<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./*g*. 20*8
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*8.15.4.1
</line>
</par><par>
<line>
U*a Territorialidade em Questão: o *v*nto São Pe*ro *os Cac**es
</line>
<line>
A Territori**ity in Quest*on: the Event *ão Pe*r* dos Cacet*s
</line>
</par><par>
<line>
Neusani Oli**ira I*es-Felix
</line>
<line>
D*uto*ado em *n*ropolo*ia Social pela Unive*si*ade Federal do P***
</line>
<line>
Mestra em *ducação pela Un*versidad* Federal do P*rá
</line>
<line>
Professora da *ni*ersidade Feder*l do Maran*ão
</line>
<line>
*-mail: neu**ni_26@ho*ma*l.com
</line>
<line>
Flávio *e**rra Barr*s
</line>
<line>
Doutor em Biolo*i* da Conser*ação pela Un*versidade de Lisb*a
</line>
<line>
Pr*fessor da Uni*ers*da*e Fed*ral do Par*
</line>
<line>
E-m*i*: flaviobb@*fpa.*r
</line>
<line>
Luiza Nakaya*a
</line>
<line>
Doutora em Genética e Biologi* Molecular pela *n*v*r*id*de Fe*era* *o Pará
</line>
<line>
Professor* p*la Un*versidade *ederal d* *a*á
</line>
<line>
E-mail: lunaka@ufpa.br.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: *e*sani Oliv**r* Ive*-Felix
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade **deral do *aranhã*. AV. Aurila *aria
</line>
<line>
*ditor-Che*e: Dr. Tonn* Kerle* de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
*os Santos *arros Sousa, S/N, *ote*m*nto Frei Alberto
</line>
<line>
Rod*i*ues
</line>
</par><par>
<line>
Ber*tta, 659**000 - Gr*jaú, MA - Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Artigo r*cebid* *m
</line>
<line>
06/04/2018. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: *lávio Bezerra Barros
</line>
<line>
rec*bida e* 2*/04/2018. Ap*ovado em 2*/04/2*1*.
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade Fed*ral do Pará, Núcleo de C*ências
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. O. Ives-Fe*ix, F. B. Barros, *. N*kyama
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A relação conflit*o*a *ntre indíge*as Tentehar e nã* i**í*e**s pela região *ão Pedro
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
Cacet*s, l*cali*ada no mu*icípio de *rajaú-M*, teve início em
</line>
<line>
1895, com a chegada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pad**s Capuchinhos. A*sim, neste trabalho,
</line>
<line>
abord*m*s alguns *lementos *u* c*mpõem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conflito São Pedro dos *acetes,
</line>
<line>
d*n*re eles, um pequeno hi*tórico *o *vento, os agentes
</line>
</par><par>
<line>
sociais *nvo*vidos e os p*ss*veis refle*os
</line>
<line>
deste co*flito n*s *el**ões *o*i**s entre *ndí*e**s
</line>
</par><par>
<line>
Te*teh*r * muit*s fam*lias oriun*a* *esta re*ião de *onflit*. *t*lizamos
</line>
<line>
co*o princípio
</line>
</par><par>
<line>
metodológic* a análise situacional, baseada nos *studos de Gluckman, partir d* análise a
</line>
</par><par>
<line>
histórico-sociológica *a estr*tura de Zululândia mo*erna. Como *esu*tados
</line>
<line>
*n*icam*s
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
limites colocados **ent*
</line>
<line>
aos direit*s territoria*s indígenas, por exemplo, a construção
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*odovia BR 226 na Te*ra Indígena Cana Bra*a e a re*ação conflituosa *ntre indígenas e não
</line>
</par><par>
<line>
indígena*, na cont*mpo*aneidade, em Grajaú - MA, e*pecial*ente
</line>
<line>
no Pov*ado Remans*.
</line>
</par><par>
<line>
Conc*uímo*
</line>
<line>
que, se*pre que existem relaçõ*s humanas,
</line>
<line>
elas se to*na* mais conflit*osas
</line>
</par><par>
<line>
quando envolve * distribuiç*o de poder mate*ial e simbólic*, sendo reflexos des**s embates, a
</line>
<line>
di*iculdade de a*eitação de alunos Ten*e*ar, no c*t*diano escolar grajau*nse.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Etnicida*e. Te*r**orialidade. Con*lito.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
</par><par>
<line>
Th*
</line>
<line>
confli*ting relationship bet*ee* T*nte*ar and non-*ndigenous
</line>
<line>
nativ*s b* the S*o Pedro
</line>
</par><par>
<line>
dos C*ce*es re*ion, loca*ed *n the municipal**y of Graj**-MA, began in 189* w*th the arri*al
</line>
<line>
o* Ca**chin priests. Thu*, i* this work, we discuss some *lements tha* make up the Sã* Pedro
</line>
<line>
do* Cacetes co*fl*ct, a*ong th*m, a small hist*ry of t*e event, the social a*ents *nv*lve* and
</line>
<line>
the poss*ble con*eque*c*s of this con*l*ct *n *he so*ial relat*ons betwe*n Tente*ar native* and
</line>
</par><par>
<line>
many families
</line>
<line>
from *his region *f confli*t. We use as a methodolog**al principl* the
</line>
</par><par>
<line>
situ*tional analysis, based on Gluckman's *tudies, bas*d on th* *is*orical-sociol*gical a***ysis
</line>
</par><par>
<line>
o*
</line>
<line>
the mode*n Zululandan stru*ture. *s * result *e *nd*cat* the l*m*ts placed on indigenous
</line>
</par><par>
<line>
land rig*ts, for
</line>
<line>
example, **e construction o* the BR 226 hi*hwa* in the **n* Brava
</line>
</par><par>
<line>
Indi*enous Lan* and the conflic*ua* relationship between ind*gen*us
</line>
<line>
and n*n - indigenou*
</line>
</par><par>
<line>
contempor**ies in G*ajaú - MA, e*pecia*ly in the Remanso Village. We con*lude
</line>
<line>
t**t
</line>
</par><par>
<line>
whenever
</line>
<line>
t*ere ar* h***n *e*atio*s*ips th*y become mor* con*li**ed when it i*volves the
</line>
</par><par>
<line>
distribution of mat*ri*l a*d symbolic power, being
</line>
<line>
the re*lexes of the*e
</line>
<line>
struggles, the
</line>
</par><par>
<line>
diffi*u*ty *f ac*eptance of *en*eha* s**dents, in the da*l* school of Grajau.
</line>
<line>
Key*ords: Ethnicity. Terr*to*i*lidade. *onf*ict.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *er*s*na, v. 15, n. 4, ar*. 3, *. 47-63, jul./ago. 2018
</line>
<line>
w*w4.f*****.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Territorial*dade em Questão: o Evento São Pedro dos C**etes
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
1 IN**O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Sã* Pedro do* Ca*ete* f** um pov*a*o que, po* *uito tempo, *oi motivo de disputa
</line>
</par><par>
<line>
e*tre morado**s i*d*gen*s Tentehar
</line>
<line>
e lavra*ores
</line>
<line>
não i*díge*as. No que tan** às
</line>
</par><par>
<line>
especifi*idades do ev*nto que o de*omi*a, n* p*es*nte estudo, anal**a*os sua dinâmic*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**rtir da *deia *e co*flito. P*rtan**, f*z necessár** situa* * leitor que compreen*emos co*fl*to
</line>
<line>
como el*mento da dinâmi*a de produç*o e de reprod*ç*o d*s re*ações so*iais.
</line>
<line>
*lcântara Jún**r (**05), em se* artigo, faz uma ref*exão s*bre * conceito d* confl*t*
</line>
</par><par>
<line>
so**al de*envolvido
</line>
<line>
por Georg S*mme*, na qual o própr*o *onc*ito e**aria muita* vezes
</line>
</par><par>
<line>
**soci**o aos asp*c*os *e*ativos da vida socia*, e Simmel parte da **e*issa *e q*e o c*nf*ito
</line>
<line>
se repro*uz *un*o às aç*es i***rativas * relaciona*s so*iais, portanto, em todas as ações
</line>
<line>
produzidas no i*teri*r da sociedade. Neste context*, o conflito seria uma f*rma de sociação,
</line>
<line>
abrin*o possib*lidades de destru*çõ**, mas tam*é* de con*truçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Desta fo*ma, * a*t*r res*alta que * rel*v*ncia *onceptual simme*iana do
</line>
<line>
confli*o
</line>
</par><par>
<line>
soc**l
</line>
<line>
est* *a *upe**ção des*e *vento, v*sto apenas como u* mo*ent* tr*nsit*ri*; já
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contribuição positiva nele *ons**t*ída "seria dada p*l* capacida** de apresentar-se, *nquanto
</line>
<line>
um a*álgama, nas rela**es entr* os *e*es so*iais, um *le*e*to de fu*ão nas interações *ociais
</line>
</par><par>
<line>
**sponsá**is po* produzir d*v*rsas for*as de relaç*es
</line>
<line>
sociai*" (AL*ÂNTARA JÚ*IOR,
</line>
</par><par>
<line>
2005, *. 10).
</line>
</par><par>
<line>
Em *e *r*tando de *onflito de *erra, *lmeida (2012) comenta que os sen*idos prátic*s
</line>
<line>
d* ter*itó*io transc*ndem s*gnif*cado estrito de políticas fundiár*a*, ambientais o* minerais,
</line>
</par><par>
<line>
"Eles se *poiam ** medi*as protecionis*as, t*mbém c**madas de \medidas d*
</line>
<line>
def*sa
</line>
</par><par>
<line>
come**ial\" (p. 64) e com*lementa qu*, atualmente, as*i*timos à impl*men*a**o de polí*icas
</line>
</par><par>
<line>
de reorganiz*ção de espa*os e t*rr*tór*os, que não são *m pr**uto *atural da ampli*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*ocas, *as con*e**ência de uma
</line>
<line>
ação estatal protecionista, co* vistas à "r*estrutu*ação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
mercado*, d*sci*linando a *omerci*li*ação ** ter*a e dos recur*os fl*re**ais e d* s*bsolo"
</line>
<line>
(ALM*ID*, 2012, p. 63).
</line>
<line>
Offen (2009) apud Assis (2015) sugere de f**m* prelimin*r *ue um* demanda por
</line>
<line>
terra n*o desafia, nec*ssar*a*ent*:
</line>
<line>
*s *egras e regulaç**s c*m que se ad**n*st*a * direito * pro*r*eda*e, ao p*sso que
</line>
<line>
u*a dema*da territorial evoca *uestões de pod*r, de afir*ação de ident*dade, de
</line>
</par><par>
<line>
au*ogestão *
</line>
<line>
contro** dos recursos na*ura*s, procuran*o impor uma nova
</line>
</par><par>
<line>
t*rritoriali*ação q**, no interior do espaço nacional, é fundamentada na cidad**ia
</line>
<line>
te*rit*ria* (OFFEN, 2009 apud ASSIS, 2015 p. 2*0).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./ag*. 201*
</line>
<line>
ww*4.fs*net.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Ives-Felix, *. *. Barr**, *. Nakyam*
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
No que diz r**pe*to à politiz*ção da etnic*dade, Tambiah (19*7) infere que, na
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemporan*idad*,
</line>
<line>
a transição de
</line>
<line>
*ma políti*a do *stado-nação *ara uma pol*tica de
</line>
</par><par>
<line>
plurali*mo
</line>
<line>
étnic* é um*
</line>
<line>
questão crucial, sen*o a poli*iz**ão *tnica a *or*a propulsora,
</line>
</par><par>
<line>
*est*cando que os grupos **nicos, como grupos, re*vi*dicam e almejam habilit*r-se a d*reitos
</line>
<line>
c*le*ivos (o direito *nd*vidual e o direito de identidade *ndivi*ual *ã* conc**tos se*u*dá*ios).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o e**onacionalismo estab*le*e ligação "com a formul*ç*o de respostas e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
res**t*n*ias regio**is ou s*bnacionais, ao *ue *ercebid* como um Est*do he*emônico é
</line>
<line>
excessivamente centralizado e com o desejo d* co*stru*r form*ç*es socio*ol*ticas regionais e
</line>
<line>
*ocais a**ônomas" (TAMBIAH, 1*9*, p. 4).
</line>
<line>
Par* Fernandes (20*2) o paradig*a do ch*que de ci*ilizações não é al*o no*o *o
</line>
<line>
c*nário das re*a*ões inte*nacionais e tem exten*a tradição abalizada na *on*rap*si*ão cultura*.
</line>
</par><par>
<line>
A autora s*lien*a que a ideia de cultur*s es*anques, que se comun*ca* a
</line>
<line>
partir d* um*
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva da negação e
</line>
<line>
d* confl*to, não
</line>
<line>
consideram os séculos de his*ória mundial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*s*en*ializam a cultur* e a* chamadas *iv*lizações. Dest*rte, a **e** do choque de civilizações
</line>
<line>
f*ndamenta-se na c*ença de que as nações são demarc*da*, sobretu*o, por sua pertença étnica
</line>
<line>
ou reli*iosa (es*a de*ermina**e no *aso do Is*ã). * núcleo *as *ivi*izações se*ia repr*s*nt*do
</line>
<line>
p*r seus fundament*listas, os quais, *ozinhos dariam toda essa \p*r*za\ e *specif*cid*de.
</line>
<line>
Ne*te conte*to, este a*t*go surgiu da necessidade de comp*ee*d*rmo* a dificuldade d*
</line>
</par><par>
<line>
inclusão de a*un*s *nd*gen*s Te**eh*r em
</line>
<line>
uma es*ola *ão indígena (IVES-FE*IX et al.,
</line>
</par><par>
<line>
enviado), e se esta **lação ser*a algum ranço d*s in***ações e r*la*ões sociais (re) prod*zidas
</line>
</par><par>
<line>
e* torno do
</line>
<line>
ev*nto *ão P*dr*
</line>
<line>
dos Cac*tes. D*ssa maneira,
</line>
<line>
tivem*s
</line>
<line>
como objetivo do
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho, a*alisa* as relações sociais p*oduzidas neste contexto de c*nflito en*re indígenas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
não *ndígenas
</line>
<line>
por *ire*to à *err*torialida**. Procuramos, ta*bém, conhecer o conflito
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
forma hol**tic*, histori*izando o co*te*to em qu* as rela*ões sociais foram (re) *roduzidas, e
</line>
</par><par>
<line>
con*extua*i**nd* em q*e med**a
</line>
<line>
esse
</line>
<line>
evento ain*a re**rcute nos dias atuais na região
</line>
</par><par>
<line>
graja*ense, Estado do Mara*hão.
</line>
</par><par>
<line>
2 METODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
Neste *rtigo, o princ*p*o metodol*gico **iliza*o *oi a an*lise situacional, basea*o *o*
</line>
</par><par>
<line>
***udos *e Gluckman, a partir *a análi*e h*stórico-sociológi*a da e*t*utura
</line>
<line>
de Zululândia
</line>
</par><par>
<line>
mode*na.
</line>
</par><par>
<line>
*ara a con*tr**ão d*s análises realizadas, t*mbém *o* importante a leitura *e "A dan*a
</line>
</par><par>
<line>
Kal*la". Embora à p*i*ei** vist* o te*to pareça não ter
</line>
<line>
correlação com o even*o São *edro
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-**, ju*./ago. 2018
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Territorialidade em *uest**: o Evento São Pedro dos Cacete*
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
dos *acete*, este estudo apresenta v*rios elem*ntos que constitue* *ssa dança, e*truturados
</line>
<line>
nos títulos sequenciais: * kalela; as equipes de dança*; a canção; a origem da danç*; Mbeni;
</line>
</par><par>
<line>
prestígio e o est*lo
</line>
<line>
de v*da europeu;
</line>
<line>
tr*b*l***o na* cid*des;
</line>
<line>
dist*ncia tribal; tribalismo e
</line>
</par><par>
<line>
relações entre categor*as; *ribalismo e administr*çã* urbana; as tribos zombeteira* *as cida***
</line>
</par><par>
<line>
* a *alela *a *itu*ção
</line>
<line>
urbana. O
</line>
<line>
e**endiment*
</line>
<line>
de toda* essas e*ap*s permite ao le*tor
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão con*untur*l d* evento da dança K*lela.
</line>
<line>
Ao f*z*rmos u*a analogia na si*uação social São Pedro dos Cacetes, pr*cura*os
</line>
<line>
ab*rdar e*eme*tos que o com*õem, inic*an*o por um pequeno hist*rico do evento, os agentes
</line>
<line>
*oci**s envolvido* e o p*ópri* co*c*i*o de *o*flito que per*eia a discuss**. Assim, *e fo**a
</line>
</par><par>
<line>
compartim*ntalizad*, pretendemos en*ender u*
</line>
<line>
todo. S*bemos que esta tarefa não é f*c**,
</line>
</par><par>
<line>
pois perc*bemos *ue em alg*ns mo*e*tos os dados se imbricam.
</line>
<line>
As fo*te* **ilizadas neste estu*o foram basicamente * c*nsulta d* docume*tos of*c**is
</line>
<line>
*roduzid*s por oc*sião da situa*ão do ***flito e* questão: a) a ação civ*l públic* (1992),
</line>
<line>
expedida p*la Pro*u**doria da Repúbli*a e enc*m*nhada ao Juiz Fe*eral do *aranhão; b)
</line>
<line>
*equerimento da As*ociação Comunitária Guaja*ara (1991), e, c) petição do gover*o
</line>
<line>
municipal de G*ajaú-MA (*refeit* e ve*eadores) de 199* e a co*s*lta de li*eratura pertinente.
</line>
</par><par>
<line>
N*s*e senti*o, ele*em*s as categorias, a*álise situacional: *luckm*n (1987);
</line>
<line>
Va* Ve*sen
</line>
</par><par>
<line>
(1987); indígenas Ten*ehar: Coe*ho (20*2); *omes (200*); Melat*i (20*7); Sociedade,
</line>
<line>
identidad*, t*rr*torialid*de e c*nflit*: Elias (1997), Tambiah (1997), B*rt* (2000, 2005),
</line>
<line>
Al*â*tara *únior (2*05), *ard*so de Oliveira (2006), *oelho (2008), Silva (2*11) e Strathern
</line>
<line>
(*014).
</line>
<line>
Neste contex*o, para Van Vels*n (*987), a análise si*uacional é o *éto*o de estudo *e
</line>
</par><par>
<line>
cas* *etalhado o
</line>
<line>
autor apresen*a trabalho *e camp* *tnog*áfico como ori*ntado, mas não o
</line>
</par><par>
<line>
*ecessariamente determinado, pel* visão teórica d* antropólogo. Em seu texto é apresentado
</line>
</par><par>
<line>
o méto** que **uckman denominou de ex*en**d-cas* method (o método de estudo de
</line>
<line>
caso
</line>
</par><par>
<line>
detalhado), mas que Van Velsen (1987) pr*fe*i* cha*ar de "análise s*t*acional": c*let*
</line>
<line>
efetuada pelo etnógrafo de um tip* especial de informações deta*hadas, * d*z *espeito à f*rm*
</line>
</par><par>
<line>
como as informaçõe* serão usada* *as análi*e*. Esse métod*,
</line>
<line>
com ê**ase no processo,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
apr*s*ntado como apropriado pa*a o e*tudo de sociedades instáv*is e n*o homog*neas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./ago. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Ives-Felix, F. B. Bar*os, L. Nak*am*
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
3 RE*E**NC*AL T*ÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
3.1 A tríade: estado, conflito * viol*ncia
</line>
</par><par>
<line>
Parti*os d* pr*n*ípio, embasado em Tavares dos *ant*s (*00*), de qu* *s c*nflitos
</line>
</par><par>
<line>
pela *osse * *roprie*ade da te*ra *stão p*esentes em todas
</line>
<line>
as reg*õ**
</line>
<line>
brasileiras e sã*
</line>
</par><par>
<line>
mar*ados por in*meros atos
</line>
<line>
violentos, uma *çã* ge*eralizada
</line>
<line>
contra as fo*mas de lut* pela
</line>
</par><par>
<line>
terra *as populações rurais brasilei*as, co*pleme*tan*o (p. 1) que: "A real**ade bras*lei*a
</line>
<line>
apresenta um* ampla conflitu*lidade e um au*ento da *iolênci* *os espaço* sociais agrários,
</line>
</par><par>
<line>
no* quai* ex*s*em fo*te* violações de dire*tos hum**os". De*te modo, **
</line>
<line>
período da Nova
</line>
</par><par>
<line>
*ep*bli*a, m*ntev*-se e*eva*o o número *e co*flitos no camp*, env*lvendo confli*os
</line>
</par><par>
<line>
*erritoriais e t*abalhist*s, trabalho es*r*vo, dentre outr*s tipos de
</line>
<line>
conflito*. Houve
</line>
<line>
*uatro
</line>
</par><par>
<line>
fases na
</line>
<line>
o*orrência de conflit**: entre 1*85 a 1**9, "uma grand*
</line>
<line>
ocor*ênc*a de co*flitos;
</line>
</par><par>
<line>
ent*e 19*0 e 1*92, uma redução relat*v*; um a*men** dos c*nf*ito* nos anos de *993 * 1995;
</line>
</par><par>
<line>
f**almen*e, em 1996 e 19*8, mant*ve-se *l** e
</line>
<line>
crescente a inc***ncia *e conflit**"
</line>
</par><par>
<line>
(TAVARES DO* SANTOS, 2000, p. 2).
</line>
</par><par>
<line>
Nest* conte*to, *l*as (1997) *n**re que o Es*ado seria *ma invençã* sociotécnica do
</line>
</par><par>
<line>
ser humano, e *cresc*nta
</line>
<line>
que a c**iliza*ão *or ele referida nun*a est* comp*eta e sempre
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*me*çada; neste sentid* está incluso, sobr**udo, a resolução pac*fica
</line>
<line>
de c*nflit*s intra-
</line>
</par><par>
<line>
es*atais, ou seja, a p*cificação soci**, a qual está sem*re am*a**da. E
</line>
<line>
*o*p**men*a: "El*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*meaçada
</line>
<line>
por conf*itos tanto sociais quan** pessoais, que sã* atributos
</line>
<line>
no*mais da vi*a em
</line>
</par><par>
<line>
com*nidade huma*a - os próprios conflitos q*e as institui**es pacificadoras estã*
</line>
<line>
interessadas em dominar (*. 161).
</line>
<line>
**sta for*a, a organização da vi*a social em Estados cria *spaços sociais *e
</line>
</par><par>
<line>
pa*ificaç*o, na qual "govern*n**s têm à sua di*posição grupos de esp*cialistas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
estão
</line>
</par><par>
<line>
autorizados a usar a força fí*i*a em emergência* e também a imp**i*
</line>
<line>
ou*ros
</line>
<line>
c**adãos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fazerem o
</line>
<line>
mes*o" (E*IAS, 1997, p. 162), ou seja, o gove*no te* o monopólio *a
</line>
<line>
força
</line>
</par><par>
<line>
*í*ica, o qual é dirigido por gover*os *statais e rep*es*n*ado pelas *orças armada* * pela
</line>
</par><par>
<line>
p**í*ia como órgão*
</line>
<line>
executivos. Por isso, o mes*o *uto* ressa**a
</line>
<line>
que o ponto crucial é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
equilíb*io
</line>
<line>
e*tre as
</line>
<line>
*uas f*nções ** m*nopólio
</line>
<line>
da violência: estado e
</line>
<line>
populaç*o, *o que se
</line>
</par><par>
<line>
re*ere à p*c*ficação *n*erna, "em co*traste, a pac*ficação e * civiliza*ão de populações dent*o
</line>
<line>
de ****dos é com*arativament* ava*ça*a" (p. 164). E acrescenta qu*, se a re**ção dos
</line>
<line>
perigos físicos que a* pessoas representam uma* *ara as o*tras fo* *o*s*derado como u* dos
</line>
</par><par>
<line>
crit*rios d*c*si*o* no orden**ento sequencia* do* estágio* da
</line>
<line>
civilização, a pacificaçã* nas
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *e*es*na, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-*3, *ul./ago. 2018
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Ter***orialidade e* Q**stã*: * Eve*to São Pedro dos C*ce*es
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
relaçõ*s intra Estado *emonstrará que as pessoas **ingira* u* nív*l d* civilização superior
</line>
</par><par>
<line>
ao das *elações entre Estados e inversa*e*te, a exten*ão da ameaç* recíproca
</line>
<line>
ind*cará
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
contr**io.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, todos o* Estados mantêm e*pe*iali*tas em violência,
</line>
<line>
em condições
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*onstante prontidão, para reagirem no c*so de u*a ameaça de inv*s** violenta por
</line>
<line>
o*tr*
</line>
</par><par>
<line>
Estad* * o *onflito s*cial apa*ece como el*mento e**rut*r*nte das inter*çõe* hu*anas e da
</line>
<line>
evolução s**ial.
</line>
</par><par>
<line>
Para Silva (201*), fundamentado no* estudos de Co*te e Hob*es, *ida social a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
divi*ida em dois estad*s: e*tado natural e estado contra*ual, sen*o o natural o estado negativo
</line>
</par><par>
<line>
e o
</line>
<line>
contratual o p*si*iv*. Assim, para o autor todos os homens teriam
</line>
<line>
ca*acidades i*uais
</line>
</par><par>
<line>
qu**to ao corpo e ao espírito; su*ed* que "a competiç*o, * desc*nf*ança, a bus*a inces*ante
</line>
<line>
de glóri* e *oder, os le**ria, i*variavelm*nte, ao conf*i*o, cara*ter*zado pela guerra *e todos
</line>
</par><par>
<line>
os h*mens contra
</line>
<line>
*odo* os homens" (p. 3). E acrescenta, na mesma página, *ue s*ndo "os
</line>
</par><par>
<line>
homens, entre si, incapazes de encontra* uma soluç*o *ara os
</line>
<line>
co*f*itos res*ltantes de su*s
</line>
</par><par>
<line>
diferenç**
</line>
<line>
e desejo*, H*bbes
</line>
<line>
*ropõe um cont*ato institui*or de um s*berano, em tudo
</line>
</par><par>
<line>
garantidor d* ordem".
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo,
</line>
<line>
a *eso*uç*o dos conflitos atre*ava-se
</line>
<line>
à *ef*rm* in*electo-moral
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
homem. De acor*o *om *s estudo* de Comte; Hobbes (SILVA,
</line>
<line>
2*11),
</line>
<line>
p*ra s* o*ter uma
</line>
</par><par>
<line>
reorg*ni*ação da s*ciedad*, *sta deve*i* ser dominad* pelo cientificismo e**ontrando se*
</line>
</par><par>
<line>
ápice na linha *o prog*ess*; homem moderno teria sua mo*a* refor*ada * anularia o
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
c*nfl*tos sociais. P*rtant*, *
</line>
<line>
sol*ç**
</line>
<line>
*os co*fli*o* viri*
</line>
<line>
com a evolução e co* o prog*esso
</line>
</par><par>
<line>
científico e tecnológico, "produzindo u*a soc*ed*de esclarecida (*elo cul*o razão * à
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
c*ên*ia - nova religião), pac*fica e *armoniosa (pela distribuição equitati*a dos bens
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
progresso)" (SILVA, 20*1, p. 5). A**im, compreendia-se que, quanto ma*s uma sociedade se
</line>
</par><par>
<line>
desenvolve cientificamente, ou s*ja, é movida pel* razão, *eno*
</line>
<line>
conf**to* ess* *ociedad*
</line>
</par><par>
<line>
enfrenta*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Neste contexto, também aparece outro elemento a ser dis*utido nesta a**lise
</line>
<line>
*ituacional: o c*nceito de sociedade ou sua obsole*cênci*.
</line>
</par><par>
<line>
*trathern
</line>
<line>
(2*14) ao *iscut** sobr* a obsolescência do
</line>
<line>
*onceito de so*iedade
</line>
<line>
põe em
</line>
</par><par>
<line>
evidência a dico***ia entre a so**edade e as pessoas que a com*õ*m, cont*astes ge*ad*s pelos
</line>
<line>
paradigmas de so*iedade construídos ao longo da hi*tória ant*opol**ica, em que esta f*i vista
</line>
</par><par>
<line>
como coisa:
</line>
<line>
um objeto abst*ato do pens*mento; como unidade: *aseada na
</line>
<line>
antro*ol**ia
</line>
</par><par>
<line>
comparativ*; como unidades: limita*as em q*e
</line>
<line>
enu*eramo* fenômenos
</line>
<line>
em diferente*
</line>
</par><par>
</page><line>
s*ciedades; como membro*: os indivíduos representam a s*ci*dade para si *esma; co*o um
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. **, n. 4, art. 3, p. 4*-63, *ul./ago. 2018 *ww4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Ives-F*l*x, F. *. Barro*, L. N*kyama
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
obj*to externo: consag**do n* c*esão ritua* ou n*s ordenamen*os jurídicos; como tip*lóg*cas:
</line>
</par><par>
<line>
tipifica*am-se a* d*ferenças e as semelha*ças *ntre unidades discretas, acre*itan*o-s*
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
poss*vel enumera* sociedades in*iv*dua*mente. Como * au*o*a con*idera que o conceito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
socie*ad* com* enti*a*e torno*-se obsoleto, *ropõe que *le seja
</line>
<line>
d*s*artado, poi*
</line>
<line>
"*ão
</line>
</par><par>
<line>
precisamos *o conceito de socie*ade, exatam*nte **rque não precisamos cont*astá-lo c** o
</line>
<line>
conceit* d* in*ivíduo" (*. 2*8), e n*o é cabível para * antropologia contemporânea,
</line>
<line>
acresce*tan*o:
</line>
<line>
As relações sociais s** *ntr*nsec*s, e não extrínse*a*, à e*istência humana. Assim,
</line>
<line>
ao considerarmos as pe*s*as como objeto de estudo ant*opológico, n*o pod*mos
</line>
<line>
*oncebê-las como entidade* indiv*duai*. Infeliz*ente, a *ulpada dis*o é a **ssa
</line>
</par><par>
<line>
p*ópria i*e*a d* s*cieda*e. A co*sequ*ncia lamentável de ter**s conc*b*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
própria s*ciedade *omo entidad* foi fazer a* relações parecerem secun*árias e *ão
</line>
<line>
p*imárias *ara a e*is*ência hum*na. Assumimos si*plesmente, pois, o pont* de
</line>
<line>
vi*ta teór*co do reconheci*ento de que o conceito de \s*ciedad*\ *nter*eri* muito na
</line>
<line>
nossa ap**ensão da socialidade. (STRATHER*, 2014, p. *3*).
</line>
<line>
Portanto, pensar o conce**o de sociedad* exige incluí-lo numa cadeia de interações
</line>
<line>
s*ciais, inse**da em redes soc*ai* *ais amplas - "pode-s* formular a reg*a *e q*e t**o a*o
</line>
<line>
soc*al e*vol*e ao men*s trê* *artes - eu, v*c* e e*es - no que diz re*pe*to t*nto à sua
</line>
<line>
inte*pretação como às suas con*equências o*jetiv*s" (BARTH, 2000, *. 1*5). Cabe d*stacar
</line>
<line>
que "grupo é*n*co Tentehar" é compre*n*ido a pa*tir dos es*udos de Ba*th (20**, p. 16) "*m
</line>
<line>
q*e a e*n**idade representa * organização soci*l de diferenç*s".
</line>
</par><par>
<line>
Desta *orma, em se t**tando de conflito étnico, m*itas *uest*es pod*m
</line>
<line>
se r
</line>
</par><par>
<line>
*xaminadas/interpr*t*das, partindo **
</line>
<line>
problema "d*
</line>
<line>
co*o grupos
</line>
<line>
étni*os c*n*orr**tes se
</line>
</par><par>
<line>
*ercebem no processo
</line>
<line>
de adquirir, *anter e defen*er pre*e*s*s direitos do gr*po a **rt*s
</line>
</par><par>
<line>
qualificações e ao capital sim*ólico como educa*ão [...],
</line>
<line>
oportunidad** de vid*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
recompens*s m*teriais" (TAMBI*H, 199*, p. 6).
</line>
</par><par>
<line>
4 RES*LTADOS E DISCUSS*ES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 São Pedro dos *acet**: uma *erritor*alidade e* ques**o
</line>
</par><par>
<line>
O i*ício da relação *e conflito ent** os Guajaja*as/Tentehar e não indígenas, é d*tada
</line>
</par><par>
<line>
d* 18*5 com * chegada de *adr*s Capuchinh*s, os quais vi*ram dispostos a ca*equisar
</line>
<line>
*sta
</line>
</par><par>
<line>
na*ão **dígena. Embora os *en**har c*nsiderem que e**e conflito se*pre esteve presente
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, v. *5, n. 4, art. 3, p. 47-*3, jul./ago. 2*18
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ma *erri*oriali*ade ** Que*t*o: o *vento São *edr* dos Cacetes
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
naquela região, sentiram que houve um agr*vame*to após Fernando Falcão ser el*ito ***feito
</line>
<line>
do muni*ípio de Barra do Corda - MA (COELHO, 2002).
</line>
<line>
Mas quem são os envolvid*s nesta situ*ção d* conf*i*o? D* um lado, os indí*enas
</line>
<line>
Guaja*ara/Te**ehar - p*vo fal*nte d* língua Tupi Guarani (RODRI*UES, 1*86) que,
</line>
<line>
ge**raficamente, está loc*liza*o na região *en*ral do Maranhão (GOMES, *002; MELATTI,
</line>
<line>
2*07). G*mes (2*02, p. 47) define "verb* /t*n/ (\ser\) mais o qualifica*ivo /e*e/ (\intenso\,
</line>
</par><par>
<line>
\ve*dadeiro\) e sub**antivizador /har (a)/ (\aquele o\)", **gni*icando: "o se* ínt*gro, gent* o
</line>
<line>
verdadei*a [...] Nessa autode*o*inação *st* o princípio fu*dam*nt*l *o i*eal de auto*omia e
</line>
<line>
de l*be*dad*".
</line>
<line>
Do out*o l*d* do processo de disputa pela territor*al**ade, *s *ão indígenas env*lvidos
</line>
</par><par>
<line>
er*m repre*entados
</line>
<line>
pelos frades capuchinhos pelos mor*dores do povoado Sã* Pedro e
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
Cacete*, em sua maio*i*, nor*e*tinos que tinha* *heg*do *o Ma*anhão em busc* de t*abalho
</line>
<line>
* *e terra **r* cultivar e fizeram suas roças dentro da reserva indí**na ou em áre*s dev*lutas,
</line>
<line>
q*e limitavam co* a terra in*íg*na (C**LHO, 2002). *e acordo **m a autora, os lavradores
</line>
</par><par>
<line>
não i*dígenas utilizar*m todos os recursos p*ssí*e*s para se *anter no local,
</line>
<line>
"todas
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
estrat**i*s se ju*tifi**m, desde ne*ocia*ões no âmbito in***tu*ional a*é a*ões of*nsivas tais
</line>
<line>
co*o ass**sinatos *e Guajajaras" (p. *32).
</line>
<line>
N**te s*n*ido, *estacamos: São Pedro dos Cacetes, u*a te*ri*or*alidad* *m **e*tão, o
</line>
<line>
que dizem os *ocumentos ofici*i*?
</line>
</par><par>
<line>
** A*ã* Civil P*blica (1*92), datada de 12 de ju*ho de 1992, é de*cr*to que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
indígenas Guajajara/Te*tehar habitavam as t*rras maranhens*s *as *egiões compr*endidas
</line>
</par><par>
<line>
pelas bac*as
</line>
<line>
fluviais *os rio* Mearim, Co**a, Grajaú, Pinda*é, *aru e *uti*a desde tem**s
</line>
</par><par>
<line>
*memoriais. E* 1979, foi fi*mad* o *on*ênio nº 08*/*9, entre * Fundaçã* Na*ional do Índi*
</line>
</par><par>
<line>
(FUNAI) e E*tad* do M*ranhão, p*ra transferências das fa*ílias ocup*ntes das terr*s o
</line>
</par><par>
<line>
*ndígen*s Lagoa Compri*a, São P*dro do* Ca*et*s Alto *legre. Co* * objetiv* de
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
viabili*ar o remanejamento das f*mí*ias das t*ês áre*s, a FUN*I re*assou par* o Ma*anhão
</line>
<line>
cent* e se*sent* m*lhõ*s ** cr*zeir*s, ** dua* parcelas. **bo*a tenha recebido est*s *alores,
</line>
</par><par>
<line>
o **tado n*o cump**u sua obrigação cont*atual e, des*a forma, o Po*oado
</line>
<line>
São Pedro d*s
</line>
</par><par>
<line>
Ca**tes permaneceu lá com seus problema*.
</line>
</par><par>
<line>
Em **91, houve a homol*gação *a demarc*ção da área i*dígena Cana Brava (Decret*
</line>
<line>
*º *46), public*do no Diário O*icial da União *as, ain*a, os indígenas teria* de conv*v*r
</line>
</par><par>
<line>
co*
</line>
<line>
a presença indesejada d* pov*ado. E, *omente
</line>
<line>
e* 1993, *ois *nos m*is tarde,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Procur*doria Geral da *epúb*ica (Ofício nº *0*) pas*ou às mãos do M*ni*tério Público
</line>
<line>
R*v. FSA, T**e**na PI, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-*3, jul./ago. 2018 www4.*sane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. Ives-Felix, F. *. Barr*s, L. Nakyama
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
Federal (M*F) a liminar profe*i*a na ação ci*il p*blica *rom*vida por *ste, com vi*ta à
</line>
<line>
retirada do Po*oado São Pedro dos Cacet*s da á*ea indígena Cana *rava - MA.
</line>
</par><par>
<line>
Neste contex*o de disputa*, g*verno m*nici*al de Gra*aú - MA s* manifestou o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
favor d* permanê*cia dos colonos la*rado*es na á*ea de São Pedro do* Cacetes, atrav**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
petição encami*hada ao Procurador Ger*l da R*púb*ica, em novembro de 1991. Este
</line>
</par><par>
<line>
documento foi assinado pelo prefeito, *elo pre*idente d* C*mara
</line>
<line>
e por 18 vereadores,
</line>
</par><par>
<line>
*es*altand* que a re*irada *o* morado**s daquela áre* poderia r*s*ltar em u*a tragédia,
</line>
<line>
por*ue os moradores do povo**o n*o a*eitariam, de fo**a alguma, tal pr*cedime*to.
</line>
<line>
É *ecessá*io expor que, quando da Açã* Civ*l Púb*i*a (199*), é *os*o que o povoado
</line>
</par><par>
<line>
e*a habitado por, aproximad**en*e, seis mil *essoa*, mas, *egundo o Insti*uto Br*sileir*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
G*ogra*ia e Estatís*ic* (IBGE), o agr*pa*ento de n*o indíge*as na á*ea e*a de apenas 2.*56
</line>
<line>
i *di ví *u*s .
</line>
<line>
No documento oficial, produzi*o pela representação *uni*ipal de Grajaú-*A (1991)
</line>
<line>
e a favor dos lavrado*es *ermanecerem na terra *m disputa, está redi*ido:
</line>
<line>
Há 121 anos, os m*r*dores de \São P*dr* dos Cacetes\ d*se*volvem a agri*u*tu*a, a
</line>
<line>
p*c**ri*, o comér*io e a *ndústria. Construíram uma lag*a c*m 03km de e*te*são.
</line>
<line>
Contam hoje, com ***e **inas *e *enefic*am*nto de *rroz, *eis fábricas ** fa*in**,
</line>
<line>
qu* funcionam em *orma *e a*socia*ões. Os habitantes de \*ão Pedro d*s Cacetes\
</line>
<line>
têm u*a vida construída *om muito *rab*lho. *or isso mesmo, desfrutam, hoje, dos
</line>
<line>
servi*os de postos de saúde, de correios * telé*r*fos e de um me*cado pú*lico.
</line>
<line>
C*ntam, *ambém, com u* *istema de televisão, c*mitério públi*o, dois te*plos
</line>
<line>
religiosos, de*egacia de polícia, estádios d* futebol, *e*r* livre aos d*min*os. [...]
</line>
<line>
fu*cionam dois *rupos esc*l*res, com o ensino fu*damental com*leto. [...] 0*
</line>
<line>
(quatro) Seções E*eitor*is, *u* pe*ten**m * *5ª Zona Eleitor*l na Comarca de
</line>
<line>
G*ajaú (PE*IÇÃO PRE*E**URA MUNICIPAL DE GRAJAÚ/M*, 1991, p. 2).
</line>
<line>
Nesta petição pú*lica, b*sc*u-se legitimar que naquela territorialidade já existia u*a
</line>
<line>
*strutura *oci*l co*stitu*d*, em *m compl*xo processo de interaçã* ent*e col**ividades.
</line>
</par><par>
<line>
N* "Requ*rim*nto *a Associação C*munitária Guajaja*a", *ocumento produzido
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parti* do evento Sã* Pedro do* C**etes, é *vide*ciado o jogo de inte*esse* *m questã* * *
</line>
</par><par>
<line>
envolvimen*o
</line>
<line>
de *epresentan*es do Estado a favor *os colonos, assim posto pe*os
</line>
</par><par>
<line>
representantes *n*ígenas:
</line>
</par><par>
<line>
Recentemente, doi* vereadores de G*ajaú, *e no*es Edmi*son
</line>
<line>
de tal e Salo*ão
</line>
</par><par>
<line>
Rodrigues de Souza, que r**i*e* n* povoado, pas*aram
</line>
<line>
*, **tens*vamente,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
incent*var o p*quen* grup* d* mor*dor*s a lotear as terras ao redor do povo**o, o
</line>
</par><par>
<line>
que vem sendo feito, est**do na iminência de
</line>
<line>
várias outras pessoas passarem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
residi* n* lug*rejo, aumentando,
</line>
<line>
assim, os prob*emas dos índ*os e o* confl*to*
</line>
</par><par>
<line>
*nevitá*eis. [...] Cons*que*tem*nte, o momen*o
</line>
<line>
a*ora é de
</line>
<line>
pré-con**ito, com
</line>
</par><par>
</page><line>
consequ*ncias perversas para os índios e *esmo para *s brancos, alguns inoce*tes,
</line>
<line>
q*e *** servido de \peça de m*nobra\ pa*a gananc*osos vere*do*es e aven*urei*os
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./a*o. 2018 *ww4.fsa*et.*om.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um* Terri*orialidade em Qu*stão: o Even*o *ão Pedro dos Cacete*
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
(REQUERIMENTO DA ASSOCIAÇÃO COMUNI**RIA *UAJAJARA, 1*91,
</line>
<line>
*/*).
</line>
<line>
Segundo esta *edação **icial, o confronto pré-anun*i**o entre in*ígenas e n*o
</line>
</par><par>
<line>
indígena* a*onteceu, tendo
</line>
<line>
seu ápice com a agressão *iros de nove indígenas gr*vida* por a
</line>
</par><par>
<line>
par** *e mor*dores
</line>
<line>
de São Pedro
</line>
<line>
dos Cacete*. Após e*sa tragédia, o governo federal e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
est*dual posicionaram-se *o que diz **speito ao remanejam*nto do povo*do, *em como o de
</line>
<line>
Lagoa Comprida e o de Alto Al*g**.
</line>
<line>
Coelho (2*02) sali*n** que *utro momen*o lat*nte do conflito foi a morte de *m dos
</line>
<line>
faz*nd**ro* da reg*ão, sendo indígenas Guajajar*/Tentehar a**sa*os por es*e homicídio.
</line>
</par><par>
<line>
To*avia,
</line>
<line>
o* in*ígenas re*a*iam a acus*ç*o,
</line>
<line>
*legando qu* o responsável por aque** mor*e
</line>
</par><par>
<line>
havia sido o irmão da ví*im* que, de form* *c*den**l, *cert*u o f*zende*r*, quando pretendia
</line>
<line>
acer*ar um Tente*ar. A *i*gança da f*míli* do fazendei*o ocorreu *o mesmo dia, r*su*tando
</line>
<line>
no homicídio de dois i*dígenas **ajajara/Tente*a*, cujos corpos foram jog*dos no ri*
</line>
<line>
*earim, cabendo r*ssaltar que o matador estava acomp*nhado pel* Políc** Militar.
</line>
</par><par>
<line>
*e acord* com a *u**ra,
</line>
<line>
os processos d*scri*ina*óri*s, os limites *e *e*ritórios
</line>
</par><par>
<line>
proposto* pelos **d*genas foram desconsiderados, sendo aceitos, apenas, *s limites d*fin*dos
</line>
</par><par>
<line>
por decreto*. A *res**ça *n*ígena *a área também não foi motiv* suficiente para instruir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
açã* do Ins*ituto Nac*o**l *e C*l*n*zação e Reforma Agrária (**CRA), *ugeri*do que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*uação
</line>
<line>
dos ó*gãos pú*licos *steve subordi*ada aos interesses do Est*do, exemp*ifica*o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
trecho: "a Funai *ncenou
</line>
<line>
o jogo *mbígu*, o*a reco*hec***o as terras com* posse
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
Te*etehara/Gu*jajara, ora negando t*l posse, f*vorecen*o
</line>
<line>
os interesses de *ma ordem
</line>
</par><par>
<line>
religiosa e de u* pov*ado" (p. 96).
</line>
</par><par>
<line>
Coelh* (2002) *nferiu qu* o
</line>
<line>
g*ve*no *inha como questão central q*al seri* a melhor
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma de res*lver o probl*ma do avanço *a colonização, para exp*nsão da lavoura *o alg*dão
</line>
</par><par>
<line>
e da pec*ária, nas área* ocupa*as pe*os
</line>
<line>
povos in**genas. * solução ma*s plausí*el **ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Est*do seria *acificar *s indígenas. Nes**
</line>
<line>
contexto, o presiden** da província do Maranhão,
</line>
</par><par>
</page><line>
Silva G*ma, em *817, pro*ôs a povo*ção de G*aj**, onde d*veria "situar, *i*il*za* * meter
</line>
<line>
em tráfico mora* os *ndios se*vagens d*quele con*orno" (p. 106), *as se estes se rebelassem
</line>
<line>
contra às determ*nações d* *stado, a dita pacif*ca*ão não seri* feita po* meios s*aves, *as de
</line>
<line>
forma puni*iva.
</line>
<line>
**s doc*men*os *fici**s, sejam de representa**es indígenas ou de não i*dígenas e *a
</line>
<line>
lit**atur* pertin**te à *emática, percebemos que é l**ente, as intencio*ali*ade*, as r*sistências,
</line>
<line>
a medição de forças entr* os envolvi**s e a terra em *i, que p**e s* co***gurar em um *em
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. *, art. 3, p. 47-63, jul./ago. 20** www*.fsan**.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. *ves-Felix, F. B. Barros, L. Nakyam*
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
es*asso, ou seja, o conflito é imanente a* *ro*es*o de re*açõe* e *e i**erações g*ra*as n*
</line>
<line>
event* Sã* Pedro dos *a*etes.
</line>
<line>
P*ra El*as (1997) a violê**ia foi vis*a no contex*o da formaç*o do Estado Al*mão
</line>
</par><par>
<line>
com* meio de ascens*o d* pod*r, alcance
</line>
<line>
da superiori*ade como
</line>
<line>
paí* *uropeu; assim, e***e
</line>
</par><par>
<line>
os jovens alemães *oi ensin*do- após a Alema**a
</line>
<line>
perder P*i*e*r* Guerra *u*dial- qu* a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
domín*o do o*tro perpassava pe*a vi**ência. *este sentido, * violência é compreendida com*
</line>
<line>
forma de superação do se*ti*ento de fraqueza e de *nferior**ade. A**im, podemos co*siderar
</line>
</par><par>
<line>
q*e a c*ença de *ue superiori*ade *ode s** i*termedi*da p*la vi*lência é unive*sal, a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exemplo da vingança co*tra *s ind*genas G*ajajara/Tenteh*r, após a mo*te de u* fazendeir*
</line>
<line>
e seus desd**ra*e*tos n* evento Sã* P*dro *os Ca*etes, ref*r*ando q*e o "f*nômeno da
</line>
</par><par>
<line>
violência at*nge mais *lgumas classes soc*ais do
</line>
<line>
que *u*ras, algumas
</line>
<line>
raça* *ais
</line>
<line>
*o qu *
</line>
</par><par>
<line>
outras" (TAV*RES *OS SAN*OS, 2000, p. 2).
</line>
</par><par>
<line>
Almeid* (2012) salienta que o Estado conc*be o território pa*a além de seus
</line>
</par><par>
<line>
significados burocráticos ao "prop*ciar *ondiçõ*s de expansão
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
p*odução de commodit*es,
</line>
</par><par>
<line>
est*riam forçando a flexib**izaç*o dos direitos t*rritoriais de *o*os e com*nidades
</line>
</par><par>
<line>
tradicio*ais, *edefinindo os
</line>
<line>
dir*itos do* \trabalhadores migrantes\ e estigm*tizando
</line>
</par><par>
<line>
iden***ades étni*as" (p. *6) e destaca q*e:
</line>
</par><par>
<line>
A Amazônia consist* n** lócus
</line>
<line>
p*ivile**ado para *e observa*em, em**ric*mente,
</line>
</par><par>
<line>
tai* tr**sformações. [...] Essa ação *em si*o rápida, com objetivo* de curtí*simo
</line>
<line>
pr*zo, q*e exigem prontos res**ta*os (hidrelétricas, gasodutos, minerodutos,
</line>
<line>
hidrovias, rodovias, po*tos, aeroporto*, linhas de transmissão *e energia), c*jos
</line>
<line>
efeitos ref*rem-*e a*s acidulado* debates jurídicos e à intensificação de confl*tos
</line>
<line>
sociais (ALMEIDA, 2012, p. 67).
</line>
</par><par>
<line>
O auto* *ropõe, na págin* *egu**te, *ue a fle*ibilização dos d*re*tos t**ri*oriais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*vos e das **muni*ade* t*a*ici*na*s tem o*or*i*o atra*és da procrastinação
</line>
<line>
da titulaçã*
</line>
</par><par>
<line>
definitiva *e terra* de quilombo*, condicio*antes
</line>
<line>
antepostos à titulaçã* de *erras de
</line>
</par><par>
<line>
comun*dad*s qu*l*mb**as e ausê*ci* de medida* quanto * "\desintr*são\ e à reduçã* de terra*
</line>
<line>
indígen*s" (*. 68).
</line>
<line>
Nesta disc*ssão sobre conf*ito te**itorial, de*tacamo* a questão da identidade ét*i*a.
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
estud*s de Cardo*o de Oliveira (2006) n** aj*daram * re*l*tir sobre as cate*or*as de
</line>
</par><par>
<line>
i**ntid*de *tnica. O *ermo identi*ade * *omplexo em vista d* ser polissêm*co po* nat**eza, e
</line>
</par><par>
<line>
ainda m*is difíc*l *e d*fini-lo
</line>
<line>
q*an*o *stá ass*ciado a g*upos ét*ico* pois se*undo autor, o
</line>
</par><par>
</page><line>
"guarda íntima relaçã* com * contexto s*bre o *ua* o* povos e *s *nd*vídu*s que o*
</line>
<line>
constituem se movimentam" (p. 26) e, indica que "deve ser investig*d* a part*r do camp*
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 15, n. *, art. 3, p. 47-63, jul./ago. 2018 www4.fs**et.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Territ***a*idade e* Questão: o Ev*nto Sã* Pedro dos Cace*es
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
anal*tico, envolvendo as in*erações s*c*oculturais relações con*rastantes, *
</line>
<line>
pois * identidade
</line>
</par><par>
<line>
étnica agrup*, agre*a, un*fi*a" (p. 38). Por esta percepção, o autor propõe, que *uando se **at*
</line>
</par><par>
<line>
de cultura,
</line>
<line>
ela de*e ser o*jeto de inv*stiga*ã* etnográfica em seu* term*s globai*, uma v*z
</line>
</par><par>
<line>
qu*
</line>
<line>
mudanças cult**ais *ão *eri*m a cau*a pri*ei*a da *lter*ção de identidade ent** os
</line>
</par><par>
<line>
grupos sociais.
</line>
<line>
Nes*e sent*do, só * possível c**preende* o ev*n** Povo*do São Ped*o *o* *acete*, se
</line>
<line>
as **laç*es s*ciais de produçã* e de repro*ução no *n*erior d* cad* grupo en*o*vido, as quai*
</line>
<line>
*xplicam a *x*st*nci* daquelas pessoas, naquele te*p* e e*pa*o fore* devidam*nte
</line>
<line>
*valiadas. Pois, se, *or um lad*, a ação Gu*jajara/Tente*ar vo*ta*a para a desintru*ão de seu
</line>
<line>
territór** ocu*ado pelos lavradores forma*a i**ígni* de sua identidade étnica, *or o**ro, para
</line>
<line>
os lavrado*es daquele lugar *onstituía alt*rnativa de *obrev*vênci*, *spaço de l*ta, de trabalho
</line>
<line>
e *e me*órias. As s*bje**vaç**s, o sentimento de d*r, de inc*rte*as, de ódi* ou de a*e*rias se
</line>
</par><par>
<line>
****aram de cada um *os lados,
</line>
<line>
*os co*e*ivos e i**ivídu*s envolv*dos na disputa. Desta
</line>
</par><par>
<line>
forma, o conflito é par*e integ*ant* de **a *adeia
</line>
<line>
de interaçõe* s*ciais, inserida em redes
</line>
</par><par>
<line>
sociais mais extensas, envolvendo a tríade: eu, v*cê e e*e*.
</line>
<line>
4.* O event* *ã* Pedro do* Ca*et*s: *x*stem ranço* na atualidade?
</line>
<line>
A relação indígena e não indígenas *m Graja* - M* continua permeada de co*flitos,
</line>
</par><par>
<line>
inclu*ive * *a*ço
</line>
<line>
do proce*so d* interação vi**ncia*o
</line>
<line>
*o evento São Pedr* *o* C*cete*
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
encontra em est*do lat*nte, talvez se*a co*o um vulc*o que a q*alquer mom*nto pod* entrar
</line>
<line>
e* erupção, como é o caso de alguma* loca*idades do mun*c**io, cuj* população é form*da
</line>
<line>
por muitas *amílias assentadas, proc*den*es da área origin*l de *on*lito.
</line>
<line>
Nes*e sentido, Coelh* (2002) dest*ca *ue o* moradore*, ao *aí*em dessa área, teriam
</line>
</par><par>
<line>
di*eit* a
</line>
<line>
uma *ndeniz*ç*o,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
alguns
</line>
<line>
habitantes e
</line>
<line>
p*líticos *on*ider*r*m como irrisóri*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aquém do* valores das be*feit*rias. Todo esse proce*so envolveu in*tituições c*mo a FUN*I
</line>
<line>
e o INCRA, além da *refeit*ra de *rajaú e d* al*uns p*líticos, como * **ndidata ao g*verno
</line>
</par><par>
<line>
*o estad*, Roseana Sa*ney, na época. A promes*a era
</line>
<line>
*e que, **é
</line>
<line>
ao final *o ano *e 1997,
</line>
</par><par>
<line>
todos que saíram
</line>
<line>
d* loc*l em
</line>
<line>
quest*o *stari*m em *m*
</line>
<line>
no*a terr*, com implementaç*o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
atividades prod*tivas * indenizados. Todavia,
</line>
<line>
Ce*ca d* 35 morado*es for*m lesad*s na avalia*ão de suas *erras, uns *eceberam
</line>
<line>
uma *uantia inferior e outros um* quantia *ci*a do que se tin*a, a autora tamb*m
</line>
<line>
relata que a FUNAI possa ter agido com mais pres*a no que se refere à saída da*
</line>
<line>
pessoas de São Pedro devi*o à pressão imposta pelos *ndios que esta*a*
</line>
<line>
organizado* (R**ELO; PAZ; ALCÂNTARA, 201*, p. 2).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 15, n. *, a*t. 3, p. **-63, jul./ag*. 201* www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. O. *ves-Felix, F. B. B*rr*s, L. N**yam*
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
A*s**, *s relações so**ais pr*d*zidas neste co*texto f*ram e *ão tensas, e *a*if**t*-
</line>
</par><par>
<line>
se em vári*s espaços *o*i*is da *egiã*
</line>
<line>
gr*jauen*e, desta*ando-** a es*ola como um destes
</line>
</par><par>
<line>
**p*ço*. *urante minh* at*açã* *o m**icípio de Graja* - MA como coord*n*do*a
</line>
</par><par>
<line>
ped*gó*ica-*rimeira autora,
</line>
<line>
*cont*ceu um *a*o *as*ante elucid*tivo desta
</line>
<line>
questão: uma
</line>
</par><par>
<line>
crian*a in*ígena Tenteha* foi i*pedida de frequentar uma escola *úblic* do
</line>
<line>
ensin*
</line>
</par><par>
<line>
fu*damental, cabe ressalt*r q*e a instituição se lo*alizava em um *ovoado formado por
</line>
</par><par>
<line>
mui*as pess*a* remanescentes de Sã* Pedro dos Cac*t*s, sem *úvida, fato de o
</line>
<line>
*la ser
</line>
</par><par>
<line>
i**ígen* fo* um dos fat*re* para *s*e bl*qu*io.
</line>
</par><par>
<line>
Nos estudos d* G*uc**an (1987) v**os q** o funcionamen*o
</line>
<line>
da estr*tu** social
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Zulu*ândia *odia ser observado nas atividades políticas e ecológicas, p*et*s e b***cos er*m
</line>
<line>
duas categorias q*e **o dev*a* s* mistur*r, in*erindo c*mo é o caso das castas na Ín*i* o* as
</line>
</par><par>
<line>
*ategorias *e homens e mulheres
</line>
<line>
em **ita* c*muni*ades; *esta fo*ma,
</line>
<line>
um a*ricano nunca
</line>
</par><par>
<line>
poderá ser um *r*nco e a m*nute*ção desta s*par*ção * um v*lor dominant* qu* tra*sparece
</line>
<line>
n* políti*a d* segregação.
</line>
<line>
Po*tanto, constata*os que a separ**ão entre não i*dígenas e indígenas, nos dias atuais,
</line>
<line>
sobretudo na re**ão de famílias remanescent*s de S*o P*dro dos Ca*etes, transpare*e através
</line>
</par><par>
<line>
de *adrões de com*ortamento: os dois grupos dif*renciam-*e em s*as inter-relações
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
es*rutura social, * *m modos de *ond**a socialme**e definidos.
</line>
</par><par>
<line>
Esse em*ranhado de r*laçõ*s, des*jos, t*nsões e contr*d*ç*es q*e o e*ento
</line>
<line>
desencad*ou, rev*la também u*a teia de acon*ecimen*os diretamente *elaci**ados às pessoas
</line>
<line>
e seus sent**en*os, em um* di*puta d* terra e de poder. Nesta *eia de interações em tor*o do
</line>
<line>
*onfl*to, aspe*tos negativos e positivo* da *i*a *ocial são produzidos.
</line>
</par><par>
<line>
Em uma concepç*o sim*e*iana de c*nfli*o social, este pode se*
</line>
<line>
visto p*lo víeis da
</line>
</par><par>
<line>
superação, *e*em**nhando o *apel de subst*ncia viva nas mai* *iversas relações **t*e os
</line>
</par><par>
<line>
indivíduos, o confronto pode ser co*siderado o *
</line>
<line>
produtor de um *etamorfismo
</line>
<line>
en*re *s
</line>
</par><par>
</page><line>
interaçõ*s e relaç*es soc*ais advi*d** do e*ento. Portanto, de f*rma *aradoxal o conf**to é um
</line>
<line>
modo de sociação, que *oss***lita m*m*ntos de destruiçõe* e tamb*m de co*struções.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Consideramos que o modo de vida é como * *ovo se relaciona m*t*amente, com* as
</line>
<line>
regras socia*s s*o in*or*oradas nas a*itudes do* indivídu*s, de forma q*e o Es*ado seja
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./ago. 2018 www4.f*an*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Ter*ito**ali*ade em Questão: * Even*o São Pedro dos C*cetes
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
incorporado nas pesso**, assi* a efic*cia do Est*do es*á na ges*ão dos corpos e também na*
</line>
</par><par>
<line>
*elaçõ*s laborais, sendo um d*s aspec*os de *m proce*so civilizador a tensão
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
pac*ficação e violência. Ne*te c*ntex*o, sabe-se qu* o proc*sso civilizatório no *aranhão
</line>
</par><par>
<line>
ancorou-**
</line>
<line>
em f***as de violência simbólica e
</line>
<line>
física em *ue o Estado imp*nha sua for*a,
</line>
</par><par>
<line>
com* ocorreu na situaçã* conflit*osa São Ped*o *os C*cete*.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa maneira, os d*cu*entos *ficiais analisados, s*jam
</line>
<line>
os p*oduzi*os *elos
</line>
</par><par>
<line>
r*presentantes i*d*genas *u pelos n*o indí*enas também pe*o Estado *, *s da*os da literatura,
</line>
</par><par>
<line>
evid*nciam que no proc*sso
</line>
<line>
de rel**ões e *nteraç**s ge*ada* no evento S** Pedro d*s
</line>
</par><par>
<line>
Cacete*, *s inte*ciona**dades, as r*sistências, a *edição de *orça* *ntre os envo*v*d*s na
</line>
<line>
b*iga *ela terra se encont*am ainda muito lat*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, final*zamos o trabalho com
</line>
<line>
algumas reflexões: esta
</line>
<line>
*b*a está inacabada,
</line>
</par><par>
<line>
porqu* e*tendemos que sempre que existem rela*ões h*m**as e*i*t*m r*la*õe* de conflitos,
</line>
<line>
princip*l*en*e qua*do estão envolvidos bens materiais e p*de*. É inacabada, também porque
</line>
<line>
à medida *ue fomos **s inteirando **ste univer*o *e confl*tos, que não *res*nciamos out*ora,
</line>
<line>
mas q*e per**nece vivo n* cotid*ano esco*ar, at*av*s da d*ficu*dade de ace*tação e i**lusão
</line>
<line>
*e alunos Ten*ehar q*e *ecidem estudar em in*ti*uições *úblic*s não indígen*s. *ercebemos,
</line>
<line>
porta**o, q*e *inda é f*rt* a *elação d* conflito entre indíg*nas e não indíge**s *o mu**c*pio
</line>
<line>
*e Graj*ú e ao me**o tempo é uma situação po*co problemat*za*a.
</line>
<line>
Neste processo de busca d* conhecim*nt* a respeito d* ev*nto *ão Pedr* dos Ca*etes
</line>
<line>
ainda há outras v*rte*tes *ue prec*sam s*r aprofund*das, c**o: rela*ões ent*e o Est*do e o*
</line>
</par><par>
<line>
i*divíduos *nv*lvidos; *uem são *s
</line>
<line>
indivíduos remanescentes e
</line>
<line>
suas p*r*pe**i*as soc*ais,
</line>
</par><par>
<line>
cul*urais e ec*nômicas, dentre outras questões que pre*isam ser res*o*d*das. *as ficou u*a
</line>
<line>
certez*: *ntender os conflitos em São Ped*o dos Cace*es, *os seus as*ectos históricos, *oc*a*s
</line>
<line>
e *ulturais, ab*e c**i*ho a novos saber*s e oportu*idades e, c*m mais propriedade, *o*emos
</line>
<line>
ten**r in*luir es*a temá*ic* n* *urrí*ulo escolar.
</line>
<line>
Agradecimen**s
</line>
<line>
À U*iversidade Federal *o *ar*nhão e à Fu*dação de Am*a*o à Pesquisa e Desenvolvi*ento
</line>
</par><par>
<line>
Ci*ntífico Tecnológico e
</line>
<line>
do Maranhão - *APEMA, *espectivamente,
</line>
<line>
pela li*e*açã*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
doutorame*to e pela concessã* de bolsa, p*ra a pri**ira autora d*ste a*ti*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-6*, j*l./ago. 2*18
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
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N. O. Ives-F*lix, F. B. Barros, L. Na*y*m*
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62
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** Coordenação * *e*is**; PRMA Procuradori* da República no -
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<line>
Ma*a*hão. *eti*ã*
</line>
<line>
de ma*utenção dos morador*s *o pov*ad* de S*o Pedro do* Cacetes
</line>
<line>-</line>
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Mar*nhão.
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Dispo*ível
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Como Re*eren*iar este Artigo, conforme A*N*:
</line>
<line>
IV**-*ELIX, N. O; *ARRO*, F. B; NAKYAMA, L. Uma Ter*it*rialidade e* Q*estão: o Evento
</line>
<line>
São Pedro do* Cacetes. R*v. F**, Te*e*ina, v.15, n.4, art. 3, p. *7-*3, j*l./*go. 2018.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
N. O. *ves- Felix
</line>
<line>
F. * . Barros
</line>
<line>
L. **kyama
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pçã* e plan*jamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpret*ção dos *ad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração d* rascunho ou na re*isão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprovaç*o *a versão final do ma*u*cr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, a*t. 3, p. 47-63, jul./ago. 201*
</line>
<line>
w*w4.fs*n*t.com.br/revist*
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)