A POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, A LOGÍSTICA REVERSA E A RESPONSABILIDADE DO FORNECEDOR DE AUTOMÓVEIS AO MERCADO CONSUMIDOR BRASILEIRO

Geilton Costa Cardoso da Silva, Vladimir Passos de Freitas

Abstract


Objetiva este ensaio evidenciar que o catálogo de Princípios do Direito do Consumidor e do Direito do Meio Ambiente, assim como o Sistema Nacional do Meio Ambiente e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, traz aos fabricantes e concessionários de automóveis no Brasil a responsabilidade compartilhada por todo o ciclo de vida de seus produtos, gerando assim para esses a obrigação imediata de aplicação e implementação da logística reversa de veículos por estes produzidos e comercializados que se encontrem em estado de descarte em decorrência do final de sua vida útil.

Keywords


Consumidor. Ambiental. Automóveis. Resíduos Sólidos. Logística Reversa.

References


BENJAMIN, Antônio Herman V. et al. Manual de direito do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos Pobres. São Paulo: Ática, 1995.

ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makroon Books, 2001.

MEYER, Clarisse Rinaldi. Implicações energético-ambientais de esquemas de sucateamento no Brasil. 2010. 131f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2013.

MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente: Doutrina-jurisprudência-glossário. 3. ed. São Paulo: Editora RT, 2004.

ROGERS, Dale S.; TIBBEN-LEMBKE, Ronald S. Going Backwards: Reverse Logistic Practice. IL: Reverse Logistics Executive Council, 1999.

SILVA, Christian Luiz da; LIMA, José Edmilson de Souza e (Orgs.). Políticas Públicas e indicadores para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

SOUZA, Sueli F. de; FONSECA, Sérgio Ulisses L. da. Logística reversa: oportunidades para redução de custos em decorrência da evolução do fator ecológico. Revista do Terceiro Setor, v. 3, n. 1, p. 209-39, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2013.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)