<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./*g*. 20*8 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*8.15.4.1 </line>
</par>
<par>
<line> U*a Territorialidade em Questão: o *v*nto São Pe*ro *os Cac**es </line>
<line> A Territori**ity in Quest*on: the Event *ão Pe*r* dos Cacet*s </line>
</par>
<par>
<line> Neusani Oli**ira I*es-Felix </line>
<line> D*uto*ado em *n*ropolo*ia Social pela Unive*si*ade Federal do P*** </line>
<line> Mestra em *ducação pela Un*versidad* Federal do P*rá </line>
<line> Professora da *ni*ersidade Feder*l do Maran*ão </line>
<line> *-mail: neu**ni_26@ho*ma*l.com </line>
<line> Flávio *e**rra Barr*s </line>
<line> Doutor em Biolo*i* da Conser*ação pela Un*versidade de Lisb*a </line>
<line> Pr*fessor da Uni*ers*da*e Fed*ral do Par* </line>
<line> E-m*i*: flaviobb@*fpa.*r </line>
<line> Luiza Nakaya*a </line>
<line> Doutora em Genética e Biologi* Molecular pela *n*v*r*id*de Fe*era* *o Pará </line>
<line> Professor* p*la Un*versidade *ederal d* *a*á </line>
<line> E-mail: lunaka@ufpa.br. </line>
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<line> En*ereço: *e*sani Oliv**r* Ive*-Felix </line>
</par>
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<line> Un*versidade **deral do *aranhã*. AV. Aurila *aria </line>
<line> *ditor-Che*e: Dr. Tonn* Kerle* de Alenca* </line>
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<par>
<line> *os Santos *arros Sousa, S/N, *ote*m*nto Frei Alberto </line>
<line> Rod*i*ues </line>
</par>
<par>
<line> Ber*tta, 659**000 - Gr*jaú, MA - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Artigo r*cebid* *m </line>
<line> 06/04/2018. Última versão </line>
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<par>
<line> *ndereço: *lávio Bezerra Barros </line>
<line> rec*bida e* 2*/04/2018. Ap*ovado em 2*/04/2*1*. </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade Fed*ral do Pará, Núcleo de C*ências </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ag*ári*s * Desen*olvimento Rural (NCA*R). </row>
<row> Avenida A*gu**o Corre*a, nº 01, *uamá </row>
<row> 6*0*5-110 - *elem, PA - Brasil. </row>
<row> End*reç*: Luiza Nakayama </row>
<row> *niversidade Fed*r** do *ará, Centr* de Estudos </row>
<row> A*anç*dos em Biodi*ersidade (C*ABIO-ICEB). Av. </row>
<row> Avenida Augusto *or*ei*, nº 01, Guamá </row>
<row> 66075-110 - Belém, PA - *rasil </row>
</column>
<column>
<row> *val*ado pelo sistema Triple Re*iew: Desk Re*iew *) </row>
<row> pelo Edit*r-Chefe; e b) Double Blind Review </row>
<row> (*valiação **ga por dois avaliadores da áre*). </row>
<row> R**is*o: Gramat**al, N*rm*t**a e de Form*tação. </row>
</column>
</par>
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<line> *. O. Ives-Fe*ix, F. B. Barros, *. N*kyama </line>
<line> 4* </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> A relação conflit*o*a *ntre indíge*as Tentehar e nã* i**í*e**s pela região *ão Pedro </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Cacet*s, l*cali*ada no mu*icípio de *rajaú-M*, teve início em </line>
<line> 1895, com a chegada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pad**s Capuchinhos. A*sim, neste trabalho, </line>
<line> abord*m*s alguns *lementos *u* c*mpõem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conflito São Pedro dos *acetes, </line>
<line> d*n*re eles, um pequeno hi*tórico *o *vento, os agentes </line>
</par>
<par>
<line> sociais *nvo*vidos e os p*ss*veis refle*os </line>
<line> deste co*flito n*s *el**ões *o*i**s entre *ndí*e**s </line>
</par>
<par>
<line> Te*teh*r * muit*s fam*lias oriun*a* *esta re*ião de *onflit*. *t*lizamos </line>
<line> co*o princípio </line>
</par>
<par>
<line> metodológic* a análise situacional, baseada nos *studos de Gluckman, partir d* análise a </line>
</par>
<par>
<line> histórico-sociológica *a estr*tura de Zululândia mo*erna. Como *esu*tados </line>
<line> *n*icam*s </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> limites colocados **ent* </line>
<line> aos direit*s territoria*s indígenas, por exemplo, a construção </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *odovia BR 226 na Te*ra Indígena Cana Bra*a e a re*ação conflituosa *ntre indígenas e não </line>
</par>
<par>
<line> indígena*, na cont*mpo*aneidade, em Grajaú - MA, e*pecial*ente </line>
<line> no Pov*ado Remans*. </line>
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<par>
<line> Conc*uímo* </line>
<line> que, se*pre que existem relaçõ*s humanas, </line>
<line> elas se to*na* mais conflit*osas </line>
</par>
<par>
<line> quando envolve * distribuiç*o de poder mate*ial e simbólic*, sendo reflexos des**s embates, a </line>
<line> di*iculdade de a*eitação de alunos Ten*e*ar, no c*t*diano escolar grajau*nse. </line>
<line> Palav*as-chave: Etnicida*e. Te*r**orialidade. Con*lito. </line>
<line> A*STRACT </line>
</par>
<par>
<line> Th* </line>
<line> confli*ting relationship bet*ee* T*nte*ar and non-*ndigenous </line>
<line> nativ*s b* the S*o Pedro </line>
</par>
<par>
<line> dos C*ce*es re*ion, loca*ed *n the municipal**y of Graj**-MA, began in 189* w*th the arri*al </line>
<line> o* Ca**chin priests. Thu*, i* this work, we discuss some *lements tha* make up the Sã* Pedro </line>
<line> do* Cacetes co*fl*ct, a*ong th*m, a small hist*ry of t*e event, the social a*ents *nv*lve* and </line>
<line> the poss*ble con*eque*c*s of this con*l*ct *n *he so*ial relat*ons betwe*n Tente*ar native* and </line>
</par>
<par>
<line> many families </line>
<line> from *his region *f confli*t. We use as a methodolog**al principl* the </line>
</par>
<par>
<line> situ*tional analysis, based on Gluckman's *tudies, bas*d on th* *is*orical-sociol*gical a***ysis </line>
</par>
<par>
<line> o* </line>
<line> the mode*n Zululandan stru*ture. *s * result *e *nd*cat* the l*m*ts placed on indigenous </line>
</par>
<par>
<line> land rig*ts, for </line>
<line> example, **e construction o* the BR 226 hi*hwa* in the **n* Brava </line>
</par>
<par>
<line> Indi*enous Lan* and the conflic*ua* relationship between ind*gen*us </line>
<line> and n*n - indigenou* </line>
</par>
<par>
<line> contempor**ies in G*ajaú - MA, e*pecia*ly in the Remanso Village. We con*lude </line>
<line> t**t </line>
</par>
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<line> whenever </line>
<line> t*ere ar* h***n *e*atio*s*ips th*y become mor* con*li**ed when it i*volves the </line>
</par>
<par>
<line> distribution of mat*ri*l a*d symbolic power, being </line>
<line> the re*lexes of the*e </line>
<line> struggles, the </line>
</par>
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<line> diffi*u*ty *f ac*eptance of *en*eha* s**dents, in the da*l* school of Grajau. </line>
<line> Key*ords: Ethnicity. Terr*to*i*lidade. *onf*ict. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *er*s*na, v. 15, n. 4, ar*. 3, *. 47-63, jul./ago. 2018 </line>
<line> w*w4.f*****.com.br/r*vista </line>
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<line> Uma Territorial*dade em Questão: o Evento São Pedro dos C**etes </line>
<line> 49 </line>
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<line> 1 IN**O*UÇÃO </line>
</par>
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<line> Sã* Pedro do* Ca*ete* f** um pov*a*o que, po* *uito tempo, *oi motivo de disputa </line>
</par>
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<line> e*tre morado**s i*d*gen*s Tentehar </line>
<line> e lavra*ores </line>
<line> não i*díge*as. No que tan** às </line>
</par>
<par>
<line> especifi*idades do ev*nto que o de*omi*a, n* p*es*nte estudo, anal**a*os sua dinâmic* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> **rtir da *deia *e co*flito. P*rtan**, f*z necessár** situa* * leitor que compreen*emos co*fl*to </line>
<line> como el*mento da dinâmi*a de produç*o e de reprod*ç*o d*s re*ações so*iais. </line>
<line> *lcântara Jún**r (**05), em se* artigo, faz uma ref*exão s*bre * conceito d* confl*t* </line>
</par>
<par>
<line> so**al de*envolvido </line>
<line> por Georg S*mme*, na qual o própr*o *onc*ito e**aria muita* vezes </line>
</par>
<par>
<line> **soci**o aos asp*c*os *e*ativos da vida socia*, e Simmel parte da **e*issa *e q*e o c*nf*ito </line>
<line> se repro*uz *un*o às aç*es i***rativas * relaciona*s so*iais, portanto, em todas as ações </line>
<line> produzidas no i*teri*r da sociedade. Neste context*, o conflito seria uma f*rma de sociação, </line>
<line> abrin*o possib*lidades de destru*çõ**, mas tam*é* de con*truçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Desta fo*ma, * a*t*r res*alta que * rel*v*ncia *onceptual simme*iana do </line>
<line> confli*o </line>
</par>
<par>
<line> soc**l </line>
<line> est* *a *upe**ção des*e *vento, v*sto apenas como u* mo*ent* tr*nsit*ri*; já </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> contribuição positiva nele *ons**t*ída "seria dada p*l* capacida** de apresentar-se, *nquanto </line>
<line> um a*álgama, nas rela**es entr* os *e*es so*iais, um *le*e*to de fu*ão nas interações *ociais </line>
</par>
<par>
<line> **sponsá**is po* produzir d*v*rsas for*as de relaç*es </line>
<line> sociai*" (AL*ÂNTARA JÚ*IOR, </line>
</par>
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<line> 2005, *. 10). </line>
</par>
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<line> Em *e *r*tando de *onflito de *erra, *lmeida (2012) comenta que os sen*idos prátic*s </line>
<line> d* ter*itó*io transc*ndem s*gnif*cado estrito de políticas fundiár*a*, ambientais o* minerais, </line>
</par>
<par>
<line> "Eles se *poiam ** medi*as protecionis*as, t*mbém c**madas de \medidas d* </line>
<line> def*sa </line>
</par>
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<line> come**ial\" (p. 64) e com*lementa qu*, atualmente, as*i*timos à impl*men*a**o de polí*icas </line>
</par>
<par>
<line> de reorganiz*ção de espa*os e t*rr*tór*os, que não são *m pr**uto *atural da ampli*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*ocas, *as con*e**ência de uma </line>
<line> ação estatal protecionista, co* vistas à "r*estrutu*ação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> mercado*, d*sci*linando a *omerci*li*ação ** ter*a e dos recur*os fl*re**ais e d* s*bsolo" </line>
<line> (ALM*ID*, 2012, p. 63). </line>
<line> Offen (2009) apud Assis (2015) sugere de f**m* prelimin*r *ue um* demanda por </line>
<line> terra n*o desafia, nec*ssar*a*ent*: </line>
<line> *s *egras e regulaç**s c*m que se ad**n*st*a * direito * pro*r*eda*e, ao p*sso que </line>
<line> u*a dema*da territorial evoca *uestões de pod*r, de afir*ação de ident*dade, de </line>
</par>
<par>
<line> au*ogestão * </line>
<line> contro** dos recursos na*ura*s, procuran*o impor uma nova </line>
</par>
<par>
<line> t*rritoriali*ação q**, no interior do espaço nacional, é fundamentada na cidad**ia </line>
<line> te*rit*ria* (OFFEN, 2009 apud ASSIS, 2015 p. 2*0). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./ag*. 201* </line>
<line> ww*4.fs*net.*om.br/rev*sta </line>
</par>
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<line> N. O. Ives-Felix, *. *. Barr**, *. Nakyam* </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> No que diz r**pe*to à politiz*ção da etnic*dade, Tambiah (19*7) infere que, na </line>
</par>
<par>
<line> c*ntemporan*idad*, </line>
<line> a transição de </line>
<line> *ma políti*a do *stado-nação *ara uma pol*tica de </line>
</par>
<par>
<line> plurali*mo </line>
<line> étnic* é um* </line>
<line> questão crucial, sen*o a poli*iz**ão *tnica a *or*a propulsora, </line>
</par>
<par>
<line> *est*cando que os grupos **nicos, como grupos, re*vi*dicam e almejam habilit*r-se a d*reitos </line>
<line> c*le*ivos (o direito *nd*vidual e o direito de identidade *ndivi*ual *ã* conc**tos se*u*dá*ios). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o e**onacionalismo estab*le*e ligação "com a formul*ç*o de respostas e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> res**t*n*ias regio**is ou s*bnacionais, ao *ue *ercebid* como um Est*do he*emônico é </line>
<line> excessivamente centralizado e com o desejo d* co*stru*r form*ç*es socio*ol*ticas regionais e </line>
<line> *ocais a**ônomas" (TAMBIAH, 1*9*, p. 4). </line>
<line> Par* Fernandes (20*2) o paradig*a do ch*que de ci*ilizações não é al*o no*o *o </line>
<line> c*nário das re*a*ões inte*nacionais e tem exten*a tradição abalizada na *on*rap*si*ão cultura*. </line>
</par>
<par>
<line> A autora s*lien*a que a ideia de cultur*s es*anques, que se comun*ca* a </line>
<line> partir d* um* </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva da negação e </line>
<line> d* confl*to, não </line>
<line> consideram os séculos de his*ória mundial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *s*en*ializam a cultur* e a* chamadas *iv*lizações. Dest*rte, a **e** do choque de civilizações </line>
<line> f*ndamenta-se na c*ença de que as nações são demarc*da*, sobretu*o, por sua pertença étnica </line>
<line> ou reli*iosa (es*a de*ermina**e no *aso do Is*ã). * núcleo *as *ivi*izações se*ia repr*s*nt*do </line>
<line> p*r seus fundament*listas, os quais, *ozinhos dariam toda essa \p*r*za\ e *specif*cid*de. </line>
<line> Ne*te conte*to, este a*t*go surgiu da necessidade de comp*ee*d*rmo* a dificuldade d* </line>
</par>
<par>
<line> inclusão de a*un*s *nd*gen*s Te**eh*r em </line>
<line> uma es*ola *ão indígena (IVES-FE*IX et al., </line>
</par>
<par>
<line> enviado), e se esta **lação ser*a algum ranço d*s in***ações e r*la*ões sociais (re) prod*zidas </line>
</par>
<par>
<line> e* torno do </line>
<line> ev*nto *ão P*dr* </line>
<line> dos Cac*tes. D*ssa maneira, </line>
<line> tivem*s </line>
<line> como objetivo do </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho, a*alisa* as relações sociais p*oduzidas neste contexto de c*nflito en*re indígenas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> não *ndígenas </line>
<line> por *ire*to à *err*torialida**. Procuramos, ta*bém, conhecer o conflito </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> forma hol**tic*, histori*izando o co*te*to em qu* as rela*ões sociais foram (re) *roduzidas, e </line>
</par>
<par>
<line> con*extua*i**nd* em q*e med**a </line>
<line> esse </line>
<line> evento ain*a re**rcute nos dias atuais na região </line>
</par>
<par>
<line> graja*ense, Estado do Mara*hão. </line>
</par>
<par>
<line> 2 METODO*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> Neste *rtigo, o princ*p*o metodol*gico **iliza*o *oi a an*lise situacional, basea*o *o* </line>
</par>
<par>
<line> ***udos *e Gluckman, a partir *a análi*e h*stórico-sociológi*a da e*t*utura </line>
<line> de Zululândia </line>
</par>
<par>
<line> mode*na. </line>
</par>
<par>
<line> *ara a con*tr**ão d*s análises realizadas, t*mbém *o* importante a leitura *e "A dan*a </line>
</par>
<par>
<line> Kal*la". Embora à p*i*ei** vist* o te*to pareça não ter </line>
<line> correlação com o even*o São *edro </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-**, ju*./ago. 2018 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Territorialidade em *uest**: o Evento São Pedro dos Cacete* </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> dos *acete*, este estudo apresenta v*rios elem*ntos que constitue* *ssa dança, e*truturados </line>
<line> nos títulos sequenciais: * kalela; as equipes de dança*; a canção; a origem da danç*; Mbeni; </line>
</par>
<par>
<line> prestígio e o est*lo </line>
<line> de v*da europeu; </line>
<line> tr*b*l***o na* cid*des; </line>
<line> dist*ncia tribal; tribalismo e </line>
</par>
<par>
<line> relações entre categor*as; *ribalismo e administr*çã* urbana; as tribos zombeteira* *as cida*** </line>
</par>
<par>
<line> * a *alela *a *itu*ção </line>
<line> urbana. O </line>
<line> e**endiment* </line>
<line> de toda* essas e*ap*s permite ao le*tor </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão con*untur*l d* evento da dança K*lela. </line>
<line> Ao f*z*rmos u*a analogia na si*uação social São Pedro dos Cacetes, pr*cura*os </line>
<line> ab*rdar e*eme*tos que o com*õem, inic*an*o por um pequeno hist*rico do evento, os agentes </line>
<line> *oci**s envolvido* e o p*ópri* co*c*i*o de *o*flito que per*eia a discuss**. Assim, *e fo**a </line>
</par>
<par>
<line> compartim*ntalizad*, pretendemos en*ender u* </line>
<line> todo. S*bemos que esta tarefa não é f*c**, </line>
</par>
<par>
<line> pois perc*bemos *ue em alg*ns mo*e*tos os dados se imbricam. </line>
<line> As fo*te* **ilizadas neste estu*o foram basicamente * c*nsulta d* docume*tos of*c**is </line>
<line> *roduzid*s por oc*sião da situa*ão do ***flito e* questão: a) a ação civ*l públic* (1992), </line>
<line> expedida p*la Pro*u**doria da Repúbli*a e enc*m*nhada ao Juiz Fe*eral do *aranhão; b) </line>
<line> *equerimento da As*ociação Comunitária Guaja*ara (1991), e, c) petição do gover*o </line>
<line> municipal de G*ajaú-MA (*refeit* e ve*eadores) de 199* e a co*s*lta de li*eratura pertinente. </line>
</par>
<par>
<line> N*s*e senti*o, ele*em*s as categorias, a*álise situacional: *luckm*n (1987); </line>
<line> Va* Ve*sen </line>
</par>
<par>
<line> (1987); indígenas Ten*ehar: Coe*ho (20*2); *omes (200*); Melat*i (20*7); Sociedade, </line>
<line> identidad*, t*rr*torialid*de e c*nflit*: Elias (1997), Tambiah (1997), B*rt* (2000, 2005), </line>
<line> Al*â*tara *únior (2*05), *ard*so de Oliveira (2006), *oelho (2008), Silva (2*11) e Strathern </line>
<line> (*014). </line>
<line> Neste contex*o, para Van Vels*n (*987), a análise si*uacional é o *éto*o de estudo *e </line>
</par>
<par>
<line> cas* *etalhado o </line>
<line> autor apresen*a trabalho *e camp* *tnog*áfico como ori*ntado, mas não o </line>
</par>
<par>
<line> *ecessariamente determinado, pel* visão teórica d* antropólogo. Em seu texto é apresentado </line>
</par>
<par>
<line> o méto** que **uckman denominou de ex*en**d-cas* method (o método de estudo de </line>
<line> caso </line>
</par>
<par>
<line> detalhado), mas que Van Velsen (1987) pr*fe*i* cha*ar de "análise s*t*acional": c*let* </line>
<line> efetuada pelo etnógrafo de um tip* especial de informações deta*hadas, * d*z *espeito à f*rm* </line>
</par>
<par>
<line> como as informaçõe* serão usada* *as análi*e*. Esse métod*, </line>
<line> com ê**ase no processo, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> apr*s*ntado como apropriado pa*a o e*tudo de sociedades instáv*is e n*o homog*neas. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./ago. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Ives-Felix, F. B. Bar*os, L. Nak*am* </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RE*E**NC*AL T*ÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 A tríade: estado, conflito * viol*ncia </line>
</par>
<par>
<line> Parti*os d* pr*n*ípio, embasado em Tavares dos *ant*s (*00*), de qu* *s c*nflitos </line>
</par>
<par>
<line> pela *osse * *roprie*ade da te*ra *stão p*esentes em todas </line>
<line> as reg*õ** </line>
<line> brasileiras e sã* </line>
</par>
<par>
<line> mar*ados por in*meros atos </line>
<line> violentos, uma *çã* ge*eralizada </line>
<line> contra as fo*mas de lut* pela </line>
</par>
<par>
<line> terra *as populações rurais brasilei*as, co*pleme*tan*o (p. 1) que: "A real**ade bras*lei*a </line>
<line> apresenta um* ampla conflitu*lidade e um au*ento da *iolênci* *os espaço* sociais agrários, </line>
</par>
<par>
<line> no* quai* ex*s*em fo*te* violações de dire*tos hum**os". De*te modo, ** </line>
<line> período da Nova </line>
</par>
<par>
<line> *ep*bli*a, m*ntev*-se e*eva*o o número *e co*flitos no camp*, env*lvendo confli*os </line>
</par>
<par>
<line> *erritoriais e t*abalhist*s, trabalho es*r*vo, dentre outr*s tipos de </line>
<line> conflito*. Houve </line>
<line> *uatro </line>
</par>
<par>
<line> fases na </line>
<line> o*orrência de conflit**: entre 1*85 a 1**9, "uma grand* </line>
<line> ocor*ênc*a de co*flitos; </line>
</par>
<par>
<line> ent*e 19*0 e 1*92, uma redução relat*v*; um a*men** dos c*nf*ito* nos anos de *993 * 1995; </line>
</par>
<par>
<line> f**almen*e, em 1996 e 19*8, mant*ve-se *l** e </line>
<line> crescente a inc***ncia *e conflit**" </line>
</par>
<par>
<line> (TAVARES DO* SANTOS, 2000, p. 2). </line>
</par>
<par>
<line> Nest* conte*to, *l*as (1997) *n**re que o Es*ado seria *ma invençã* sociotécnica do </line>
</par>
<par>
<line> ser humano, e *cresc*nta </line>
<line> que a c**iliza*ão *or ele referida nun*a est* comp*eta e sempre </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *me*çada; neste sentid* está incluso, sobr**udo, a resolução pac*fica </line>
<line> de c*nflit*s intra- </line>
</par>
<par>
<line> es*atais, ou seja, a p*cificação soci**, a qual está sem*re am*a**da. E </line>
<line> *o*p**men*a: "El* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *meaçada </line>
<line> por conf*itos tanto sociais quan** pessoais, que sã* atributos </line>
<line> no*mais da vi*a em </line>
</par>
<par>
<line> com*nidade huma*a - os próprios conflitos q*e as institui**es pacificadoras estã* </line>
<line> interessadas em dominar (*. 161). </line>
<line> **sta for*a, a organização da vi*a social em Estados cria *spaços sociais *e </line>
</par>
<par>
<line> pa*ificaç*o, na qual "govern*n**s têm à sua di*posição grupos de esp*cialistas </line>
<line> que </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> autorizados a usar a força fí*i*a em emergência* e também a imp**i* </line>
<line> ou*ros </line>
<line> c**adãos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fazerem o </line>
<line> mes*o" (E*IAS, 1997, p. 162), ou seja, o gove*no te* o monopólio *a </line>
<line> força </line>
</par>
<par>
<line> *í*ica, o qual é dirigido por gover*os *statais e rep*es*n*ado pelas *orças armada* * pela </line>
</par>
<par>
<line> p**í*ia como órgão* </line>
<line> executivos. Por isso, o mes*o *uto* ressa**a </line>
<line> que o ponto crucial é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> equilíb*io </line>
<line> e*tre as </line>
<line> *uas f*nções ** m*nopólio </line>
<line> da violência: estado e </line>
<line> populaç*o, *o que se </line>
</par>
<par>
<line> re*ere à p*c*ficação *n*erna, "em co*traste, a pac*ficação e * civiliza*ão de populações dent*o </line>
<line> de ****dos é com*arativament* ava*ça*a" (p. 164). E acrescenta qu*, se a re**ção dos </line>
<line> perigos físicos que a* pessoas representam uma* *ara as o*tras fo* *o*s*derado como u* dos </line>
</par>
<par>
<line> crit*rios d*c*si*o* no orden**ento sequencia* do* estágio* da </line>
<line> civilização, a pacificaçã* nas </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *e*es*na, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-*3, *ul./ago. 2018 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Ter***orialidade e* Q**stã*: * Eve*to São Pedro dos C*ce*es </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> relaçõ*s intra Estado *emonstrará que as pessoas **ingira* u* nív*l d* civilização superior </line>
</par>
<par>
<line> ao das *elações entre Estados e inversa*e*te, a exten*ão da ameaç* recíproca </line>
<line> ind*cará </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> contr**io. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, todos o* Estados mantêm e*pe*iali*tas em violência, </line>
<line> em condições </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *onstante prontidão, para reagirem no c*so de u*a ameaça de inv*s** violenta por </line>
<line> o*tr* </line>
</par>
<par>
<line> Estad* * o *onflito s*cial apa*ece como el*mento e**rut*r*nte das inter*çõe* hu*anas e da </line>
<line> evolução s**ial. </line>
</par>
<par>
<line> Para Silva (201*), fundamentado no* estudos de Co*te e Hob*es, *ida social a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> divi*ida em dois estad*s: e*tado natural e estado contra*ual, sen*o o natural o estado negativo </line>
</par>
<par>
<line> e o </line>
<line> contratual o p*si*iv*. Assim, para o autor todos os homens teriam </line>
<line> ca*acidades i*uais </line>
</par>
<par>
<line> qu**to ao corpo e ao espírito; su*ed* que "a competiç*o, * desc*nf*ança, a bus*a inces*ante </line>
<line> de glóri* e *oder, os le**ria, i*variavelm*nte, ao conf*i*o, cara*ter*zado pela guerra *e todos </line>
</par>
<par>
<line> os h*mens contra </line>
<line> *odo* os homens" (p. 3). E acrescenta, na mesma página, *ue s*ndo "os </line>
</par>
<par>
<line> homens, entre si, incapazes de encontra* uma soluç*o *ara os </line>
<line> co*f*itos res*ltantes de su*s </line>
</par>
<par>
<line> diferenç** </line>
<line> e desejo*, H*bbes </line>
<line> *ropõe um cont*ato institui*or de um s*berano, em tudo </line>
</par>
<par>
<line> garantidor d* ordem". </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, </line>
<line> a *eso*uç*o dos conflitos atre*ava-se </line>
<line> à *ef*rm* in*electo-moral </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> homem. De acor*o *om *s estudo* de Comte; Hobbes (SILVA, </line>
<line> 2*11), </line>
<line> p*ra s* o*ter uma </line>
</par>
<par>
<line> reorg*ni*ação da s*ciedad*, *sta deve*i* ser dominad* pelo cientificismo e**ontrando se* </line>
</par>
<par>
<line> ápice na linha *o prog*ess*; homem moderno teria sua mo*a* refor*ada * anularia o </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> c*nfl*tos sociais. P*rtant*, * </line>
<line> sol*ç** </line>
<line> *os co*fli*o* viri* </line>
<line> com a evolução e co* o prog*esso </line>
</par>
<par>
<line> científico e tecnológico, "produzindo u*a soc*ed*de esclarecida (*elo cul*o razão * à </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> c*ên*ia - nova religião), pac*fica e *armoniosa (pela distribuição equitati*a dos bens </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> progresso)" (SILVA, 20*1, p. 5). A**im, compreendia-se que, quanto ma*s uma sociedade se </line>
</par>
<par>
<line> desenvolve cientificamente, ou s*ja, é movida pel* razão, *eno* </line>
<line> conf**to* ess* *ociedad* </line>
</par>
<par>
<line> enfrenta*ia. </line>
</par>
<par>
<line> Neste contexto, também aparece outro elemento a ser dis*utido nesta a**lise </line>
<line> *ituacional: o c*nceito de sociedade ou sua obsole*cênci*. </line>
</par>
<par>
<line> *trathern </line>
<line> (2*14) ao *iscut** sobr* a obsolescência do </line>
<line> *onceito de so*iedade </line>
<line> põe em </line>
</par>
<par>
<line> evidência a dico***ia entre a so**edade e as pessoas que a com*õ*m, cont*astes ge*ad*s pelos </line>
<line> paradigmas de so*iedade construídos ao longo da hi*tória ant*opol**ica, em que esta f*i vista </line>
</par>
<par>
<line> como coisa: </line>
<line> um objeto abst*ato do pens*mento; como unidade: *aseada na </line>
<line> antro*ol**ia </line>
</par>
<par>
<line> comparativ*; como unidades: limita*as em q*e </line>
<line> enu*eramo* fenômenos </line>
<line> em diferente* </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedades; como membro*: os indivíduos representam a s*ci*dade para si *esma; co*o um </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. **, n. 4, art. 3, p. 4*-63, *ul./ago. 2018 *ww4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Ives-F*l*x, F. *. Barro*, L. N*kyama </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> obj*to externo: consag**do n* c*esão ritua* ou n*s ordenamen*os jurídicos; como tip*lóg*cas: </line>
</par>
<par>
<line> tipifica*am-se a* d*ferenças e as semelha*ças *ntre unidades discretas, acre*itan*o-s* </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> poss*vel enumera* sociedades in*iv*dua*mente. Como * au*o*a con*idera que o conceito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> socie*ad* com* enti*a*e torno*-se obsoleto, *ropõe que *le seja </line>
<line> d*s*artado, poi* </line>
<line> "*ão </line>
</par>
<par>
<line> precisamos *o conceito de socie*ade, exatam*nte **rque não precisamos cont*astá-lo c** o </line>
<line> conceit* d* in*ivíduo" (*. 2*8), e n*o é cabível para * antropologia contemporânea, </line>
<line> acresce*tan*o: </line>
<line> As relações sociais s** *ntr*nsec*s, e não extrínse*a*, à e*istência humana. Assim, </line>
<line> ao considerarmos as pe*s*as como objeto de estudo ant*opológico, n*o pod*mos </line>
<line> *oncebê-las como entidade* indiv*duai*. Infeliz*ente, a *ulpada dis*o é a **ssa </line>
</par>
<par>
<line> p*ópria i*e*a d* s*cieda*e. A co*sequ*ncia lamentável de ter**s conc*b*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> própria s*ciedade *omo entidad* foi fazer a* relações parecerem secun*árias e *ão </line>
<line> p*imárias *ara a e*is*ência hum*na. Assumimos si*plesmente, pois, o pont* de </line>
<line> vi*ta teór*co do reconheci*ento de que o conceito de \s*ciedad*\ *nter*eri* muito na </line>
<line> nossa ap**ensão da socialidade. (STRATHER*, 2014, p. *3*). </line>
<line> Portanto, pensar o conce**o de sociedad* exige incluí-lo numa cadeia de interações </line>
<line> s*ciais, inse**da em redes soc*ai* *ais amplas - "pode-s* formular a reg*a *e q*e t**o a*o </line>
<line> soc*al e*vol*e ao men*s trê* *artes - eu, v*c* e e*es - no que diz re*pe*to t*nto à sua </line>
<line> inte*pretação como às suas con*equências o*jetiv*s" (BARTH, 2000, *. 1*5). Cabe d*stacar </line>
<line> que "grupo é*n*co Tentehar" é compre*n*ido a pa*tir dos es*udos de Ba*th (20**, p. 16) "*m </line>
<line> q*e a e*n**idade representa * organização soci*l de diferenç*s". </line>
</par>
<par>
<line> Desta *orma, em se t**tando de conflito étnico, m*itas *uest*es pod*m </line>
<line> se r </line>
</par>
<par>
<line> *xaminadas/interpr*t*das, partindo ** </line>
<line> problema "d* </line>
<line> co*o grupos </line>
<line> étni*os c*n*orr**tes se </line>
</par>
<par>
<line> *ercebem no processo </line>
<line> de adquirir, *anter e defen*er pre*e*s*s direitos do gr*po a **rt*s </line>
</par>
<par>
<line> qualificações e ao capital sim*ólico como educa*ão [...], </line>
<line> oportunidad** de vid* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> recompens*s m*teriais" (TAMBI*H, 199*, p. 6). </line>
</par>
<par>
<line> 4 RES*LTADOS E DISCUSS*ES </line>
</par>
<par>
<line> *.1 São Pedro dos *acet**: uma *erritor*alidade e* ques**o </line>
</par>
<par>
<line> O i*ício da relação *e conflito ent** os Guajaja*as/Tentehar e não indígenas, é d*tada </line>
</par>
<par>
<line> d* 18*5 com * chegada de *adr*s Capuchinh*s, os quais vi*ram dispostos a ca*equisar </line>
<line> *sta </line>
</par>
<par>
<line> na*ão **dígena. Embora os *en**har c*nsiderem que e**e conflito se*pre esteve presente </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. *5, n. 4, art. 3, p. 47-*3, jul./ago. 2*18 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ma *erri*oriali*ade ** Que*t*o: o *vento São *edr* dos Cacetes </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> naquela região, sentiram que houve um agr*vame*to após Fernando Falcão ser el*ito ***feito </line>
<line> do muni*ípio de Barra do Corda - MA (COELHO, 2002). </line>
<line> Mas quem são os envolvid*s nesta situ*ção d* conf*i*o? D* um lado, os indí*enas </line>
<line> Guaja*ara/Te**ehar - p*vo fal*nte d* língua Tupi Guarani (RODRI*UES, 1*86) que, </line>
<line> ge**raficamente, está loc*liza*o na região *en*ral do Maranhão (GOMES, *002; MELATTI, </line>
<line> 2*07). G*mes (2*02, p. 47) define "verb* /t*n/ (\ser\) mais o qualifica*ivo /e*e/ (\intenso\, </line>
</par>
<par>
<line> \ve*dadeiro\) e sub**antivizador /har (a)/ (\aquele o\)", **gni*icando: "o se* ínt*gro, gent* o </line>
<line> verdadei*a [...] Nessa autode*o*inação *st* o princípio fu*dam*nt*l *o i*eal de auto*omia e </line>
<line> de l*be*dad*". </line>
<line> Do out*o l*d* do processo de disputa pela territor*al**ade, *s *ão indígenas env*lvidos </line>
</par>
<par>
<line> er*m repre*entados </line>
<line> pelos frades capuchinhos pelos mor*dores do povoado Sã* Pedro e </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Cacete*, em sua maio*i*, nor*e*tinos que tinha* *heg*do *o Ma*anhão em busc* de t*abalho </line>
<line> * *e terra **r* cultivar e fizeram suas roças dentro da reserva indí**na ou em áre*s dev*lutas, </line>
<line> q*e limitavam co* a terra in*íg*na (C**LHO, 2002). *e acordo **m a autora, os lavradores </line>
</par>
<par>
<line> não i*dígenas utilizar*m todos os recursos p*ssí*e*s para se *anter no local, </line>
<line> "todas </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> estrat**i*s se ju*tifi**m, desde ne*ocia*ões no âmbito in***tu*ional a*é a*ões of*nsivas tais </line>
<line> co*o ass**sinatos *e Guajajaras" (p. *32). </line>
<line> N**te s*n*ido, *estacamos: São Pedro dos Cacetes, u*a te*ri*or*alidad* *m **e*tão, o </line>
<line> que dizem os *ocumentos ofici*i*? </line>
</par>
<par>
<line> ** A*ã* Civil P*blica (1*92), datada de 12 de ju*ho de 1992, é de*cr*to que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> indígenas Guajajara/Te*tehar habitavam as t*rras maranhens*s *as *egiões compr*endidas </line>
</par>
<par>
<line> pelas bac*as </line>
<line> fluviais *os rio* Mearim, Co**a, Grajaú, Pinda*é, *aru e *uti*a desde tem**s </line>
</par>
<par>
<line> *memoriais. E* 1979, foi fi*mad* o *on*ênio nº 08*/*9, entre * Fundaçã* Na*ional do Índi* </line>
</par>
<par>
<line> (FUNAI) e E*tad* do M*ranhão, p*ra transferências das fa*ílias ocup*ntes das terr*s o </line>
</par>
<par>
<line> *ndígen*s Lagoa Compri*a, São P*dro do* Ca*et*s Alto *legre. Co* * objetiv* de </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> viabili*ar o remanejamento das f*mí*ias das t*ês áre*s, a FUN*I re*assou par* o Ma*anhão </line>
<line> cent* e se*sent* m*lhõ*s ** cr*zeir*s, ** dua* parcelas. **bo*a tenha recebido est*s *alores, </line>
</par>
<par>
<line> o **tado n*o cump**u sua obrigação cont*atual e, des*a forma, o Po*oado </line>
<line> São Pedro d*s </line>
</par>
<par>
<line> Ca**tes permaneceu lá com seus problema*. </line>
</par>
<par>
<line> Em **91, houve a homol*gação *a demarc*ção da área i*dígena Cana Brava (Decret* </line>
<line> *º *46), public*do no Diário O*icial da União *as, ain*a, os indígenas teria* de conv*v*r </line>
</par>
<par>
<line> co* </line>
<line> a presença indesejada d* pov*ado. E, *omente </line>
<line> e* 1993, *ois *nos m*is tarde, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Procur*doria Geral da *epúb*ica (Ofício nº *0*) pas*ou às mãos do M*ni*tério Público </line>
<line> R*v. FSA, T**e**na PI, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-*3, jul./ago. 2018 www4.*sane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. Ives-Felix, F. *. Barr*s, L. Nakyama </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> Federal (M*F) a liminar profe*i*a na ação ci*il p*blica *rom*vida por *ste, com vi*ta à </line>
<line> retirada do Po*oado São Pedro dos Cacet*s da á*ea indígena Cana *rava - MA. </line>
</par>
<par>
<line> Neste contex*o de disputa*, g*verno m*nici*al de Gra*aú - MA s* manifestou o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> favor d* permanê*cia dos colonos la*rado*es na á*ea de São Pedro do* Cacetes, atrav** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> petição encami*hada ao Procurador Ger*l da R*púb*ica, em novembro de 1991. Este </line>
</par>
<par>
<line> documento foi assinado pelo prefeito, *elo pre*idente d* C*mara </line>
<line> e por 18 vereadores, </line>
</par>
<par>
<line> *es*altand* que a re*irada *o* morado**s daquela áre* poderia r*s*ltar em u*a tragédia, </line>
<line> por*ue os moradores do povo**o n*o a*eitariam, de fo**a alguma, tal pr*cedime*to. </line>
<line> É *ecessá*io expor que, quando da Açã* Civ*l Púb*i*a (199*), é *os*o que o povoado </line>
</par>
<par>
<line> e*a habitado por, aproximad**en*e, seis mil *essoa*, mas, *egundo o Insti*uto Br*sileir* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> G*ogra*ia e Estatís*ic* (IBGE), o agr*pa*ento de n*o indíge*as na á*ea e*a de apenas 2.*56 </line>
<line> i *di ví *u*s . </line>
<line> No documento oficial, produzi*o pela representação *uni*ipal de Grajaú-*A (1991) </line>
<line> e a favor dos lavrado*es *ermanecerem na terra *m disputa, está redi*ido: </line>
<line> Há 121 anos, os m*r*dores de \São P*dr* dos Cacetes\ d*se*volvem a agri*u*tu*a, a </line>
<line> p*c**ri*, o comér*io e a *ndústria. Construíram uma lag*a c*m 03km de e*te*são. </line>
<line> Contam hoje, com ***e **inas *e *enefic*am*nto de *rroz, *eis fábricas ** fa*in**, </line>
<line> qu* funcionam em *orma *e a*socia*ões. Os habitantes de \*ão Pedro d*s Cacetes\ </line>
<line> têm u*a vida construída *om muito *rab*lho. *or isso mesmo, desfrutam, hoje, dos </line>
<line> servi*os de postos de saúde, de correios * telé*r*fos e de um me*cado pú*lico. </line>
<line> C*ntam, *ambém, com u* *istema de televisão, c*mitério públi*o, dois te*plos </line>
<line> religiosos, de*egacia de polícia, estádios d* futebol, *e*r* livre aos d*min*os. [...] </line>
<line> fu*cionam dois *rupos esc*l*res, com o ensino fu*damental com*leto. [...] 0* </line>
<line> (quatro) Seções E*eitor*is, *u* pe*ten**m * *5ª Zona Eleitor*l na Comarca de </line>
<line> G*ajaú (PE*IÇÃO PRE*E**URA MUNICIPAL DE GRAJAÚ/M*, 1991, p. 2). </line>
<line> Nesta petição pú*lica, b*sc*u-se legitimar que naquela territorialidade já existia u*a </line>
<line> *strutura *oci*l co*stitu*d*, em *m compl*xo processo de interaçã* ent*e col**ividades. </line>
</par>
<par>
<line> N* "Requ*rim*nto *a Associação C*munitária Guajaja*a", *ocumento produzido </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parti* do evento Sã* Pedro do* C**etes, é *vide*ciado o jogo de inte*esse* *m questã* * * </line>
</par>
<par>
<line> envolvimen*o </line>
<line> de *epresentan*es do Estado a favor *os colonos, assim posto pe*os </line>
</par>
<par>
<line> representantes *n*ígenas: </line>
</par>
<par>
<line> Recentemente, doi* vereadores de G*ajaú, *e no*es Edmi*son </line>
<line> de tal e Salo*ão </line>
</par>
<par>
<line> Rodrigues de Souza, que r**i*e* n* povoado, pas*aram </line>
<line> *, **tens*vamente, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> incent*var o p*quen* grup* d* mor*dor*s a lotear as terras ao redor do povo**o, o </line>
</par>
<par>
<line> que vem sendo feito, est**do na iminência de </line>
<line> várias outras pessoas passarem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> residi* n* lug*rejo, aumentando, </line>
<line> assim, os prob*emas dos índ*os e o* confl*to* </line>
</par>
<par>
<line> *nevitá*eis. [...] Cons*que*tem*nte, o momen*o </line>
<line> a*ora é de </line>
<line> pré-con**ito, com </line>
</par>
<par>
<line> consequ*ncias perversas para os índios e *esmo para *s brancos, alguns inoce*tes, </line>
<line> q*e *** servido de \peça de m*nobra\ pa*a gananc*osos vere*do*es e aven*urei*os </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./a*o. 2018 *ww4.fsa*et.*om.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um* Terri*orialidade em Qu*stão: o Even*o *ão Pedro dos Cacete* </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> (REQUERIMENTO DA ASSOCIAÇÃO COMUNI**RIA *UAJAJARA, 1*91, </line>
<line> */*). </line>
<line> Segundo esta *edação **icial, o confronto pré-anun*i**o entre in*ígenas e n*o </line>
</par>
<par>
<line> indígena* a*onteceu, tendo </line>
<line> seu ápice com a agressão *iros de nove indígenas gr*vida* por a </line>
</par>
<par>
<line> par** *e mor*dores </line>
<line> de São Pedro </line>
<line> dos Cacete*. Após e*sa tragédia, o governo federal e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> est*dual posicionaram-se *o que diz **speito ao remanejam*nto do povo*do, *em como o de </line>
<line> Lagoa Comprida e o de Alto Al*g**. </line>
<line> Coelho (2*02) sali*n** que *utro momen*o lat*nte do conflito foi a morte de *m dos </line>
<line> faz*nd**ro* da reg*ão, sendo indígenas Guajajar*/Tentehar a**sa*os por es*e homicídio. </line>
</par>
<par>
<line> To*avia, </line>
<line> o* in*ígenas re*a*iam a acus*ç*o, </line>
<line> *legando qu* o responsável por aque** mor*e </line>
</par>
<par>
<line> havia sido o irmão da ví*im* que, de form* *c*den**l, *cert*u o f*zende*r*, quando pretendia </line>
<line> acer*ar um Tente*ar. A *i*gança da f*míli* do fazendei*o ocorreu *o mesmo dia, r*su*tando </line>
<line> no homicídio de dois i*dígenas **ajajara/Tente*a*, cujos corpos foram jog*dos no ri* </line>
<line> *earim, cabendo r*ssaltar que o matador estava acomp*nhado pel* Políc** Militar. </line>
</par>
<par>
<line> *e acord* com a *u**ra, </line>
<line> os processos d*scri*ina*óri*s, os limites *e *e*ritórios </line>
</par>
<par>
<line> proposto* pelos **d*genas foram desconsiderados, sendo aceitos, apenas, *s limites d*fin*dos </line>
</par>
<par>
<line> por decreto*. A *res**ça *n*ígena *a área também não foi motiv* suficiente para instruir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> açã* do Ins*ituto Nac*o**l *e C*l*n*zação e Reforma Agrária (**CRA), *ugeri*do que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*uação </line>
<line> dos ó*gãos pú*licos *steve subordi*ada aos interesses do Est*do, exemp*ifica*o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> trecho: "a Funai *ncenou </line>
<line> o jogo *mbígu*, o*a reco*hec***o as terras com* posse </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Te*etehara/Gu*jajara, ora negando t*l posse, f*vorecen*o </line>
<line> os interesses de *ma ordem </line>
</par>
<par>
<line> religiosa e de u* pov*ado" (p. 96). </line>
</par>
<par>
<line> Coelh* (2002) *nferiu qu* o </line>
<line> g*ve*no *inha como questão central q*al seri* a melhor </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma de res*lver o probl*ma do avanço *a colonização, para exp*nsão da lavoura *o alg*dão </line>
</par>
<par>
<line> e da pec*ária, nas área* ocupa*as pe*os </line>
<line> povos in**genas. * solução ma*s plausí*el **ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Est*do seria *acificar *s indígenas. Nes** </line>
<line> contexto, o presiden** da província do Maranhão, </line>
</par>
<par>
<line> Silva G*ma, em *817, pro*ôs a povo*ção de G*aj**, onde d*veria "situar, *i*il*za* * meter </line>
<line> em tráfico mora* os *ndios se*vagens d*quele con*orno" (p. 106), *as se estes se rebelassem </line>
<line> contra às determ*nações d* *stado, a dita pacif*ca*ão não seri* feita po* meios s*aves, *as de </line>
<line> forma puni*iva. </line>
<line> **s doc*men*os *fici**s, sejam de representa**es indígenas ou de não i*dígenas e *a </line>
<line> lit**atur* pertin**te à *emática, percebemos que é l**ente, as intencio*ali*ade*, as r*sistências, </line>
<line> a medição de forças entr* os envolvi**s e a terra em *i, que p**e s* co***gurar em um *em </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. *, art. 3, p. 47-63, jul./ago. 20** www*.fsan**.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. *ves-Felix, F. B. Barros, L. Nakyam* </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> es*asso, ou seja, o conflito é imanente a* *ro*es*o de re*açõe* e *e i**erações g*ra*as n* </line>
<line> event* Sã* Pedro dos *a*etes. </line>
<line> P*ra El*as (1997) a violê**ia foi vis*a no contex*o da formaç*o do Estado Al*mão </line>
</par>
<par>
<line> com* meio de ascens*o d* pod*r, alcance </line>
<line> da superiori*ade como </line>
<line> paí* *uropeu; assim, e***e </line>
</par>
<par>
<line> os jovens alemães *oi ensin*do- após a Alema**a </line>
<line> perder P*i*e*r* Guerra *u*dial- qu* a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> domín*o do o*tro perpassava pe*a vi**ência. *este sentido, * violência é compreendida com* </line>
<line> forma de superação do se*ti*ento de fraqueza e de *nferior**ade. A**im, podemos co*siderar </line>
</par>
<par>
<line> q*e a c*ença de *ue superiori*ade *ode s** i*termedi*da p*la vi*lência é unive*sal, a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exemplo da vingança co*tra *s ind*genas G*ajajara/Tenteh*r, após a mo*te de u* fazendeir* </line>
<line> e seus desd**ra*e*tos n* evento Sã* P*dro *os Ca*etes, ref*r*ando q*e o "f*nômeno da </line>
</par>
<par>
<line> violência at*nge mais *lgumas classes soc*ais do </line>
<line> que *u*ras, algumas </line>
<line> raça* *ais </line>
<line> *o qu * </line>
</par>
<par>
<line> outras" (TAV*RES *OS SAN*OS, 2000, p. 2). </line>
</par>
<par>
<line> Almeid* (2012) salienta que o Estado conc*be o território pa*a além de seus </line>
</par>
<par>
<line> significados burocráticos ao "prop*ciar *ondiçõ*s de expansão </line>
<line> *a </line>
<line> p*odução de commodit*es, </line>
</par>
<par>
<line> est*riam forçando a flexib**izaç*o dos direitos t*rritoriais de *o*os e com*nidades </line>
</par>
<par>
<line> tradicio*ais, *edefinindo os </line>
<line> dir*itos do* \trabalhadores migrantes\ e estigm*tizando </line>
</par>
<par>
<line> iden***ades étni*as" (p. *6) e destaca q*e: </line>
</par>
<par>
<line> A Amazônia consist* n** lócus </line>
<line> p*ivile**ado para *e observa*em, em**ric*mente, </line>
</par>
<par>
<line> tai* tr**sformações. [...] Essa ação *em si*o rápida, com objetivo* de curtí*simo </line>
<line> pr*zo, q*e exigem prontos res**ta*os (hidrelétricas, gasodutos, minerodutos, </line>
<line> hidrovias, rodovias, po*tos, aeroporto*, linhas de transmissão *e energia), c*jos </line>
<line> efeitos ref*rem-*e a*s acidulado* debates jurídicos e à intensificação de confl*tos </line>
<line> sociais (ALMEIDA, 2012, p. 67). </line>
</par>
<par>
<line> O auto* *ropõe, na págin* *egu**te, *ue a fle*ibilização dos d*re*tos t**ri*oriais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*vos e das **muni*ade* t*a*ici*na*s tem o*or*i*o atra*és da procrastinação </line>
<line> da titulaçã* </line>
</par>
<par>
<line> definitiva *e terra* de quilombo*, condicio*antes </line>
<line> antepostos à titulaçã* de *erras de </line>
</par>
<par>
<line> comun*dad*s qu*l*mb**as e ausê*ci* de medida* quanto * "\desintr*são\ e à reduçã* de terra* </line>
<line> indígen*s" (*. 68). </line>
<line> Nesta disc*ssão sobre conf*ito te**itorial, de*tacamo* a questão da identidade ét*i*a. </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> estud*s de Cardo*o de Oliveira (2006) n** aj*daram * re*l*tir sobre as cate*or*as de </line>
</par>
<par>
<line> i**ntid*de *tnica. O *ermo identi*ade * *omplexo em vista d* ser polissêm*co po* nat**eza, e </line>
</par>
<par>
<line> ainda m*is difíc*l *e d*fini-lo </line>
<line> q*an*o *stá ass*ciado a g*upos ét*ico* pois se*undo autor, o </line>
</par>
<par>
<line> "guarda íntima relaçã* com * contexto s*bre o *ua* o* povos e *s *nd*vídu*s que o* </line>
<line> constituem se movimentam" (p. 26) e, indica que "deve ser investig*d* a part*r do camp* </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 15, n. *, art. 3, p. 47-63, jul./ago. 2018 www4.fs**et.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Territ***a*idade e* Questão: o Ev*nto Sã* Pedro dos Cace*es </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> anal*tico, envolvendo as in*erações s*c*oculturais relações con*rastantes, * </line>
<line> pois * identidade </line>
</par>
<par>
<line> étnica agrup*, agre*a, un*fi*a" (p. 38). Por esta percepção, o autor propõe, que *uando se **at* </line>
</par>
<par>
<line> de cultura, </line>
<line> ela de*e ser o*jeto de inv*stiga*ã* etnográfica em seu* term*s globai*, uma v*z </line>
</par>
<par>
<line> qu* </line>
<line> mudanças cult**ais *ão *eri*m a cau*a pri*ei*a da *lter*ção de identidade ent** os </line>
</par>
<par>
<line> grupos sociais. </line>
<line> Nes*e sent*do, só * possível c**preende* o ev*n** Povo*do São Ped*o *o* *acete*, se </line>
<line> as **laç*es s*ciais de produçã* e de repro*ução no *n*erior d* cad* grupo en*o*vido, as quai* </line>
<line> *xplicam a *x*st*nci* daquelas pessoas, naquele te*p* e e*pa*o fore* devidam*nte </line>
<line> *valiadas. Pois, se, *or um lad*, a ação Gu*jajara/Tente*ar vo*ta*a para a desintru*ão de seu </line>
<line> territór** ocu*ado pelos lavradores forma*a i**ígni* de sua identidade étnica, *or o**ro, para </line>
<line> os lavrado*es daquele lugar *onstituía alt*rnativa de *obrev*vênci*, *spaço de l*ta, de trabalho </line>
<line> e *e me*órias. As s*bje**vaç**s, o sentimento de d*r, de inc*rte*as, de ódi* ou de a*e*rias se </line>
</par>
<par>
<line> ****aram de cada um *os lados, </line>
<line> *os co*e*ivos e i**ivídu*s envolv*dos na disputa. Desta </line>
</par>
<par>
<line> forma, o conflito é par*e integ*ant* de **a *adeia </line>
<line> de interaçõe* s*ciais, inserida em redes </line>
</par>
<par>
<line> sociais mais extensas, envolvendo a tríade: eu, v*cê e e*e*. </line>
<line> 4.* O event* *ã* Pedro do* Ca*et*s: *x*stem ranço* na atualidade? </line>
<line> A relação indígena e não indígenas *m Graja* - M* continua permeada de co*flitos, </line>
</par>
<par>
<line> inclu*ive * *a*ço </line>
<line> do proce*so d* interação vi**ncia*o </line>
<line> *o evento São Pedr* *o* C*cete* </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> encontra em est*do lat*nte, talvez se*a co*o um vulc*o que a q*alquer mom*nto pod* entrar </line>
<line> e* erupção, como é o caso de alguma* loca*idades do mun*c**io, cuj* população é form*da </line>
<line> por muitas *amílias assentadas, proc*den*es da área origin*l de *on*lito. </line>
<line> Nes*e sentido, Coelh* (2002) dest*ca *ue o* moradore*, ao *aí*em dessa área, teriam </line>
</par>
<par>
<line> di*eit* a </line>
<line> uma *ndeniz*ç*o, </line>
<line> que </line>
<line> alguns </line>
<line> habitantes e </line>
<line> p*líticos *on*ider*r*m como irrisóri* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aquém do* valores das be*feit*rias. Todo esse proce*so envolveu in*tituições c*mo a FUN*I </line>
<line> e o INCRA, além da *refeit*ra de *rajaú e d* al*uns p*líticos, como * **ndidata ao g*verno </line>
</par>
<par>
<line> *o estad*, Roseana Sa*ney, na época. A promes*a era </line>
<line> *e que, **é </line>
<line> ao final *o ano *e 1997, </line>
</par>
<par>
<line> todos que saíram </line>
<line> d* loc*l em </line>
<line> quest*o *stari*m em *m* </line>
<line> no*a terr*, com implementaç*o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> atividades prod*tivas * indenizados. Todavia, </line>
<line> Ce*ca d* 35 morado*es for*m lesad*s na avalia*ão de suas *erras, uns *eceberam </line>
<line> uma *uantia inferior e outros um* quantia *ci*a do que se tin*a, a autora tamb*m </line>
<line> relata que a FUNAI possa ter agido com mais pres*a no que se refere à saída da* </line>
<line> pessoas de São Pedro devi*o à pressão imposta pelos *ndios que esta*a* </line>
<line> organizado* (R**ELO; PAZ; ALCÂNTARA, 201*, p. 2). </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 15, n. *, a*t. 3, p. **-63, jul./ag*. 201* www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. O. *ves-Felix, F. B. B*rr*s, L. N**yam* </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> A*s**, *s relações so**ais pr*d*zidas neste co*texto f*ram e *ão tensas, e *a*if**t*- </line>
</par>
<par>
<line> se em vári*s espaços *o*i*is da *egiã* </line>
<line> gr*jauen*e, desta*ando-** a es*ola como um destes </line>
</par>
<par>
<line> **p*ço*. *urante minh* at*açã* *o m**icípio de Graja* - MA como coord*n*do*a </line>
</par>
<par>
<line> ped*gó*ica-*rimeira autora, </line>
<line> *cont*ceu um *a*o *as*ante elucid*tivo desta </line>
<line> questão: uma </line>
</par>
<par>
<line> crian*a in*ígena Tenteha* foi i*pedida de frequentar uma escola *úblic* do </line>
<line> ensin* </line>
</par>
<par>
<line> fu*damental, cabe ressalt*r q*e a instituição se lo*alizava em um *ovoado formado por </line>
</par>
<par>
<line> mui*as pess*a* remanescentes de Sã* Pedro dos Cac*t*s, sem *úvida, fato de o </line>
<line> *la ser </line>
</par>
<par>
<line> i**ígen* fo* um dos fat*re* para *s*e bl*qu*io. </line>
</par>
<par>
<line> Nos estudos d* G*uc**an (1987) v**os q** o funcionamen*o </line>
<line> da estr*tu** social </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Zulu*ândia *odia ser observado nas atividades políticas e ecológicas, p*et*s e b***cos er*m </line>
<line> duas categorias q*e **o dev*a* s* mistur*r, in*erindo c*mo é o caso das castas na Ín*i* o* as </line>
</par>
<par>
<line> *ategorias *e homens e mulheres </line>
<line> em **ita* c*muni*ades; *esta fo*ma, </line>
<line> um a*ricano nunca </line>
</par>
<par>
<line> poderá ser um *r*nco e a m*nute*ção desta s*par*ção * um v*lor dominant* qu* tra*sparece </line>
<line> n* políti*a d* segregação. </line>
<line> Po*tanto, constata*os que a separ**ão entre não i*dígenas e indígenas, nos dias atuais, </line>
<line> sobretudo na re**ão de famílias remanescent*s de S*o P*dro dos Ca*etes, transpare*e através </line>
</par>
<par>
<line> de *adrões de com*ortamento: os dois grupos dif*renciam-*e em s*as inter-relações </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> es*rutura social, * *m modos de *ond**a socialme**e definidos. </line>
</par>
<par>
<line> Esse em*ranhado de r*laçõ*s, des*jos, t*nsões e contr*d*ç*es q*e o e*ento </line>
<line> desencad*ou, rev*la também u*a teia de acon*ecimen*os diretamente *elaci**ados às pessoas </line>
<line> e seus sent**en*os, em um* di*puta d* terra e de poder. Nesta *eia de interações em tor*o do </line>
<line> *onfl*to, aspe*tos negativos e positivo* da *i*a *ocial são produzidos. </line>
</par>
<par>
<line> Em uma concepç*o sim*e*iana de c*nfli*o social, este pode se* </line>
<line> visto p*lo víeis da </line>
</par>
<par>
<line> superação, *e*em**nhando o *apel de subst*ncia viva nas mai* *iversas relações **t*e os </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos, o confronto pode ser co*siderado o * </line>
<line> produtor de um *etamorfismo </line>
<line> en*re *s </line>
</par>
<par>
<line> interaçõ*s e relaç*es soc*ais advi*d** do e*ento. Portanto, de f*rma *aradoxal o conf**to é um </line>
<line> modo de sociação, que *oss***lita m*m*ntos de destruiçõe* e tamb*m de co*struções. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Consideramos que o modo de vida é como * *ovo se relaciona m*t*amente, com* as </line>
<line> regras socia*s s*o in*or*oradas nas a*itudes do* indivídu*s, de forma q*e o Es*ado seja </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-63, jul./ago. 2018 www4.f*an*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Ter*ito**ali*ade em Questão: * Even*o São Pedro dos C*cetes </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> incorporado nas pesso**, assi* a efic*cia do Est*do es*á na ges*ão dos corpos e também na* </line>
</par>
<par>
<line> *elaçõ*s laborais, sendo um d*s aspec*os de *m proce*so civilizador a tensão </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> pac*ficação e violência. Ne*te c*ntex*o, sabe-se qu* o proc*sso civilizatório no *aranhão </line>
</par>
<par>
<line> ancorou-** </line>
<line> em f***as de violência simbólica e </line>
<line> física em *ue o Estado imp*nha sua for*a, </line>
</par>
<par>
<line> com* ocorreu na situaçã* conflit*osa São Ped*o *os C*cete*. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa maneira, os d*cu*entos *ficiais analisados, s*jam </line>
<line> os p*oduzi*os *elos </line>
</par>
<par>
<line> r*presentantes i*d*genas *u pelos n*o indí*enas também pe*o Estado *, *s da*os da literatura, </line>
</par>
<par>
<line> evid*nciam que no proc*sso </line>
<line> de rel**ões e *nteraç**s ge*ada* no evento S** Pedro d*s </line>
</par>
<par>
<line> Cacete*, *s inte*ciona**dades, as r*sistências, a *edição de *orça* *ntre os envo*v*d*s na </line>
<line> b*iga *ela terra se encont*am ainda muito lat*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, final*zamos o trabalho com </line>
<line> algumas reflexões: esta </line>
<line> *b*a está inacabada, </line>
</par>
<par>
<line> porqu* e*tendemos que sempre que existem rela*ões h*m**as e*i*t*m r*la*õe* de conflitos, </line>
<line> princip*l*en*e qua*do estão envolvidos bens materiais e p*de*. É inacabada, também porque </line>
<line> à medida *ue fomos **s inteirando **ste univer*o *e confl*tos, que não *res*nciamos out*ora, </line>
<line> mas q*e per**nece vivo n* cotid*ano esco*ar, at*av*s da d*ficu*dade de ace*tação e i**lusão </line>
<line> *e alunos Ten*ehar q*e *ecidem estudar em in*ti*uições *úblic*s não indígen*s. *ercebemos, </line>
<line> porta**o, q*e *inda é f*rt* a *elação d* conflito entre indíg*nas e não indíge**s *o mu**c*pio </line>
<line> *e Graj*ú e ao me**o tempo é uma situação po*co problemat*za*a. </line>
<line> Neste processo de busca d* conhecim*nt* a respeito d* ev*nto *ão Pedr* dos Ca*etes </line>
<line> ainda há outras v*rte*tes *ue prec*sam s*r aprofund*das, c**o: rela*ões ent*e o Est*do e o* </line>
</par>
<par>
<line> i*divíduos *nv*lvidos; *uem são *s </line>
<line> indivíduos remanescentes e </line>
<line> suas p*r*pe**i*as soc*ais, </line>
</par>
<par>
<line> cul*urais e ec*nômicas, dentre outras questões que pre*isam ser res*o*d*das. *as ficou u*a </line>
<line> certez*: *ntender os conflitos em São Ped*o dos Cace*es, *os seus as*ectos históricos, *oc*a*s </line>
<line> e *ulturais, ab*e c**i*ho a novos saber*s e oportu*idades e, c*m mais propriedade, *o*emos </line>
<line> ten**r in*luir es*a temá*ic* n* *urrí*ulo escolar. </line>
<line> Agradecimen**s </line>
<line> À U*iversidade Federal *o *ar*nhão e à Fu*dação de Am*a*o à Pesquisa e Desenvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> Ci*ntífico Tecnológico e </line>
<line> do Maranhão - *APEMA, *espectivamente, </line>
<line> pela li*e*açã* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> doutorame*to e pela concessã* de bolsa, p*ra a pri**ira autora d*ste a*ti*o. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 15, n. 4, art. 3, p. 47-6*, j*l./ago. 2*18 </line>
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<line> N. O. *ves- Felix </line>
<line> F. * . Barros </line>
<line> L. **kyama </line>
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<line> 1) conc*pçã* e plan*jamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpret*ção dos *ad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração d* rascunho ou na re*isão crítica do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovaç*o *a versão final do ma*u*cr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)