Sistema de Informação Gerencial Aplicado à Área de Vendas de uma Empresa de E-Commerce / Management Information System Applied to the Sales Area of an E-Commerce Company
Abstract
O presente trabalho analisou o processo decisório da área de vendas de uma empresa do ramo de e-commerce. Tratou-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, por meio observações in loco, análise documental e de entrevistas semiestruturadas. Com base nos dados levantados, pôde-se propor um sistema de informação gerencial extra, que se sobrepõe ao sistema atual e que, juntos geram relatórios com informações pertinentes às tomadas de decisão. Desta forma, identificaram-se as decisões estratégicas para a área comercial da empresa e que dados são relevantes para este processo decisório. Também foi possível compreender como acontece o atual fluxo de informação, levantando suas falhas e limitações. Em resumo, o presente estudo trouxe à tona a importância dos sistemas de informação para os dias de hoje, em especial para as empresas pertencentes ao ramo do comércio eletrônico. Concluiu-se, com o trabalho, que a criação e implantação de sistemas de informação não necessariamente demandam grande investimento financeiro ou de recursos humanos e que são imprescindíveis, atualmente, no que tange ao planejamento estratégico das organizações.
Palavras-chave: Sistema de Informação Gerencial. Gestão Estratégica de Vendas. Processo Decisório. Dados Informação e Conhecimento.
ABSTRACT
The present work analyzed the decision-making process of the sales area of an e-commerce company. It was a case study, with a qualitative approach, through in situ observations, documentary analysis and semi-structured interviews. Based on the data collected, it was possible to propose an extra managerial information system, which overlaps the current system and together generate reports with information pertinent to decision making. In this way, it was identified which are the strategic decisions for the commercial area of the company and what data are relevant for this decision making process. It was also possible to understand how the current flow of information happens, raising its flaws and limitations. In summary, the present study has brought to the fore the importance of information systems for today, especially for companies belonging to the e-commerce business. It was concluded with the work that the creation and implantation of information systems do not necessarily demand great financial investment or human resources and that are essential in the strategic planning of organizations.
Keywords: Management Information System. Strategic Sales Management. Decisional process. Data Information and Knowledge.
References
ALBERTIN, A. L. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 5.ed. atual. ampl., incluindo os modelos de negócios na era digital, a estrutura de análise e evolução do comércio eletrônico no mercado brasileiro. São Paulo: Atlas, 2004. 318p.
ALVES MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
BALLESTERO-ALVAREZ, M. E. Manual de Organização Sistemas & Métodos. 5ª Ed. São Paulo: Atlas 2011.
BAZZOTTI, C.; GARCIA, E. A Importância Do Sistema De Informação Gerencial Na Gestão Empresarial Para Tomada De Decisões. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, Cascavel, vol. 6, n. 11, p. 1-18, 2006.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
GABRIEL, M. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010, 424p.
GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
GUIMARAES, E. M. P.; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerencia. Ciência da informação, Brasília, jan. abr. 2004.
HALL, R. H. Organizações, estruturas, processos e resultados. São Paulo: Afiliada, 2004.
LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informações gerenciais. 7.ed. Pearson, 2007.
MORESI, E. A. D. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 14-24, 2000.
OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de Informações Gerenciais: Estratégicas, Táticas, Operacionais. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
REIS, E; LOBER, M. L. O Processo Decisório Descrito pelo Indivíduo e Representado. RAC, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, art. 4, pp. 397-417, Maio/Jun. 2012.
STANTON, W. J.; SPIRO, R. Administração de Vendas. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2000.
TURCHI, S. Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.6.3
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)