<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 4, p. 78-94, nov./*e*. 20*8 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*8.15.6.4 </line>
</par>
<par>
<line> D*svendando as Políticas Pública*: N*ções Intr*du*órias **bre o Campo de A**lise </line>
<line> Discov*ring Public *olic*e*: Introduc*ory Notions o* *he Fi*ld of Anal*sis </line>
</par>
<par>
<line> *ariss* Z*nela Me*des </line>
<line> Mestrado em Polí*ic*s Públicas pela ***versidad* Federal do Pamp* </line>
<line> Graduaçã* em Ciências *ociais / Ciência P*lí*ica pela Univer*idade Fed*ra* do Pampa </line>
<line> *-*ail: lar*_za*ela@hotmail.*o* </line>
<line> *ngela Qu*ntanilha Gomes </line>
<line> D*u*ora em Ciê*cia Polític* pela Universidad* Fed*ral do Rio Gra*de d* Su* </line>
<line> Prof*ssor da Un*ve*s*dade Fede*al d* Pampa </line>
<line> E-mail: an*elaqg@terra.com.br </line>
</par>
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<line> Endereço: Lar*ssa Zanela Mend*s </line>
<line> *d*t*r-C*efe: D*. Ton** Kerley de Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> A*. Mari* Anunciaçã* Gomes Go**y, *650, Bagé - RS, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
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<line> Br*sil. </line>
</par>
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<line> En*e*eço: Ângel* *u*nta*ilha Gom*s </line>
<line> Artigo re**bido em 2*/08/2018. *ltima </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
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<column>
<row> Av. *aria Anun*iação Go*es God*y, 1650, Bag* - *S, </row>
<row> Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> r*cebida em 12/09/*018. *p*ovado em 13/09/2018. </row>
<row> Av*l*ado pel* sistem* *riple *eview: a) Desk Review </row>
<row> pe*o Edit**-Chefe; e b) Double Blind Rev*ew </row>
<row> (avali*ção cega por dois avaliad*res da *r*a). </row>
<row> Revisão: *ramatica*, Nor*a*iva * de Formataçã* </row>
</column>
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<line> Desvendando as Polít*cas Públi*as: N*ç*es Int*odutórias Sobre o Ca*po de Análi*e </line>
<line> 7* </line>
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<line> *ESUMO </line>
<line> O *resen*e arti*o *ropõ* realizar uma disc*ssã* essencialment* teórico-conceit*a* *ce*ca de </line>
<line> ques*ões que são f*nda*entais para *m primeiro *ntendimento sobre o que é pol*ti*a p*blica. </line>
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<par>
<line> Busca fazer uma revisã* </line>
<line> sobre * per*epção de autores como Klau* Frey, Leona*do S*cchi </line>
<line> e </line>
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<line> Mar*a das Graças Rua, bem como são el*cidadas d**s tipologias de análise: o Cicl* d* </line>
<line> *ol*ticas Pú**ica* e o *o**los de Múl*iplos *luxos de*envolvido p*r *ohn Kin*don, onde o </line>
</par>
<par>
<line> primeiro divid* a *o*ítica </line>
<line> públi*a em sete estági*s **q*e**iais e interd*pendentes, e </line>
<line> o </line>
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<line> segu*do *e con*entra na* primeira* fases d* ciclo, isto é, os estágios pré-decisório*, *uscando </line>
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<line> compre*nder como </line>
<line> e por que ocorre * e*trada de *etermina*a* p*utas na agenda </line>
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<line> governamental * quais sã* o* atores envolvidos n* proces*o *ecisório. Indubitavelme*te, </line>
<line> a </line>
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<line> *scolha de t*is *odelos se d*u pela impo*tância *u* os **smo* p*o**rciona* aos *s**dos *a </line>
<line> ár*a * o gra*de po*er explica*i** que reú*em. </line>
</par>
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<line> PAL*VRAS-CH**E: *iclo </line>
<line> de Pol*ticas Públicas. Modelo de *últiplos Fluxos. Políticas </line>
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<line> Públic*s. </line>
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<line> ABSTRACT </line>
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<line> This article pro*oses to carry out an essentially t*eoret*cal-conceptual discu*sion abou* iss*es </line>
<line> tha* a*e fun*amental for a first und**sta*ding about *hat is public *olicy. It seeks to review </line>
<line> the perceptio* *f authors such as K*aus Frey, Leonardo Se*chi an* Maria das Graças R*a, as </line>
<line> well as two typologies of a*alysis: *he P*licy Cycle and the Mult*ple Flo* Models dev*loped </line>
</par>
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<line> by Jo*n Kin*don, w*ere th* first one divides publ*c policy into </line>
<line> seven *eq*ential and </line>
</par>
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<line> in*erdependent stages, *nd the secon* focuses on the *irst stages of *he cycle, that is, the **e- </line>
</par>
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<line> decision </line>
<line> st*ges, seeking t* </line>
<line> understand how and wh* c*rtain *s*ues enter the governm*nt </line>
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<line> agenda *nd what are the act*rs i*v**ved in the decis*on-mak*ng </line>
<line> proces*. Undoub*edly, the </line>
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<line> choice of such *od*l* was *ue to the g*eat importance t*ey *ive t* the studies *f t*e are* and </line>
<line> the g*ea* explanatory po**r they br**g. </line>
<line> KEY-WORDS: Pol*c* Cycle. Mult*ple *tr**ms Model. Public P*l*cies. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *5, n. 6, art. 4, p. 78-*4, nov./dez. 2018 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.br/rev*st* </line>
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<line> L. Z. M*ndes, A, *, Gomes </line>
<line> 80 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃ* </line>
<line> As políticas públi*as fu*ci*nam *omo um mecan*smo de t*abal*o *perado pelo </line>
<line> *s*ad*, d* mane*ra coeren*e e metódi*a, para q*e se atinj* determinado fim e que é *e comum </line>
<line> int*resse à s*ciedade (DIAS, 2010) - ou a u* *egmento esp*cífico. E*tas são o resultado das </line>
</par>
<par>
<line> demandas ori*ndas da </line>
<line> ati*idade **lí*ica (RUA, 1997) e s*o elabo***as par* resolve* um </line>
</par>
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<line> problema públi*o (SEC*H*, 2013). De *c*rd* com *arav*a (*006), </line>
<line> podem ser </line>
<line> consideradas </line>
</par>
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<line> um fl*xo de decisões **blicas destinad*s a preserva* o eq*ilíbr** s*cial, ou a ro*per com es*e </line>
<line> para que haja u*a m*dança no status quo. </line>
<line> Durant* o sé*ulo XX, i*tensificar*m-se os estu**s dentr* da Ciênc*a Polí*ica, </line>
<line> buscando entender o papel d* Estad** e a ação dos g*verno*, o* **j*, c*mo es*e* tomam *s </line>
</par>
<par>
<line> decisões. N*sse *er**do, o proces*o de decisão ganhou maior relev*nc*a, c*jo cerne </line>
<line> das </line>
</par>
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<line> pesquisas se tor*ou o questio*amento do porque algu*a* de*and*s eram inse*id*s na *g**da </line>
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<line> governamen*a*, enquanto outras </line>
<line> não (*IAS, </line>
<line> 2010). Diversas ti*ol*g*as fora* des*nvolvida* </line>
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<line> *ar* d*r maior cla*e*a aos analistas de *olí***** públic*s sobre como as decisõe* são tomadas; </line>
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<line> porém, neste artigo, são elu**dadas apen** </line>
<line> d*as: o cic*o de polí*ic*s pú*l**as e o m*d*lo de </line>
</par>
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<line> m ú* * i pl os </line>
<line> flux*s, pois se reconhece im*ortância d**se* d*is e*tudos para o enten*imento a </line>
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<line> s*bre o *uncionamen** das polític*s públicas. </line>
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<line> 2 *EFERENCIA* TEÓ*IC* </line>
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<line> 2.* So*iedade, Estado e **v*rno </line>
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<line> Para compr*e**er a com*lexi*ade *a pesqu*sa no **m*o </line>
<line> de Políti**s Públ**as </line>
<line> é </line>
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<line> fundamental que *ejam </line>
<line> el*ci*ados algu*s conceitos. De a*ordo com Ru* (2009, p. 14), </line>
</par>
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<line> soc*e*ad* "é um *onjunto *e ind*víduos, dotad** d* *nteres*es e recursos de po*er </line>
<line> dif*ren*iados, que i*terag*m *on**nuam*nte a fim de satisfaze* às s*as necessidad*s". *ão h* </line>
<line> homo**neidade en*re aqu**es qu* * compõem; *o*su*m *iferentes caracter*sticas, valores, </line>
<line> i**i*s, com* ta*bém *es*nvolvem fun*õe* di*tinta* no d***rrer de s*as vidas. Po* iss*, os </line>
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<line> 1 Apropriamo-nos da concepção de Dias com rel*ção à *alavra Estado, que engloba "a t*talidade da sociedad* </line>
<line> política, ou seja, o con*unto de p*ssoas e instituiç*es **e forma* a *ocied*de juri*icament* or*a*i*ada s*bre </line>
</par>
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<line> dete*min*d* terr*tório", e </line>
<line> governo, q*e "se refere som*nte à **gani**ç*o es**cífica *e *oder a s*rviço do </line>
</par>
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<line> Estado" (D*AS, *010, *. 26*). </line>
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<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 15, n. 6, art. 4, p. 78-94, nov./dez. 2*18 </line>
<line> w**4.*sanet.com.br/rev*s*a </line>
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<line> Desvend**do as Políticas P*blicas: Noçõ*s Introdutória* *obre o C*mp* d* Anál*se </line>
<line> 81 </line>
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<line> in*iv*d*os inte*agem como coletiv*dade e c**tribue* *e inú*eras forma* p*r meio de *uas </line>
<line> aptidõ*s, diálogo*, co*petência* e demand*s (RUA, *0*9). *ito isso, *ara que a so*ieda*e </line>
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<line> consiga conviver com tais di*erenças é </line>
<line> ne*es*ári* a in*trumenta*izaçã* de re*ras, e é dessa </line>
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<line> forma que a existência *o *stado ganha s*ntido. </line>
<line> O Estado po*e ser c**acte*izado como uma e*tid*de org**izada, encarregad* de g*rir </line>
<line> a so**edade para o *em comum. Te* a função de leg*s*ar, administ*ar e *u**ar. Por me*o </line>
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<line> dessas atividad*s é possíve* faze* a m*nut*nção da ordem, *ese**enh*r sua função </line>
<line> púb*ica </line>
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<line> atr*vés d* execu*ã* *e serviços em favor dos cidadãos e resolver *e forma pa*ífica os </line>
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<line> *onfl*tos que ve*h*m a s*rgir (DIAS, </line>
<line> *010). Par* We*er, o E**ado *xerce "uma re*ação *e </line>
</par>
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<line> d**inaçã* d* homens so*re *omens, </line>
<line> apoiada no meio da coação legítima [...]. Para **e *le </line>
</par>
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<line> subsis*a, </line>
<line> *s pes*oas dominadas têm q*e se submeter * auto*i*ade **v*cada pelas que </line>
</par>
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<line> d**in*m no momen** d*do" (*E*ER, p. 525-5*6). Co*o *pon*a Dia* e Matos: </line>
<line> O *stado *ossui acesso a um núme*o limitado de r*cursos q*e devem ser ut*lizados </line>
<line> p*ra atend*r a um nú**ro significati*o de *emandas da *ociedade e que te*dem a </line>
<line> cresce* em fun**o da maior complexidade das sociedades e das novas exig**cias * </line>
<line> pro*lem*s decorrentes. Desse modo, as f*nções *statais em todos os níveis (federal, </line>
<line> e*tad*al, *uni*ipa*), para ser*m exercidas, nece**itam ** *m mínim* de </line>
</par>
<par>
<line> planejame**o, c*m a adoção </line>
<line> de *ritérios de *acionalidade p*ra que as metas </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> *bjetivos s*jam a*cançados de fo*ma eficie*te (D*AS; MATOS, 201*, p. 07). </line>
</par>
<par>
<line> O Estad* também necessi*a de uma o*gan*zação de poder espec*fica, </line>
<line> qu* </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> **te*ializa *tr*vés </line>
<line> do govern*, sen*o este </line>
<line> um pequeno gr**o de indivíduos que p*rm*nece </line>
</par>
<par>
<line> no poder </line>
<line> por um dete*minad* período *e t*mpo. O governo a*ua *erenciando o Estado, </line>
</par>
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<line> aplicando l*is, for*ula*d* e exe**tando *o*ít*cas pública* (*IAS, 2010). Em consonânc*a </line>
<line> c*m isso, Lahera (2006) apo*t* que é conveniente enx**g*-l* além da su* *rgani*ação, como </line>
</par>
<par>
<line> um in*tr*mento pa*a a realiza*ão de *olíticas públicas, isto a é, </line>
<line> essência </line>
<line> do governo </line>
<line> não </line>
<line> se </line>
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<line> en*on*ra ap*nas na *u* estrutu*a, m*s nos seus resulta*os. </line>
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<line> 2.2 Po**tica e política p*b*ica </line>
</par>
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<line> Pa*a que a socied*de consiga *nfren*ar as div*rgências de manei*a me*o* co*flituosa e </line>
</par>
<par>
<line> p*o*redir, de*e-se </line>
<line> buscar o consenso *nstituir limites para o *em-*sta* da *oletivida*e. O e </line>
</par>
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<line> conse*so é c*nstruído a partir do m*men*o em que os </line>
<line> cidadãos *br*m mão de pa*te </line>
<line> *e s ua </line>
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<line> individualidade e se *ubmet*m a princípios e normas de convivên*ia impostas pe*o *st*do </line>
</par>
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<line> com o propósit* de </line>
<line> *dministr*r c*nflito. Um dos c*minh** b**cados para este fim é a o </line>
</par>
<par>
<line> polí*ica. Sendo assim, * "política consiste no conjunto *e p*ocedime*tos formais e informais </line>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 1*, n. 6, art. 4, *. *8-94, *ov./dez. 20*8 *ww4.fsa*et.*om.b*/revista </line>
</par>
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<line> L. Z. *endes, A, *, G*me* </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> q*e expressam rela*ões de poder e qu* se destinam à resolução pa*í*ica *os conf*ito* quan*o a </line>
</par>
<par>
<line> bens </line>
<line> p*blicos (R*A, *009, p. 17). O termo "política" é " </line>
<line> difere*ci*d* de t*ês formas pela </line>
</par>
<par>
<line> C*ência Políti*a e </line>
<line> *e*o c*mpo *e es**do* de Políti*a Pú*lica: politics, poli*y e polity. O </line>
</par>
<par>
<line> primeiro se r**ere ao pro*esso político, *s di***sas ativ*da*es e ferramentas qu* se trad*zem </line>
</par>
<par>
<line> nas rel*çõe* de p*de*, aspira*do in*luenciar no compo*tamento dos indivíd*os; busc*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> res*lução de conflitos co*cernentes à tomada de decisõ*s (RUA, 2009; *REY, 2000). Logo: </line>
</par>
<par>
<line> O ter*o politics re*ere-*e ao *onj*nto de inte**ções que defin*m múltiplas </line>
</par>
<par>
<line> estratégia* </line>
<line> entre ator** par* melhora* seu rendim*nt* e alcan*ar seus *bjetivos. </line>
</par>
<par>
<line> Refere-se à *olítica entend*da com* a **ns*ruç*o do c**senso e luta pelo *ode*. </line>
<line> *esse modo, podemos nos referir à polít*ca de uma organizaç*o, de uma empr*sa, </line>
<line> de um clu*e, de uma famíl*a *u de um gru*o soc**l espe*í*ico. Ta*bém pode se </line>
<line> referir à car*e*r* ***fiss*onal de um político, *ue por s*as *titudes busca obte* e </line>
<line> amp*i*r sua influência. A dedica*ão * polític*, ne**e se*tido, remete a uma ativid*de </line>
<line> qu* t*m regras de jogo espec*ficas (*inâm*ca partidár*a * el**tora*) e um *stilo </line>
<line> próprio (interesse pelo público * atri*utos de lider*nça) (DI*S; MATOS, 2012, p. </line>
<line> 0 * ). </line>
</par>
<par>
<line> *ol*cy </line>
<line> está relaci*nado ato de form*lar propostas e implementa* prog**mas políticos </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvido *e*as o*ganiz*ções públicas em respos*a aos prob*emas que afetam a so**edade. </line>
<line> Outr*ssim, policy é a ação do governo em esta*elecer políticas pública* por meio da política e </line>
<line> to*ada de decisões. Nesse s*ntido, * política "é ex*c*t*** por *ma a*toridad* legitimada que </line>
</par>
<par>
<line> busca efetuar </line>
<line> uma realocação </line>
<line> dos *ec*rsos escassos da socie*ad*", isto é, esta elabora </line>
</par>
<par>
<line> "produtos ** ações q** **m *feito* n* sis*ema político * *ocial" (DIA*; MATOS, 2*12, p. </line>
<line> 02). E* su*a, "é possível su*tentarmos que as políti*as púb*ic*s (policy) são uma d*s </line>
</par>
<par>
<line> result*n*es da </line>
<line> a*ividade políti*a (politics): compreendem o conjunto </line>
<line> da* deci*ões e *ções </line>
</par>
<par>
<line> r*lat*vas à alocaç*o impera*iv* de valores envolven*o bens públicos" (RUA, 2009, p. *9). Já </line>
<line> * *olity está l*gad* à din*mi*a *n*tit*c*onal, "se refer* à ordem do sis**ma pol*tic*, *elineada </line>
<line> pe*o sistema *urídico, e à estr*tura in*tituc*onal do sistema político-ad*i**strativo (*REY, </line>
<line> 20*0, p. 216). </line>
</par>
<par>
<line> Te*xeir* (2*02) afirma que as políticas pú*li*** podem ser </line>
<line> denominad*s como </line>
</par>
<par>
<line> princípios e </line>
<line> d*r*trizes o*ientad*s à luz *a* *çõ*s </line>
<line> do pode* </line>
<line> públic*, ou seja, são no*mati*** </line>
</par>
<par>
<line> proced*mentais que ocorre* nas rela*ões entre </line>
<line> gover*o e soc*e**de. Para este auto*, as </line>
</par>
<par>
<line> pol*t*cas públicas ca*acteri*am-se, tamb*m, pela não-ação gov*rnamental como meio de </line>
<line> mani*estação política, visto que *epresentam as p*eferên*ias dos *tor*s que ocupam os *argo* </line>
</par>
<par>
<line> p*blicos. E*tretanto, Secchi (2013) *o*trapõe *ste ú*ti*o </line>
<line> aspecto, explic*tando </line>
<line> que as </line>
</par>
<par>
<line> circun*tânci*s de omis*ão *u não-ação dos governos *ão são co*side*a*as polít*cas pú*lic*s, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. *, a*t. 4, *. 78-94, nov./d*z. 201* www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desve*da*do as Políti*a* Públ*cas: Noç*es *ntr*dutórias Sobre o Ca*po de Análise </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> ma* significam a n*o anexação do pro*lema na </line>
<line> agenda *o*mal2. As polític*s públicas s*o </line>
</par>
<par>
<line> vi*tas como ou*puts, **to é, são o produto das ativ*dades polí*icas e**rcid*s por um govern*. </line>
<line> Assim, são deci*ões e atividades que exigem a form*lação de estrat*gias para serem </line>
<line> implementadas (RUA, 1997). </line>
<line> As pol**ica* *úblicas são formulada* pa** supr*r as demandas de diversos atores e, </line>
<line> principalmente, as da sociedade ci*il, *e*uin*o o cumpriment* d* uma agend* púb*ica. Elas </line>
<line> têm como finalidade dese*volver ações para a coletivid*de vis*n*o *olucionar *ro*lemas </line>
<line> específicos */ou gerais de **termina*o* segmentos (*IAS, 2**0). São norteadas por u*a </line>
</par>
<par>
<line> *olítica estatal que dete*min* as iniciativas govername*tais </line>
<line> *ara o be* comum. P*dem ser </line>
</par>
<par>
<line> executadas por órgãos governamentais ou pelas demais organi*ações revestidas d* poder </line>
<line> p*bl*co, bem *o** va*iar *e acordo com a pluralidade econôm*co-so*ial, com a at*açã* de </line>
<line> *i*ersos atores sociais e també* com * t*po *e reg**e p*lítico vigen*e (LUC**SE; </line>
<line> AGUI*R, 2002). </line>
<line> As *ol*ticas *úblicas traduzem, no se* p**cesso de elabora*ão e *mplantaçã* e, </line>
<line> sobretudo, em seus resul*ad*s, f*rmas de exercício do po*er políti*o, envolven*o a </line>
</par>
<par>
<line> distribuição e redistribui*ão </line>
<line> de *oder, o *ape* do conflito s**ial nos p*oce*sos de </line>
</par>
<par>
<line> decisão, * repartição de c*stos e benefí*ios soc*ais. Como * *oder é uma *elação </line>
</par>
<par>
<line> social que </line>
<line> en*olve *ár*o* ator*s c*m projetos e inter*sses di**renc*ados e </line>
<line> a** </line>
</par>
<par>
<line> contraditório*, há *ece*si*ade d* med*açõ*s sociais * ins*itucionais, pa*a qu* se </line>
</par>
<par>
<line> possa obter </line>
<line> *m m*nimo de consens* e, assim, as *olíticas púb*i*as </line>
<line> possam ser </line>
</par>
<par>
<line> l*gitimadas e obter e*icáci* (TEIXEIRA, 2002, p. *2). </line>
<line> Souza (2006, p. 22) cara**eriza a *olít**a pública c*mo se*do "u* campo *o </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*nto *ue b*sca, ao </line>
<line> mesmo tempo, \co*o*ar g*ver** em aç*o\ e/*u an*lisar essa * </line>
</par>
<par>
<line> açã* [...] e, quan** neces*ário, propor *udanç*s no r*m* *u curso dessas aç***". Tamb*m é </line>
</par>
<par>
<line> "um conc**to abstrat* que se materializa </line>
<line> *om ins*ru*e*tos con*r**os como, po* exemplo, </line>
</par>
<par>
<line> l*is, program*s, campanhas, obras, prestação *e serv*ço, subsíd**s, impo*to* e taxas, decisões </line>
<line> ju*icia*s, ent*e muitos outr*s" (S*CCHI, 2016, p. 5). </line>
<line> Podem*s entender como po**tica pública a disc*ssão e pr*tica d* ações rel*cionadas </line>
<line> ao con*eúdo, concreto o* *imbólico, de de*isõe* r**onh*c*d** com* pol***cas; isto é, </line>
<line> o campo *e construção e atuação d* *ecisões políti*as. Apontar a p*lítica pú*lica </line>
</par>
<par>
<line> co*o </line>
<line> uma diretr*z de enfrentamento de um p*oblema, nem se**re transforma uma </line>
</par>
<par>
<line> ques*ão em um problema. Para que *sso </line>
<line> **orra é n*cessária </line>
<line> uma conjun*ão de </line>
</par>
<par>
<line> fatores. As constru*ões sociais em t*rno *e um tem* ou </line>
<line> assunto pode*ã*, </line>
</par>
<par>
<line> *ecessariam*nte, pautar a entrada d* discussão na agenda (AGUM; RISCADO; </line>
<line> MENEZES, 2015, p. 1*). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> *e acordo com o re*erido autor, a **e*da *orma* *u agenda institucion*l é * conjunto de assuntos que </row>
</column>
</par>
<par>
<line> c*mpõe* a lista de pr*blemas *á *esignados para serem enfrent*do* pelo poder pú*li*o (*ECCHI, 201*). </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 1*, *. 6, *rt. 4, p. 78-94, nov./*ez. 2018 www4.fsanet.com.br/*e*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Z. Men**s, A, Q, Gomes </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, são con*ide*adas u* flux* de dec**õ*s públicas destinadas a preservar o </line>
</par>
<par>
<line> eq*i*íbrio soc*al, </line>
<line> ou a *o*per com e*t* para que h*ja uma mudan*a no statu* quo </line>
</par>
<par>
<line> (SARAV*A, 2006). As políticas pú*lic** ** mostram *ficazes uma v*z qu* se*am capazes de </line>
<line> reconhe*er as p**oridades, racionalizar os cu*tos e fazer o mapeamento d* *etas a s*rem </line>
<line> ati**i*a* (DIAS, 2010). Por*anto, tem *omo pr*n*ip*l *bjetivo **frentar, reduzi* ou *té </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *xtinguir um </line>
<line> problema públic*. O pr*blema *ú*li*o se configura </line>
<line> na *e*ida que há </line>
</par>
<par>
<line> u* distanciame**o entre * que seri* **a situação id*a* *e be*-*sta* e o que realmente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> (SE*CHI, 2016). Nes*e momento, cabe </line>
<line> *azer </line>
<line> uma discussão sobre o **e é a aná*i*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ol*ticas públicas (policy analy*is) e como funciona o processo de u*a *olítica p*blica. </line>
<line> 3 RES*LTADOS E DISCU*SÕES </line>
<line> 3.1 Anál**e de políticas p*blicas e o ciclo d* po*ític*s públicas </line>
</par>
<par>
<line> O campo da policy an*l*sis visa "gerar e sistematizar informa*ões </line>
<line> re*evantes para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *r**esso decisóri* </line>
<line> de *olíti**s *úblicas. O *bjetivo </line>
<line> *entral des*a ativi**de é *a* subsídios </line>
</par>
<par>
<line> in*orm*ti*os para </line>
<line> que a políti** pública seja mais *pta a resolver ou *itigar o prob*ema </line>
</par>
<par>
<line> púb*ic*" (SECCHI, 2016, *. 10). Te* por objetivo oti*iz*r a percepção sobre a polític* e o </line>
</par>
<par>
<line> anda*ento do processo político, como também propor *el*or*as para a </line>
<line> política </line>
<line> pública em </line>
</par>
<par>
<line> questão (RUA, 20*9). Conforme * área de **álise de políticas públic*s f*i se consolida*d*, </line>
<line> dive*sa* tipologi*s foram *esenvolvida* p*ra o melho* *nten*imento de c*mo uma polí*i*a </line>
</par>
<par>
<line> públ*ca é *onstituída. Um de*ses modelo* é o ciclo da p*lít*ca pública (policy cycle), </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> enxerga a pol*tic* pública por meio de fases e auxilia na visual*zação e id*n*ificaçã* d* como </line>
</par>
<par>
<line> de t*do o processo *ecisório a** o moment* d* sua e*tinção - quand* isso ocorre c*mo -, </line>
</par>
<par>
<line> també* o comportamento dos atores * suas estratégias. *a pr*ti*a, os estágios do cicl* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> aco*te*em </line>
<line> *em*re </line>
<line> na mesma </line>
<line> ordem; entretanto, * s*mp*e possív*l identificá-los em uma </line>
</par>
<par>
<line> *olí*ica *ú*lica. A primei*a e*apa é a id*ntific**ão do pro*l*ma, momento q*e se reconhece a </line>
</par>
<par>
<line> insat**fação com al*o que afeta o be*-estar *e im*ortantes atores na arena </line>
<line> p*l*tica o* </line>
</par>
<par>
<line> seg*entos da socie*ade (*ECCHI, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> *ue </line>
<line> tan** à fa*e ** *erce*ção * d*fini*ão de problemas, o q*e inte*essa ao </line>
</par>
<par>
<line> analista de políticas públicas é a qu*stão *om* em um número inf*nito de *ossíve*s </line>
<line> ca*po* de ação política, alg*ns "pol*cy issues" vêm se mostrando apropriados *ara </line>
<line> um tratamento político e co*sequ**temente acabam gerando um "poli*y cycle". Um </line>
<line> fato pode ser percebido, pela primeira vez, *omo um problem* polít*co p*r gru**s </line>
</par>
<par>
<line> s*cia** </line>
<line> isolado*, mas també* por políticos, grupos de políticos ou pela </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 6, art. 4, p. 7*-*4, nov./*ez. 2018 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desvendando as *olíti**s Públicas: *oçõe* Intro**tóri*s Sobre o Campo de An*lise </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> admin*stração pública. Frequenteme***, são a mídia e **tras formas da comunicaçã* </line>
<line> p*lític* e social *ue *ontribuem para que seja *tribuída relevância política a u* </line>
</par>
<par>
<line> problema *ecul**r. [...] Além do mais, im*ortante considerar a maneira co*o os é </line>
<line> probl*mas foram definido*, sendo isso post*ri**mente de funda*ental importância </line>
<line> pa*a a pro*osiç*o de so*uções na fase da elabora*ã* dos programas (FREY, 20*0, p. </line>
<line> 2 2 7 ). </line>
<line> Em um segundo momento, ac*nt*ce a formaçã* da agen*a, que contém o conjun*o d* </line>
</par>
<par>
<line> *roblemas *om*reendidos *omo im*ortantes ao governo (SECCH*, </line>
<line> 2*13). *e acor*o c*m </line>
</par>
<par>
<line> Frey (2000), é *essa fase de organ**açã* d* agenda-set*ing *ue se faz uma *valiação prévia da </line>
</par>
<par>
<line> re*açã* custo-benefí*io exp*s*o </line>
<line> pelos diversos cami*hos *e ação, como também uma </line>
</par>
<par>
<line> aprecia*ão ac*rc* do tema o* projeto par* verificar qua*s a* rea*s probabil*da*e* dest* se </line>
<line> estabelecer na arena polí*ic*. A te*ceir* e*apa é a d* formulação *e alterna*ivas, ins*a*te que </line>
<line> os at**es "começam a ap*esentar propostas *ara sua res*luç**. Essas propostas express*m </line>
<line> intere**es divers*s, *s q*ais dev*m *er c*mbinados, de tal *aneira que se chegue a uma </line>
<line> solução acei*áve* para o maior número de p***es e*volv*das" (RUA, 2009, p. 37). * p*rt*r </line>
<line> disso, começa a delimitação de objetivos, est*a*égias e o estudo sobre cada a*ternativa </line>
<line> (S*CCHI, *013). </line>
<line> * quarta etapa é a tomada de *ecisã*, fase *ue retra*a o ins*ante em que *s in**ress*s </line>
</par>
<par>
<line> dos at*r*s s*o *nalis*dos, e * mane*ra de como se enfrentar* *eterm*n*do problema </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *videnci*da (SECCHI, 20*3). Tal fase n*o quer dizer </line>
<line> que todas as </line>
<line> de*isões s*bre *ma </line>
</par>
<par>
<line> polít*ca púb*ic* específi*a foram tomadas, *as que os atores conse*uira* tomar u*a decisão </line>
<line> sobre * núcleo da política que es*á se for**land* naq*ele momento. Quan** a política não é </line>
</par>
<par>
<line> tão </line>
<line> conflituos* e há co*s*nso entre os atores, esse **cleo acaba re*nindo decisões sobre </line>
</par>
<par>
<line> diversas questões qu* compõe pro**ema a ser resol*id*. *uando ocorre o co*trário e o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pol*t*ca *nv**ve *spec*os d*lic*dos que *exem </line>
<line> **m os inter*s*es *os atores, a dec*sã* não </line>
</par>
<par>
<line> *grega um gran*e número de questões sere* resolvidas, *isto q*e necessita *e *aior a </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento sobre *r*blema; as decisões sã* p*orroga*as para a f*se da impl*ment**ão o </line>
<line> (*UA, *009). *r** (2000, p. 227-228) cont*apõe, afirmando qu* a etapa de dec*são det*rmina </line>
</par>
<par>
<line> sobr* *m programa ou </line>
<line> projeto "nego*iado *á ant*cipad*ment* entre os atores </line>
<line> pol*t*cos mais </line>
</par>
<par>
<line> rele**ntes. Decis*es \*erdadeiras\, i*to é, *s*olh** entre *árias alternativas de ação, são r*ras </line>
<line> exceções *esta f*s* d* ciclo político". </line>
<line> * qui**o e*tágio é o da implementação da pol*tica pública, per*odo em que os </line>
<line> res**tados *ão produzid*s, i*to é, quando os o*jeti*os, inte*ções e metas tran*fo*mam-se em </line>
</par>
<par>
<line> ações (*ECCH*, </line>
<line> *013). *este mom*nto, as dec*sões **mad*s anteriorment* deixam de ser </line>
</par>
<par>
<line> a**tratas e co*eçam a ser executadas pelos gr*pos e o*ga*izaç*es envolvi*os, o *ue signific* </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. 6, art. 4, p. *8-94, nov./d*z. 2018 *ww*.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Mend*s, A, Q, Gomes </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> qu* *nicia a inter*enção no status quo. </line>
</par>
<par>
<line> O i*teres*e da "poli*y analysis" n*sta fase s* refere pa*ticularmen*e ao f*to *e que, </line>
<line> *uitas v*zes, ** res*l*ad*s e impact*s re*is de certas p*líticas não correspondem </line>
</par>
<par>
<line> aos impactos p*ojet*dos </line>
<line> na fase da sua formulação. </line>
<line> N* que ***ge à análise d*s </line>
</par>
<par>
<line> processos </line>
<line> de implementação, podemos discernir as abordag*ns, cujo obje*ivo </line>
</par>
<par>
<line> p*inci*a* é a *nálise </line>
<line> da qual*dade mater*al e té**ica de *rojet*s ou p*ogramas, </line>
</par>
<par>
<line> daquelas cuja aná*ise é *irecion**a </line>
<line> para as estruturas p*líti*o-administ*at*vas e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atuação dos ato*es </line>
<line> envolvido*. No p*imei*o caso, tem-se em vis*a, *ntes de mais </line>
</par>
<par>
<line> nada, o con*eúdo *os programa* e </line>
<line> planos. Comp**ando </line>
<line> os fins estipulados n* </line>
</par>
<par>
<line> *orm*lação dos p*ogr*mas com o* resultado* alcançados, ex*m*na-se at* qu* ponto </line>
<line> a encome*da d* aç*o *oi *umprida e q*ais as cau*as *e ev*ntuai* "dé*i*its de </line>
<line> implementação". No segundo caso, * qu* *stá *m *rimeiro plano é o *rocesso d* </line>
<line> implem*ntação, isto é, a descrição do "como" e da explica*ão do "porquê" (FREY, </line>
<line> 20*0, p. 228). </line>
<line> Essa fase de *mplementa*ã* pod* s*r sucedida pelo **nit*ra*ent*, que é o "conjun*o </line>
</par>
<par>
<line> de *rocedi**ntos de **r*ciação dos processos adotados, dos resultados preli**nares </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> int*rmed*ários o*tidos e do comp*rtamento *o a*bie**e da polí*ica" (RUA, 2**9, p. 38) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tem como finalidade o a*ompanhamento da e*ecução </line>
<line> da política p*bli*a *ara faci*itar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alcance </line>
<line> das metas estab**e*idas. A *exta **se é da ava*iaçã* a </line>
<line> da política pú***ca, *omento </line>
</par>
<par>
<line> *m q*e ocor*e o julgamento * resp**to da val*dade das ações *ost** em p*á*ica, *em como a </line>
<line> detecção do sucesso ou po*sív*is *al*as do pr**e**o *e execução da pol*tica (SECCHI, 2013). </line>
<line> *s*** c*m* o monit*rament*, a avaliação vem par* contribuir n* de*isão dos gestores com </line>
<line> relação às *orreções necessári*s para que a polí*i*a p*blica retorn* ao curso esperado * atinja </line>
<line> os ob*etivo* esperado* (*UA, 2009). </line>
<line> Na fase *a *vali*ção *e política* * d* correção de *ção ("evalua*ion"), *p*ec*am-se </line>
</par>
<par>
<line> os pr**ramas j* impleme*ta*os no tocante * seus imp*cto* efe*ivos. Tra*a-se de </line>
</par>
<par>
<line> indagar os déficit* de impacto * os efeitos co*at*rais in*esejados para *oder d*duzir </line>
</par>
<par>
<line> *on*eq*ência* para açõ** e progra*as futuros. A *valiação </line>
<line> ou controle de *mp*cto </line>
</par>
<par>
<line> pode, *o caso *e </line>
<line> os ob*eti*os do prog*ama *erem sido a*can*ados, *e*ar o* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> **sp*nsão *u ** fim *o ciclo po**ti*o, ou, caso contrário, à *n*ciação d* *m </line>
<line> novo </line>
</par>
<par>
<line> *iclo, o* *eja, a uma nova fase de *ercepção e *efinição e * elaboração de u* nov* </line>
<line> *rograma político ou à modificação d* pr**rama anterior. C*m isso, * fase da </line>
</par>
<par>
<line> a*aliação é im*rescindível </line>
<line> para o desen**l*imento e a *daptação con*ínua das </line>
</par>
<par>
<line> forma* e inst*umentos de ação públ*ca (FREY, *0*0, p. 2*8-229). </line>
<line> É importante lembr*r qu*, enqu*nto a pol*tica *úbl*ca qu* está se avaliand* acontece, </line>
<line> outr*s pol*ticas públic*s *stã* sendo execut*da* ao mesmo tempo, f*tor qu* *o** influenciar </line>
<line> nos re*ultados encontra*os. A a*alia*ão não está excluída do *roce*so de formulação; ambos </line>
<line> *e tratam da mesma *o*ítica em di*ere*tes si*uaç*es. Nesse *ontexto, é *reciso entender q*al é </line>
</par>
<par>
<line> a expectativa do ges*or a r*speito da políti*a o que este buscou al*ançar com o s*u * </line>
<line> planej*ment* e implem*ntaçã*. Impreterive*mente, e*sa etapa *equer um vasto pla*ejam*nto </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 15, *. 6, art. 4, p. 78-94, no*./*ez. 2018 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desvend*ndo a* Pol*ticas Públicas: Noções Introdutórias Sobre o Campo de Análise </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> e *revisã* sobre co*o *udo será feito, sendo pre*is* reconh*cer as q*estõe*-c*ave do e**udo, </line>
<line> decidir q*al é a meto*o*ogia mai* adequada para *ar seguimento à pesqui**, es*ab*lecer </line>
<line> medidas * *écnicas para r*sponde* as q*estões *ue norteiam a avaliação, c*mo o* dado* s*rão </line>
<line> c*l*ta*os e analisados, *ncontrar os resultados, e**ud*-los e, prin*ipalm*nte, *eterminar com* </line>
<line> estes *erão ut*liz*dos. </line>
</par>
<par>
<line> A *ltima etapa *on*iste na ex*in*ão da pol*tica púb*ica, co* bas* no fato </line>
<line> de qu* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ci*lo te* </line>
<line> u* fim </line>
<line> quando ocorre a eliminação *e uma política. Nem sem*re a* políticas são </line>
</par>
<par>
<line> *xtintas, mas isso pode ocor*er *uando o problema foi r*solvido; os program*s e ações que </line>
<line> impul*i*naram a polít*ca *ública se mos*ra* ineficazes; q*a*do * pro*l**a é *esolvi*o, mas </line>
</par>
<par>
<line> *erde a importância política; o* ai*da quando * po*ítica pública tem u* **a** </line>
<line> de va*i*ade </line>
</par>
<par>
<line> det*rm*nado (S*CCHI, *013). </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 O model* *e M*lt**lo* Fluxos </line>
</par>
<par>
<line> Desen*olvi*o p*r John *ingdon, o Modelo de Mú*tiplos Fl*xos (Multiple S*reams </line>
<line> Model) canal*za a sua a*enç*o na* etapas pré-decisórias das políticas p*blicas, quais sejam: a </line>
<line> formação da *gend* g*vernamenta* (agenda-*ettin*) e a fo*mulação de **ternativas e soluçõe* </line>
<line> (policy formul*tion) (CAP*LLA, 2007). Para este t*órico, existem dois tipos de a*enda: i) a </line>
</par>
<par>
<line> a*e*d* govername*tal, *ue ce*traliza as </line>
<line> d*versas qu*s*ões que atraem a at*nção dos </line>
</par>
<par>
<line> form*lador*s de políticas e *o gove*no, *; i*) a a*end* *e**sional, contend* os assuntos que, </line>
<line> *e fato, s* tornarã* u** política pública (CAPELL*, 2007; ZAPELINI, 2014). Por s*a vez, </line>
</par>
<par>
<line> R*a c*mpreende a agenda decisional como os problemas que serão *e*inidos </line>
<line> pe*o si*tem* </line>
</par>
<par>
<line> polít*c*, e q*e esta n*o resulta exatamente na </line>
<line> *lab*raçã* </line>
<line> *e novas pol*tica* púb*ica*, mas </line>
</par>
<par>
<line> podem tamb*m apenas concluir t*m*das de decisão iniciadas an*eriormente *u retifi*a* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> senti*o de p*líticas que já fora* deli**adas (RUA, ***9). </line>
</par>
<par>
<line> Mais do que *nte*der a origem *as questões para a a*enda, é preciso compreend*r </line>
<line> as condições polí*i*as que permitiram que est* se transformas*e em u*a de*anda. </line>
<line> Ki*gdon formula o m*delo de Agendas e Alternat**a* d*s*inculando-s* de um </line>
<line> ***cess* decisór*o estri*ament* raci*nal; [...] A *u*anç* de a*enda se efetivaria </line>
<line> com a convergên**a de três fluxos, sendo ele* *arcialmente independentes (AGUM; </line>
<line> RISCADO; MENEZES, 2015, p.33). </line>
<line> *o *rim*iro fluxo, nomeado como fluxo d*s problemas (*robl*ms), Kin*do* *rocura </line>
<line> *nalisar *omo *s qu*stões se to*na* um problema e o* *otivos pelos qu*is tais problemas são </line>
</par>
<par>
<line> introduzi*os na agen*a-setting. O autor faz um* dist*n*** entre questões (con*itions) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. *5, n. *, art. 4, p. 78-*4, nov./*ez. 2018 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Z. Mend*s, A, Q, Go*es </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> pr*bl*ma*, onde u*a que*tão se*ia uma situação c*nsiderada *o*ialmente insatisf**ória, mas </line>
<line> que permanece como "estado da* *ois*s3", ao passo *ue * *roblema é qua*do os fo**uladores </line>
<line> de políticas rec*n**cem a nece*sidade de *nterferên*i* governamental em determinada </line>
<line> situaç*o. Considerando a grande q*anti*ade de qu***ões e * impossibilidade de atentar *ara </line>
</par>
<par>
<line> to*as, a escolha das decisões </line>
<line> dependerá *a maneira como estes p*rceberã* </line>
<line> *s questões e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> como s*o delinead*s c*mo problemas. </line>
<line> Para que uma questão cham* a **enção do* </line>
</par>
<par>
<line> formul*d**es, d*ve conter o* segu*ntes elementos: indicadores; *ventos, c*is** e s*mbolo*; e </line>
<line> feedback das ações governa*entais (CAP**LA, *007). </line>
<line> No se*undo fluxo (pol*cy str*am), *ncontram-*e *s alterna*i*a* e soluções *cessíveis </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> os prob**mas (*olicy alternatives). Par* Ki*gdon, as ide**s *ão s** c*iada* com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inten*ã* de resolver problemas *specífico*. Por *e* turno, as s*luçõ*s geradas ne*se fluxo s*o </line>
<line> aleatória* e e*tão à espera do surgimento d* problem** para serem lan*a*as na arena decisória </line>
</par>
<par>
<line> (C*PELLA, 20**). Identifica-se </line>
<line> c*aramente </line>
<line> a influência do modelo da "*ata de lix*" </line>
</par>
<par>
<line> (garba** can), dese*volvid* por C*h**, March e Olsen, ond* "as or*ani*açõ*s constroem *s </line>
<line> *r*ferências para a so*ução d** p*oblemas - ação - e não, as preferências constroem a ação. </line>
<line> *m síntese, o *ode*o advoga que sol*ç*es p**cu*a* por pr*blemas" (SOUZA, 2006, p. 31). </line>
</par>
<par>
<line> A cri*ção de alternativas entendida *m cons*nância co* p**c*ss* b*o*ógico de seleção </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> natu**l. Te*do em v*sta que a* moléculas *e local*zam nu*a espécie de "ca*do primitivo", no </line>
<line> modelo de *ingdon a* ideia* que formam as solu*ões são gerad*s pela* c*munid*des (***icy </line>
</par>
<par>
<line> communiti*s) estão em um *aldo primi*ivo de e </line>
<line> políticas (po*icy prim*val soup), </line>
<line> *m que </line>
</par>
<par>
<line> algumas idei*s são descartadas, outra* se f*ndem com as de*ais i*eias tran*fo*ma*do-*e em </line>
</par>
<par>
<line> novas e outras sobreviv*m sem al*erações. De*tarte, as *deias consi*eradas </line>
<line> exeq*íveis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aquelas com cus*os aceitáveis s*brev*vem são lev*das ao topo do *aldo p*imit*vo de e </line>
<line> polí**cas. As *omunidade* formula*or** de alte*nativas *ompõem gr*pos de especial**tas, </line>
</par>
<par>
<line> como pesquisado**s, parlamentares, </line>
<line> acadêmicos, fun*ioná*ios </line>
<line> púb*icos, etc., *ue se </line>
</par>
<par>
<line> pr*oc**am e es*udam </line>
<line> determi*a*a á*ea (**licy area). Durante o pr*ce*so de sel*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> al*ernativa*, </line>
<line> quando um* ideia é identificada como possível, esta p*ssa a ser **fundida </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> aume*ta* o número de *deptos n* interi*r da c*munidade e tamb*m fo** dela, *erc*rr*ndo a </line>
</par>
<par>
<line> **ferentes fóruns e a so**edade civil. Assim, as </line>
<line> id*ias são di*undi**s atr*vés da </line>
<line> p**sua*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Esse processo de difusã* *e ideias é chamad* de s*fte* up e *arte </line>
<line> da premissa de que essa </line>
</par>
<par>
<line> mobiliz*ção em </line>
<line> prol ** ideia relev*nte pa** qu* a p***osta seja c*nsi*erada como sendo é </line>
</par>
<par>
<line> f*n*amental para a resol**ão d* prob**ma. Por *eio da d*f*são de ideias, inicia-se o pro**sso </line>
<line> *V e r mais em: RUA, Maria das Graças. (199*). </line>
<line> *ev. *SA, *eresi*a, v. 15, *. 6, *rt. *, *. 78-94, nov./d*z. 2*18 w*w4.fsa*et.*om.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desve*dand* as Políticas P**licas: Noç*es Introdu*órias Sobr* o Campo de Aná*ise </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> d* efeito multip*ic*dor (*andwagon), momento no qu*l as ideias s** disseminadas * </line>
<line> **nquistam mais apoi*dores. Ne*se sentido, o fl**o de polít*c*s *e*tringe * l*que de o*ç*es, </line>
<line> con*ider*ndo apenas aquela* que **brevi*eram durante * processo (CAPELLA, 2007). </line>
<line> O terce*ro fluxo é denominado po* Ki*gdon como fluxo polí*ico (poli**cs st**am) e é </line>
<line> formado *ela dimen*ão p*lítica. *ste fluxo age *e ma*eira **d*pendent* dos *emai*, e nele, a </line>
<line> bargan*a e negociação política são f*nda*enta*s para q*e sejam institu*das as coa*izões. </line>
</par>
<par>
<line> *xistem trê* component** qu*, j*ntos, </line>
<line> *odem infl*e*cia* a age*da-setti*g. * prime*ro </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *econhecido como clima *u humor n*cional (national mo*d), que ocor*e *uando um grande </line>
<line> g**po d* ind*víduos com*act*a com a* mesmas questões *m algum momento. Isso faz com </line>
<line> que *s ideias cheguem f*cilmente aos participantes do processo decisór*o, pod*ndo fav*recer </line>
</par>
<par>
<line> a inser*ão *e uma questão na age*da. O se*undo elemento é caract**izad* pelas </line>
<line> forças </line>
</par>
<par>
<line> po*íticas organi*a*as, como *or exemplo, os grup*s de *ressão. Quando um g*upo apo*a uma </line>
<line> determinada questão e há cons*nso quanto a e**, *xiste uma *ran*e possibili*ade de que essa </line>
<line> quest*o ** torne u* probl**a para os *ormulado*es de **lít*cas e entr* na **enda. Entretanto, </line>
<line> quan*o oco*re o contrário, ou seja, * oposiçã* e/ou con*lit* entre grupos, passa-s* * bu*car o </line>
<line> equilíbrio das forças e analisar os custos dessa questão, te*tando prever o *ue implicará a sua </line>
<line> ades*o na agenda. * terceiro eleme*to s*ri*m as mudança* que acontecem dentro do próprio </line>
<line> governo (turno*er), como a alternância de cargos imp**tantes do alto **cal**, em *hefias *e </line>
<line> órgãos, etc. Esse* fa*os in**ue*ciam veeme*temente * *gend*-set*i*g, *ois *od*m ocas*on*r </line>
</par>
<par>
<line> *ltera*ões que insiram diferentes quest*es </line>
<line> ou bloque*em a </line>
<line> ent*ada </line>
<line> de outra*. Para King*on, </line>
</par>
<par>
<line> dentre os fatores que cond*ze* o fluxo políti*o, o c*ima *a*io**l e as mud*nç*s no gover*o </line>
<line> são os *ue mais t*riam poder de *rovocar *udanças *a *genda govern*mental (CAPELLA, </line>
<line> *007). </line>
<line> Em **guns momen*os, os tr*s fluxos se reúnem, provoca*d* u*a oport*nidade de </line>
</par>
<par>
<line> *nserção de </line>
<line> uma ques**o n* agend*. Qu*n*o isso ocorre, </line>
<line> é </line>
<line> po*qu* a ques**o pas*ou *er a </line>
</par>
<par>
<line> rec*nhecida com* pro**ema, há </line>
<line> uma solução </line>
<line> *cessível, bem *omo a* con**ções políti*as </line>
</par>
<par>
<line> encon*r*m-s* favoráv*is * m*dança. E*se conte*to que i*duz * junção *os fluxos é nomeado </line>
</par>
<par>
<line> por Kingdon co*o ja*ela de opor*unid*de* (p*licy wi*d*ws) * sofr* </line>
<line> grand* influência </line>
</par>
<par>
<line> principalmente do fluxo </line>
<line> de problemas e do fluxo *o*ítico, *ado que u*a oportunid*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mud*nça aparece quando determina** </line>
<line> proble*a chama * </line>
<line> atenção do </line>
<line> ***e*no </line>
<line> ou do* </line>
</par>
<par>
<line> formulador*s, e tam*ém quando ocor*em mudanç*s na estrutura políti*a. Sendo as*i*, o </line>
<line> fluxo de soluções não in*erfere dir*tame*te na agenda, pois as alter*ativ*s sã* pr*duzidas nas </line>
</par>
<par>
<line> policy communities e ascende* quando o **ob*ema já </line>
<line> está sendo *autad* na arena </line>
<line> po*ítica </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 15, *. 6, art. *, p. 78-94, no*./dez. 2*18 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Z. Me*des, A, Q, *omes </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> (C*PEL*A, 200*). </line>
<line> Uma das mais importan**s abordagens de Kingd*n para *nten*imento da d**ensão </line>
<line> da *olí*i** públ*ca se refe*e *o **to das *anel** de o*ort*nidades (Policy W*ndows). </line>
</par>
<par>
<line> Pod*mos ent*n*er que e*ist*m moment*s </line>
<line> *portunos pa** colocar e* d*sc*ssã* </line>
</par>
<par>
<line> questões que tem potencial d* s*re* co*verti*os em pro*lem*s. Neste caso essa* </line>
<line> janelas *ão abert*s em basicame*te do*s m*mentos: Quando há * possibilidade de </line>
<line> **cor*orar novos assuntos ou prop*st** no mo*elo orçamentário e quand* há u** </line>
<line> transição admini*trativa ou de gov*rno. Estes são e*entos rela*ivame*te </line>
<line> pro**amados, pa*a as demais opor*uni*ades é pre*iso **nta* *om imprevisibili*ade </line>
<line> (AGU*; RIS*ADO; MENE*ES, 201*, p. *4). </line>
<line> A conv****ncia dos três f*uxos é ch*mada *e *ouplin* * ocorr* quando a* janelas de </line>
<line> oportunidades estão abertas. A*guns ev*nto* se **s*nvolvem de maneira *r*visível para que </line>
<line> as policy windows se abram, como os fluxos de problemas * polí*i*a*. Mas tam**m *odem </line>
<line> aco*te*er *v*n*os não prog*amados que fazem com que as janelas se abram novam*nte. As </line>
</par>
<par>
<line> o*o*tunidades de mudança e i*serção de uma </line>
<line> *ues**o * agenda não </line>
<line> *erm*necem por </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> l**go es*a*o </line>
<line> de tempo, por iss* *s *t*res d*vem aproveitar a a*ertur* das janelas e *eva* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questã* para ar*na decisór*a. Quand* um fluxo *e a </line>
<line> desajusta com os </line>
<line> demais, as j*nela* se </line>
</par>
<par>
<line> fecham e a o*o**unida*e de mudança é int*rrompida. Exi*te também um outro elemen*o </line>
</par>
<par>
<line> es*encial para que </line>
<line> h*ja a*er*ura das j*nelas e a mudanç* a </line>
<line> na agend*-se*tin*, que é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> int*rv*nç*o dos empreendedores d* pol*tica* (policy </line>
<line> *n*repreneurs). Esses indivíd*os </line>
</par>
<par>
<line> dispõ*m d* infl*ê*cia e recursos f*nanceiro* para apoiar de*ermi*ada ideia, visando ao* </line>
<line> benefícios qu* receberão e* troca p*r tal incentivo. O *mpreen*edor *e políti*as *em al*o </line>
<line> poder de bar***ha e negocia*ão pol*tica, se*do conside*ado um ator muito per*uasi*o. É </line>
<line> ha**lidoso em *ante* a convergência dos flux*s e a*roveita a *b*rtura *as j*n*la* para e*trar </line>
<line> em ação. Sem a *t*ação de um empreen*edor, o *oupling pode não ocorre*; por *sso tem </line>
<line> gr*nde im*ortânc*a para este *odelo (CAP*LLA, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> E*sencial ao mo*elo de Kingdon é a atuação </line>
<line> do* atores n* pr*cesso de form*ção da </line>
</par>
<par>
<line> agenda g*vernamental e da agenda decisional (decision </line>
<line> ag*nda). Alguns atores são mais </line>
</par>
<par>
<line> *nfluentes na primeira, en*uanto outros têm maior po*er na segunda. O *u*or separa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*a**ifica-os </line>
<line> em dois grupo*: o primei*o, é dos atores vis*v*is, q** colabor*m co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> montag*m da agenda-setting * estão mais ex*os*os à **cie*a*e; * o ***undo grupo é f**mado </line>
</par>
<par>
<line> p*l*s participant*s invis*veis, *ue compõem *s *ol**y *ommuniti*s e são imp*r*a*tes </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> form*çã* da dec*sion ag*nda. D**tre *s integrantes do p**m*ir* *rupo, o presi*en*e é a**el* </line>
<line> *ue tem a maior in*luência ness* m*de*o pel* fa*o de *ossuir recurso* inst*tucio*a*s, *eg*is e </line>
</par>
<par>
<line> polític*s. Todavia, mesmo que esse ator *enh* poder de inser*r o </line>
<line> e/o* manter as </line>
<line> questões </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 15, *. 6, art. 4, p. 7*-94, *ov./dez. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desvendan*o as Política* Públicas: Noções Intro*utória* S*bre o Campo de Anális* </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> pautadas n* a*enda, *le não pode dec*dir sob** as al*er*ativas qu* so*ucio*e* tai* pr*blemas. </line>
</par>
<par>
<line> Os indiv*d*os **e são nom**dos </line>
<line> **lo presidente *ara assu*ir ** mais al*os car*os do </line>
</par>
<par>
<line> g*verno também fazem parte desse grupo. Assim como podem incor*or*r no*** quest*es </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> agenda, também a*x**iam n* e*i*enciaç*o de *ma quest*o já existente. Da mesma fo*m* q*e </line>
</par>
<par>
<line> o *residente, *sses atores não </line>
<line> têm o p**er d* i*terf*rir n* seleçã* de alt*rnativas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> implementação *a *olític* públ*ca. Os indiv*duo* do P*der *egislativo, c*mo *s de*utados e </line>
<line> s*nadore*, in*ervêm nas duas *gendas. Isso aco*tece em virtu** de que os parl*mentares são </line>
<line> peças-chave na elaboração de leis que f**orecem as mudanças na agend* e são *ig*ras </line>
</par>
<par>
<line> públi*as, visíveis imp*ensa, à à </line>
<line> próp*ia sociedade *ivil e têm acesso a outras fon*es de </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmaç*o como assessores, estu*iosos e consul**res. Outro *ont* *ositivo pa** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> confirmação da su* influência * a est*bili*ade d*s </line>
<line> cargos. Dado *u* o* par*ame*tares são </line>
</par>
<par>
<line> elei*os pel* população *or meio de ple*tos ele*torais, estes pe*manec** por mais </line>
<line> tempo </line>
</par>
<par>
<line> atuantes e b**ca* a aprov*çã* dos se*s votantes -, diferente*ente dos indivíduos nom*ado* </line>
<line> pelo *reside*te, entre os quais a altern*nc*a * m*ito maior (CAPELLA, 2007). </line>
<line> Os partidos p*líti*o* e os indi*íduo* participantes do pr*cesso e*eitoral, como os </line>
<line> aliad*s (*am**igners) t*mbém são cons*derados fundame**ais para a composi**o *a agenda </line>
</par>
<par>
<line> governamental. Os partidos po*em fazer </line>
<line> um* questão ascen*er à agenda atra*és *a </line>
<line> su a </line>
</par>
<par>
<line> lider*nça no co*gress* e também *o* *eus *rogramas de gover*o; já *s campaigners </line>
</par>
<par>
<line> i**luenciam a agenda por meio *as c***izões *e*lizadas durante as </line>
<line> *ampan*as ele*torais, </line>
</par>
<par>
<line> tendo em vista que as promessas que foram feitas por determinad* *andidato para obt*r *poio </line>
</par>
<par>
<line> e alia*os pode inserir *lt*raç*es *a agenda da a*ministra*ão caso es*e venha a se* </line>
<line> elei*o, </line>
</par>
<par>
<line> cabendo ao par*ido encaminhar tais questões ao processo d* de*isã*. Os grupos de inter*sse </line>
<line> **nst*tuem grande im*ortâ*cia na formação *a agen*a governamental, podend* *gir d* forma </line>
</par>
<par>
<line> *ositiva, i*cent*vando a*terações nas atividade* </line>
<line> *overn*mentais, ou atuando d* forma </line>
</par>
<par>
<line> n*gati*a, obstr*indo as ações. O último componente *o primeiro grupo é a míd*a, so*re a q*al </line>
<line> Kingdon *firma *ue, em seus estudos, não *ode ser consider**a um ***mento influenciador da </line>
</par>
<par>
<line> agenda gover*amental. Para o *utor, a mídi* expõ* à </line>
<line> sociedade as ques*ões some*te depois </line>
</par>
<par>
<line> q*e *sta* já sã* reconhecidas com* pr*blema* e a agenda está formad*. A mídia, *ntão, n*o </line>
<line> s* inter*ssaria pelo pro*e*so pré-*ecision*l, ou se*a, a formação da *genda. Ne**e mo*elo, a </line>
</par>
<par>
<line> m í di a pos s ui </line>
<line> pap*l relevante na di*ulgação e **rcul*ção </line>
<line> das **eia* nas *olicy comm**ities, </line>
</par>
<par>
<line> c*ntraliz**do a at*nção d* *iversos a*ores através *a evidenc*ação ** uma questão. *o* f*m, a </line>
</par>
<par>
<line> m í *i a </line>
<line> e*erce influência in*ireta acerca dos p*rticipantes da *omada de decisão, e não </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> formação da agenda-s*t*ing (CAPELLA, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina PI, v. 15, n. 6, art. 4, p. 78-94, nov./dez. 201* </line>
<line> www4.*s**et.c*m.*r/*ev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Z. *endes, A, Q, Gomes </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> O seg*n*o g*upo - d*s participantes invisíveis - é compost* po* indivíduos que </line>
</par>
<par>
<line> influenciam na </line>
<line> ger*ção de </line>
<line> al**rnativas (dec**ion agenda). *s *ervido*es público* são </line>
</par>
<par>
<line> *onsiderado* por King*on </line>
<line> os **ores que tê* o maio* poder de *nflu*nc*a. Env*lvem-*e </line>
</par>
<par>
<line> também, co* a implem**tação *e políticas * a manu*e*ção daquelas já exis*en*es. Os </line>
<line> pe*quisa*ores, consult*r*s e acadêmicos fa**m p*r*e desse *ru*o, *tuando a*ravés das policy </line>
<line> comm*nities, buscand* *o*mul** a*ter*ativa* quando **a questão é inserida na a*enda </line>
</par>
<par>
<line> governa*en*al. Os assessores parlamen*ares e pre*id*nciais, de ig*al *ane*ra, </line>
<line> agem *om </line>
</par>
<par>
<line> mai*r precisão na criação *e so*uçõ*s. Por fi*, os an*listas </line>
<line> que *nteg**m os gr*pos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*teres*e rea*i*am estudo*, cr*am alte*nativa* e aguardam pela janela de oportunid*d*s p**a </line>
<line> *evá-lo* à arena *ecisória (*APELLA, 2007). </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Apó* a exposição *o* c*nce*tos e mode*os, busca-**, agora, fazer uma reflexão sobre </line>
</par>
<par>
<line> *omo estes *od*m ser útei* na análise de polí*ic*s *úb*icas. Em prim*ir* *u*ar, o ciclo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pol*ticas púb*icas, mesm* </line>
<line> que </line>
<line> não ocorra exat*m*nte na or**m ap*esenta*a em di*er*o* </line>
</par>
<par>
<line> *orma*os pelos teóricos, tem o </line>
<line> po**r de *irecionar e situar o *e*qu*sador com *s fases </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> p*l*tica. Desse modo, torna-se </line>
<line> p*ssível *econhecer não apenas os atores e gr*pos qu* se </line>
</par>
<par>
<line> envolvem no processo, *a* tam*ém </line>
<line> como ocorre o </line>
<line> *róprio funcionam*nto da pol*tica </line>
</par>
<par>
<line> pú**ica. </line>
</par>
<par>
<line> Entende* o sis*em* de uma política *ública é fundament*l *o anal*sta. Diferentemente </line>
<line> de S*ravia (2006) e *ecchi (2013) - que se *p*o*undam e e**licam todo o *uncionamento de </line>
<line> uma p*lítica -, Kingd*n co*centra-*e apenas *as etapas *nic*ais *o *olicy c*cl*. O modelo d* </line>
<line> múltiplos fl*xos *ermite que o *na*ista ent*n*a e*sencialme*te como uma *u*stão passa a ser </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> proble*a, ou se*a, o p*rquê *e alguns assuntos entr**e* </line>
<line> na agenda govername*t*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ut*os não; por que certas *dei*s interessam aos atores; q*a*s são esses ator*s *nvolv*dos na </line>
</par>
<par>
<line> de tomada de decisão e o </line>
<line> que eles *anham a*oia*do determinada causa. S**d* *ss*m, para </line>
</par>
<par>
<line> este </line>
<line> teórico, "a mo**agem d* agen*a é cruc*al de*tro d* proc*sso decis*rio, é um dos e </line>
</par>
<par>
<line> mo*entos em que se verifica o e*e*cício do poder numa *rganização" (ZAPELIN*, 2014, p. </line>
<line> 7*9). Nest* últi*o m*delo, rec*nh*c*-se a essenc*al*d*de dos emp*e*n*edores de políticas </line>
</par>
<par>
<line> para a que </line>
<line> *aja a c**vergênc*a do fluxo de probl**a* (com </line>
<line> indic**o*es, *rises, eventos </line>
</par>
<par>
<line> focaliz*do*es e *eedback </line>
<line> das a*õ**); </line>
<line> d* fluxo de sol**ões (com * v*abilidade técnica, </line>
</par>
<par>
<line> ac*itação da comunidade * cu*to* aceitáv*is); * do f*uxo po*í*ico (com o *umor *acional, as </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. 15, *. 6, art. 4, p. 78-94, n*v./d*z. 2018 w*w4.fsanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
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<par>
<line> De*ven*ando as Políticas Públi*as: Noções *ntrodutóri*s Sobre o Campo de *nálise </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> **rças po*íticas organ***da* e m*danças no gove*no). </line>
</par>
<par>
<line> K*ng*on ressalta, também, a i*portância dos demai* atores - os quai* cl*ssifica co*o </line>
</par>
<par>
<line> atores visí*eis e partici*an*es </line>
<line> invisíveis - *a f*rmação **s *gendas governamenta* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> decisi*nal. *m **sumo, neste artigo buscou-se fa*er u*a b*eve introd*ção acerca de conce*tos </line>
<line> que são fundame*tais para o entendimen*o do que é uma política p*bl*ca e *omo esta </line>
</par>
<par>
<line> funciona, bem como f*i feita </line>
<line> uma explanação acerc* de dois modelos c**siderados </line>
</par>
<par>
<line> extr***mente relevantes para o estudo e anál*se das políticas públicas. Nas duas tip*logias é </line>
<line> possíve* verificar a* di*ere*tes visões do* teóricos sobre o fun*ionamento de u** polít*c* </line>
<line> *ública, como a* *e*is**s são tomadas e por*ue algumas pautas *e *orn*m po*í*icas * outras </line>
<line> nem chegam a s*r *enci*na*as p*los formu*adores. </line>
</par>
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<line> *) con*epção e pl*nej**ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e inte*pretação d*s da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *lab*r*çã* do rascunho *u na revisã* críti*a do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participaç*o na *provação da versão final *o m*nusc*it*. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)