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<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 13, p. 238-255, *a*./ab*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.13 </line>
<line> O Discurso Literário Brasile*r* e a Formal*za*ão do T**balho, da Técni** e da Tecnolo*ia: Uma </line>
<line> Abord*gem D*a*ógica </line>
<line> The *razilian Lit**ary D*scourse a*d Th* Repre*e*tation *f Technics, Technolo*y a*d Labor: </line>
<line> A Dialog** *pproach </line>
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<par>
<line> Â*gela Maria Rube* Fanini </line>
<line> Do*torado em Te*ria da Literatur* pe*a Universidade *ecnológi*a F*deral do **raná </line>
<line> E-m*il: *ubel@utfpr.e*u.** </line>
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<line> Endereç*: Ângela Maria Rub*l *anini </line>
<line> Edi*or-Chefe: Dr. T*nny Kerley de Alen*ar </line>
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<line> R*a Ana Berta Ro*kam*, 10*0, Sob*ado 1, Jard*m d*s </line>
<line> *odrigues </line>
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<line> *mér*cas, Curitiba, 8*530-250, Brasil. </line>
<line> Artigo recebido *m 18/12/2018. Últi*a *e*s*o </line>
<line> r*cebi*a em **/01/2019. Aprovado *m *0/01/2*19. </line>
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<line> Avaliad* pelo sis**m* Triple Review: Desk Revi*w a) </line>
<line> pel* E*itor-Chef*; * b) *oub*e Blind R*view </line>
<line> (avali**ão cega p*r dois a*aliadore* da ár*a). </line>
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<line> Revisão: *ramatic*l, Norm*tiva </line>
<line> e de F**matação </line>
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<line> O *iscurso Liter*rio *r*sileiro e a Formaliz*ç*o do Tra*alho, da **cnica * da Tecnologia: </line>
<line> 239 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> Est* *rtigo analisa as articul*ções ent*e técnica, tecnologia, tra*alho e *i*curso a pa*tir de uma </line>
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<line> *bor*a*em </line>
<line> i*terdiscipli*ar, procurando perceb*r como tex*os d* L*terat*ra Brasileira </line>
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<line> (roman*es e </line>
<line> contos) *or**lizam u*a dada *isão s*b*e o un*verso da produção *ate*ial </line>
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<line> humana. A aná*ise dialógica do *i**ur*o (Mikhail *akhtin e o cí*cul* russo) suste*ta </line>
<line> a </line>
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<line> pesqui*a quanto à problematização d* di*cu*so, dando suporte para se ente*der co*o os </line>
<line> *scritores escrevem sobre * produção h*man*, ou seja, so*re o homo faber. Essas vozes cri*m </line>
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<line> e recria* * mundo material e o problemati*a* </line>
<line> *m s*a dimens** his*ór*c* * atempora* </line>
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<line> simul*aneamen*e. O escritor, * m*dida qu* escreve </line>
<line> obras literária* s*b*e o que se pro*uz, </line>
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<line> interfere na *e**i*a** social, visto *ue o discurso não s* re*lete * realida*e, reprodu*indo-a o* </line>
<line> nomeando-a tal qual é, mas a refrata, rein**aura, instaura, c*nsoante certa visão de mu*d* que </line>
<line> plas*a em suas o*r*s. *studar essas produções discu*sivas po*e *ontribuir para ente*der as </line>
<line> r*l*ções laborais entre os ho*ens, *rticuland* o h*mo faber ao *omo simbol*cus. </line>
<line> Pal*v*as-**ave: *é*n**a. Traba*ho. T*c**log*a. Di*c*rso L*terá*io. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> T**s paper *nalys*s the in**r*ctions amo*g technics, technology, la*or and discourse through </line>
<line> an interd*sciplinary approach, aimin* to investigate how literary Braz*lian w*rks (novels and </line>
<line> short s*ories) ela*ora*e a spe*i*ic vi*w about the material hu**n li*e. The Dialo*ic Analysis </line>
<line> o* discourse (Mikhail Bakhtin and the Rus**an Circle) support* the investigation r*lated *o </line>
<line> discourse, guidi*g the research to answer how wr*ters sh*pe v*ices about the materia* world, </line>
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<line> t*at is, about *he homo fab*r. The*e spe*ches </line>
<line> c*eate and recreate the m*terial universe, </line>
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<line> di*cu*sing it </line>
<line> throu*h a timeless and hist*rical persp*ctive simulta*eously. The </line>
<line> wri*ers, </line>
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<line> elaborating th**r artistic cr*ations about *he real life of produc*i*n, inte*f*re in reality because </line>
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<line> *heir disc*urse not </line>
<line> even refl*ct r*a**ty, reproducing *t, but r*fract it, a*cordin* to </line>
<line> their </line>
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<line> cosmovision e*pr*s*ed i* their wor*s. Studying these *it*rary *oices may co*tr*bute *o </line>
<line> unders*an* the relationsh**s among m** in material sp*e*e, connecti*g th* ho** faber to the </line>
<line> homo *i*bolicus. </line>
<line> Keywords: Techni*s. Labor. Tech*ology. Litera*y Discou*se. </line>
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<line> Rev. FSA, T*re*ina *I, v. 16, n. *, art. 13, p. 238-25*, mar./ab*. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/re*is*a </line>
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<line> A. M. *. Fanini </line>
<line> 240 </line>
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<line> 1 *NTRODU*ÃO </line>
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<line> Es*a *esquisa inv*s*ig* o* disc*rsos de lo*ga e curta *uração *obre a ati*idade laboral </line>
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<line> humana. A* relações e*tre univ*rso cultural universo ** trabalho e d* tecnolo*ia são e </line>
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<line> pesquisadas partir da a </line>
<line> recr*ação </line>
<line> liter*ria de**es *m obras </line>
<line> da Lite*atura B***ileir* do sécul* </line>
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<line> XIX e XX. O discurso *iter*r*o é impo*t*nt* fon*e de c*n*ecimento acerca de como </line>
<line> os </line>
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<line> liter*tos percebem a* *ormações sociai*, políticas, e*onô*icas c**t*rais. Desse *odo, e </line>
<line> a </line>
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<line> par*ir do âmbito lit*rá*io, é possível verificar co*o os *scrito*es brasilei*os veem o un**erso </line>
<line> ex*raliter*rio do *rabalho e da tecnologia, e como o *azem m**rar para o in*erior *o ***d* </line>
<line> d*scur*i*o, recr*ando-o sob pr*sma* di**rsos que se *onstituem simultaneamente em *ma </line>
</par>
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<line> *is*o peculiar </line>
<line> de cada escritor, e *ambém </line>
<line> em uma </line>
<line> *erta episteme refere*t* a d*ter*inados </line>
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<line> con*ex*os s*c**is e temporais. *s*a recriação ocorre a </line>
<line> *artir de diversos ân*ul*s *m que </line>
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<line> af*ora* variadas **eo*o*ias a que os *s*ritores estão vin*ula***. * *apeame*to dessa </line>
<line> representati*idade literária e o "como" ocorre essa te**icamente e**a *ormali*ação, é o o*je*o </line>
<line> de*t* *rtigo. *s*a pesqu**a tem sido r*alizada desde 2003, in*estigando-** ob*a* lit*rárias em </line>
<line> sua arti*ulação ao *nive*so material, **zendo parte *e projeto de *esquisa po*tad* na </line>
<line> *l*ta*orma de Grupos d* *e*quisa do CNPq. </line>
<line> O *r**alho é d*mens*o da *nfraes*rutu** (m*ndo materi**) e tamb** da </line>
<line> superestrutura, n*o haven*o d*cotomia e*tre essas dimen*ões à medid* que o homem n*o *ó </line>
<line> t*aba*ha e prod*z sua *xistência ma**r**l, mas, so*retudo pensa, refl*te, fal* e es*reve sobre </line>
<line> *la, e a p*o*uç** é fru*o desse pensar. Nesse p*sso, *ste artigo se i*s*re n*ssa p**blemática, </line>
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<line> *ais es**cifi**mente tr*t*nd* d*s relações entre tra*alho e literatur*. * p*oced*nt* </line>
<line> se </line>
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<line> d*st*car que trab*lh*, té*nica e *ecn***gia reme*em à mesma a*ivi*ade humana. O ser </line>
<line> humano encontra nesses três âm*itos * sua razão de ser, pois não exis*iria sem que produzis*e </line>
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<line> sua existência mate*ial. Desd* as priscas eras, o </line>
<line> h*me* *em cons*g*ido so*revive* às </line>
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<line> intem*ér*e*, à *orte, * predaçã* de o*t*os an*mais por intermé*io de modifica* a nat**eza e* </line>
<line> *e* ent**no, no in*u*to de re*roduzir a vida e s*br*viv*r. A *écni*a é *ondição ontológica do </line>
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<line> ser human*, </line>
<line> cri**d* para ele uma "seg*n*a naturez*" *ue se instaura pe*a sua </line>
<line> capaci*ade </line>
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<line> racional de **fletir *ob*e *s cau*as mate*ia*s, *ormais, *inais e eficiente*, com o pr**ósito d* </line>
<line> *riar *bjetos, est*a*égias, di*positivos, *eios etc, c*m o* quais pos*a enfren*ar os *b*t*culos </line>
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<line> na*urais e soc*ais. D*ntro da tradição </line>
<line> filosófica, u*ilizamo-nos *o v*cáb*lo t*cnica par* </line>
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<line> desig*ar es*a capacidade do ser humano de produ*i* sua existênc*a desde milhões </line>
<line> d* anos </line>
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<line> a**ás. </line>
<line> Já, * vocábulo tecno*ogi* se ref**e às dimensões que * téc*ica ass**e em </line>
<line> certos </line>
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<line> p*ríodos his*óricos e epoca*s. * técnica é tã* ant*g* *uanto o h*mem, e a tecnologia * a feição </line>
<line> Re*. FSA, T*re*ina, *. 16, n. 2, art. 13, p. 2*8-25*, *ar./a*r. 2019 www4.fsan*t.com.br/*evis*a </line>
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<line> O Dis*u**o Literário Brasileiro e a Formalização do *rabalho, d* Técnica * da Te*nologia: </line>
<line> 2*1 </line>
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<line> *ue a *écnica as*ume his*or*came**e. De*tro da tradi*ão ma*xi**a1, ao i*v*s de se enf*ti*ar a </line>
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<line> técnica ou a tecnologia, destaca-se o traba**o </line>
<line> *omo produ*ã* huma*a, nomeando-o como </line>
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<line> di*ensão ontoló*ica e *o*sti**i*te do ser humano. </line>
<line> **te *rtigo, enc**t*a a*p*ro nessa </line>
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<line> *rad*ç*o, en*ende*do o trab*lho co*o essencial dimensão *umana, mas tamb*m se apro*ima </line>
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<line> de outros *irantes t*óricos, c*mpreen**ndo que os </line>
<line> quatr* âmb*tos se inte*conectam, visto </line>
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<line> q*e não há técn*ca e te**ologia que não sejam oriundas do trabalho humano, e a lin**agem </line>
<line> *stá *emp*e envolvida nos afazeres téc*icos, o*ientando, nomeando, descrevendo, nar*and*-se </line>
<line> * que *e fa*. O caráte* interdisciplin** dest* **tigo ta*bém encontra **oi* na área de Le*ras, </line>
<line> advogan*o a ontologia da *inguagem na con*tituição d* ser h*mano. Esta, tamb*m, remonta </line>
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<line> *s </line>
<line> pr*scas eras, as*im como a té*nica, a tecnolog*a e o trab*lho. * homem não só um é </line>
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<line> prod*tor de s*a v**a m*terial, *e f*rramentas, eq*ipa*entos, mas age, reage * *ensa sobre </line>
<line> sua exist*nc*a empírica por interméd*o da li*guagem. O *eu *umano nomeia a* co*sas que </line>
<line> cria, objetivando, com iss*, relac*ona*-s* com e**s. Trab*l*o, t*cnica, tecno**gia e linguagem </line>
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<line> são me*ia*ões entre os homens e a* c*isas. Nesse passo, essa **f*e*ão se vinc**a tamb*m </line>
<line> a </line>
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<line> uma teoria m*te*ialista *a linguage*, emba*ando-se em Bakhtin e Volochinov (1986), </line>
<line> para </line>
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<line> quem o "signo li*gü*stic* refle*e * refrata * re*l". </line>
<line> Essa reflexão é </line>
<line> d*da por i**meras </line>
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<line> mediações *n*re o su*eito e o objet*, a saber, de c*asse s*cial, etn*a, ideologia, faixa *tár*a, </line>
<line> *ív*l cultural, e*t*lo e cron*topo, e esses vieses é q*e garantem a refração. A l*ng*age* di* as </line>
<line> coisas e *e certo mo*o. A ma*erialidade do trabal*o ad*ntra o universo cul*ur*l que recr*a </line>
<line> e*sa materialidade a partir *e cert* perspectiva que pode assumir dive*sos prismas, se*d* </line>
<line> re*olucionária, crí*ic*, conserva*or*, carnavalizad*, enal**c**ora, depreciativa e assim po* </line>
</par>
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<column>
<row> 1 </row>
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<row> O trabalho com* objeto discursivo surge de mod* si*temátic*, mormente, no século XIX visto que, *esse </row>
</column>
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<line> pe*íod*, uma nov* *las*e sócio-e*o*ômica s*rg*, den*minada cla*se prol*t*ri*. Res*lta, sobremodo, do *dvento </line>
<line> da Revol*ção Industrial que se inic*a *a In*laterr*, esp*aian*o-se para *utros pa*s*s como também interferindo </line>
<line> na ec*no*i* des*es de modo diret* e indireto. Ma*x e *n*el* des*rev** es*a classe e *pos*am nela como sujeit* </line>
<line> e motor da história cujo **der trans*ormaria as con*içõ** *ócio-eco*ôm*cas, instaurando a s*ciedad* comunista </line>
<line> *edi*nte * su*eração *a soc*edade capitalist*. O trabalhador fabri* urbano, *nte hi*tórico, passa a ser tam*ém </line>
<line> objeto discursivo nas obr*s magnas d*sses autores. Essa* obras vão ser *ida*, edi*ada*, reeditada*, *olocadas em </line>
<line> pr*xis, por intermédio de re*oluções, co**tru*ndo assi*, uma tradiç*o n*meada d* marxis*a em que o trabalho </line>
<line> pa*sa à condição ce*tral p*r* * se* hum*no em **rmos de ontologi* e ta**ém empodera o homem em suas lutas </line>
<line> asso*iadas e coletivas c*ntra o capit*l explorat*rio. A obra de M*k*ail Bakht*n e do **rculo *a*bém se *incula </line>
</par>
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<line> ao Marxismo por d*s*a*** * dime*são material da lin*uagem, </line>
<line> e*tr*tanto, dele se dista*cia d* c*rto modo ao </line>
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<line> enfatizarem a *en*ralidad* da **ngu*gem na constituição do s*r soc*a*. Para os teóricos russ*s, a lin*uage* é o </line>
<line> campo de l*t* pr**ileg*ado * ali se acirram as disputas inter e intr*clas*es. O trabalho *omo el*mento antagôn**o </line>
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<par>
<line> e *ontraditório </line>
<line> *o capital, surge *omo objeto discursivo vist* que a **nguagem é importante </line>
<line> palco </line>
<line> d* l*tas </line>
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<line> *ociai*. Estudar os discursos so*re o traba*ho é uma forma de ent**der como es*e trabalho é destacado de </line>
</par>
<par>
<line> maneiras di*ersas, </line>
<line> dependendo dos suje*tos envolvidos. Os traba*hadores explorados e o* propr*etários do </line>
</par>
<par>
<line> ca*i*a* **nde* a em*tir disc*rsos contrapostos, acirrando a luta de classes. O o*je*o trabalho vai receben*o </line>
<line> n*meações díspares, emergindo ** modo pl**** e* decor*ê*cia *e sua materia**dade dent*o das co*dições *ea*s </line>
<line> de existênci* que podem ser tanto posi*ivas q*an*o alienadas e deg*adadas. O *i*curso *obre o trabalho *dvindo </line>
<line> das relações concretas de exi*tênc*a con*a uma h*stó*ia dos embat*s entre o* su*eitos que trabalham *m oposição </line>
<line> aos que vivem d* exp**ração do tra*alh* alhe*o. </line>
<line> R*v. *S*, Ter*s*na PI, v. 16, n. 2, ar*. 13, p. 238-255, ma*./*br. 201* www*.*sanet.com.br/*evista </line>
</par>
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<par>
<line> A. M. *. Fanini </line>
<line> 242 </line>
</par>
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<line> dian*e. Os dis*ursos *ecuperam outros discursos *o**e o objeto, *u seja, *ão sempr*, </line>
<line> no </line>
</par>
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<line> m í *i * o </line>
<line> bivocais e dialógicos, mesm* </line>
<line> qu***o intentam abafar as *árias vozes que dize* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *bjeto, te*dendo à *onolo*i*. * pe*spectiv* é dialó*ica, seguindo * círc*** russo, </line>
<line> d*stacando-se que o su*eito, no c*so os escritore*, ao emi*i**m enunciações so*re o ob*e*o (a </line>
<line> atividade la*oral), já * encontra* no discurso, anali*ado, desacreditado ou valor*zado. Essas </line>
<line> falas e escritos *obre o objeto sã* da ideo*ogia do *oti*iano que manté* rela*ã* concret* com </line>
<line> o contexto imedia*o, *as tamb*m se a*ti*ulam direta e ind*retamente ao conte*to dis*ursivo- </line>
</par>
<par>
<line> c*lt*ral de longa duração no *cidente, *o qua* n*ssa Lite*atura *ras*leira </line>
<line> é também </line>
</par>
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<line> devedor*. </line>
</par>
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<line> 2 *EF*RENCIAL T*ÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Dis*ursos de longa duração e s*a r*ssignifica*ã* </line>
</par>
<par>
<line> Os di*cursos *m t*rno *o trabalho, da técni*a e </line>
<line> da tecnologia s*o de longa e cur*a </line>
</par>
<par>
<line> duração. Recupe*amos alguns de*s*s discursos par* verificar a *ua r*ssignific*ção e* *extos </line>
<line> literários da Lite*atura Bras*leira ** sécu*o XIX e XX. Inúme*as narrativas *iterárias </line>
<line> recuperam um discurso *obre o trabalho, * técnica e a tecnologia de longuíssima duraçã*, *ra </line>
</par>
<par>
<line> c**testando, ora se aproxi*an**, ora c*rnavalizando </line>
<line> essas enunciações. Por exemplo, há </line>
</par>
<par>
<line> discursos canônico* so*r* o tr*balho no Ocide*t* e alguns e*cri*ores recriam esses discursos </line>
<line> por *ntermédio de situações narra*ivas e *e*s*nagens. </line>
</par>
<par>
<line> O di*cu*so </line>
<line> grego sobre o tra*alho é basta**e comple*o * poderíamo* gast** muitas </line>
</par>
<par>
<line> páginas para *e*e nos aproximar, sem, contu*o, da*mos conta de sua totalidad*. Pode*os, no </line>
<line> en*anto, re*uperar alguns já bastante lidos, a fim de trazê-los para nossa discussã*. A tragédia </line>
<line> Promete* acorre*ta*o, de És*u**o p*asm* uma certa visão sobre a produção h*mana *ue tem </line>
<line> sido *eto*ad* p*r inúmeros outros discursos *ost*r*or*s. Ess* *ra*édia é reedit*da em **itas </line>
<line> ob*as, sendo *ar*diada, *naltecida, recriada. No *i**urso grego o ser h*man* se emancip* dos </line>
<line> deuses a partir do tra*al*o e *a técnica que lhe são da*os por Pro*eteu. A cond*ção de </line>
<line> emancipação humana aí se *incu*a à sua *apa*idade técnic* *e produz*r su* existência, e n*o </line>
</par>
<par>
<line> mais depender *e poderes tra*scende*tes. Muit** vozes que *artem do mirante do </line>
<line> c*idad* </line>
</par>
<par>
<line> co* o *eio a*bi*nte contemporâne*, tratam ** recu*erar o m**o </line>
<line> prometeico pa*a i*dag*r </line>
</par>
<par>
<line> s*bre a *apa*ida*e humana </line>
<line> d* des*ruição do meio *mbi*nte, definindo * ho*em moderno </line>
</par>
<par>
<line> como * "Prometeu *esacorrenta*o", *u seja, aquele q*e destrói o planeta *om uma *écnica e </line>
<line> tecnol*gia voltadas unicam**te para *obre**jar a natur*za no *ent*do de a*ferir lucr*s, de*tro </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 16, n. *, a*t. 13, *. 238-**5, mar./*br. *019 *ww4.fsanet.*om.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Disc*rso Literár*o Bras*leir* e * *ormalização do T***alho, *a Técnica * *a Tecnolog*a: </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> de uma socieda*e de co*su*o *xacerb*d*. *utra obra *rega de su*o interess*, que faz parte </line>
</par>
<par>
<line> de uma tradição *iscur*iva sobre * *rabal*o é * Trabalho e os dias d* Hesí*do, </line>
<line> em *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> escritor * ap*logeta do trabalh* cotidiano, </line>
<line> aprese**ando uma visão posi*iva para * ativi*ade </line>
</par>
<par>
<line> labor*l. Embora partin*o de um contexto **onômico-socia* atre*a** à es*r*v**ão, H*sío** * </line>
</par>
<par>
<line> favorável ao tra*alho material como font* </line>
<line> *e dignificação * ascese do ser *umano. A </line>
</par>
<par>
<line> pe*specti*a axiológic* nos versos hesiódicos di*tingue-se </line>
<line> daq**la, presente nas epopei*s </line>
</par>
<par>
<line> heroicas do poeta Homer*. Ess* *utor </line>
<line> la*da a atividade heroi*a do guerreiro, cuja </line>
</par>
<par>
<line> demo*stração de vigo* e br*vura é e*traordinária, a*a**ando-se daqu*le homem comum </line>
<line> cotidi*no e ordinário da lida no campo e no artesanato, por *x*mplo. Em Hesíodo, * conduta </line>
</par>
<par>
<line> virt**s* po*e ser **scada em </line>
<line> uma ação coti*ia*a protagonizada </line>
<line> por aquel*s que *rabalham, </line>
</par>
<par>
<line> ou *eja, est* p*esente no homem </line>
<line> comum e não </line>
<line> no i*co*um e extraord*ná*i*, como em </line>
</par>
<par>
<line> Ho*ero. Hesíodo </line>
<line> p**sma ou**o *iscurso </line>
<line> com o*tro referente social, ten*o *omo *oco </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t**balhador. Outro conjunto discu*siv* volta*o par* o trab**h* humano se encontra nas muitas </line>
</par>
<par>
<line> vozes do* d*versos li*ros qu* c*mpõem a B*b*ia. Do disc*rso bíblico *obre </line>
<line> o tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> prom*nam múltiplos vieses *cer** ** ativida*e laboral, nas *ive*sa* falas de evangelista*, </line>
<line> profe**s e reis, surgindo o trabalho c*mo maldição e simultanea**nte com* zelo, cu**a*o * </line>
<line> voltado para * outro. Co*o já me*c*on*m*s, o discu**o marxista é out*a f*nte de no*eação </line>
<line> do trabalho que vai sen*o de*crito *o*o a*ienado e estranh*d* quando vin*ulado ao capi**l, e </line>
<line> onto*ógico e e***cipador quan*o **rge ** con*ições que supera* a e*ploração ca*italista. </line>
<line> Há di*cursos do século XIX que, ao **atarem *o*re o *ra*alho, contrapõem-no ao ócio </line>
</par>
<par>
<line> cr*ativo e festa. É o à </line>
<line> caso do ensaio </line>
<line> d* P*ul Lafarg*e, Direito à *reguiça, em que * autor, </line>
</par>
<par>
<line> indo n* *ontramão do dis*urso que enaltec* o t*abal*o, deprecia-o e </line>
<line> destaca a condiç*o *a </line>
</par>
<par>
<line> preguiça, do ócio, da festa como necess*dades *umanas superi*r** à atividade la*or*l. Esse </line>
</par>
<par>
<line> **s*urso de co*traposi*ão vai </line>
<line> ser r*tomado **r ou*r*s autores den*ro d* co*rente marxista </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fo** dela no século XX (G*RZ ,2003, KURZ, </line>
<line> 2010, *AUMAN, 2008). As *ondiçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> p*ecárias de t*abal*o (terceirização, *le*ibilização dos direitos dos *rabalh*dores, desemprego </line>
</par>
<par>
<line> estrutural e outras) levam a *ss*s i*dagações sobre a atividade laboral, aposta*do em </line>
<line> outra* </line>
</par>
<par>
<line> formas ** sociabilidade para o home*. A L*teratura Bras*l*ira f*rm*liza pers*nagens *adas a </line>
</par>
<par>
<line> partir *e*ses prism**, cria*do uma cert* identidad* p*ra o tr*bal*ador </line>
<line> brasileiro. *s </line>
</par>
<par>
<line> narrativ*s, em especia*, rec*peram essas </line>
<line> vozes para construir o seu ob*eto, *onstituindo-se </line>
</par>
<par>
<line> como "discursos indiretos" e i*ternamen*e *ialogiz*d*s no dize* de Bakhtin e o *írculo, poi* </line>
<line> *ão são di*c*rsos *rimeiros e or*ginais sobre * trabalh*, mas se acham em pleno diálog* com </line>
</par>
<par>
<line> essa corrente *omu*ic*cional discursiva </line>
<line> d * l on ga </line>
<line> d*ra*ão. *es*e passo, este </line>
<line> artigo visa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inv*s*ig*r o dialo*ismo do discurso liter*rio *m re*a*ão a outros di*cu*sos advi*dos da c**tura </line>
<line> Rev. *S*, Teresina PI, *. 16, n. 2, art. 13, p. 238-255, ma*./*br. 2019 www4.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. R. Fa*ini </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> grega, da Bíblia, da S*c*ologi*, da E*onomia e da Fil*sof*a em torno do o*jeto t**bal*o. ***i </line>
</par>
<par>
<line> se p*ess*p*e que </line>
<line> *ã o h á </line>
<line> um discurso m*lhor q*e outro, ou seja, voz de sociólogos, </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> economis*as, hi*to*iadores, filóso*os sobr* o objet* têm *an*o valor quanto a voz d*s lite*atos, </line>
<line> mas esse conjunto discursivo nos p*de fornecer uma dimensão mais a*rang**te sobre como o </line>
<line> homem tem se posi*ionado acerca de sua atividade material ao longo de *ua história. Ta*bém </line>
<line> se *inc*lará * *is*urs* *iterári* às condiç*es materiais de produção e reprodução material da </line>
<line> vida, se* se incorrer e* *m det*rminismo econ*mico. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 *iscur**s sobre o tr*balh* na Lit**atur* Brasileira </line>
<line> Tomamo* aqui o discur*o bíblico como macro discurso ***dante no sen**do de que, </line>
</par>
<par>
<line> por ter se transfo*m*do em c*none </line>
<line> da c*lt*ra ocidental, é constant*mente revisitado </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> discursos q*e lhe são p*ster**res. Na Literatu*a Brasileira, em geral, percebe-se *ue cada </line>
<line> épo*a mantém certas rel*ções dialógica* co* * texto bíblico. * título de exemplific*ção, </line>
</par>
<par>
<line> se*ue tr*cho </line>
<line> bí*lico sobre o trabalho re*o*ado por Machado de Ass*s, na obra Memórias </line>
</par>
<par>
<line> póstumas de *rá* Cubas: "No suo* do teu r*sto comerás o teu pão, *té **e te torne* à t*rra; </line>
</par>
<par>
<line> porque *ela fo*te tomado; porquanto és </line>
<line> pó e *m *ó t* torna*ás. ", (*ÊNESIS, cap. 3:*9). </line>
</par>
<par>
<line> No discurso bíbl**o em *u* se narra a c*ndi*ão do homem a*ós queda, a </line>
<line> descreve-se </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sit*ação laboral *umana </line>
<line> *o*o um fardo e uma puniçã*, mat*rializando-se a </line>
<line> finitude </line>
</par>
<par>
<line> huma*a. </line>
</par>
<par>
<line> O ho*em, *pós sua i*surgência n* Éden, passa a tr*ba*har *ara se sust*nt*r * esse </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho é </line>
<line> nomeado como um far*o p*nos*. Essa *o*maliza*ão discursi*a é bastan*e </line>
</par>
<par>
<line> revisi*a*a no Ociden** e contribui pa*a definir, em parte, o *rabalho de *odo **gativo em </line>
</par>
<par>
<line> nosso ideário c*ltural c**um. É condi*ã* hu*ana, mas </line>
<line> *r*z so*rimento. Entret*nto, é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> única forma de sobreviver após a *erd* da tutela do poder tran***nde*te. Em *achado de </line>
</par>
<par>
<line> Assis, *o *om*nce referido, ocorre a recuperação </line>
<line> desse </line>
<line> disc*r*o em chave satírica. A </line>
</par>
<par>
<line> person*gem narrado*, Brás *uba*, recupera essa fala e a sub*erte u*a vez *ue dela </line>
<line> d*sdenh*, informand* ao l**tor q*e não fo* a*al*i*oado p*la se*tenç* divina, que expulsa o </line>
</par>
<par>
<line> ho**m do Éd*n, *azendo-o trab*lhar </line>
<line> par* manter a sua *obrevivên*ia. A personagem em </line>
</par>
<par>
<line> tela, rep*esenta*te d* elite oi*ocent*st* escravoc*ata e proprietá*ia de terras, não foi </line>
</par>
<par>
<line> al*ança*a por es*a maldição divi*a visto que ali, na </line>
<line> socieda*e brasi**ira d* séc*lo XIX, </line>
</par>
<par>
<line> pobres e es**avos estavam a trabalhar em lug*r da el*t* em uma sociedade hierar**izada e </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 16, n. 2, art. 13, p. 238-255, mar./abr. 2019 w*w4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Di*cu**o Literário Bras*leiro e a Forma*i*aç*o d* *ra*alho, *a Té*nic* e da Tec*olog**: </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> compo*t* po* classes socia*s d*fer*nciadas. O dis*urso que funda o homem-tra*alhador </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mo*tal é r*visitado e c*r*avaliz*do. O narrador o sat*r*za visto que a socied*d* de clas*es dá </line>
</par>
<par>
<line> outr* dimensão *o </line>
<line> dis**rso, *ei*sta*a**o-o de outra </line>
<line> forma. O *iscurso </line>
<line> perde o re*erente </line>
</par>
<par>
<line> gener*lista, p*is o trabal** já não é condição para todo * home* como *a Bíbl*a, mas *ó </line>
</par>
<par>
<line> para alguns, despr*v*legiados de p**ses. Lembre*os * máxima de Brá* Cub*s, </line>
<line> *o </line>
<line> fi**l da </line>
</par>
<par>
<line> na*rativa a partir de Brás Cubas em q*e se afirma "...co*be-me a *o* f*rtuna de não </line>
<line> com*rar * *ão *om o suor do meu rosto", explicitan*o, nessa pequena f*ase, via "redução </line>
</par>
<par>
<line> **trutu*al" (CANDIDO, 1*81)*, todo um univer*o de e*propri*ção do trabalho e*cr*vo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> alheio. Per*ebe-s* * mob*lização *e um discu*so de **nga *uração que toma *utro </line>
<line> signific**o em decorr*ncia da sociedade de classes q*e priv*le*ia al*uns em detr*men*o de </line>
<line> outros. </line>
<line> A *lite aqui es*á além do divino, nã* sendo su*metid* a n**hum poder </line>
<line> transc*nd**te. En*retanto, por tr** da personage* narrador Brás Cubas, h* o auto* interno *, </line>
</par>
<par>
<line> em seu relat*, </line>
<line> percebem*s persona*em em sua int*irez* me*íocr* e degra*ada. **ás a </line>
</par>
<par>
<line> *u*as * uma criaç*o li*erária do org*nizador da obra, o autor e, em sua formaliza*ão, </line>
<line> ve*os a sua limitação como ser hum*no. A ***sonagem é tam*ém dada a partir de outras </line>
</par>
<par>
<line> vozes no texto que </line>
<line> a </line>
<line> recriam de modo *evelar as su*s fal*as. Es*a *ec*iação plural a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> caracterí*tica i**nente *o univ*rso r*manesco, em que vozes diver*as di*em o obje**, </line>
<line> revelando-o em suas co*trad*ções. Macha*o t*nto recupera um discu*so anterior, n* cas* o </line>
</par>
<par>
<line> bíb*ico, quanto se </line>
<line> volt* p*ra a realidade imedia*a, sin*etizando </line>
<line> em </line>
<line> *ma única fras*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> problemática do trabalho **toc*ntista bra*ile*ro, medid* que inform* quem trabalha * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *uem usu*ru* do trabalho em *ma s*ci*d*de *esigual e e*cravista. *og*cam*nte qu* </line>
<line> es*a </line>
</par>
<par>
<line> *nunciação sintética toma significa*o c** a le*t*ra da totalidade *a obra e re*ortand*-a ao </line>
<line> contexto histórico brasileiro. Para fin* deste artigo, extra*mos o excerto para *xemplific*r. </line>
<line> *m O C*r*iço de Aluísio A**ved*, ro*anc* da mesma époc* do a*terior, **stra-se </line>
</par>
<par>
<line> * *r*balho tanto no sentido derrogatório decorrente </line>
<line> da s**iedade esc*avis*a </line>
<line> (econo*ia) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> escravocr*ta (cultur*), qu*nto </line>
<line> **emento d* ascensã* *ocial (ideário liberal-burgu*s). A </line>
</par>
<par>
<line> narrativa apre*enta uma gama enorme *e tr*b*lhadore* que constituem sua subjetivi**d* no </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho </line>
<line> * </line>
<line> *ele const*oem u* certo sentido p*** su*s vidas. *qu* o trab*lho </line>
<line> árduo </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> c*asse* *aixas va* sendo mostrad* em s** fai*a *iár*a. A personagem principal, João </line>
</par>
<par>
<line> Rom*o, tr*ba*ha * ganha o **s**n*o com o suor de seu *abor. Porém, també* </line>
<line> e***o*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Candi*o (1981) t*ata da síntese que o *iscurso roma*es*o opera sobre os dados externos a *le. A literatura não </row>
</column>
</par>
<par>
<line> é *ópia fiel da rea*i*ad*, refletindo-a *al qual um espelho, *as os dados e*terno* a ela, ou se**, realidade a </line>
<line> ma*e*ial, é *eel*borada mig**n*o para o inte*ior do text*, sof*e*do *ma reduçã* *strutu*al de aco*do *om a </line>
<line> intencio*alidade *o au*or e *uas medi*ções ideológicas, políti*as e existe*ciais. </line>
<line> Rev. FSA, *er*sina PI, *. 16, n. 2, art. 13, p. 23*-255, ma*./abr. 20*9 w*w4.*sanet.*om.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. R. Fa*ini </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho alheio, enriquecend* e f*zendo fo*tuna p*rtir d* a </line>
<line> ex*ropriaçã* do o*tro. Essa </line>
</par>
<par>
<line> pe*son*gem p*r*orr* u** tr*jetó*i* *ue v*i da pobre** à c*ndição de Visconde, m*s*rando- </line>
</par>
<par>
<line> se * *rabal*o como **nstrução </line>
<line> pessoal de * </line>
<line> exploraçã*. O </line>
<line> trabalho *rduo </line>
<line> da persona*em </line>
</par>
<par>
<line> t**bém beneficia a sua ascensão social. *nt**tanto, a expropr*ação d* trabalh* escravo e do </line>
</par>
<par>
<line> *rabalhador formalmente **v*e é também *onte de ascen*ão. Esse contex*o abri*a, </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> mínimo, duas vi*ões do t*a*alh* material bem contrasta*tes, *u sej*, a </line>
<line> do trab*lho </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> f*rdo e *omo digno. Em Aluí*io Azevedo já s* vê ma*s explicitam*n*e o d*álogo com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> di*cu*so de fundament*ção so**a**sta que no século XI* intenso. A luta cap*tal v*rsus * </line>
</par>
<par>
<line> trabalho é explicitad* na </line>
<line> co*dição existencial da p*rsonagem. Esse ro*a*ce é fonte </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> doc*menta*ão d* realida*e no senti*o de que por trás do *aronato brasileiro hav*ria m*itas </line>
<line> bertolezas (*ersonagem escrava q*e serve de su*t*ntação * riqu*za de Joã* Romão). </line>
<line> *luísio Azeve*o recri* a explor*ção de classe bast*nte d*scrit* e analisada, por </line>
<line> e*emplo, pelos di**ursos de viés marx*sta, socialista e anarq*ista *a ép*ca. Por intermédio </line>
<line> dessa enunciação literária, o autor vai constru*ndo um d*scurso s*b*e o trabalho que se </line>
</par>
<par>
<line> concr*ti*a sob vá*ias dim*nsões, * s*ber, </line>
<line> com* *obrevivênci*, como </line>
<line> expl*r*ção e </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> meio de ascens*o social. Essa usurpaçã* *o t*ab*lho do </line>
<line> outro es** consoante à ép*ca em </line>
</par>
<par>
<line> qu* ess* discur*o sobre a desigualdade af*ora *m mui*o* pens*d*re* da época. Todavi*, essa </line>
</par>
<par>
<line> crítica à exploraçã* *o t*abalho al*eio ta*bém *ecupera </line>
<line> uma me*ória d*scursi*a </line>
<line> be* </line>
</par>
<par>
<line> ante*ior, </line>
<line> como se p*de *erceber n* se*uinte tr*cho bíbl*co loc*liz*do em Deuter*nôm*o </line>
</par>
<par>
<line> (cap. *4). "*ão oprimirás o trabalhador pob*e e necessitado, seja e*e de *eus irmãos, ou s*ja </line>
</par>
<par>
<line> dos estrangeiros que es*ão *a tua terra e dentro </line>
<line> da* tuas portas. " Além de*sa </line>
<line> dicotomia </line>
</par>
<par>
<line> entr* o* que exploram *s e*plorados, vin*ul*da a e </line>
<line> paradig*a* </line>
<line> di*ers*s (**cr*vista </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *iber*l-burguês), o romance ainda apre*en*a o trabal*o e* oposição ao ócio, re***t**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> u*a *erspec*iv* cultu*alis*a - determinis** em *ue * *ac*onalidade </line>
<line> do *raba*ho *urguê* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> dada como inadequa*a para o tr*balhador bras*leiro, inclusive p*r questõ*s me*oló*icas, </line>
</par>
<par>
<line> mormente presente no ideário </line>
<line> oit*centista. </line>
<line> Nas situações </line>
<line> narrati*a,s cu*o *rotagonism* </line>
</par>
<par>
<line> cabe à p*rsona*em Ri*a Baiana (ap**sentada como mulata s*nsual, bonita e *astante </line>
<line> *ndependente), ocorr* o elogio do ócio em oposição a* trabalh*. O *o*ance está a *ial*gar </line>
<line> c*m alguns dis*ursos da é*o*a em que se destaca*a a impossibi*idade *e haver trabalh* </line>
</par>
<par>
<line> regra*o e* s*lo *aci**a* *or conta da mest*çagem brasilei*a do cli*a. Todavi*, e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> romance, o </line>
<line> ócio dado é </line>
<line> em ch*ve positiva e festiva e n*o nega*iv* </line>
<line> como é percebido </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> ideário liberal-burguês. </line>
<line> Em relação ao *r*balho esc*avo, *cor*e a sua *e*ri*ção na p*rsonagem Bertoleza que, </line>
</par>
<par>
<line> *esm* </line>
<line> na co**ição </line>
<line> de esc*ava, a*res*nta *omportamento *ão totalmente subm*s*o, mas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, *rt. 13, p. 238-25*, mar./abr. 2*1* </line>
<line> *ww4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Discu*so Li**rário Br***leiro e a For*ali*ação do Trab*lho, da Técnica e da T*cnologia: </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> muitas veze* insurrecto, à medid* q*e escrava fugida, vive na c*ndição é </line>
<line> de trab*lhad*ra </line>
</par>
<par>
<line> a*salari*da e, ao final, ao s*ber que será </line>
<line> devolvida ao </line>
<line> c**i*e*r*, suicida-se c*mo me** </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> lib*rtação. B*rtolez* repre*enta * escr*v* par*ial*ente autodeterminado, com certo po**r de </line>
</par>
<par>
<line> negociação, </line>
<line> desviand*-*e parcialmente da imagem do escravo objeto, alienado e pass*v*. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*mimos </line>
<line> que Bertoleza formaliz*da tanto é </line>
<line> co*o suj*ito qu*nt* *bjeto n* mundo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *rab*lho. *a </line>
<line> condição *e e*crava fugida, t**balha na cidade *ara um quituteiro, percebendo </line>
</par>
<par>
<line> sa*ário, já im*licando uma condição d* auto*e***minação. Ao conhece* João Rom*o, </line>
<line> abando*a o vendei*o e *assa a tr*balh*r para João Romã*, sendo também sua concub*na. </line>
</par>
<par>
<line> O co*panhei*o t*ma-*he as e*onom*as e fo*ja uma carta de </line>
<line> al*orria, ludi*r*ando-a. </line>
</par>
<par>
<line> Ilusoriamen** vive uma existência livre.Todo traba**o te* um único fi*, ou **ja, acumular e </line>
</par>
<par>
<line> *nrique**r, vivendo em condições fru*a** extremas. *or sua con*ição </line>
<line> ambíg*a *ntre sujeito </line>
</par>
<par>
<line> de sua trajetória e objet* dos desígnios </line>
<line> de outrem, i*surg*-se contr* **sa </line>
<line> de*dita. Bertoleza </line>
</par>
<par>
<line> expressa </line>
<line> voz, *ontad* e desejo de vingança em relação à dup*a dimensão de expropr*ação </line>
</par>
<par>
<line> (con**ção laboral e de gêne*o) de que for* ví*ima por parte de João Romão: "Você está mu*t* </line>
<line> *nganado, \*eu\ João, *e **ida *ue se casa e *e ati*a à toa! Exclamou ela. Sou negra, *im, </line>
<line> mas te*ho **nt*mento*! Quem me comeu a carne tem de ro*r-me os osso*! *nt*o há de um* </line>
<line> criatura ver e*trar e *ai* ano a puxa* p*lo corpo t*d* o *anto dia qu* Deus manda ao mundo, </line>
<line> des** pel* manhãzinha até pelas ta*ta* da noite, pa** d*poi* *e* joga*a no *eio da *u*, como </line>
<line> galinha podre?! Não! *ão há de ser *ssi*, ´s*u ´João\" . (AZE*EDO, 1*79, p.333) </line>
<line> Entr*tanto ess* margem de ne*oc*ação é pequena e o sistema es*ravista * *niquila, </line>
</par>
<par>
<line> revel*n*o-se escravo objeto, exp*orado em **a </line>
<line> l a but a </line>
<line> cotidi*na em </line>
<line> prol da ascensão sócio- </line>
</par>
<par>
<line> econôm*ca dos pro*rietá**os. Ao fin*l da nar*ativ*, J**o Romão casa-se </line>
<line> co* moça *a al*a </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade. Para *t*n*ir esse fim, tenta de*olver **r*oleza ao seu verdadeiro proprietário. À </line>
</par>
<par>
<line> medida que J*ão Romão mi*ra </line>
<line> d* classe, precisa *e "*ivi**za*", a*quiri*do outros valores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cultur*. Urge se desvencilhar de seu pas*ado es*ravista, e*c**o*ea*d* o *cúmulo selvagem e </line>
<line> desum**o de *apita*. Bertole*a deve ser a*iquila*a, pois *epresenta ess* trajetória. O trabalho </line>
</par>
<par>
<line> su*metido à *rdua p*upança fonte de pr*vação deve se* supri*i*o da me*óri*, **sto se e </line>
</par>
<par>
<line> vincul*r à atividad* escrava e n*o nobre, visão caract*rística *a </line>
<line> socied*de brasileira </line>
</par>
<par>
<line> oit*centista, cuja economia *scr*vista perceb* o tra*alho mate*ia* co*o d*rrogatório: </line>
<line> Bertoleza devi* ser esm*gada, devia *er supri*ida, porque e*a tudo que ha*ia de </line>
<line> mau na vida dele! (...) El* era o torpe balc*o da p*imitiva bo*ega; era o alad*oado </line>
</par>
<par>
<line> v*nten*inho de man**iga em *apel pardo; *ra o peix* tr**ido da p*aia e ven*ido </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> noit* ao lado do fogar**ro à porta da taberna; **a o frege imundo e a lista cantada *as </line>
<line> co*ezaina* à portug*esa; era * so** ronca*o no colchão f*t*do, *he** de bichos; ela </line>
<line> era a sua *úm*lice e er* todo o se* mal - devia, *ois extin*uir-se. Devia ceder lugar </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 16, n. 2, ar*. *3, p. 238-255, mar./abr. 2*19 *ww4.fsanet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> A. M. R. *anin* </row>
</column>
<column>
<row> 248 </row>
<row> à pálida moc*nha ** mãos *eli*ad*s e ca**los perfumados, que er* * bem, poque era </row>
<row> o que ria e *legrava, p*rque **a vid* nova, o r**anc* solfejado ao piano, as flor** </row>
<row> nas jarras, as sed*s, as *end*s, o c*á servido em porcelanas caras; era en*im a doce </row>
<row> ex**tência dos r*cos, do* *el*ze* * *os fortes, d*s qu* herdaram sem traba*h* ou dos </row>
<row> que, a puro esfo**o, co*segu**am acu*ular di*h*iro, rompendo e subindo por e**re </row>
<row> o *ebanho dos escrupulosos ou dos fra**s. (A*EV*DO, 197*, p.324). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * f*in* *o trabalh* ma*eri*l é dem*ns*rada pelo *a*or col*tivo *as pedreiras, e* *ue </line>
</par>
<par>
<line> se lemb*a simbolic*mente o mit* grego, no qual *s homen* lutam sisefia*am*nte *ontra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho que os *ubsume. A lut* *ontra a pedrei** * inglória, manifest*ndo o tra*alahdor </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ten**tiva de mo*i*i*a* a natur*z*, suplic*a*do o co*po. Es*e trabalho é alien*nte, **a vez q*e </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> desprovid* de autodeterminação. É determ*nado de fora, sob a direçã* e s*pervisão de </line>
</par>
<par>
<line> inspeto*es, e a pro**ção é **ropriada pel* propriet*rio *a pedre*ra. O trabalho * dir*cion**o </line>
<line> *ob persp*cti*a de f*ra, e para fora é *eslocado, atendendo à maximi*açã* das h*ras </line>
<line> tra*alhadas e do luc*o. Vê-se que *luísi* Azevedo es*á a dialoga* *om *s *aria*os discur*o* </line>
</par>
<par>
<line> sob*e o tr*balho de *u* época, * os f*z fonte de inspiração p*ra a </line>
<line> cria*ão de seu universo </line>
</par>
<par>
<line> l*terário e* </line>
<line> q*e o trabalho é rec**ado *ite*ariamente. *á um </line>
<line> *iálog* constante com ou*ros </line>
</par>
<par>
<line> discursos uma e </line>
<line> visão críti*a da realidade, à me*ida </line>
<line> que formaliza o trabalho alienado, </line>
</par>
<par>
<line> estranhad*, expl*ratóri* e degradante *ue *companha os humild*s, e do q*al Marx e Engels </line>
<line> tratar** sobe*amente e critic*mente em suas o*r*s magna*. </line>
<line> Indo para frente, j* no s*culo XX, a obra de Má*io de An*rade Amar, Verbo </line>
</par>
<par>
<line> intransitivo: idíl*o </line>
<line> traz o unive*** do trabal*o do *migrante, fo*alizando-se, morment*, </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> *lza, a pe*sonag** governa*ta alemã e *rota**nis*a. </line>
<line> A narrat*va **nta a história do trab*lho d* Elza na casa de famíli* paulist*na de el*te </line>
</par>
<par>
<line> v*nculada à indústria. **se *abor é imaterial, visto que está ligado a ensinar </line>
<line> música, a tocar </line>
</par>
<par>
<line> in*trumentos com* o piano, a ensinar língu*s clássica*, cultura erudit* e pa*rõ*s de etiquet* </line>
</par>
<par>
<line> para as filhas e filho </line>
<line> do casal. O ideal da person*gem é trabalhar em casa de famílias **cas, </line>
</par>
<par>
<line> economiza* * vol**r à *lemanh* para constituir *am*lia. P**ce*a-se que Elz* exerce o **abal*o </line>
<line> im*t*r*al e *nt*lectu*l, r*v*lando-*e claramente uma preocupação da e*ite em bem fo*mar os </line>
<line> s*us filhos. Lo*ge se está *os séculos anteriores em que *il*erto Freyre, em *ua o*ra </line>
<line> m*g*st**l, Casa gr*nd* e senzala, *escrev* as mucam*s a ensinar si*hozinho* e sinhaz*n*as a </line>
</par>
<par>
<line> rezar, can*ar falar. A gover*anta p**sui uma cul*ura let*ada e erudita alemã e ocide*t*l, * </line>
<line> sendo c*ntratada *omo preceptora dos **lh*s. "É a ca*a b*a*ileira a se civil*za*". Porém, **ora </line>
<line> e*se *ontrat* de professo*a de **ltura e erudição, h* outro acerto *om o i*dus**ial. Elza dev* </line>
</par>
<par>
<line> iniciar * f*lh* herdeir* </line>
<line> na *i*a sexua*. Distant* se está *amb*m dos pe*íodos anteriores </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> que os sinhoz*nho* se iniciav*m com *s e*c*avas, ge*a*do, *nclu*ive, os *lementos mulatos. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 13, p. 238-255, mar./a*r. *019 ww*4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Discur*o Literário Brasileiro e a For**lizaçã* do Trab*lho, da Técn*** e *a Tecno*ogia: </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> Aqu* se per*ebe que não só a *ente de El*a serve à elite, mas tam*ém seu cor*o. * </line>
</par>
<par>
<line> Isso nos remete ao contex*o imediato *istó*ico-econômico em que, com a *udan*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ar*digma material, exige-se a substituição do *rabalha**r. N*o mais o escravo d* eito, s*mi- </line>
</par>
<par>
<line> desqual*ficad* p*ra a indústria3, mas * imig*ante, sua *ente *eu c*rpo e </line>
<line> para trab**har *as </line>
</par>
<par>
<line> *ndú*trias *êxte*s e *lim*ntíc*as, e outras que se impl**tavam no Brasil da Pri*eira R*públ*ca. </line>
<line> Os milha**s de imig*ant*s **e aqu* aportara*, j* d**inham * tecn**ogi* da m*quinaria </line>
</par>
<par>
<line> proven*ente da re*olução *n*ustria* ing*esa </line>
<line> do sé*u*o XVIII e XIX. ** Europa, </line>
<line> er*m </line>
</par>
<par>
<line> *in*ula*os, em boa parte, a partidos soc*a*is*as, *omuni*tas anar*uis*as. Desse modo, e </line>
<line> tr*uxeram a *abilida*e com a máquin* meca*iz*da para a indústr*a, mas também outra **são </line>
<line> *olítica de luta e resistênc*a, f**mand* sindicatos, associações * jor**is operários de in*cio do </line>
<line> século, com* também foram o* responsáv*is por *ovime**os grevis*as e ludistas. Es*e no*o </line>
<line> trabalh*dor **str*-*e afeito à batalha *ontra o *api*al e não s* sente *e*os inti****do pelos </line>
</par>
<par>
<line> patrõ*s. Luta pe*as su*s *onquis**s a par*ir de ass*ciações, que desencadeia mudança nas o </line>
<line> rel*ções en*re c*pi**l * trabalho, sobretud*, n* legislação trabalhista que se altera. O corpo e a </line>
<line> habilidade intelectu*l do t*a*a*hador c**t*ibuem pa*a s* co*f*g*rar outro u*iverso laboral. </line>
</par>
<par>
<line> Elza representa, em parte, esse nov* operar*a*o, </line>
<line> cujas </line>
<line> relações com o pa*rão são </line>
</par>
<par>
<line> impes*oai* * m*rcantiliz*das, *ediante cont**to e n*o *ais afetivas e de **b*i*são. S*a </line>
<line> mente e seu corpo *assam *or um process* de m*rcantil*zação a*ordado ent*e ambos * partir </line>
<line> d* relações de trabalho livres e *ssal*riadas. </line>
<line> Perce*e**s que A*ar, Verbo intrans*tivo: idílio p*de ser lido como uma metáf*ra </line>
<line> p*ra uma nova confi*ura*ão *ocial do *rabalho na soci*dade bras*le*ra p*s- escravi*ão. *ss* </line>
<line> novo cenário também ap*nta *ara u*a mudan*a *e identidade nacional, ago*a, incorp*ra*do </line>
</par>
<par>
<line> o i*i*rante alemão e i*aliano, so*retudo, revela*do um *esejo de Brasil das e*ites em o </line>
<line> adent*ar outro fus* cultur*l, ou seja, o das ide*as libe*al-bu*guesas, t*nt*ndo d*ixar para trá* </line>
</par>
<par>
<line> **a sociedade *atria*cal, </line>
<line> esc*avocrata, d*s relações de </line>
<line> favor e *ompa*rio. O**iamente q*e </line>
</par>
<par>
<line> ess* nova feição não se dá sem *ont*nuidade c*n*radiç*es, e </line>
<line> *a* há *im uma *ova ordem, </line>
</par>
<par>
<line> com esp*c*ficidades locais, </line>
<line> *ecorr*nte do processo de indus*ria*ização, im*graçã*, Aboliç*o </line>
</par>
<par>
<line> da Escrav*tura e Pro*lamação d* República. A l*itura da obra, articulando-a * realida*e s*cial </line>
<line> e, em espe*ial, ao cenário *aboral da Primeira República, apresenta um novo *lhar sobre esse </line>
</par>
<par>
<line> texto e nos *az perceber </line>
<line> as ligações e*tre texto e contexto imed*ato. A visão and*a*iana, no </line>
</par>
<par>
<line> enta*t*, * única e peculiar vist* que se de*ém sobre o trabal*o *omé**ico, que p*de s*r visto </line>
<line> c*mo uma metáfora par*ial das relaç*es *ntr* *rab*l*a*o* **erário e capi**lista. *n*retanto, a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teres*na PI, *. 16, n. 2, art. 13, *. 2*8-2**, m*r./abr. 2019 </line>
<line> *ww4.fsane*.c*m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. R. F*nini </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> escol*a des** foc* não permite que Má**o *e A**rade conte t*mb*m a h**tó**a dos levantes e </line>
</par>
<par>
<line> *utas operári*s *a </line>
<line> g*ande *as*a de *perários </line>
<line> que se *uced*ram no *e*í*do *m </line>
<line> questão </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ealidade histórica. O autor m*der*ista, partir do *eu re*orte, também a </line>
<line> formaliza outras </line>
</par>
<par>
<line> t*mátic*s que não *or*m o destaque deste arti*o. A *bra pode ser lida por *eio de outros </line>
<line> *irantes e isso a faz plu*al e abe*t*, revelando-se a sua co*plexidade di*c*rsiv*. O narrador, </line>
<line> em p*ssagem **tafi*ci*nal, nos in*ic* o cam*n*o da* le*turas possívei* e *es**gnifica**es: </line>
<line> S* *ste livro cont* 51 leito*es **cede qu* neste *ugar d* leitura já existem 51 Elzas. </line>
<line> É bem desagradável, mas logo depo*s d* pri***ra cen* cada um tinha a Fräu*e** dele </line>
</par>
<par>
<line> *a *m*ginaçã*. Con*ra </line>
<line> isso </line>
<line> n*o posso nada e teria </line>
<line> sido i*d*s*re*o se antes d* </line>
</par>
<par>
<line> qualquer familiarid**e co* a *oça, a *inuc*asse em *odos o* seus pormenores </line>
<line> físicos, n*o *aço iss*. Outr* mal aparec*u: ca*a um *rio* Fräulein seg*nd* a pr*pria </line>
<line> fant*sia, e te*os *tualmente 51 h*roínas pra um só *dílio. 51, com a **nha, que </line>
</par>
<par>
<line> també* vale. Vale, porém não tenho a mínima intenção de exigi* *os leitores o </line>
</par>
<par>
<line> abandono de su*s Elz*s e *mpor a min*a como </line>
<line> única de e*istência re*l. O leitor </line>
</par>
<par>
<line> con*inuará com a dele apenas por c*riosida*e, </line>
<line> vam*s </line>
<line> cotejá-las agora. Pra i*so </line>
</par>
<par>
<line> mostro a min** nos 35 atu*is j**eiros dela. (**drade s/d , p. 57). </line>
<line> O discu*so literári* perm*te, en*re ou*ras especifi*i*a*es e *ife*entemente do d*scurs* </line>
</par>
<par>
<line> mais tradi*ional </line>
<line> de </line>
<line> dime*são his*órica, ver mais d*talha**mente o trabalhador em sua </line>
</par>
<par>
<line> **ti*idade e *ar*icula*idade. O gênero romane*co, hegemonicamente, for*ali*a per*onagen* </line>
<line> individualizados que vi*em, *a*u*am, sofrem, amam, odeiam e se relaciona* soci*l*ente. A </line>
</par>
<par>
<line> pa*tir d*ssas </line>
<line> situações narr*tivas p*rticulares vão surgi*d* qu**tões con*extuais, hist*ricas, </line>
</par>
<par>
<line> econômica* * laborais. Já o disc**s* histórico, majoritariamente, debruça-*e sobre cla*ses </line>
<line> sociais, et*ias, gênero, busc*nd* aí as gener*lidades * não as *idas par*i**lar*s. A literatura </line>
</par>
<par>
<line> per*ite *er o </line>
<line> homem parti**larizado e individualiza*o e, a ***tir </line>
<line> de*e, *s grandes </line>
<line> questões </line>
</par>
<par>
<line> *istór*cas da *ual ele faz parte de modo constitutivo. Daí porque as análises do texto p**em </line>
</par>
<par>
<line> variar, sendo po*s*vel para a o*ra em tela ser in*es*iga*a p*r outros mir*ntes </line>
<line> que d*ferem </line>
</par>
<par>
<line> des*a pesquisa, *essi*nificando-se o t*xto a cada leitura. Elza, apesar </line>
<line> de particula*iz*da, </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém indica sua co*diç** de c*asse trabalha*ora, s*ndo típica à med*da que *inaliza para </line>
<line> uma nova co**igur*ção do *niverso d* trab*lhador *ormalmente livre. Mário ** Andra*e </line>
<line> interpreta a seu mo*o o mund* do tr*balho d*méstico, formalizando um certo di*curso sobre </line>
<line> o trabalho *erp*ssad* pela quest*o econ*mica, de classe e de gên*ro. </line>
<line> Chegando pert* *e no*** contemporaneidade, encontramos o es*ritor Roniwal*er </line>
<line> Jatobá, n* obra *o chão da fábrica: co*tos e nov*las, 2016, qu* t*ata *obre*odo das classes </line>
<line> tr*ba*hador*s. O intelectual recri* a vida d* homen* e m*lhere* dentro das fábr*c*s bras*leiras, </line>
<line> m*rment*, na década de se*enta, nas **and*s cidades. A maioria da* personagens são *riundas </line>
<line> d* *idad*s peque**s, ge*te h*milde, sem q**lifica*ão profi**ional *ara as **andes ind*strias, </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, *. 16, n. 2, **t. 13, p. 238-255, *a*./a*r. 201* www*.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Discurso Liter*rio Brasileiro * a Formalização do Trabalho, da Técnica e da Te*n*logia: </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> que vêm de con*e*tos de trabalho artesanal e que busca* enco*t**r um* n*v* vi*a, i*ud*dos </line>
<line> com o trabalho fab*i* qu* pode*á lhes trazer sobrevivência material. *ig*am de suas cidades, </line>
<line> pois ali o contex*o labora* * bastante pre**rio. Essa vi*d* e essa b*sca, no enta*to, n* visão de </line>
</par>
<par>
<line> Jat*bá, não é f*utíf**a, visto que * desti*o das </line>
<line> per*onag*ns *m nov* locu* dá-se de mod* </line>
</par>
<par>
<line> conturb**o, trág*co e degrada*te. Par* a *nálise, ater-nos-emos *o c*nto "Sab*r de qu*mica" </line>
</par>
<par>
<line> por m ot i *o* de </line>
<line> espaço do pres**te *r*igo. A na*ra*i*a é basta*te </line>
<line> concisa, </line>
<line> plasmada e* </line>
</par>
<par>
<line> primeira pesso* * a*res**t* a vi*ão do p*otagon**ta sobre sua vida presen*e em comparaç*o </line>
<line> d*alógica com seu passado. Va* contando *o s*u interlocu*or * sua *arrati*a, info*mando sua </line>
<line> chegada na c*dad* gra*de, "Cheg*ei aq*i, um tempão *ue já ** foi, no *urvo da *oite. </line>
<line> A*obal*a*o. Fiquei i*ag*nando q*e algué* falasse- volte- juro, nem sabia que </line>
</par>
<par>
<line> dir*ç*o t**h* </line>
<line> chega*o, nem me*mo que rum* </line>
<line> tomar" (RONIWALTER, p.180). Nessa </line>
</par>
<par>
<line> passagem o *spaço é estr*n*o, *ndi*ado como "t*rvo" em qu* *ada se enxerga plenamente. O </line>
</par>
<par>
<line> esp*ço se sobr*põ* à persona*em, </line>
<line> é-lhe heterônom*. Do*i*a-o *omo uma arma*il**, p*is </line>
</par>
<par>
<line> dele já não co*segue esc*par visto </line>
<line> *ão poder mais </line>
<line> volta* p*ra a sua o**gem. * person*gem </line>
</par>
<par>
<line> po*e s*r **nera*izada uma vez que reúne em ** as c*ndições objetivas e *u*je*ivas </line>
<line> de um * </line>
</par>
<par>
<line> parcela so*i*l </line>
<line> de retirantes </line>
<line> que enfre*tam as </line>
<line> m*smas expectativas e frustações pe*as qua*s </line>
</par>
<par>
<line> nossa personagem pass*. J* não *á o possível ret*rno, perde-se o "rumo" * a ambient*ção no </line>
</par>
<par>
<line> n**o locus se mo*tra h*st*l. Na leitura do c*nto na totalidade, v*-s* que </line>
<line> o v*cábulo "rumo" </line>
</par>
<par>
<line> não é só deno*ativo, indic*ndo sítio geográ*i*o, *as é simb**ico, pois ali, *aquele momento </line>
<line> de che*ada na cidade *onh*da, inic*a-se a per*a do senti*o da *ida. * c*dade e a *áb*ica lhe </line>
<line> de*viarão do rum*. Na s*quência, con*a c*mo se int*g*ou *o trabalho *rduo que ex*g*a pouca </line>
<line> qualificação, mas *ue sup*ia m*teri*lmente a sua existênci*. *o*tra-se resignado com * l*bo*, </line>
<line> po*s se percebe como alg*ém j* destinado a valer menos d*n*ro da hierarqui* d* traba*ho. </line>
<line> Menciona a disparidade entre trab*lho mat*ria* e imaterial, identific**d*-*e à*uele, e </line>
</par>
<par>
<line> por esse motivo, </line>
<line> d**inuin*o-se e*istenc*al e </line>
<line> s*cial*ente. *ua fala re*roduz e reiter* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> discurso </line>
<line> da divisão </line>
<line> do tr*b*lho, aceitando-a de m*do submisso: "Vim </line>
<line> deci*ido. Emp*ego </line>
</par>
<par>
<line> fá*il, ma* du*o, pois nu*ca *u* de muito es*ud*. C*beça ruim, *i*i* meu pai. (...) Pregado no </line>
</par>
<par>
<line> salariozin*o de fi* *e mês. Sem*re </line>
<line> lá. Pensava, é pou**, m*s certo." </line>
<line> (RO**W*LT*R, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> 181). Adentra a narrat*va * nos *evela como o </line>
<line> t*a**l*o com produt** químic*s *ssolaram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sua saúde, t*azendo-lhe </line>
<line> um câncer d* pu*mã*: "Começou *om *oss* compr*d*. Revirei </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> mei* da noite, peito est*fando qu*re*do o </line>
<line> explodir, *e t*rturan*o." (RONIWAL*ER, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> 181). *ma cons*ant* na fala que expõe a derro*ada de sua *aúde física * a referência ao </line>
</par>
<par>
<line> p*ríodo n*t**no, sele*ionando vocá***os </line>
<line> *om* "a noite se arra*tou </line>
<line> *ag*ndo", "treva", </line>
</par>
<par>
<line> "escuro", "medr*sos de luz" que intens*ficam a dimens*o t*ágica de um* vida desperd*çada. </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 16, n. 2, ar*. 13, *. 238-255, **r./*br. 2019 www4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. *. F**ini </line>
<line> 252 </line>
</par>
<par>
<line> A vida simples e parca s*fre *ov* revés com a *egradação física; m*s, as condições pior*m, </line>
<line> transcendendo os pro*lemas físicos, pois a su* de*roc*da como trabalhador (é apose*tado por </line>
</par>
<par>
<line> invalidez, perceben*o mísero salário), **az-lhe </line>
<line> novo diss***r, uma vez que passa a ser </line>
</par>
<par>
<line> hostilizado n* comunidade, visto que já não detém qual*uer status naque*e cenário. </line>
<line> Pe*ce*e-se *ozinho, satir*zado, isolado. O seu co*po e sua mente j* *ão são *f**ientes </line>
</par>
<par>
<line> para o **a*al** e revelam </line>
<line> que a sua *ituação particul*r*zad* pod* s*r de q*alquer dos a </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*d*res, o* se*a, el* parece um* ameaça a tod*s, reveland*-lhes no que eles pod*m se </line>
</par>
<par>
<line> *ornar ao se*em util*zados pelo si*tema * d*pois </line>
<line> descartad*s. "Tos*i até o ponto em que os </line>
</par>
<par>
<line> olhos c*o*aram, que não pude d*ferenciar se pelo *sforço *u pela am****ra * solid**. O </line>
<line> qua*to tão p*queno, fecha*o, que me lembrei *os *o*redor*s eno*m*s da fáb*ica ond* t*nta </line>
<line> gen*e passav* ag*ra." (RO*IW*LTER, p. 18*). Não há s*lidariedad* e sim um afas**m*nto </line>
<line> d*quele que pode *he* c*ntar * desti** de todos. Há *itidame*te *m antes em que *e*fr*t* da </line>
</par>
<par>
<line> posi*ão de *ra*alhador n* ativa, com vig**, c** *artei*a assina*a ** *ue é respeitad* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> comunidade e *m depois em que * inva*idez, o *fastam*nto do tra*a*h* já n*o * iden**fica </line>
<line> com* hom*m ativo e produ**vo. O seu pr*stígio e aceitação social advêm de *ua identidade de </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador c*r*ato, decidido, não faltos*, </line>
<line> la**rioso. Quando *s*a lhe falta, a </line>
<line> comunidade </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> isola: "Todos daqui </line>
<line> me conhecem. Só qu*, agora, quand* p*sso, chegand*, *rrasta*do pe*o </line>
</par>
<par>
<line> **falto esse chinel* roto e d*sfiado, muda* o *umo *as vista* e f*zem que não exist*. </line>
<line> (...) Dis*a**a* e se ****dam sem pedir l*c*nça. Fazendo pouc* caso. Não ligo mai* </line>
</par>
<par>
<line> nã*. Cuspo * m*u câncer nos pés d*les." (RONIWALT*R, p. **2). O escritor demon*tra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ausênci* de solidarie*ade, </line>
<line> pois aquele </line>
<line> *rabalhador atin*ido pela deca*ênci* p*ssa a s*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> espelho *os outros que ali </line>
<line> n*o se querem mir**. O c*nári* não idealizado, c*nstruindo-se é </line>
</par>
<par>
<line> persona**ns solid*rios, fr*ternos, *ensíveis à condição do out*o em sua tot*li*ade. Antes, </line>
<line> mostra *ma co*unidade tomada pelo senti*o *a c***orrênc*a, do i*dividualismo e do m*do </line>
<line> *ifuso de enf*e*tar o próprio destino vist* no outro. O *ro**go*i*ta é aquele em qu* o *ut*o </line>
<line> *ão quer se enxergar pois, se assim o fi*er, terá que *evoluci**ar as condiç*es d* exist*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> T*lvez aí resida a argúcia cr*tica do *sc*itor </line>
<line> uma vez que não *dulcora a realid*de, </line>
</par>
<par>
<line> mas mostra os determin*smos econômicos materiais q*e *fastam os trabalha*o*es *e uma e </line>
</par>
<par>
<line> *ossível </line>
<line> luta e resistênc*a se fossem unidos. O *e*o </line>
<line> da d*m*ssão, a sobrevi*ência ár*ua, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lab*ta cot*d*ana os afasta. O *ão *e*em no *utro o espelho d* si i*pede-os de se </line>
<line> *gregar*m </line>
</par>
<par>
<line> *omo cla*se *ue *oderia enf*e*tar o c*p*t*l. Exi*ir do *scrit*r </line>
<line> que *ormalize perso*agen* </line>
</par>
<par>
<line> lut*dores, fr*ter*os e em *erfe*ta c**unhão é já u* p*trulhamento ideológic* a que a crític* </line>
<line> *ão pode pr*ceder, sob p*na *e tornar todos *s *iscu*sos *guais do ponto *e vista axi*l*gico. </line>
<line> A *isã* *e Ja*obá é desiludida e talvez p** isso mais *r*ti*a e mais prof*nda, apontan*o </line>
<line> R*v. **A, Tere*ina, v. *6, n. 2, art. 13, p. 238-*55, mar./abr. 2019 www4.fsanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Discurso Literário Brasilei*o e a *ormalização do Tr*balho, ** Téc**ca e da Tecnologia: </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> exatame*te o q*e desune os trabalhado*e*, e a tomada d* cons*iê*cia dess* d*sunião pod* se* </line>
<line> a pos*ibil*d**e de al**ração da precarieda*e da *xistência. </line>
<line> 4 CON*IDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Vê-s*, portanto, pelos exe*plos de nar*ativ*s da *iter*tura Bra*ileir*, que * his*ória </line>
<line> do traba*ho e d* *raba*had*r vai send* con**da de modo específico n* cenário li*erá*io, mas </line>
<line> *amb*m *m c*nstante ref*rência a ou*ros di*curso* sobre a mesma realida*e ad*indos das </line>
</par>
<par>
<line> áreas da Econom*a, H*stór*a, S*ciolog*a e, </line>
<line> sob*etu*o, e* *ntratextualidade com dis*urso o </line>
</par>
<par>
<line> *í*l*co filosófi*o. A Literatura Bras*leira pod* ser lida pa*tir de **tra te*átic* ainda </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ou*o explor*da nos *ex*** crític*s, ou se*a, através do *ema trabalho no Brasi*, utili*ando-se </line>
</par>
<par>
<line> de fu*damentação *a área da linguagem e do </line>
<line> romanc*. O di*curso literário *nforma uma </line>
</par>
<par>
<line> *istória do *rabalho a par*ir de personag*ns e s*as micro*istórias atreladas à *acr*históri* da </line>
<line> Economia. A leitura de obras sob est* temática é inovadora * *od* co*trib*ir para esclarecer </line>
<line> outros aspec*os da di*e*são labora* característica do ser hum*n*. Nesta reflexão, objetivamos </line>
</par>
<par>
<line> per*ebe* que, *anto o t*abalho com* a lingu*gem q** analisa o </line>
<line> trabalh* e o nome*a são </line>
</par>
<par>
<line> cond*ções cent*a*s d* *er soci**. O t*abal*o e a ling*agem são ontológicos e *o*em nos l*var </line>
</par>
<par>
<line> a refletir sobr* nossa condição de trabalhador*s a </line>
<line> *artir dos discursos emitidos *obre nossa </line>
</par>
<par>
<line> ati*idade labor*l. T*abalh*mos, falamos e escrevemos so*re </line>
<line> o q*e fa*emo*. Assim, o </line>
</par>
<par>
<line> univ*rso </line>
<line> infraestrutural e o superest*utura* se art*culam, v*s*o que * ser </line>
<line> humano para s* </line>
</par>
<par>
<line> rel**ion*r com * mundo mater*al * faz, *ediando essa rela*ão </line>
<line> pelo unive*so *material, ou </line>
</par>
<par>
<line> *eja, *ons*itui-se </line>
<line> como </line>
<line> homo faber e *omo si*nifica*s. </line>
<line> *in*uagem, trabalho, técnica e </line>
</par>
<par>
<line> t*cnol*g*a co*st*tuem no*sa on*ologia. </line>
</par>
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<line> REFERÊ*CIAS </line>
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<line> FANINI, *. M. R. O Dis**rso Literário Brasileiro e a Formalizaçã* do Trabal*o, d* *écnica e da </line>
<line> Tecnolog*a: Uma Abord*gem Di*lógi*a. Rev. FSA, Te*esina, *.16, n.2, *rt. 13, p. 238-255, mar/abr. </line>
<line> 2019. </line>
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<par>
<line> Cont*ibu*ç*o dos Aut*res </line>
<line> A. M. R. Fanini </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e int*rpret*ção dos *ad**. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na revisão crí*ica do *ont*údo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *artic*pação na apr*vação da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina P*, v. 16, n. 2, art. *3, *. *38-255, mar./abr. 2019 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)