a </line>
<line> seg*inte definiçã*, con***me a Asso*ia*ão Internacional d* Ergono*ia: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na P*, v. 1*, n. 4, art. 1*, p. 192-*09, jul./ago. 2018 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. L. R. Pes*a, K. S. M. P*reira </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> A palavra Er*onomia deriva do grego Ergon [*rabalho] e *omos [normas, regra*, </line>
</par>
<par>
<line> leis]. Trata-se </line>
<line> *e um* dis*ipl*na orienta** para uma abord*gem sistêmica de todos </line>
</par>
<par>
<line> o* aspectos d* *tiv*dade hum*na. Para dar*m c*nta da a*plitud* dessa dimensão e </line>
<line> pod*rem intervir na* ativi*a**s d* tra*alho * *reciso que os erg*nom**tas tenham </line>
</par>
<par>
<line> uma abordagem holística </line>
<line> d* todo o campo de ação *a disciplin*, tanto em se*s </line>
</par>
<par>
<line> aspectos fí*i*os e </line>
<line> cogni*ivos, **mo soc*a*s, orga*izacionais, ambientais, *t*. </line>
</par>
<par>
<line> (A****O, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A ergonomia é també* consid*ra*a como a engenharia *os fa*o*es humanos, onde há </line>
<line> uma int*ra*ão entre * tr**alh*dor e tarefa, cuja respos*a do c*l*borador em relação à </line>
</par>
<par>
<line> a*ivida*es ex*cutadas, pro*i*ia ** conj*nto *e alternativas que garanta a satisfaç*o e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rformance do *ndiví*uo (SLACK; BRAND**-JO*ES; JOHNSTON, 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com a *BERGO (2018) a Ergonomia poss*i trê* *omínios: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Ergonomia física: en*o*ve a *ntrop*metria, fisiologia e bio*ecânica; </line>
<line> a*sociadas aos aspec**s físicos d* uma condição de trabalho na execução *a </line>
</par>
<par>
<line> tarefa, bem como possívei* constrangimentos post*rais e </line>
<line> do projeto de pos*o </line>
</par>
<par>
<line> de tr*balho. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Ergono*i* C***iti*a: as*ectos me*tais do trabalho </line>
<line> que exigem memória, </line>
</par>
<par>
<line> raciocínio, a*en*ão conforme o sistema d* tr*balho, envolvem pesquisas </line>
<line> as**ciadas * ***r*carga *e *rab*lho, treiname**os e inter*ção tec*ológic*. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Er*onomia organi*acional: envolve a inter*ção do* re*ursos humanos co* </line>
<line> o </line>
<line> ambien*e *rgani*acional, este fo*mado por diretrizes e normas, buscand* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> apr*mora*ento d*s si*temas socio*écnicos, *, Te*do como viés, as quest*es de </line>
</par>
<par>
<line> cultura </line>
<line> organizaci*nal, **abalho em eq*ipe, *s </line>
<line> mei*s d* c*m*nic*ç*o, </line>
</par>
<par>
<line> organizaçã* do tempo e par**igmas *o tr**alho. </line>
</par>
<par>
<line> Para a I*ternacio*al Ergonomic As*ociati*n (IEA) (2*18), a ergonomia está ligada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *o**reensão d* inter-*elação e*tre o* e*ementos de um sistema e </line>
<line> os rec*rs** *umanos, que </line>
</par>
<par>
<line> envolvem * aplicação dos conce*t*s, valore* e métod*s em pr*j**os *e postos *e traba*ho com </line>
<line> finali*ade d* **erfeiç*ar o bem-estar human* e o funci*namento geral d* um sis*e**. </line>
</par>
<par>
<line> O pos t o </line>
<line> de trabal*o envo*v* a interação hom*m-máqui*a-ambient* </line>
<line> em </line>
<line> um contexto </line>
</par>
<par>
<line> pro*utivo. Sendo assim, compreen*e o local onde o operador rea*iza tarefas def*nidas, e*ecuta </line>
<line> s*as a*ividades conf*rme o* p*ocedime*tos operacionais e co* o* meios q*e lhe* sã* </line>
<line> disponibilizad*s (IIDA; GUIMARÃES 20*6; FERR*IRA, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 1*, p. 192-209, *ul./ag*. 2*18 </line>
<line> www4.f*anet.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação de Mé*o*os *rgonômic*s par* Propo*ição de Melhorias ao Trab*lh* </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Análi*e *rgon*mica </line>
</par>
<par>
<line> A a*ál*se E*gonômica constitu*-se uma abordagem c*ássica que nor*eia a aplicação </line>
<line> p*ática da ergon*m*a, e faz uso de var*adas técnic*s, co*forme o con*exto * * configuração da </line>
<line> demanda * ser analis*da em p**tos d* trabalho; dess* forma, as análi*es sistemáticas e gerais </line>
</par>
<par>
<line> são regi*as </line>
<line> por guias de a*ão ergonômica aplicada pelas seguintes etap**: ava**ação, </line>
</par>
<par>
<line> diagnóstico e imp*an**ção (A*RAHÃO et al., 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Para Iida e Guimarães (2016) o posto de trabalho envolv* a i*t*raç*o </line>
<line> homem- </line>
</par>
<par>
<line> máquin*-a*biente em *m co*texto produtivo. Sendo assim, </line>
<line> comp*eende local onde o o </line>
</par>
<par>
<line> operador r*aliza *a*e*as definid*s, e*ecuta suas ativida*es de acordo **m os proc*d*mentos </line>
</par>
<par>
<line> ope*acio**is e com os meios que l*e* </line>
<line> são disponibilizados (II*A; GU*MARÃES 2016; </line>
</par>
<par>
<line> FERREIRA, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> *egun*o Dul e W*erdmee*ter (2012) e Iida e Guimarães (2016), o método de Análise </line>
</par>
<par>
<line> Ergonômica do Trab*lho constituído ba*icamen*e p*r cinc* f**es: *nál*se da demanda, é </line>
</par>
<par>
<line> análise da tarefa, a*ális* </line>
<line> das ativid*des, *or*u*ação do diagnóstico </line>
<line> e recome*daç*e* </line>
</par>
<par>
<line> er*onôm**as. * referido mét*do é C**stituí*o basica*en*e por: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> A*álise da demanda: Ident*f**ação das condiçõ*s ge*ais de trab*lho que necessitem de </line>
<line> int*rv*nç*es. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Análise da tarefa: Ve*ificação *os cargos e * cumprimento de sua função, desa*uste *e </line>
<line> méto*os e *rocedimento*. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *nálise d*s at*vidades: Inter*os (Operador) e ex*ernos (conteú*o do tra*alho, </line>
<line> reg**entos, org*nização e meios técn*cos). </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> F*rm*l*ção d* di*gnóstico: observa*ão crit**iosa *e todos ** fatores que inf*ue*cia* </line>
<line> na *tivi*ade *e tr*balho e as *upo*tas causas do p*obl*ma. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Recomendaç*es *rgonômicas: des*rição dos *s procedimen*o* </line>
<line> necessários p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhor adequaç*o do po*to de trabalho/d*spositivos às ativi**des des*mpen**das pelo </line>
<line> co*abor*dor. </line>
</par>
<par>
<line> * Norma *egulament*dor* 17 c*ntempla as </line>
<line> diretriz*s *ue </line>
<line> n*rte**m a </line>
<line> An*li*e </line>
</par>
<par>
<line> Er*onômica do *rab*lho, be* *omo as *rincipais e*plana*ões s*b** os limites de exp***ção a </line>
<line> *iscos erg**ômicos e a a*aptação do trabalh* às car*ct*r*sticas *s**ofisioló*icas do </line>
<line> tr*balhador. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 10, *. 192-20*, jul./ago. 20** </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. L. R. *essa, *. S. M. Pe*eira </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 An*li*e Macroergonômic* </line>
</par>
<par>
<line> A Macroergonomia **range </line>
<line> duas áreas, a E*gonomia * a Soci*técnica q*e passam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ser de*empenhadas em c**junto, e não mai* sepa*a**s, </line>
<line> co*o *n**rio*men** *ram </line>
</par>
<par>
<line> conceituada* (HENDRICK, 1991). </line>
</par>
<par>
<line> Dentre a a**rdagem </line>
<line> contemp*rânea do enfo*ue ergonô*ico, </line>
<line> a Ma*roergonomi* </line>
</par>
<par>
<line> enquadra-se na denominad* quarta fase d* *rgonomia (GUIMARÃES, 20*0). Esta abordagem </line>
</par>
<par>
<line> tem sua o*ige* *os anos </line>
<line> *0, quando da compreen*ão que o trabalho realiz*do em um posto </line>
</par>
<par>
<line> en*olv* </line>
<line> um sist*ma maior que int*r**e na execuçã* do trabalho (GONTIJO; B*NITO; </line>
</par>
<par>
<line> JARUFE, 1997). </line>
<line> De acordo com Hendrick (1991) os fa*o*es associados c*m a transform**ã* da </line>
</par>
<par>
<line> *ocie**de seriam importante* pa*a a Ergonomia, pois cogitar*am em *ovas sugest*es para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*sciplina, como a tecnologia; as </line>
<line> *lt*rações demog*áf*c*s; as alter*ções de valor; * </line>
</par>
<par>
<line> *oncor**n*ia mundial; as </line>
<line> *emandas ergonômicas; </line>
<line> a fa*h* da M*croer**nomia e por último a </line>
</par>
<par>
<line> necessidad* de d*senvo*ver a *acroe**o*omia. </line>
<line> Com a tecnologia, havia a importân*i* de que os d*senvo*v*mentos d* n*vos mater*ais </line>
<line> e os prog*essos tec*ológicos *odificassem a forma d* tra****o nas dua* últimas déca*as d* </line>
</par>
<par>
<line> sé*ulo XX. Essas modifica*ões sã* </line>
<line> *onhecidas na teoria socioté*nica pela interação </line>
<line> entr* </line>
</par>
<par>
<line> *uatro s*bsiste**s, *u* se </line>
<line> constitue* dos elem*ntos p*s*oa*s, *ecnológ**o </line>
<line> (artefatos, </line>
</par>
<par>
<line> fer*am*ntas), do p*ojeto organizacional ou do t*aba*ho e do *m*ie*te externo (HENDR*C*; </line>
<line> KLEINER 20*1; BROWN, 1995). </line>
<line> D**tre as m*todolog*** presentes na *i**rat**a, a f*rramenta System *na*ysis Tool </line>
<line> (SA*) é um método de a*aliação macroergonômica ** sistem* d* tra*al*o para identificar os </line>
</par>
<par>
<line> proble*as e os possíveis fatores associ*d*s, buscand* soluções q*e </line>
<line> agreguem val*r ao </line>
</par>
<par>
<line> sistema ** trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> O méto*o originou-se com *s c*nhec*mentos </line>
<line> da engenharia de proce*s*s, sendo </line>
</par>
<par>
<line> utilizado como uma ferramenta </line>
<line> *onsol*dada em ergono*i* (*TANTON et </line>
<line> al , 20*5; </line>
</par>
<par>
<line> R*BERTS**, 2*05). De acor*o com You*g e Kreiner (*008), a fe**ame*t* consiste de s*te </line>
<line> e*ap*s: </line>
<line> Definição do prob**ma: criar uma árvor* de fatores de pro*lema; </line>
<line> Desenvo*ver uma *rv*re de objeti*os/aç*es; </line>
<line> Alternativas *e m*delo; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, a*t. 10, p. 19*-209, jul./ago. 2018 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apl*ca*ão *e Métodos Ergonômicos para Proposição de M*lhorias ao *rabalh* </line>
<line> *99 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Avaliar alternativas: t*be*a avaliação; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Se*e*iona* um* alternat*va; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Plan*jar implemen*a*ão; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Proces** de av*liação; </line>
</par>
<par>
<line> A ab*rdagem </line>
<line> vi s * à </line>
<line> *ompre*nsã* das interfaces d* conexão en*re o ser huma*o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologia e a organização (HENDRICK; KLEIN*R, 20*1). O objetivo é entender </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> elementos do subsi*tema e ele*c*r as inte*a*ões no co*texto social * organizac**nal para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*lhor *dequação e me*horia do sist*ma de tra*alho (GUIMARÃES, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Saúd* e Segurança do Tra*alh*do* </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Mattos * Máscul* (20*1), a* tr*nsformações </line>
<line> do trabalho mod*r*o </line>
</par>
<par>
<line> e*ige das o*ganizações um equilíb*io e*tre *s *xigências do *ra*alho em d*trimen** a saúde </line>
</par>
<par>
<line> d* o*erador. O mod*lo participativo tem ** mostrado co*o uma das alter*ativa* par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quebra </line>
<line> de rigidez dos mod*l*s de tr*bal*o tecnicistas, *om a *lexibilidad* do sis**ma d* </line>
</par>
<par>
<line> t***alho, *orn*n*o-os m*is produtivo e lim*tando *s ricos/ doenças dos trabalhadores. Ainda, </line>
</par>
<par>
<line> os o* conh*ci*entos sobre Erg*nomia e *eguran*a do </line>
<line> *ra*alho devem envolver </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ident*ficação, avaliação e criação de modelos *ue previnam essas doenças e ris*os </line>
<line> oc**acionais. </line>
</par>
<par>
<line> A saúde do trabalhado* está ligada à situação de trabalho e o </line>
<line> equilíbrio en*re as </line>
</par>
<par>
<line> exigênci*s de tr*bal*o e a h**il*dad* *e execuç*o das ativ*dades, sendo ser humano um o </line>
<line> todo biopsicossocial (biológi*o, psicológic* * soci*l) integrado, im*actando no desempenho </line>
</par>
<par>
<line> do colabor*dor, as **estões ass*ciad*s às co**içõe* de trabalho, relaçõ*s com </line>
<line> os grupo*, </line>
</par>
<par>
<line> autoestima e a cultura organi***ional da emp**sa (LIMONGI-FRANÇA; RODRIGU*S, </line>
<line> *007). </line>
<line> O a*biente d* tr*balho é um fator que auxi*ia no bom desempenho do trabalhad*r em </line>
<line> suas a*ivid**es, haja vista qu* um local organizado propicia ag*lidade na r*alização da tarefa * </line>
<line> redução do estr*ss* (*IDA; GUIMARÃES, *016). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 15, n. 4, *rt. 10, *. 192-20*, jul./ago. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. L. R. Pessa, K. *. M. Pereira </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O p*es*nte estudo t*m como o*jetivo avaliar, por m*io ** abordage* er*onômica, as </line>
<line> *arefa* e o sistema de trabalho de u*a *is*ribui*or* de mudas e fl*res situada na reg**o su*. </line>
<line> P*ra isso a de*erm*nação do mét*do científico é relev*nte *ara a efetiva*ão do e*t*do e seus </line>
</par>
<par>
<line> resultados, v*sto </line>
<line> *ue pretende nortear e delinea* os me*os *tilizad*s para a sua </line>
<line> v*lidação </line>
</par>
<par>
<line> (OLIVE*RA, *011). </line>
<line> *e acordo co* Tu*r*oni e *ello (2012), do ponto de vista de *ua *atu*eza t*a*a-se de </line>
</par>
<par>
<line> u* a </line>
<line> pesquisa a*licada, ha*a vista q*e *uscou conh**imentos para s*lução de problemas </line>
</par>
<par>
<line> *specífico*. Ain**, em relação à abordagem do *roblema, ** situaçõe* e* qu* há </line>
<line> ques*i*nam*ntos subjetivo* e indutivos, explana se como um estudo q*ali*ativo. Em relação </line>
</par>
<par>
<line> aos ob***ivo* da pe*quisa, Turrioni * M*ll* </line>
<line> (2012) destacam que se trata de uma pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> exp*o*atória, por proporcionar ma*or familiar*dade *om o *roblema de forma a torná-l* mais </line>
</par>
<par>
<line> c*aro, p*r meio de *evant*mento bibl*ogr**ico. P*r fim, qu*n*o a*s *roced*ment*s </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> co*siderado um estudo de c**o (GIL, 2*1*). </line>
</par>
<par>
<line> O presente es*udo </line>
<line> part*u da análise *o sistema d* trabalho da empresa, por me*o do </line>
</par>
<par>
<line> aco*pan*amento i* loco d*s t*refas rea*izadas pelos ca*gos, abordando uma sér*e de d*talhes </line>
<line> *elacionados ao *ontexto de trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Para * identi**caçã* das *emandas do proce**o de </line>
<line> trabalho, tarefas e ativida*es </line>
</par>
<par>
<line> rea*i*adas nos setores da </line>
<line> empr**a, aplicou-se </line>
<line> p*rte do método de Análise Ergonômica do </line>
</par>
<par>
<line> Trab*lho (AET), con**ituindo </line>
<line> as trê* pr**eiras etapas Dul * Weerdmeester (*0*2) I*da * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Gu*marã*s (20*6): </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> A*álise d* dema**a (sistema *e *ra*alho), </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> Análise *a t*ref* (funções e car*os) </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> Análise das atividad*s (atividade* e méto*os de trabal*o). </line>
<line> *ara ide*tificar as possív*i* causas associadas a* s*stema d* trabalho * proposiç*o de </line>
</par>
<par>
<line> a**ern*ti*as, </line>
<line> a*l**ou-se o Método Syst*m Analysis Tool (SA*) (YOUNG; KREINE*, 2008) </line>
</par>
<par>
<line> co* enfoque na* *rês primeiras etapas do mé*odo: </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> *efin*ção do *robl*ma: criar uma árvore *e *atores de pro**ema; </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> Desen*ol*er uma árvore *e ob*e*ivo*/*ções; </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> *lternativas de modelo; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 4, a*t. 10, p. 1*2-*0*, jul./ago. 2018 </line>
<line> www*.fsa**t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação de Método* Ergonômicos par* Proposição de M**horia* ao Trabalho </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> *ara classific*r os d*dos con*orme os principa*s p*oblemas do con*exto ** est*do, o </line>
<line> emba*amento na *iter**ura *rgonômica foi u*ilizado a fim d* *efinir as s*guintes categorias: </line>
<line> fatores c*gniti*os, *ostu*as e movime*tos, *atores ambi*ntais, organ*zação do trabalho * </line>
<line> sistema *e trab*lh* </line>
<line> * RESULTADOS E DIS*US**ES </line>
<line> 4.1 *nálise ergonô**ca </line>
<line> O presente *rabalho foi realizad* em uma *mpresa d*stribuidor* de planta* e flores, </line>
<line> q*e disponibi*iza t*mb*m ace*sórios * dec**açõ*s *ar* ambiente* ext*rnos de resid*ncias e </line>
<line> jardins, bem como, oferece serviço* prof*ssionais técnicos para consu*tor**. *s operações d* </line>
<line> armazenagem e cuidado com as plantas são realizadas em um ga*pão único, já * dist*ibui*ã* </line>
<line> de *rodutos é real*zada por me*o de fr**a de ve*culos *rópr*a. A empresa possui 40 </line>
<line> funci*nári*s entre a**cado e varejo. A figura * ilus*ra o organo*ra*a da empresa. </line>
<line> Figura 1 - O*ganograma da *mpr*sa </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Autores </line>
</par>
<par>
<line> A empre*a *e divide em </line>
<line> dois setor*s mac*o, que compre*nde a área de a**cado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> varejo. O atacado com**een*e o setor de *lan*jamento *e pedidos, r*cebimento e ex*e*ição </line>
<line> de *ro*utos, para mant*r um *st*q*e d* segurança * suprir a d*ma*da d* clien*es *a* </line>
<line> floriculturas na quantidade, tempo e *oc** ade*u*do. Esse setor é di*idido em á*ea </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 10, p. 192-209, jul./ago. 201* www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. L. R. Pessa, K. S. *. Pereira </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> a*min*s*rativa e operac**nal, *en*o qu* a primeira é r*spo*sável p** relató**o* financeiros e </line>
</par>
<par>
<line> emissão de documentos/notas de vendas, * * segunda, pe*a man*tenção *e produtos/loc*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> distri*ui*ão f**ica. A áre* de varej* *ompreende a gerência que org*niza as questões t*cnicas </line>
<line> e de exposiçã* de p*o*utos; e a á*ea de vendas pelo atendimento **r*to ao c*ient*. </line>
</par>
<par>
<line> *o </line>
<line> setor de *taca*o, mais especifi***en*e na exp*di*ão, é fe*ta a venda para *s </line>
</par>
<par>
<line> cli**tes de fl*riculturas. O r*ceb**ent* d* pro*utos ocorre uma vez na semana, por m*io d* </line>
<line> do*s m*torist** p**p*ios que são respo*sáveis pela cole*a ** *r*d*tos com *s forne*edores e </line>
<line> descarreg*mento nas dep*nd*ncias da empresa. </line>
<line> Na área de varej* há uma gerência técn*ca, cujo esforço *o*ta-*e para avalia* o estado </line>
<line> das plant*s e a necessi*ade de *uidados e**eciais, bem com* g*renc*ar a* atividade* *o* seus </line>
</par>
<par>
<line> assess*res e, em cas* </line>
<line> de d*v*da* dos </line>
<line> clien**s, dispo*ibiliza* in*ormações téc*icas. A </line>
</par>
<par>
<line> ge*ênc*a de *xposiçã* é responsável </line>
<line> por priori*ar os tipos *e produtos </line>
<line> na* pr*teleir*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> organizar o* esfor*os da e*ui*e d* </line>
<line> atend*ntes, emb**adores e *aixas para o *elhor </line>
</par>
<par>
<line> atendimento ao cl*en*e. </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.1 Aná*ise da *arefa * ati*idades </line>
</par>
<par>
<line> Ne*sa e*apa </line>
<line> buscou-*e el*ncar *s *rin*i**is *tivi*a**s re*lizadas p** ta*efas, sendo </line>
</par>
<par>
<line> apresent*d*s nos ite** a segu*r: </line>
</par>
<par>
<line> Gest** técnica e </line>
<line> de exposiç*o de produt*s: avaliar o *stado das plant*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> f**res; coordenar adubagem, meio biológ*co, **ntenção de prol*feraç*o de </line>
</par>
<par>
<line> fung*s e insetos; m*pear priorização de prod**o* em exposi*ão; reduzir a </line>
</par>
<par>
<line> p*rdas, </line>
<line> delegar a*ivida*es aos subordinados *onform* d*man*a; trocar </line>
</par>
<par>
<line> informações de *uan*idad*, tempo de *ispo*ibi*idad* de produtos com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *tacado; confer*r a di*ponibilidad* d* pro*uto com o sist*ma *e gerenciament* </line>
<line> de est**u*. </line>
<line> *tendimento ao clie*te, embalagem e cai*a: for*ecer *e informações ao clien*e </line>
</par>
<par>
<line> e di*ecionar a seção </line>
<line> deseja*a; informar preço* e </line>
<line> *ropriedad*s do* produ*os, </line>
</par>
<par>
<line> e*iquetar *rodutos; c*nferir a disponib*lidade e código do produ*o; </line>
</par>
<par>
<line> dis*onibilizar carr*nhos de compra; organ*zar estante*, p*antas, v*sos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ompleme*tos; co*ferir </line>
<line> notas d* entreg*s de prod*tos, </line>
<line> embalar empac*tar; e </line>
</par>
<par>
<line> *ntera*ir com dispositi*os computacio**is e sistemas de co*pras; verificar </line>
<line> código/*reço, *mis*ão de notas e balanço final de caixa; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 4, art. 10, p. 1*2-209, ju*./ago. 2018 *w*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*li*ação de *étodos *rgonô*i*os para **oposição de M*lhorias a* T*abalho </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> Gestão finan*eira e de expedição: bal**ço *e c*stos e despesa*; *erificação de </line>
<line> *aturas *e cl*entes e *ornecedores; pagamento d* con*as, da*a* e déb*t*s, </line>
<line> b*lanço geral da e*presa; relatório de venda* * do*umentos; g*renci*men*o de </line>
</par>
<par>
<line> pedidos </line>
<line> e </line>
<line> r*cebim*ntos; </line>
<line> ch*cag*m </line>
<line> da </line>
<line> q*antidade </line>
<line> de </line>
<line> *ro*utos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> not*s/d*cumento* de forne*edore* e/ou *lientes. </line>
<line> Jar*ina*em e c*i*ados com as plantas: cuidar das p*antas frutíferas e fl*res *ue </line>
</par>
<par>
<line> permanecem *o estoque; carregar planta* de *orte pequeno </line>
<line> e médias *o </line>
</par>
<par>
<line> estoque; regar as p*antas e flores com * q*antidade de á*ua *dequada conf*rm* </line>
</par>
<par>
<line> o t i po </line>
<line> de espé*i*; ad*bar *o**r a*bustos * plan*as de tamanhos variados; e </line>
</par>
<par>
<line> orga*iz*r vasos, pe*ra*, substratos. </line>
</par>
<par>
<line> Manuse** * d**loca*e*to de pr*du*os: pro*iden*iar carga e de**ar*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ro*utos nos cami*hões; *lo*ar pro*utos nos locais adeq*ados do es*oque e no </line>
<line> camin*ão; deslocar camin*ão aos lo*ais *e en*rega com agilidade, quantidade </line>
<line> e tempo *dequados, visando suprir a deman*a sem*n*l; emitir not* de entr*ga </line>
<line> do p*odut*. </line>
<line> Pode-se ide**ificar que as ativida*es do setor de e*toque e e*pedição envolvem m*ior </line>
<line> esforço de trabalho para *umprir a* m*t*s da empres*, dev*do ao* cuidados pe*manentes *o* </line>
</par>
<par>
<line> as plantas </line>
<line> e a busc* de redução de *erdas. *e igual modo, as a*ivida*es </line>
<line> *r*nc*pai*, </line>
</par>
<par>
<line> *n**lvendo o gerenc*amento de estoq*e e prog*amação d* v**das de produtos, necessit*ram </line>
<line> de integração e de in*ormaç*es *om os diferentes setores da empresa e fornecedores/clien*e* </line>
<line> de floric*ltu*as. </line>
</par>
<par>
<line> E* conti*u*da*e, na pró*ima seção, aplicou-se o mé*odo *AT pa** compreend*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*ble*a de *istema de trab*lho e entender os fa*o*es causais, e desenvolvimen*o de soluçõe* </line>
<line> em nível *o **stema *e tra*alho da empresa. </line>
<line> 4.2 M*todo **stem Ana***is Tool (SAT) </line>
<line> A *rim*ira etapa do *étodo constituiu-s* da elaboração da árvore d* fatores ou </line>
</par>
<par>
<line> problem*s, </line>
<line> *onforme as demandas apre*entadas </line>
<line> na anál*se er*onô*ica pri*ária, sendo os </line>
</par>
<par>
<line> fa*ores elencados na figura 2. </line>
</par>
<par>
<line> **v. *S*, T*resina PI, v. 1*, n. 4, ar*. **, p. 192-*09, jul./ag*. 2018 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. L. *. Pes*a, K. S. M. Pereira </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Arvore de **tores ou problemas. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: **tores. </line>
<line> A partir dos fatores identificados, elaborou-se a met* d* apr*moramento do </line>
<line> desempenho por m*io de medida* ergo*ômica*, se**o defin*dos os ob*eti*os e *ções para o </line>
<line> *um*rimento dessa **ta, apresentado* na figura 3. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. *, art. 10, p. 19*-209, jul./ago. 2018 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.**/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aplicação d* Métodos *rgonômi*os para Pr*po*ição de M*lhor*as ao Trabalho </line>
<line> 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Árvore de meta*, objet*vos e aç*es </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Auto*es. </line>
<line> Co*o obje*ivos, foram defin*dos otimiz*r * desempenho, melhor** a organização do </line>
<line> trabalho e limitar o **sco*forto. Para *ti**ir os objetiv*s elenc**am-se as ações de </line>
<line> disponibi*i**r suporte * ferramen*as, elabora* p*ocedimentos, reestruturar sistema de *rabalho, </line>
<line> capacitar funci*nári*s e adequ** *orma*. A partir dos objetivos e açõe*, defin*ram-se as </line>
</par>
<par>
<line> alternativas para que as me*as sejam alcançadas, e*tas base**as nas observações, f*tos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> const*ta*ões de pesquisa a campo e revisão de lit*r**ura. </line>
</par>
<par>
<line> Disp*nibili*a* *upo*te e ferram*ntas: *tilizar o carrinho para desl*car muda*, </line>
</par>
<par>
<line> pr**id*nciar *uporte </line>
<line> para deslocar vasos; d*sponibili**r e*teiras f*exíveis; </line>
</par>
<par>
<line> adequ*r supo*te *e bancada *a *ltura das *ã*s, *ara manute*ção de plantas </line>
<line> (adubar/p**ar); e*evar a altura de suporte *e e*posição de **o*uto*; *d*quar </line>
<line> *upo*te par* a* mãos em estante portát*l; </line>
<line> Elaborar *roc*d*mentos: el*bora* Procedimen*os Operac*onal Padrão (*OP) </line>
</par>
<par>
<line> *ara as tarefas; checar </line>
<line> a quan*idade de **odutos e notas/*o*umentos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> carga/desca*ga de for**cedores e/ou cli*ntes e atualizar no sistema. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina P*, v. 15, n. 4, **t. 10, p. 192-*09, jul./a*o. 201* </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. R. P*ssa, *. S. M. Pereira </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> *e*struturar sistema *e trab**h*: Antecipar as informações de quantidade/tipo </line>
<line> de pro*utos dispo*íve*s para venda e/ou *e*ido, * *im *e *ara ev*tar desgastes </line>
<line> dos trabalh*dores; otimizar suporte integr*do de s*stema com*u**c*on*l; </line>
</par>
<par>
<line> *n*ficar a troca de informa**es e*tre se*ores atr*vés de </line>
<line> um ba*co únic* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dad*s; delegar, unif*rmemente, as atividades e*tre os co*abora*ores conforme </line>
<line> a pr*visão de dema*da sem*n*l; disp*nib***zar informaçõ*s aos funcio*ários, </line>
</par>
<par>
<line> por m*io eletrônico e mura*s; tornar *estão pa*ticipativa e real*zar reuniões a </line>
<line> semanais. </line>
<line> *apa*itar funcion*rios: *stabelec*r t*ei*am*ntos e melhoria contínua; </line>
</par>
<par>
<line> ca*acitaç*o técnica </line>
<line> p*ra previ*ão de demand* e programaç*o de </line>
<line> produtos; </line>
</par>
<par>
<line> fazer </line>
<line> tre*namentos sobre * impo*tância do m*rcado de plan*as e fl*res, o* </line>
</par>
<par>
<line> cuidados c** os jar*ins e motiv*r um ambi*nt* *e colab*ração. </line>
<line> Ad*quar norm*s: equilibrar ve**ilação/umidade/temp**atura conforme NR 17; </line>
</par>
<par>
<line> utilizar lu*as de *roteçã* para man*sear pl*nt**; usar p*otetor </line>
<line> auric*l*r n* </line>
</par>
<par>
<line> ex**dição; estabelecer </line>
<line> du*s p*usas de 1* min </line>
<line> dura*te um turn* de </line>
<line> trabal*o; </line>
</par>
<par>
<line> descarregar sacos de insumos (25Kg), vasos, *ontes, su**tratos e pedras em </line>
<line> *ua* pessoas. </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> C*NSIDERA*ÕES FIN*IS </line>
<line> O p*esente artigo t*ve p** fina*ida*e u*iliz** metodologias ergonô**cas para analisar </line>
</par>
<par>
<line> as ta*efas e con*içõe* *e tra*alho em **a em*resa logística de distrib**ção de plantas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> f*ore*, vis*ndo *timizar os processos e a minimizaçã* </line>
<line> dos riscos **gonômicos. P*de-se </line>
</par>
<par>
<line> i**nt*fi*** a eficácia *o mé*odo de Análise Ergo*ô*ica do Trabalho e a fe**ame*ta Sy**em </line>
<line> Ana*ysis To*l (*AT), para identificar as dema**as d* trabalho e os principais problema*, *em </line>
<line> *om* deter*inar *s *ri**ipais açõ*s q*e po*em ser *ea*izadas pa*a *lcanç*r as m*tas de </line>
<line> melhori** de condiç*es de traba*ho e sistem*tica organiz*cional. </line>
</par>
<par>
<line> *o estudo pode-s* </line>
<line> id*nti*icar que o desgaste fís*co foi mais p**sente na manut***ão </line>
</par>
<par>
<line> do estoque; com at*vidades </line>
<line> *e cuidados com **antas e ma*u*e*o *anual d* p*odutos *e* </line>
</par>
<par>
<line> como n*s ati*idades de carga e d*sca**a. Já em *ermos de dema*das mentais, foram mais </line>
</par>
<par>
<line> presen*es ao lidar com a </line>
<line> troca de *nf*rmações entre os set*res o uso ** sist**a de e </line>
</par>
<par>
<line> program*ção, bem co*o na* ativid*des de atendi*ent* ao cl**n*e. </line>
<line> Sendo a*sim, *s con*ições ergonôm*cas desfavoráveis podem ser *rej*dici*is à saú*e </line>
<line> do trabalhado* e reduzir * desem*enho na rea*ização das **iv*d*des e, *onsequen*e*ent*, </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, *. 15, n. 4, a*t. 10, *. 192-209, jul./ago. 2018 www*.fsanet.c*m.br/revista </line>
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<line> Aplica*ão de Méto*o* Ergonômicos par* *rop*siç*o de Melhor*as a* Traba*ho </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> influenci*r a competitividade das empres*s. Dentre as melhor*as ergonômicas propôs-se </line>
<line> disponibilizar suport*s e fe*rament*s, utilizar pr*ce*imentos padrão, ade*uar à n*rma </line>
<line> regulamentadora N* *7 e ca*acitar os funci*nários. </line>
<line> No gera*, h*uve uma *reocupação, por pa*te d* empresa, quanto à a*equaçã* dos </line>
<line> postos de trabalho e melhoria d* estrutura or***izaciona*, ela*orando para * mesmo, </line>
<line> programas de p*e**nção a s*úde do **abalhad*r. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)